terça-feira, 24 de março de 2015

Os elementos que compõem uma obra artística

Objetivo:Reconhecer os elementos que compõem uma obra artística como forma, superfície, espaço, volume, linhas, texturas, cores e luz.

Os elementos que compõem uma obra artística 


O PONTO 


Um simples contato da ponta do lápis no papel é um ponto. Ele é o elemento mais simples da linguagem visual.

Ponto Geométrico: Usado no desenho geométrico. Ele não possui dimensão e geralmente é caracterizado por um cruzamento de linhas, com uma letra maiúscula do alfabeto.

Ponto Gráfico: É o ponto usado no desenho expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações, dando-lhes dimensões.  O ponto gráfico é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume. Dando contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos. 


Atividades

1)      Qual é o elemento mais simples da linguagem visual?


2)      Como é caracterizado um ponto geométrico?

3)      O ponto ____________________ é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume.


A LINHA

A linha é uma sequência de pontos. Desde os tempos pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens. A linha pode ser: reta, curva, ondulada, quebrada, tracejada, mista, etc. As linhas podem formar desenhos figurativos ou abstratos.


Atividades
1)      O que é uma linha?

2)      Classifique as linhas:
 


______________          _ _ _ _ _ _ _ _ _ _     

3)      Faça uma linha ondulada.


FORMAS GEOMÉTRICAS

                As formas básicas são o círculo, o triângulo e o quadrado. Sempre formadas por uma linha fechada. Uma linha curva fechada forma uma circunferência ou forma oval. Já a linha poligonal fechada forma polígonos. As principais formas poligonais são:  triângulo, quadrado retângulo, losango, paralelogramo e trapézio.

Atividades
1)      Quais são as formas básicas?

2)      O que forma uma linha curva fechada?



3)      O que forma uma linha poligonal fechada?


4)      Quais são as principais formas poligonais?


ESTUDO DAS CORES

De acordo com a percepção, as cores possuem três dimensões: matiz
(croma), saturação (pureza relativa da cor) e brilho (valor tonal). O matiz ou croma é a cor em si. A saturação é a pureza relativa da cor, indo da presença máxima do seu matiz até um cinza neutro. O brilho relativo corresponde ao valor tonal das gradações entre sua luminosidade ou obscuridade.
As cores são divididas em cor luz e cor pigmento.

Cor -Luz – observada através dos raios luminoso originada da luz branca.

Cor-Pigmento – percebida através das substâncias materiais corantes (pigmentos) na presença da luz. Pode ser opaca, como a utilizada na pintura em geral, ou transparente, utilizada principalmente nas artes gráficas.

Pigmento – substância natural ou artificial que dá coloração.

Decomposição da luz branca – O olho humano não pára de medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma sensação de cor através da decomposição da luz branca: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul , anil e violeta.
Quando a luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que acabam determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as ondas, sem refletir nada.

Cores primárias – cores puras, não se formam da mistura de outras cores. As cores primárias do pigmento transparente são o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul).  As cores primárias do pigmento opaco são o vermelho,
amarelo e azul. Alguns estudiosos desconsideram o vermelho como cor primária, já que pode ser obtido através da mistura do magenta com o amarelo, não podendo ser considerado uma cor pura.

Cores secundárias – resultam da mistura de duas cores primárias. Amarelo + azul = verde, magenta + azul = laranja e  magenta + azul = roxo.

Cores terciárias – resultam da mistura de uma cor primária com uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.

Cores neutras – não há predominância de tonalidades quentes ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram cores neutras o branco, o preto e o cinza.

Cores quentes – predominam o vermelho, o laranja e o amarelo.

Cores frias – predominam o azul, o roxo e o verde.

Cores análogas – cores vizinhas no círculo cromático e participam da formação uma da outra. Exemplo: amarelo#laranja-amarelado#laranja.

Cores complementares – Formadas por uma dupla de cores, uma primária e outra secundária, que não participam da formação uma da outra e estão diametralmente opostas no círculo cromático. São: o amarelo e o roxo, o azul e o laranja e o verde e o magenta.

Contraste de cores - o contraste é o efeito produzido pela oposição entre as cores, podendo ser: Complementar – resulta da aplicação de cores opostas no círculo cromático, ou Simultâneo – obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre
fundos diferentes e que provoca aparente mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de fundo sobre a cor aplicada.

Monocromia – pintura feita utilizando apenas uma cor (matiz) com gradações (variações) de tonalidades.

Policromia – pintura realizada utilizando-se várias cores (matizes).


Atividades

1)      Quais são as três dimensões da cor?


2)      Pureza relativa da cor:
(   ) matiz .   (  ) saturação.

3)       A cor -luz é observada através dos raios luminoso originada da luz __________.

4)      O que é pigmento?


5)      Cite as cores que são percebidas através da decomposição da luz branca.


6)      O que são primárias?


7)      Relacione:
a)      Cores primárias.                        (   ) Verde, roxo e azul.
b)      Cores secundárias.                    (   ) Verde, roxo e laranja.
c)      Cores terciárias.                        (   ) Laranja-amarelado e verde-azulado.
d)     Cores neutras.                            (    ) Amarelo, vermelho e laranja.
e)      Cores quentes.                            (   ) Preto, branco e cinza.
f)       Cores frias.                                 (    ) Amarelo, azul e magenta.

8)      O que é monocromia?




Textura
            A textura é o elemento visual que com freqüência substitui o tato. Somos capazes de reconhecer uma textura tanto pelo tato quanto pela visão, ou pela combinação das duas.
            Algumas texturas não apresentam qualidades táteis, mas apenas óticas, como no caso das linhas de uma página impressa. A textura real, através de suas qualidades táteis e óticas, permite à mão e ao olho sensações individuais.

Atividades
1)      O que é textura?


2)      Que sentidos reconhecem a textura?


3)      Todas as texturas apresentam qualidades táteis.
(   ) FALSO.          (  )  VERDADEIRO.

4)      O que é uma textura real?


SUPERFÍCIE E VOLUME

São as áreas visíveis das formas, sua epiderme. Correspondem, principalmente, ao aspecto afetivo das mensagens visuais. São as qualidades mais emotivas de uma imagem, responsáveis pelo caráter sensual ou climático de uma comunicação visual.
Embora não sejam independentes umas das outras, há obras que ampliam mais a expressão de uma ou de outra destas características.
A superfície é o que chamamos de forma. Quando fechamos uma linha, delimitamos um espaço. Percebemos duas dimensões na superfície: a altura e a largura. As características das superfícies em uma comunicação visual são: a cor, a luminosidade e a textura.
Basicamente temos três formas na linguagem das artes visuais: o quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.
O volume é um elemento dinâmico. Ele é obtido quando adicionamos elementos visuais aos elementos já existentes, ultrapassando, assim, o limite bidimensional.
                  Ao introduzirmos quatro retas diagonais, unindo dois quadrados, obtemos um efeito espacial chamado volume.
                  Podemos obter volume com pontos elinhas.


Atividades

1)      Quais são as duas dimensões da superfície?


2)      Desenhe as três formas básicas da linguagem das artes visuais.


3)      Como obtemos volume em um desenho?




LUZ E SOMBRA


            Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e profundidade. Entretanto, os contrastes de sombra servem para determinar efeitos
de volume nos objetos e nas formas.
            A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência. Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.
Luz lateral: A imagem da luz aparece diagonalmente, do alto para baixo. Ela cria efeitos de contraste e realça o volume da forma.
            A iluminação  pode ser natural ou artificial.
            Natural – É quando o objeto recebe a luz do sol.

            Artificial É quando o objeto recebe a luz de maneira artificial {lâmpada, vela, etc.}.

            Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            Assim, podemos dizer que temos três zonas:
            Zona iluminada – Parte clara onde existe luz.
            Zona sombreada – Parte privada de luz.
            Sombra projetada –  Sombra, do objeto iluminado, que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            Iluminação difusa – A luz é mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela. Havendo pouco contraste.
            Iluminação radiante – Com esse tipo de iluminação, temos um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência sobretudo as características da superfície iluminada. 
            Contra-luz – Quando a fonte de luz está atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na sombra; o realce fica para os contornos, as silhuetas.
            Iluminação frontal – A fonte de luz está diretamente sobre o objeto. São nítidas a forma, a cor, as particularidades dos objetos.

 

 

  

Atividades

1)       Para que servem os contrastes de sombra?

2)      Como a imagem da luz aparece com a Luz lateral e que efeitos cria?



3)      Iluminação ______________ é quando o objeto recebe a luz do sol.

4)      Parte clara onde existe luz:
(   ) Zona sombreada.    (   ) Zona iluminada.

 5) Parte privada de luz:
(   ) Zona sombreada.   (   ) Zona iluminada.

6)      O que é sombra projetada?

           
7)Faça a sombra projetada do desenho abaixo.


 






8)  A Iluminação ____________  acontece quando a luz é mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela. Havendo pouco contraste.

9)Tipo de iluminação em que há  um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência sobretudo as características da superfície iluminada: 
(   ) radiante.     (   ) difusa.

10) Há ________________ quando a fonte de luz está atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na _________; o realce fica para os _______________, as silhuetas.
           
11) O que acontece quando um objeto está  com uma Iluminação frontal?




 









terça-feira, 10 de março de 2015

Conceitos Artísticos


Objetivo: Conhecer e construir conceitos críticos em diferentes ambientes artísticos, como pintura, desenho, gravura, escultura, arquitetura, artes gráficas, publicidade, história em quadrinhos, fotografia, vídeo, teatro, cinema, música,dança e literatura.

Conceitos Artísticos
Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma.
Pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. A pintura é diferente do desenho por usar pigmentos líquidos. A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.
Gravura: De um modo geral, chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz. Mas trata-se aqui de um reprodução "numerada e assinada uma a uma", compondo desta forma uma edição restrita, diferente do "poster", que é um produto de processos gráficos automáticos, e reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista.
Escultura é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo. Para tanto se utiliza de materiais como o bronze, o mármore, a argila, a cera, a madeira, e das seguintes técnicas: a cinzelação, a fundição e a moldagem.
rquiteturasignifica construção, e refere-se à arte ou a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. A arquitetura é a arte de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.
Música: É a arte dos sons, combinados de acordo com a altura e proporcionados pela duração dos sons. É a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc. A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.
Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Cinema: Chamamos de cinema ou cinematografia à tecnologia que reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando a chamada "ilusão de movimento", ou seja, a percepção visual de assistir imagens que se movem. Também se diz cinema ao prédio ou sala onde são projetados os filmes.

Artes Gráficas se refere à área de conhecimento e prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo de comunicar. É uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre imagem e texto. No século 21, a participação do design gráfico expandiu para os meios digitais, sendo utilizado na criação de sites, portais eletrônicos, softwares e diversas outras áreas relacionadas ao Design Digital.
Publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade precípua é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais. É, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa, com o propósito de condicioná-la para o ato da compra.
História em Quadrinhos : Os quadrinhos são histórias feitas com imagens quase sempre acompanhadas da palavra escrita.
         A linguagem das personagens é simples, objetiva e quase sempre aparece escrita em balões.
         A história em quadrinhos é criada a partir da reunião de vários elementos: o texto, as personagens, os letreiros, as vinhetas, os balões e as onomatopéias.
Fotografia é o processo e a arte que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura.

Vídeo: Um vídeo é um sistema  de gravação e reprodução de imagens, as quais podem estar acompanhadas de sons, e que se realiza através de uma banda magnética.


domingo, 8 de março de 2015

FORMAS GEOMÉTRICAS, FORMAS GEOMÉTRICAS,Textura, SUPERFÍCIE E VOLUME, e LUZ E SOMBRA

FORMAS GEOMÉTRICAS
                As formas básicas são o círculo, o triângulo e o quadrado. Sempre formadas por uma linha fechada. Uma linha curva fechada forma uma circunferência ou forma oval. Já a linha poligonal fechada forma polígonos. As principais formas poligonais são:  triângulo, quadrado retângulo, losango, paralelogramo e trapézio.

Atividades
1)      Quais são as formas básicas?

2)      O que forma uma linha curva fechada?



3)      O que forma uma linha poligonal fechada?


4)      Quais são as principais formas poligonais?


ESTUDO DAS CORES

De acordo com a percepção, as cores possuem três dimensões: matiz
(croma), saturação (pureza relativa da cor) e brilho (valor tonal). O matiz ou croma é a cor em si. A saturação é a pureza relativa da cor, indo da presença máxima do seu matiz até um cinza neutro. O brilho relativo corresponde ao valor tonal das gradações entre sua luminosidade ou obscuridade.
As cores são divididas em cor luz e cor pigmento.

Cor -Luz – observada através dos raios luminoso originada da luz branca.

Cor-Pigmento – percebida através das substâncias materiais corantes (pigmentos) na presença da luz. Pode ser opaca, como a utilizada na pintura em geral, ou transparente, utilizada principalmente nas artes gráficas.

Pigmento – substância natural ou artificial que dá coloração.

Decomposição da luz branca – O olho humano não pára de medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma sensação de cor através da decomposição da luz branca: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul , anil e violeta.
Quando a luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que acabam determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as ondas, sem refletir nada.

Cores primárias – cores puras, não se formam da mistura de outras cores. As cores primárias do pigmento transparente são o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul).  As cores primárias do pigmento opaco são o vermelho,
amarelo e azul. Alguns estudiosos desconsideram o vermelho como cor primária, já que pode ser obtido através da mistura do magenta com o amarelo, não podendo ser considerado uma cor pura.

Cores secundárias – resultam da mistura de duas cores primárias. Amarelo + azul = verde, magenta + azul = laranja e  magenta + azul = roxo.

Cores terciárias – resultam da mistura de uma cor primária com uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.

Cores neutras – não há predominância de tonalidades quentes ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram cores neutras o branco, o preto e o cinza.

Cores quentes – predominam o vermelho, o laranja e o amarelo.

Cores frias – predominam o azul, o roxo e o verde.

Cores análogas – cores vizinhas no círculo cromático e participam da formação uma da outra. Exemplo: amarelo#laranja-amarelado#laranja.

Cores complementares – Formadas por uma dupla de cores, uma primária e outra secundária, que não participam da formação uma da outra e estão diametralmente opostas no círculo cromático. São: o amarelo e o roxo, o azul e o laranja e o verde e o magenta.

Contraste de cores - o contraste é o efeito produzido pela oposição entre as cores, podendo ser: Complementar – resulta da aplicação de cores opostas no círculo cromático, ou Simultâneo – obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre
fundos diferentes e que provoca aparente mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de fundo sobre a cor aplicada.

Monocromia – pintura feita utilizando apenas uma cor (matiz) com gradações (variações) de tonalidades.

Policromia – pintura realizada utilizando-se várias cores (matizes).

1)      Quais são as três dimensões da cor?

2)      Pureza relativa da cor:
(   ) matiz .   (  ) saturação.

3)       A cor -luz é observada através dos raios luminoso originada da luz __________.

4)      O que é pigmento?


5)      Cite as cores que são percebidas através da decomposição da luz branca.


6)      O que são primárias?


7)      Relacione:
a)      Cores primárias.                        (   ) Verde, roxo e azul.
b)      Cores secundárias.                    (   ) Verde, roxo e laranja.
c)      Cores terciárias.                        (   ) Laranja-amarelado e verde-azulado.
d)     Cores neutras.                            (    ) Amarelo, vermelho e laranja.
e)      Cores quentes.                            (   ) Preto, branco e cinza.
f)       Cores frias.                                 (    ) Amarelo, azul e magenta.

8)      O que é monocromia?




Textura

            A textura é o elemento visual que com freqüência substitui o tato. Somos capazes de reconhecer uma textura tanto pelo tato quanto pela visão, ou pela combinação das duas.
            Algumas texturas não apresentam qualidades táteis, mas apenas óticas, como no caso das linhas de uma página impressa. A textura real, através de suas qualidades táteis e óticas, permite à mão e ao olho sensações individuais.

Atividades
1)      O que é textura?

2)      Que sentidos reconhecem a textura?


3)      Todas as texturas apresentam qualidades táteis.
(   ) FALSO.          (  )  VERDADEIRO.

4)      O que é uma textura real?

SUPERFÍCIE E VOLUME

São as áreas visíveis das formas, sua epiderme. Correspondem, principalmente, ao aspecto afetivo das mensagens visuais. São as qualidades mais emotivas de uma imagem, responsáveis pelo caráter sensual ou climático de uma comunicação visual.
Embora não sejam independentes umas das outras, há obras que ampliam mais a expressão de uma ou de outra destas características.
A superfície é o que chamamos de forma. Quando fechamos uma linha, delimitamos um espaço. Percebemos duas dimensões na superfície: a altura e a largura. As características das superfícies em uma comunicação visual são: a cor, a luminosidade e a textura.
Basicamente temos três formas na linguagem das artes visuais: o quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.
O volume é um elemento dinâmico. Ele é obtido quando adicionamos elementos visuais aos elementos já existentes, ultrapassando, assim, o limite bidimensional.
                  Ao introduzirmos quatro retas diagonais, unindo dois quadrados, obtemos um efeito espacial chamado volume.
                  Podemos obter volume com pontos elinhas.

Atividades

1)      Quais são as duas dimensões da superfície?

2)      Desenhe as três formas básicas da linguagem das artes visuais.

3)      Como obtemos volume em um desenho?


LUZ E SOMBRA


            Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e profundidade. Entretanto, os contrastes de sombra servem para determinar efeitos
de volume nos objetos e nas formas.

            A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência. Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.
Luz lateral: A imagem da luz aparece diagonalmente, do alto para baixo. Ela cria efeitos de contraste e realça o volume da forma.

            A iluminação  pode ser natural ou artificial.
            Natural – É quando o objeto recebe a luz do sol.

            Artificial – É quando o objeto recebe a luz de maneira artificial {lâmpada, vela, etc.}.

            Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            Assim, podemos dizer que temos três zonas:
            Zona iluminada – Parte clara onde existe luz.
            Zona sombreada – Parte privada de luz.
            Sombra projetada –  Sombra, do objeto iluminado, que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            Iluminação difusa – A luz é mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela. Havendo pouco contraste.
            Iluminação radiante – Com esse tipo de iluminação, temos um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência sobretudo as características da superfície iluminada. 
            Contra-luz – Quando a fonte de luz está atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na sombra; o realce fica para os contornos, as silhuetas.
            Iluminação frontal – A fonte de luz está diretamente sobre o objeto. São nítidas a forma, a cor, as particularidades dos objetos.

 

 

  

Atividades

1)       Para que servem os contrastes de sombra?

2)      Como a imagem da luz aparece com a Luz lateral e que efeitos cria?



3)      Iluminação ______________ é quando o objeto recebe a luz do sol.

4)      Parte clara onde existe luz:
(   ) Zona sombreada.    (   ) Zona iluminada.

 5) Parte privada de luz:
(   ) Zona sombreada.   (   ) Zona iluminada.

6)      O que é sombra projetada?

           
7)Faça a sombra projetada do desenho abaixo.




8)  A Iluminação ____________  acontece quando a luz é mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela. Havendo pouco contraste.

9)Tipo de iluminação em que há  um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência sobretudo as características da superfície iluminada: 
(   ) radiante.     (   ) difusa.

10) Há ________________ quando a fonte de luz está atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na _________; o realce fica para os _______________, as silhuetas.
           
11) O que acontece quando um objeto está  com uma Iluminação frontal?