quinta-feira, 30 de maio de 2013

Desenho do Meio Ambiente para colorir






Semana do Meio Ambiente para colorir/Desenho do Meio Ambiente para colorir







Semana do Meio Ambiente para colorir/Desenho do Meio Ambiente para colorir






Dia do Meio Ambiente para colorir/Desenho do Meio Ambiente para colorir


Desenho do Meio Ambiente para colorir / Desenho evangélico do Meio Ambiente para colorir


Semana do Meio Ambiente para colorir/Desenho do Meio Ambiente para colorir




























Arte Contemporânea

1)A Arte conceptual (ou arte conceitual), define-se como o movimento artístico moderno oucontemporâneo que defende a superioridade das idéias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para a criar em lugar secundário. A idéia ou conceito é o aspecto mais importante da obra. Significa que todo o planejamento e decisões são tomadas antecipadamente, sendo a execução um assunto secundário. A ideia torna-se aa máquina que origina a arte.Esta perspectiva artística teve os seus inícios em meados da década de 1960, parcialmente em reação ao formalismo, Recorre frequentemente ao uso de fotografiasmapas e textos escritos ou reduz-se a um conjunto de instruções escritas que descrevem a obra, sem que esta se realize de fato, dando ênfase à ideia no lugar do artefato.
 2) O happening (do inglês, acontecimento) apresenta características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaniedade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação. Geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador.O termo happening, como categoria artística, foi utilizado pela primeira vez pelo artista Allan Kaprow, em 1959. Como evento artístico, acontecia em ambientes diversos, geralmente fora de museus e galerias, nunca preparados previamente para esse fim.
3)A art performance ou performance artistística pode combinar teatromúsicapoesia ou vídeo.  É cuidadosamente elaborada e não envolve necessariamente a participação dos espectadores. Em geral, segue um "roteiro" previamente definido, podendo ser reproduzida em outros momentos ou locais. É realizada para uma platéia quase sempre restrita ou mesmo ausente.
 4) Body Art (do inglês, arte do corpo) é uma manifestação das artes visuais onde o corpo do artista é utilizado como suporte ou meio de expressão.O espectador pode atuar não apenas de forma passiva mas também como voyeur ou agente interativo. ia de regra, as obras de body art, como criações conceituais, são um convite à reflexão. Foi na década de 1960 que essa forma de arte se popularizou e se espalhou.
5) Performance:Modalidade de produção artística que lança a obra no espaço, com o auxílio de materiais muito variados, na tentativa de construir um certo ambiente ou cena, cujo movimento é dado pela relação entre objetos, construções, o ponto de vista e o corpo do observador. Para a apreensão da obra é preciso percorrê-la, passar entre suas dobras e aberturas, ou simplesmente caminhar pelas veredas e trilhas que ela constrói por meio da disposição das peças, cores e objetos.

6) A Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra. Surgiu em finais da década de 1960. É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias (a não ser por meio de fotografias). Devido às muitas dificuldades de colocar-se em prática os esquemas de land art, suas obras muitas vezes não vão além do estágio de projeto. 

HISTÓRIA DA TELEVISÃO

HISTÓRIA DA TELEVISÃO

 

            Em 1926, John Logie Baird, fez na Inglaterra a primeira transmissão à distância, da imagem móvel. Na década de 30, as transmissões televisivas começaram a ficar populares nos Estados Unidos e na Europa. Em 1954, nos Estados Unidos, entra em funcionamento o sistema eletrônico de TV em cores.

HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA
 A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. Foi com uma  apresentação de Frei José Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados. Finalmente no dia 18 de setembro a TV Tupi de São Paulo, PRF-3 TV, canal 3, foi inaugurada. 
No dia 14 de Março de 1952, a TV Paulista, canal 5 de São Paulo, pertencente as Organizações Victor Costa, é inaugurada.  Em 27 de Setembro de 1953 foi inaugurada a TV Record de São Paulo. No dia 15 de julho de 1955 foi inaugurada mais uma emissora: a TV Rio, de João Batista do Amaral e Paulo Machado. Em 8 de setembro é inaugurada a TV Itacolomy de Belo Horizonte. Em 1959 foi inaugurada a TV Excelsior de São Paulo. Em 1962 foi inaugurada a TV Gaúcha, em Porto Alegre.
Em 1965 foi inaugurada a TV Globo do Rio de Janeiro,  no dia 26 de abril de 1965, a Rede Globo de Televisão entra no ar também em São Paulo, através do Canal 5. Em 1967 foi inaugurada a TV Bandeirantes  de São Paulo.
Após 16 pedidos de falência, em 1969, o Grupo Simonsen não consegue repassar a TV Excelsior e a emissora  é extinta, depois de 10 anos no ar.

TV TUPI: A Pioneira !
Dezoito de setembro de 1950. Inaugurada a PRF-3 TV TUPI de São Paulo, primeira emissora de televisão do Brasil e da América Latina. Iniciativa do jornalista paraibano Francisco de Assis Chateaubriand.
Depois de poucos meses de treinamento, alguns radialistas escolhidos por Chatô lançaram-se à aventura de fazer TV. Os estúdios eram pequenos, o equipamento precário, mas o nascimento da TV Tupi foi solene. Assis Chateaubriand presidiu a cerimônia e uma série de rádios que transmitiam em cadeia o acontecimento. A seguir entrou a programação na tela dos cinco aparelhos instalados no saguão do prédio dos Diários Associados.
Acostumados à improvisação e rapidez do rádio, os pioneiros não tiveram problemas em se adaptar ao moderno veículo. A TV TUPI dos primeiros anos era uma verdadeira escola. Aos poucos, os programas ganharam forma: o primeiro telejornal... a primeira novela.
O programa "TV DE VANGUARDA" revelou a primeira geração de atores, atrizes e diretores. Alguns programas dos primeiros tempos da TV TUPI tornaram-se campeões de audiência e permanência no ar:   Alô Doçura, Sítio do Picapau Amarelo, O Céu é o Limite, Clube dos Artistas (que existiu de 1952 a 1980) e o famoso telejornal "O Repórter Esso" (que ficou 18 anos no ar). No jornalismo a emissora repetiu na tela o sucesso do Repórter Esso, que marcou época no rádio brasileiro a partir de 1941.
 A morte de Assis Chateaubriand, em 1968, marca o início de uma crise longa e sem solução. Abalada por problemas financeiros, mal administrada, sem investimentos, perdeu qualidade e audiência. Em  17 de julho de 1980. Pouco antes de completar 30 anos no ar, a TV TUPI tem sua concessão cassada pelo governo federa e no dia seguinte é  lacrado o transmissor da emissora. Era o fim da TV Tupi.

Rede Record de Televisão
No 27 de setembro de 1953, entrava no ar a TV Record, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. Naquela época, só a TV Tupi estava no ar. Equipada com o que havia de mais avançado na época, causou impacto na imprensa. Nos primeiros anos, a emissora dedicou-se a programas musicais e telejornais, mas a programação esportiva era seu grande trunfo.
Em 1991, muda o controle acionário da emissora e a RECORD entra com uma nova programação, mantendo o jornalismo como carro-chefe. Séries e filmes também foram comprados. A RECORD passa a ser rede. Em 1996 a emissora elevou os índices de audiência e consolidou o terceiro lugar. Continuou investindo na área técnica e o helicóptero Águia Dourada, um dos mais modernos do mundo, começou a sobrevoar a cidade de São Paulo. Hoje conta com 63 emissoras entre próprias e afiliadas e centenas de retransmissoras espalhadas por todo território nacional.

Rede Globo de Televisão
Foi em 26 de abril que entrou no ar o canal 4, TV Globo do Rio de Janeiro, dando o pontapé inicial para a formação da Rede Globo de Televisão. Ela cobre hoje 99,84% dos 5.043 municípios brasileiros, através de 113 emissoras entre Geradoras e Afiliadas.
A Globo iniciou a operação em rede no Brasil, em 1969 com o Jornal Nacional, um marco na história da TV brasileira. Foi pioneira também na implantação da TV em cores no Brasil, em 1972. Já em 1975 a emissora contava com uma programação nacional. O Centro de Produção da Globo (PROJAC), em Jacarepaguá, é o maior da América Latina.

Sistema Brasileiro de Televisão - SBT
Em 1976, Sílvio Santos iniciou a operação do Canal 11 do Rio de Janeiro, denominada TVS, embrião do SBT, com uma programação baseada em filmes e desenhos.  Em 19 de agosto de 1981 nascia o Sistema Brasileiro de Televisão.
Entre 1983 e 1987, na fase definida como popular, foram apresentados os programas de Flávio Cavalcanti e Hebe Camargo. De 1988 a 1990 passou a buscar qualidade de audiência através da contratação de profissionais como Boris Casoy, Jô Soares e Carlos Alberto de Nóbrega.
No final da década de 80, o SBT entrou na quarta fase de sua existência, com as estréias dos programas "Aqui Agora", "Programa Livre", "Jô Onze e Meia", e a participação no jornalismo de nomes como Bóris Casoy, Alberto Tamer e Hermano Henning. Consolida-se a "A Praça é nossa", "Cinema em Casa" e o Núcleo de Dramaturgia, cujo maior sucesso foi a novela "Éramos Seis".
O SBT entrou nos anos 90 com 21% de participação em audiência.Surge então em 1995 o Complexo Anhanguera, grande passo para a concretização do Projeto SBT Ano 2000. Números de hoje: 15 milhões de telespectadores de todas as faixas etárias e classes sociais assistem diariamente o SBT

TV Cultura - São Paulo
1967,  o público paulistano tinha seis canais à disposição: 2, 4, 5, 7, 9 e 13 - respectivamente, Cultura, Tupi, Paulista, Record, Excelsior e Bandeirantes. Em janeiro de 1968, a programação do Canal 2 não estava mais disponível. Foram encerradas as transmissões da antiga TV Cultura.  A TV Cultura inovou na preparação de aulas e programas educativos a serem apresentados pela TV.
O programa "Viola Minha Viola" é o mais antigo programa de música de raiz da TV brasileira. O programa "Repórter Eco" está no ar desde 1992. Foi a primeira série TV voltada para questões de ecologia e meio-ambiente. A TV Cultura mantém um setor de Efeitos Especiais que executa todas as trucagens dos programas "Rá-Tim-Bum", "Mundo da Lua", "Castelo Rá-Tim-Bum", "X-Tudo" e "Cocoricó".

Rede Manchete de Televisão
A emissora foi ao ar pela primeira vez em 5 de junho de 1983. O primeiro programa a ser exibido foi um show denominado "Mundo Mágico", que foi transmitido ao vivo.
 Foi adotado o slogan "Televisão de Primeira Classe" e dentre os programas que ganharam destaque nos primeiros meses de transmissão Manchete foram:  "Conexão Internacional", com Roberto D'Ávila, "Bar Academia", com Walmor Chagas, "Um Toque de Classe", com grandes nomes da música erudita nacional e o "Jornal da Manchete", telejornal exibido em horário nobre. Em 1984 lançou "Marquesa de Santos", sua primeira minissérie. Em janeiro de 1985 entrava no ar o "Clube da Criança", revelando como apresentadora infantil a modelo e manequim Xuxa.
O ano de 1990 foi de grande sucesso para a Rede Manchete com a exibição da novela "Pantanal".  Em dezembro, ia ao ar a novela "A História de Ana Raio e Zé Trovão". O agravamento da crise e o fracasso da novela "Amazônia", leva a venda da emissora, em maio de 1992, para o Grupo IBF, passando para uma nova administração. No entanto, através de medida cautelar, a emissora retornou ao controle da família Bloch em abril de 1993.Em 1995 aconteceu o embargo de bens da emissora pelo Banco do Brasil. As emissoras afiliadas começavam a deixar a Rede. Vai ao ar a novela "Tocaia Grande", baseada em obra de Jorge Amado. Em 1996, entrou no ar "Xica da Silva", um grande sucesso de audiência. Depois de várias crises, em 8 de maio de 1999, depois de várias reuniões, concretizou-se a venda da Rede Manchete. Era o fim da Rede Manchete de Televisão e o início da Rede TV! .

 Destaques: Programas de Auditório


             NOITE DE GALA: Estreou em 1955, na TV Rio, também na TV Tupi e na TV Globo.  Passaram pelo programa João Gilberto, Oscarito, Walter e Ema D’Ávila e Chico Anysio e o  jornalista Flávio Cavalcanti que entrevistava políticos. Foi nesse programa que Chico Anysio interpretou seu primeiro tipo na TV. 8 OU 800: Apresentado aos domingos por Paulo Gracindo e Sílvia Bandeira, na TV Globo. Os participantes respondiam a perguntas sobre temas específicosO CÉU É O LIMITE: Com formato de quiz show da Tupi, sucesso do fiinal da década de 50. Um programa de perguntas e respostas que testava a memória e a rapidez de raciocínio dos candidatos. O apresentador J. Silvestre tinha como bordão: “Resposta absolutamente certa”. PROGRAMA FLÁVIO CAVALCANTI: Flávio Cavalcanti estreou no programa Noite de Gala, em 1957, e a partir de 1966 apresentava dois programas semanais: A Grande Chance, às quintas-feiras, e Um Instante, Maestro!, às terças-feiras. ALMOÇO COM AS ESTRELAS: Esse programa da TV Tupi apresentado por Aerton Pelingeiro estreou em 1957 e ficou 23 anos no ar. O programa era um almoço de verdade em frente às câmeras. Atores, cantores, jogadores de futebol e cantores compareciam ao programa que ajudava na divulgação de peças de teatro, discos e outras atividades.
           
HEBE CAMARGO: Apresentado no SBT (antes era apresentado na TV Bandeirantes). Programa de entrevista e musical. Em 1966, Hebe estreou seu programa na Record, transmitido nas noites de Domingo com uma produção milionária e grandes profissionais como Manoel Carlos e Nilton Travesso.  DISCOTECA DO CHACRINHA: Estreou na TV Tupi em 1957 e passou pela Excelsior, Bandeirantes e Globo. Chacrinha também comandou a Buzina do Chacrinha e a Hora do Chacrinha. Esse último foi o primeiro programa de calouros da TV brasileira. Os programas apresentavam artistas, cantores em destaque, músicas da parada de sucesso . Chacrinha tornou famosas as "chacretes"  e seu grito de guerra: "Terezinhaaaa!" ESSA NOITE SE IMPROVISA: “A palavra é...”. Ao ouvirem esta senha, os seis candidatos ficavam em estado de alerta. Era o ponto alto do programa apresentado por Blota Jr. que foi ao ar em São Paulo a partir de 1966 na TV Record. O programa ficou no ar durante três anos com sucesso e foi retransmitido pela TV Tupi. 
           
PROGRAMA SILVIO SANTOS: Em 1966, Silvio Santos estreou na TV Globo o seu programa com 4 horas de duração, nas tardes de Domingo. Programa de auditório com música, jogos, gincanas e premiações. Transferiu-se para a TVS em 1976 e foi para o SBT em 1981.  Atrações: “Porta da Esperança” e “Topa Tudo por Dinheiro” , “Namoro na TV” e “Show de Calouros”. DOMINGÃO DO FAUSTÃO: Estreou em 1989. Programa de variedades, o Domingão do Faustão é um dos programas de auditório mais antigos da televisão brasileira. Comandado por Fausto Silva. PERDIDOS NA NOITE: Revelou o apresentador Fausto Silva para a televisão. O programa estreou em 1985 na TV Record. Tinha música e muito humor.  PROGRAMA LIVRE: Estreou no SBT em 1993. Programa de auditório dirigido aos adolescentes e universitários. Apresentado por  Sérgio Groisman, o programa tentava esclarecer, por meio de entrevistas com convidados, problemas nacionais e questões sociais.
 Destaques: Programas Musicais
  
            O FINO DA BOSSA: Apresentado na TV Record, O Fino da Bossa foi, em 1965, porta de entrada para cantores e compositores da  MPB.  Elis Regina e Jair Rodrigues comandavam os sucessos musicais da época. JOVEM GUARDA:(1965 -1969), na TV Record, em São Paulo, e na TV Rio. Wanderléia, Roberto e Erasmo Carlos eram a "Jovem Guarda", a atração que colaborou na divulgação dos ídolos do iê-iê-iê. Eles lançaram gírias, fizeram moda e deixavam a platéia histérica. FESTIVAL DA CANÇÃO POPULAR: Apresentado a partir de 1965, inicialmente nas TVs Excelsior e Record  e realizados em São Paulo. Eram  muito semelhantes aos programas de auditório das rádios cariocas, com fãs-clubes, faixas, coros e vaias. FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO: Em 1966, surgia no Rio o FIC, onde, ao contrário do que acontecia em São Paulo, a força do intérprete e a participação do público já não contavam tanto. O Segundo Festival Internacional da Canção foi na TV Globo, em outubro de 1967. A música vencedora foi "Margarida" da dupla Sá e Guarabira. O festival revelou também Milton Nascimento. Ficou famosa a derrota de Geraldo Vandré, com " Para não dizer que não falei de flores", em 1968, para "Sabiá", de Tom Jobim e Chico Buarque. FESTIVAL DOS FESTIVAIS: Estreou na TV Globo em 1985. Nova versão da Globo para os festivais da década de 60.

            BAR ACADEMIA: Estreou em agosto de 1983 na Rede Manchete. Programa musical com depoimento de grandes compositores brasileiros. SEXTA SUPER SHOW: Em 1975,  mostrava os diferentes ritmos regionais da MPB. Apresentado por atores da TV Globo, trazia temas como "Levanta Poeira", com músicas de morro, "Saudade não tem Idade", com um revival de música italiana, "Brasil Pandeiro", que explorava as situações do cotidiano do homem brasileiro e "Alerta Geral", comandado por Alcione. SOM BRASIL : Estreou em 1981, na TV Globo, com ritmos e temas regionais brasileiros, com Rolando Boldrin. GLOBO DE OURO: Estreou em 1972,  apresentando as músicas que estavam na parada de sucessos. AMIGOS & AMIGOS: Atração musical sertaneja comandada por Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano e Leonardo. Estreou em 1999.

MUSICAIS INFANTIS
A Nave Mágica: aborda temas ecológicos. Fascinado por informática, o jovem Rafael decide construir um robô, que recebe o nome de " Byte-bit" . Casa de Brinquedo: músicas de Toquinho. Arca de Noé 1 e 2: com músicas de Toquinho e Vinícius de Moraes, interpretadas por cantores de sucesso, como Nei Matogrosso e Elba Ramalho. Pirlimpimpim: inspirado nos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, com interpretação de Baby do Brasil como Emília, Angela Rô Rô como Cuca, Jorge Benjor como Saci, Moraes Moreira como Visconde de Sabugosa e Ivone Lara como tia Anastácia. Pluct, Plact, Zumm: um clássico entre os   musicais infantis. Destaque para Jô Soares cantando "Planeta Doce" e Raul Seixas cantando " Carimbador Maluco".
 Destaques: Humor
Tião Macalé (Augusto Temóstocles da Silva Costa): Notabilizou-se como o "Nojento", no programa Balança Mas Não Cai. Outro frase sua que ficou famosa foi: "Ô, crioula difícil!". Gravou a música "Melô do Ricardão" e foi eleito "muso" do verão de 1990. Paulo Gracindo: Seu personagem Primo Rico fez história juntamente com o Primo Pobre vivido por Brandão Filho. Brandão Filho: Veterano cômico, célebre como Primo Pobre, um de seus bordões mais famosos era "mata o velho, mata". Costinha (Lírio Mário da Costa): Seu último trabalho foi na Escolinha do Professor Raimundo da TV Globo, em que fazia o personagem Mazarito, (em homenagem aos comediantes Mazzaropi e Oscarito). Participou ainda dos programas Balança Mas Não Cai e O Planeta dos Homens. Grande Otelo: Surgiu no quadro musical Samba de Branco, do programa Time Square, baseado no Café Bola Branca, uma espécie de bar em que todos os personagens se pintavam de preto. Fez muitos filmes de sucesso e programas de TV. Mussum e Zacarias: Os eternos trapalhões. Sucesso na TV Tupi e posteriormente na TV Globo,  sempre ao lado de Renato Aragão e Dedé Santana.  Zezé Macedo:  Consagrou-se em papéis de mulheres feias, como Biscoito e Dona Bela. Rony Cócegas: Seu personagem mais famoso foi Galeão Cumbica, da Escolinha do Professor Raimundo.
 Destaques: Programas Infantis
TV Tupi /// CLUBE DO GURI (1955 a 1976):  Inicialmente chamava-se Gurilândia. Ficou no ar durante 21 anos. Misturava crianças-prodígios e mães corujas vigilantes. A meninada cantava com Ângela Maria e Dalva de Oliveira, declamava versos de Castro Alves e tocava instrumentos. TEATRINHO TROL (1956 a 1966): O Teatrinho Trol tinha bruxas e princesas, castelos e florestas encantadas, gelo seco e neve de sabão, óperas e boas histórias do teatro e da literatura mundial.  No início, era feito ao vivo, com Moacyr Deriquem , Norma Blum era atriz eRoberto Cleto. CAPITÃO AZA (1966 a 1979):  Com seu impecável uniforme da aeronáutica, capacete de piloto com duas asinhas desenhadas e diversas medalhas, fez sucesso na TV Tupi. Programa diário, de segunda a sexta, ficou no ar durante 14 anos, apresentando desenhos animados e séries como "A Feiticeira", "Jeanne É um Gênio", "Speed Reacer" e "Corrida Maluca" .  Capitão AZA, com Z, era para homenagear um herói da FAB que lutou na Segunda Guerra Mundial, que era conhecido entre os aviadores como AZA.
TV Globo //// CAPITÃO FURACÃO (1965 a 1969): Comandado por Pietro Mario estreou no mesmo dia em que a emissora foi ao ar.  De Jaqueta azul, quepe e longa barba branca, Furacão lia cartas e mandava mensagens, falava sobre os segredos do mar, organizava gincanas e apresentava desenhos animados. VILA SÉSAMO : Programa que marcou profundamente as crianças e adolescentes entre os anos 1972 e 1976. Depois de um ano na TV CULTURA, passou a ser apresentado na TV GLOBO. No Brasil, depois do capítulo 40, foi totalmente nacionalizado.  Garibaldo era interpretado pelo ator Laerte Morrone. SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO: Estreou em 1976 e durou 10 anos. Contava as aventuras de Pedrinho e Narizinho, de dona Benta e tia Anastácia, e da inteligente Emília. GLOBINHO (1972 a 1983): Foi o primeiro telejornal para crianças e jovens da televisão brasileira. Nos dois primeiros anos não tinha apresentador, era narrado por Sérgio Chapelin. De 1977 a 1983, foi apresentado pela jornalista Paula Saldanha.  No final de cada Globinho eram apresentados desenhos animados e filmes de animação de vanguarda (como a Família Barbapapa, Míu e Mau e a Linha).  BALÃO MÁGICO (1983 a 1986): Comandado por Simony e pelo personagem Fofão.  XOU DA XUXA (1986 a 1993): Com cenário colorido, muitas brincadeiras, desenhos animados e musicais com os ídolos da garotada. Comandado por Xuxa Meneghel.  TV COLOSSO (1993 a 1996):  Um programa utilizando bonecos manipulados manual ou eletronicamente. Passado numa emissora de TV, os cachorrinhos vivem a correria diária de colocar a programação no ar.  A TV Colosso apresentava o noticiário Jornal Colosso; o Clip-cão, com números musicais; a novela mexicana Pedigree, o seriado As Aventuras do Super-Cão. Outras produções infanto-juvenil da TV GLOBO: Shazan e Xerife e o famoso caminhão Camicleta; Armação Ilimitada com Juba, Lula e cia; e Caça Talentos com Angélica (1998) interpretando a Fada Bela.
TV Cultura ///// CASTELO RÁ-TIM- BUM: Estreou em 1988 na TV Cultura. É um programa infantil premiadíssimo dentro e fora do país. 
 Destaques: Novelas
A telenovela foi invenção da Tupi, que as exibia em capítulos semanais e era capaz de ousadias como mostrar beijo na boca. Foi em 1951, na novela Tua Vida Me Pertence, que Vida Alves deixou-se beijar  pelo galã Walter Forster. Em 1968, a novela "Beto Rockfeller", de Bráulio Pedroso, revoluciona a linguagem da televisão. A partir da figura de um anti-herói, surge um novo estilo de interpretação, mais natural.
Conheça agora alguns dos principais autores do gênero:
Aguinaldo Silva: Autor de Roque Santeiro, Partido Alto, O Outro, Tieta, o remake de Pedra sobre Pedra, Fera Ferida e A Indomada. Benedito Ruy Barbosa: Autor de: O Anjo e o Vagabundo O Feijão e o Sonho, À Sombra dos Laranjais, Paraíso, Pantanal, Renascer, O Rei do Gado e, Terra Nostra e Pantanal. Cassiano Gabus Mendes: Seu nome está definitivamente ligado à história da Televisão Brasileira. Participou ativamente da inauguração da TV Tupi, em 1950. Sua primeira novela como autor foi: Anjo Mau, em 1976, na Globo.  Outros sucessos dele na TV: Locomotivas, Marron Glacê, Plumas e Paetês, Elas por Elas, Champagne  e Meu Bem Meu Mal. Cassiano morreu em 1993, aos 65 anos. Dias Gomes: Autor de: O Bem-Amado, O Espigão, Saramandaia, Mandala e Irmãos Coragem.  Introduziu a crítica social às novelas.   Roque Santeiro, de sua autoria, foi censurada pela ditadura em 1976. Mais tarde, em 1985 a novela foi ao ar, contando também com a participação de Aguinaldo Silva. Morreu em 1999, com quase 77 anos. Gilberto Braga: Fez a adaptação dos clássicos: Helena, de Machado de Assis, e Senhora, de José de Alencar. Logo marcou seu estilo no sucesso: Dancin' Days. É também o autor do estrondoso (e mundial) sucesso Escrava Isaura, a novela mais exportada da história da televisão. Autor de: Dona Xepa, Louco Amor, Anos Dourados, Anos Rebeldes, O Dono Do Mundo, Pátria Minha.
          
Ivani Ribeiro: Autora de 39 novelas. Saiu da Tupi para a Globo em 1982 com a novela Final Feliz. Autora de: A Muralha, O Meu Pé de Laranja Lima, Mulheres de Areia, A Viagem, A Gata Comeu, Hipertensão e O Sexo dos Anjos. Morreu em 1995, aos 73 anos. Janete Clair: Era considerada a  "maga das oito". Escreveu: Selva de Pedra,Pecado Capital, Sangue e Areia, Véu de Noiva, Irmãos Coragem, O Astro, Pai Herói, Coração Alado e Sétimo Sentido. Lauro César Muniz: Começou  na Excelsior, na novela Ninguém Crê em Mim. Mais tarde na Record   fez a adaptação de As Pupilas do Senhor Reitor.  Na Globo, sua estréia foi em Escalada. Autor de:  O Casarão, Transas e Caretas e O Salvador da Pátria.
       
Manoel Carlos: Escreveu: Baila Comigo, Maria Maria, Sol de Verão, Felicidade, História de Amor e Laços de Família. Sílvio de Abreu: Fez sua estréia como autor de telenovelas em Éramos Seis ( em co-autoria com Rubens Ewald Filho). Autor de:Guerra dos Sexos, Vereda Tropical, Cambalacho, Sassaricando, Rainha da Sucata e A Próxima Vítima. Walter Negrão: Autor de: Cavalo de Aço, Os Miseráveis, A Cabana do Pai Tomás,  Roda de Fogo, Pão Pão Beijo Beijo, Livre para Voar, Fera Radical, Top Model e Tropicaliente.