terça-feira, 27 de agosto de 2013

O Quarto Amarelo, de Van Gogh

O Quarto Amarelo, de Van Gogh

Ronda Infantil, de Cândido Portinari

Ronda Infantil, de Cândido Portinari

Campo de Papoulas em Argenteuil, de Monet

Campo de Papoulas em Argenteuil, de Monet

A diversidade cultural do Brasil

A diversidade cultural do Brasil


A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Região Nordeste: Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, feijão-verde, canjica, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, etc.

Região Norte: As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.

Região Centro-Oeste: A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.

Região Sudeste: Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, batuque, samba de lenço, folia de reis, caiapó. A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.

Região Sul: O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.

Atividades

1)      Cite uma dança nordestina.
2)       A literatura de _____________ é um elemento forte da cultura nordestina.
3)      Cite dois pratos típicos do Nordeste.
4)      Quais são as duas maiores festas populares do Norte?
5)      Cite uma comida típica do Norte.
6)      Cite duas manifestações culturais típicas da região Centro-Oeste.
7)      De que é composta a culinária regional do Centro-Oeste?
8)      Cite alguns pratos típicos do Sudeste.
9)      Quais são as principais festas típicas do Sul?





terça-feira, 20 de agosto de 2013

Matrizes culturais do Brasil

Matrizes culturais do Brasil

Diz-se de matrizes culturais do Brasil a formação cultural de sua população que ocorreu através da miscigenação de vários grupos étnicos. A princípio o branco europeu, o índio e o negro e posteriormente, no século XIX, a entrada de migrantes principalmente europeus. Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram  vários grupos étnicos que possuíam semelhanças e diferenças culturais, mas foram todos considerados índios. A primeira miscigenação que ocorreu foi com o branco europeu e os índios do Brasil.
Para Portugal tornar o Brasil produtivo usou primeiramente o trabalho indígena, o qual não se mostrou eficaz. A solução foi trazer os negros, os quais Portugal já conhecia da costa africana. Esses passaram a ser escravizados no Brasil no início do ciclo da cana-de-açúcar. O negro, deslocado de sua terra e de sua cultura, foi o terceiro elemento da formação étnica do Brasil.
Do século XVI ao início do século XIX, a constituição étnica principal do Brasil foi o negro, o índio e o branco. No início do século XIX, várias mudanças estruturais fizeram com que a população do Brasil aumentasse. A vinda da família real, a necessidade de uma força armada e a grande necessidade de povoar o território figuram entre as principais mudanças.
 Em meados do século XIX a necessidade de mão de obra para a lavoura do café traria muitos migrantes em situação extremamente difícil para trabalhar nas fazendas de café. Por volta de 1850 -1930 chegaram ao Brasil imigrantes de origem europeia e alguns asiáticos. Grande levas de portugueses, espanhóis e italianos entram no país. Também chegaram alemães, libaneses e japoneses. Todos contribuíram muito com a formação cultural do Brasil, pois na nova terra manifestavam seus costumes e suas crenças, influenciaram e foram influenciados. Nossa música, nosso idioma, nossas festas populares, nossas crenças tiveram influências significativas desses povos que aqui se fixaram.

Atividades

1)      Quais são as três principais matrizes culturais do Brasil?
2)      Qual foi a primeira miscigenação que aconteceu no Brasil?
3)      Por que os africanos foram trazidos para o Brasil?
4)      Por que o Brasil recebeu levas de imigrantes em meados do século XIX?

5)      Além de nossas três principais matrizes culturais, que outros povos tiveram influências significativas na formação de nossa cultura?

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Máscaras africanas

























Como fazer gravuras com matriz de bandeja de isopor

Gravuras com matriz de bandeja de isopor 
Materiais necessários:
Bandeja de isopor
Tinta guache
Rolo para pintura (pequeno)

Pegue uma bandeja de isopor.
Corte as abas.
Faça um desenho com caneta ou lápis. Aperte bem a caneta. Se for escrever algo, não se esqueça que essa escrita tem que ser espelhada.
Passe tinta guache no isopor com o rolo. Modere. Não vale nem muita tinta, nem pouca.
Pressione a matriz na folha.

Retire a matriz com delicadeza.
Está pronta a gravura.
Repita a operação quantas vezes quiser.







Releitura da obra Operários, de Tarsila do Amaral


COLÉGIO ESTADUAL SÃO JUDAS TADEU
PROFESSORA ROSE AMARAL
TURMAS 901 E 902
AGOSTO DE 2013
                 
Releitura da obra Operários, de Tarsila do Amaral

Releitura da obra Operários, de Tarsila do Amaral

Gravuras com matriz de bandeja de isopor

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
DATA:     19/08/13
PROFESSORA ROSE AMARAL                
ALUNOS DAS TURMAS 1001 E 1002 

Gruvuras com matriz de bandeja de isopor