sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bichinhos para colorir
































A arte árabe


 
A arte árabe

A arte árabe é a revelação de uma cultura refinada, que compreende o campo científico-matemático e que se difundiu rapidamente em terras conquistadas pelos árabes, como Islão, Pérsia e Turquia. Na Europa, os árabes ocuparam por longo tempo Portugal e Espanha (onde surgiu o estilo mourisco), e também na França e Sicília(Itália), deixando traços de sua cultura.
Arquitetura: A arte árabe se manifesta na arquitetura. Nas mesquitas aparecem cúpulas, arabescos e construções baseadas em linhas espiraladas, com andamentos geométricos.

 

 
 
 
 

A arte paleocristã




A arte paleocristã



            A princípio, os cristãos, perseguidos, pelos romanos, refugiavam-se nas catacumbas, onde encontramos as primeiras obras de arte que faziam alusão à nova fé: a fé cristã.
                Foi depois do Edito de Milão, em 313, que se estabeleceu a liberdade de culto religioso e surgiram as primeiras igrejas.
                 Eles transformaram as basílicas romanas em igrejas e usaram os mosaicos romanos para decorar os muros e absides das basílicas com motivos evangélicos.
                O cristianismo valeu-se do Império Romano para estender-se por todo o mundo.

Roma Antiga




Roma Antiga

Entre os séculos XII e VI a. C. , os gregos ocuparam diferentes regiões da Itália. Assim, a arte romana foi inicialmente influenciada pela arte grega. Mas, junto com a expressão da beleza, os romanos preocupavam-se com a expressão da realidade vivida..
Pintura e escultura: A pintura teve uma importância muito grande no Período Augusto. Na decoração das casas de Herculana e Pompéia, as cores mais utilizadas foram o amarelo e o vermelho. As esculturas tinham bastante preocupação naturalista. Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo histórico.
Arquitetura: As construções era monumentais, onde a massa domina a linha.

Grécia Antiga


Grécia Antiga


Dois grupos formaram o povo grego: os dórios e os jônios A história da  arte grega se divide nos seguintes períodos: Pré-helenístico  (fase da aprendizagem); Arcaico ( fase da definição da arte); Clássico  ( fase da perfeição) e Helenístico (fase da expansão da arte para outros povos). A arte grega valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.

A pintura grega 

A ação do tempo destruiu a maioria das pinturas gregas. No entanto, os vasos gregos podem ser divididos em três grupos: Figuras pretas sobre fundo vermelho; figuras vermelhas sobre fundo preto e figuras vermelhas sobre fundo branco.  
Vaso grego

A escultura grega
As esculturas gregas apresentavam grande preocupação naturalista. Os principais escultores foam: Míron, Fídias, Policleto e Praxíteles. 
Esculturas gregas


                              A arquitetura grega

     As casas dos gregos eram simples e pequenas, contrastando com seus grandiosos templos. Estes, apresentavam praticamente a mesma estrutura interior, variando apenas suas fachadas e colunas. Podemos dividi-los em três estilos: dórico, jônico e coríntio.
Capitel coríntio


Atividades




1)       Que grupos formaram o povo grego?

2)       Em quais períodos se divide a arte grega?


3)       Fase da definição da arte grega:
(  ) pré- helenístico    (  ) Arcaico.

4)       Qual é a fase da perfeição?

5)       Cite um escultor grego.

6)       Desenhe três vasos e pinte-os de acordo com os grupos de pinturas gregas.

Mesopotâmia



Mesopotâmia


                A Mesopotâmia (terra entre dois rios) é uma região da Ásia que foi progressivamente povoada na época neolítica e proto-histórica.
Um dos mais antigos habitantes da Mesopotâmia foram  os sumerianos (a partir do IV milênio a.C.), que construíram uma grande civilização, e criaram uma linguagem escrita em caracteres cuneiformes.
As cidades sumérias que se estacam são Uruk, Ur e Nipur.
Os sumérios empregavam, em suas construções, o tijolo cru (adobe) ou cozido, em vez de pedra. Também usavam mosaicos coloridos na decoração de templos e palácios. Produziram um grande número de estátuas, como a célebre Dama de Uruk.
Os sumérios foram absorvidos, em sua cultura, pelos babilônios, que produziram uma arte que era a fusão das artes arcadinas e neo-sumerianas. Destacam-se o  cudurrus (marcos) ornamentados com baixos relevos minuciosos.
Também destacam-se os assírios (Império mesopotâmico que nos séc. XIV-XIII e IX-VII a.C. , dominou o Oriente antigo. Sua arte teve plena expansão entre os séc. XIII-VII a.C.
Na arquitetura eram limitados a materiais frágeis como o adobe, mas tiveram um gigantismo arquitetural, destacando-se os Zigurates (torres de andares). Para adornar as enormes fachadas, o assírios recorriam a tijolos esmaltados, relevos e enormes estátuas verticais.
A narração mitológica e façanhas dos soberanos são as fortes inspirações dos escultores.
Vale lembrar os hebreus, vindos dos contornos do deserto árabe e Mesopotâmia, cuja história é retratada na Bíblia. Surgiu  com o patriarcado de Abraão, proveniente de Ur, dos caldeus.  
                Devida a sua política conturbada (como se vê até hoje nos conflitos de Israel), palácios e templos foram destruídos. Esculturas e pinturas também são resumidas, devido a proibição religiosa do uso de imagens para culto, comuns nos povos a sua volta. No entanto, na produção literária, os hebreus deixaram um grande legado à humanidade, através da Bíblia.


  






A arte paleocristã

Egito Antigo


 Egito Antigo


O povo egípcio era muito religioso. Preparavam-se para enfrentar a viagem após a morte, por isto embalsamavam os corpos e os colocavam em locais devidamente preparados. Este povo era grande conhecedor das ciências exatas e da medicina. As obras de arte giravam em torno da religião e da vida após a morte.
                Pintura e escultura: a arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil  (Lei da Frontalidade). O tamanho das pessoas era representado de acordo com sua posição social. As figuras masculinas eram pintadas de vermelho e as femininas de ocre. Os monumentos e a maioria das esculturas tinham grande dimensão, dando sensação de grandiosidade.
A arquitetura egípcia era monumental.  Destacam-se as construções dos grande templos e das tumbas. As pirâmides foram construídas para servirem de tumba real. As principais pirâmides do deserto de Gizé são: Quéops, Quéfrem e Miquerinos.


ATIVIDADES

1)      Como são os monumentos e a maioria das esculturas egípcias?


2)      Desenhe uma figura humana de acordo com a Lei da Frontalidade egípcia.


3)      De que forma é representado o tamanho das figuras humanas egípcias?


4)      As figuras representadas são ____________, em absoluto ___________________.


5)      Como os egípcios pintavam as figuras humanas de acordo com o sexo?


6)      Como se chamam as importantes pirâmides encontradas no deserto de Gizé?

7)      De que serviam as pirâmides egípcias?


Expressionismo


Expressionismo


O Expressionismo foi uma corrente de reação ao Impressionismo, que não representava o drama interior do homem, não manifestando as sua mais profundas emoções.
A pintura expressionista: Os expressionistas deformam a realidade, expressando com força seu pessimismo em relação ao mundo; suas pinturas fogem às regras tradicionais de equilóbrio, regularidade das formas e harmonia das cores. Principais pintores: Kirchner e Munch.
                No Brasil: a arte de Lasar Segall representou o primeiro contato que o nosso pais teve com o Expressionismo. 

Impressionismo


Impressionismo

O Balanço, de Renoir

Estilo que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
Os impressionistas procuram registrar em suas telas as constantes alterações que a luz solar provoca nas cores da natureza.
 Os quadros impressionistas eram feitos mediante rápidas anotações de cor e sombra.Tinham o desejo de manter contato direto com a natureza, por isso trabalhavam fora de seus ateliês, próximos aos rios, montanhas e ruas da cidade.
Principais pintores: Claude Monet, Renoir, Degas.
Campo de Papoulas, de Monet
No Brasil, a pintura impressionista de Eliseu Visconti abriu o caminho da modernidade à arte brasileira.
Aquarela, de Eliseu Visconti

Atividades

1)      O que os impressionistas procuravam registrar em suas telas?

2)      Os quadros impressionistas eram feitos mediante ____________ anotações de ________ e sombra.

3)      Por que os impressionistas gostavam de trabalhar fora de seus ateliês?
4)      Que  pintor impressionista abriu o caminho da modernidade à arte brasileira. ?


Desenho Geométrico



DESENHO GEOMÉTRICO



O PONTO


 


.. . . . . .  Um simples contato da ponta do lápis no papel é um ponto.

 

 

Ponto geométrico


                No desenho geométrico, quando de quer marcar um lugar, procede-se assim:


             A                                                      D                             P

                O lugar em que essas duas pequenas linhas se cruzam é que se chama ponto. Determina-se o ponto com uma letra maiúscula do nosso alfabeto, ao lado dele. O ponto em Geometria não tem definição, por não apresentar medidas (comprimento, largura, altura).
Ele é convencional e serve para definir os lugares, as distâncias, etc.

Ponto gráfico

 

               

                É o ponto usado no desenho expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações, dando-lhes dimensões.

 

      .    .          .           .


                Existem muitas possibilidades para organizarmos composições utilizando pontos gráficos, baseando-se em ordenações abstratas ou figurativas. A preocupação que se deve ter ao organizar o campo é a ordem e a relação dos elementos dentro do plano (estética).
Exemplos:







agrupamentos                        dispersão                          dimensões



Volume com pontos: O ponto gráfico é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume. Dando contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos.

Arte na Pré-história

Arte na Pré-história


Introdução à História da Arte

                Há milhares de anos, o homem tem-se preocupado com a beleza de tudo que o rodeia. Esta preocupação faz com que a arte exista e, conseqüentemente, os artistas.
                Podemos conhecer, admirar e descobrir os segredos da arte através de sua história.

 


 A arte na pré-história
Pintura rupestre: mão em negativo

          O período que vai do aparecimento do homem até a invenção da escrita chama-se Pré-história. Esta fase está dividida em três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Na Idade da Pedra o homem confeccionava seus instrumentos com pedra e argila. Na Idade dos Metais esses instrumentos passaram a ser confeccionados com metais.



Período Paleolítico: No Período Paleolítico os homens eram nômades e instalavam-se provisoriamente em cavernas. As pinturas paleolíticas eram feitas nas paredes das cavernas, onde eram representados animais e o próprio homem em atitude de caça. Os pintores eram bastante observadores e representavam as figuras sem movimento. Na escultura paleolítica, todo realce era dado ao corpo: o ventre, os seios e as nádegas era exageradamente volumosos, ao passo que a cabeça e as pernas eram apenas prolongamentos disformes do tronco. O tema preferido eram as mulheres.
Bisonte. Pintura rupestre encontrada
 numa das grutas de Altamira.

Pintura paleolítica
Vênus de Willendorf.
Escultura paleolítica.






Período Neolítico:  Neste período os homens instalaram-se em lugares fixos, construindo cabanas para viver e também monumentos e tumbas para os espíritos de seus antepassados. Na pintura, as figuras são mais estilizadas. Há representação de vida coletiva e as figuras são representadas com movimento. Na escultura, não há nenhuma preocupação naturalista. As figuras são mais símbolos que representação de modelos. Neste período surgiram as primeiras construções arquitetônicas: o dólmen, que era um altar para culto.

Pintura neolítica
Cena de caça pré-histórica, período neolítico

Pintura neolítica


Atividades


 1)       No Período ____________ as figuras eram representadas com movimento.

2)       Qual era o tema preferido das esculturas pré-históricas?


3)       Descreva uma escultura paleolítica.


4)  Desenhe uma  figura humana representada de acordo com os padrões neolíticos.



5)       No Período Neolítico as figuras são mais ______________ que representação de modelos.

6)       Uma das primeiras construções arquitetônicas:

(  )  ROLMEN.     (  )  DÓLMEN.