sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Autorretrato, de Van Gogh, para colorir


Quarto em Arles, de Van Gogh, para colorir


Noite Estrelada, de Van Gogh, para colorir


Girassóis, de Van Gogh, para colorir


Principais obras de Van Gogh

Principais obras de Van Gogh
Retrato de Dr. Gachet

    Vicent Van Gogh (1853 - 1890) é um dos mais importantes pintores da História. Suas obras influenciaram e influenciam artistas de todo o mundo. Sua fama, porém, é póstuma, surgindo quando o mundo descobriu seus trabalhos após uma exibição em Paris, em Março de 1901.
     Sua obra pós-impressionista é um relato de sua própria vida, seus trabalhos acompanhavam tudo o que se passava dentro de sua mente, os cenários do seu cotidiano, sua loucura e a maneira como enxergava o mundo que, a seus olhos, geralmente era amarelo. De noites estreladas aos quartos solitários, campos de trigo e girassóis, esta cor faz parte de quase toda a obra do pintor.
      Van Gogh teve uma vida difícil, era um gênio perturbado. Trilhou um caminho esburacado pelos surtos de loucura. Tudo o que teve em vida foi a compaixão de seu irmão Theo, com o qual trocava cartas e quem o sustentou a vida toda - e uma orelha cortada. Mas, deixou-nos um legado incomparável. Suas pinceladas são os moinhos que moveram a História da Arte para novos rumos.

Noite Estrelada



Autorretrato com orelha cortada

Girassóis

Girassóis

Autorretrato

Quarto em Arles

Os comedores de batata





Quarto em Arles, de Van Gogh


  Quarto em Arles
Quarto em Arles
      Quarto em Arles é uma série de três quadros de Vincent van Gogh, pintados entre outubro de 1888 e setembro de 1889.
     O famoso quadro retrata o quarto que Vincent van Gogh alugou numa pensão, na cidade de Arles, na França, país onde trabalhou durante quase toda a sua existência. Pintou a obra mais de duas vezes, cerca de um ano depois, enquanto estava internado no hospício de Saint-Rémy-de-Provence.


Pinturas de Van Gogh







Girassóis de Van Gogh



terça-feira, 13 de setembro de 2016

Apostila do 4° Bimestre do 3° Ano, 2016

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  300­­__





Apostila do 4° Bimestre
3° Ano
Conteúdo Programático:
• Estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo.
• A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação.
• A arte dentro de conceitos históricos.
• Produtos audiovisuais.
• Releituras de obras de arte.
 • Estratégias adotadas pelos artistas para questionar e refletir sobre a época em que vivem.


Competências do Currículo Mínimo:
• Conhecer estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo, desde a Pré-História até a Arte Contemporânea.

• Identificar a presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação (cartazes, placas etc) e sua utilização no cotidiano.
• Contextualizar a arte dentro de conceitos históricos e perceber as influências históricas, culturais, sociais e econômicas trazidas por cada movimento artístico estudado.

• Valorizar produtos audiovisuais (vídeo, cinema, etc) como fenômeno artístico cultural.
Fazer releituras de obras de arte experimentando diferentes materiais na criação artística e a variedade de possibilidades que os mesmos oferecem.

•Perceber, através de observação e análise, as estratégias adotadas pelos artistas para questionar e refletir sobre a época em que vivem.


Texto I:

Tema: Estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo.

A Arte Através do Tempo

 
Pré-História: As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento. As figuras neolíticas eram mais estilizadas, representação de vida coletiva e com movimento.

Egito: A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil (Lei da Frontalidade). A arquitetura era monumental.

Grécia: A arte grega valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.

Roma: Foi inicialmente influenciada pela arte grega. Mas, junto com a expressão da beleza, os romanos preocupavam-se com a expressão da realidade vivida. Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo histórico. As construções romanas eram monumentais.

No Período Românico as figuras eram estilizadas {simplificadas} e as cores chapadas. A escultura tinha a finalidade de inspirar devoção e temor, para evitar o pecado.
No Período Gótico a pintura era realista e detalhista, com muito azul, ocre e dourado. A arquitetura era dinâmica e graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu.
Renascimento: Usavam cores próximas da realidade, com figuras humanas perfeitas. A pintura do Renascimento confirma três conquistas importantes, já prenunciadas no Gótico: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo.
Barroco: A arte barroca era definida pela oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimentos.

Rococó: Na pintura do Período Rococó os temas eram mundanos, ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos. Predominam as tonalidades claras e luminosas.
Neoclassicismo: Retomou os princípios da arte clássica: valorização das ações humanas e expressão da beleza ideal.

Romantismo: A pintura romântica é dinâmica, realista, dramática, com forte contraste de claro-escuro.

Realismo: Considerava que o artista não devia “melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é.

Impressionismo: Buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza.
 Expressionismo: Usavam cores fortes que rejeitavam a realidade, com formas distorcidas.

Cubismo: A pintura cubista baseia-se na destruição da harmonia clássica e na decomposição da realidade.

Abstracionismo: Não representa a realidade que nos cerca. Através de formas e cores, a pintura abstrata procura expressar determinado estado de espírito e sentimentos.

Surrealismo: Para os surrealistas, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do consciente, mas sim de manifestações aparentemente absurdas e ilógicas do subconsciente, como as imagens dos sonhos e das alucinações.
Op-Art: As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas, combinadas de tal forma que provocam no espectador sensações de movimento. As esculturas ops movimentavam-se impulsionadas pelo vento ou através de motores.

Pop-Art: A proposta deste movimento é romper a barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltam o popular e a vida cotidiana.

Atividades

1) Complete

a) As pinturas paleolíticas eram realistas e sem ____________________.

b) Para os _________________________, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do consciente.

c)  A proposta da Pop-Art é romper a barreira entre a arte e a vida __________.


d) Através de formas e cores, a pintura _____________ procura expressar determinado estado de espírito e sentimentos.

e) Na pintura __________________  predominam as tonalidades claras e luminosa
f) Na pintura  realista a beleza está na  ______________como ela é.

g) Os ___________________ usavam cores fortes que rejeitavam a realidade, com formas distorcidas.



Texto II:

Tema: A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação.



                                              
Os instrumentos contemporâneos de comunicação

A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação no cotidiano Algumas manifestações artísticas durante a história da arte possuíram e possuem alcance muito grande, ou seja, atingem a uma quantidade maior de pessoas, de diferentes classes sociais e culturais por isso são consideradas como arte de massa.
O termo arte de massa - significando “ao alcance de todos e para todos” - é recente, surgido no século XX com o advento da fotografia, cinema e televisão, mas o seu conceito remonta à Antiguidade quando os faraós egípcios representavam sua autoridade política e religiosa ao povo na forma de pirâmides, templos e outras obras monumentais para serem observadas e entendidas por todos de uma só vez.
Nos tempos modernos, com a evolução tecnológica dos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, jornais, revistas e cinema) a arte pôde ser explorada no sentido de ampliar o público que pretende conhecê-la, entendê-la e apreciá-la.
A modernidade nos trouxe vários elementos que tornaram a arte muito mais acessível, podemos identificar a presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação (cartazes, placas etc) e sua utilização no cotidiano.
 O cartaz é um meio de comunicação mista: palavras e imagens que em conjunto pretendem comunicar uma mensagem.
O outdoor foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, serviços e ideias. De leitura rápida e de fixação objetiva, o outdoor não precisa ser comprado, ligado ou escolhido. Conhecido como a mais pública das mídias, atinge todas as pessoas que andam pela cidade, sem distinção.
O cinema, como uma forma de arte, acabou transformando a sociedade. Logo depois veio a televisão, que revolucionou a forma de se fazer arte e veiculá-la para as massas.
Atualmente a internet representa um grande avanço na forma de se produzir e veicular a arte, tornando-se muito mais interativa, já que artista e observador conseguem uma comunicação imediata.

Atividades

1) O que significa o termo arte de massa?



2) Por que o cartaz é considerado um meio de comunicação mista?



3) Qual foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, serviços e idéias?



4) Qual é a grande vantagem da internet em relação ao artista e observador?










Texto III:

Tema: A arte dentro de conceitos históricos.

A arte dentro de conceitos históricos

A Arte é considerada como uma atividade humana que acontece por meio de manifestação estética. Quem produz arte é chamado de artista e tem o objetivo de afetar a percepção, as emoções e as ideias daqueles que entram em contato com sua arte.
A arte é considerada como manifestação estética porque é o trabalho realizado com matéria, imagem ou som, visando despertar no homem o sentido do belo. Mesmo quando a arte tem a intenção de repugnar, sempre há um apelo estético, pois qualquer arte é cuidadosamente pensada por seu artista.
Cada época e cada estética artística tiveram sua definição de arte e seus padrões artísticos. A definição de arte está diretamente correlacionada ao contexto histórico e à cultura nos quais está inserida.
A História da Arte é uma ciência que envolve várias disciplinas com o objetivo de estudar a arte através do tempo, classificando-as dentro de sua cultura e período histórico, ressaltando as características e peculiaridades de cada estilo.
Embora a arte tenha uma origem antiga, seu estudo foi algo que surgiu apenas no Renascimento e limitado às civilizações ocidentais. Com o passar do tempo, o ramo se alargou e passou a abranger todas as civilizações humanas.
Os primeiros artefatos considerados como artísticos datam do período da Idade da Pedra. A arte deste período pode, até hoje, ser encontrada em paredes de cavernas.
A chamada Arte Antiga diz respeito às manifestações artísticas posteriores à escrita. A própria origem da escrita tem ligações artísticas.
A Arte Antiga engloba tudo o que foi produzido desde a invenção da escrita até o início da Idade Média, ou seja, são classificadas como Arte Antiga todas as obras produzidas no Egito e nos períodos clássicos romano e grego.
A arte medieval, de forma geral, resume-se a arte sacra cristã. Na arquitetura, basílicas. Na pintura, representações bíblicas. Na escultura, imagens sacras. Na música, canto gregoriano e músicas de louvor. A Arte da Idade Média tem a intenção de mostrar a pequenez humana perto da grandeza divina e de inspirar o temor religioso no expectador, incitando-o a buscar a religião e Deus.
A Arte Moderna tem início com o período do Renascimento e busca retomar a chamada Arte Antiga, os períodos de esplendor da Grécia e de Roma. A arte deste período foi mais universalizada, devido à maior comunicação entre diferentes áreas do planeta e às grandes navegações e descobertas.
A partir do século XX inicia-se o período contemporâneo, marcado por um profundo questionamento dos modelos e estéticas passados, buscando criar uma nova forma de sociedade e um novo conceito de arte, muitas vezes buscando o choque como recurso.
A Arte Contemporânea costuma, ao contrário de suas precursoras,  não representar a realidade e sim buscar criar algo novo, afetar o espectador através do inesperado, muitas vezes através do mais simples ou do mais grotesco.

Atividades



1) O que engloba a Arte Antiga?



2) Em que resume-se, de forma geral, a Arte Medieval?




3) Quando tem início a Arte Moderna?




4) O que costuma representar a Arte Contemporânea?





Texto IV:

Tema: Produtos audiovisuais.



Produtos audiovisuais

Produto audiovisual é qualquer produto de comunicação (artístico, cultural, educativo, técnico, informativo, publicitário, etc.) formado por imagens acompanhadas de som sincronizado.
A definição de produto audiovisual inclui, portanto, filmes exibidos em cinema, programas de televisão, vídeos distribuídos em VHS ou DVD, programas transmitidos por telefonia móvel, vídeos disponibilizados na internet.
Os produtos audiovisuais podem ser classificados de acordo com sua tecnologia, veículo, estrutura, duração, gênero, etc.
Tradicionalmente, considera-se que produto audiovisual cinematográfico (ou simplesmente filme) é aquele cujas imagens são produzidas a partir de tecnologia fotoquímica.
O produto audiovisual videográfico (vídeo), seria aquele cujas imagens são produzidas em tecnologia eletromagnética.
Considerando veículo no sentido de canal de comunicação, ou "meio físico pelo qual a comunicação audiovisual chega até o espectador", os produtos audiovisuais tradicionalmente se destinavam a dois principais veículos: o cinema e a televisão.
O desenvolvimento da tecnologia digital, a partir dos anos 1990, veio a confundir esta classificação, pois o tratamento digital dos sinais de vídeo criou uma nova tecnologia para geração de imagens.



Atividades

1) o que define um produto como audiovisual?


2) Imagens produzidas em tecnologia eletromagnética:

 (   ) cinema.                   (   ) vídeo.

3) Os produtos audiovisuais tradicionalmente se destinavam a quais principais veículos?



Texto V:

Tema: Releituras de obras de arte.


Marco Pece

Releitura

Releitura de uma obra, é ler novamente uma obra, é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito do tema original. Não é uma cópia, é uma nova criação, uma reconstrução de algo já existente.
          Ao recriar uma obra não é preciso empregar a técnica usada pelo artista, pode-se utilizar técnicas diferentes. O que vale é exercitar a criatividade criando algo novo tendo um elo com a fonte inspiradora.
Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos.

Atividades

1) Coloque F para falso e V para verdadeiro.

a- (   ) Releitura é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito do tema original.
b- (   ) Releitura é uma cópia fiel de uma obra de arte famosa.
c- (   ) Ao recriar uma obra é preciso empregar a mesma técnica usada pelo artista.
d- (   ) Pode-se utilizar técnicas diferentes para fazer uma releitura.
e- (   ) Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial.


Texto VI:

Tema: Estratégias adotadas pelos artistas para questionar e refletir sobre a época em que vivem.


A Arte como forma de reflexão e questionamento da sociedade
O ato de fazer Arte nem sempre é um ato individual. Em várias épocas da História da Arte, vemos o questionamento dos artistas refletindo sobre a época em que viviam. É a Arte que revela o seu tempo, a Arte como meio de conhecimento.
O artista posiciona-se concretamente perante a realidade que o cerca e questiona a sociedade em que vive.
Para muitos artistas, se a Arte não questionar o momento da realidade que a originou, perde o significado e o propósito. Será também, e tão somente, uma coisa. Para eles, uma criação artística não pode ser apenas uma forma de diversão ou de prazer. Ela deve ter comprometimento e engajamento. Através da Arte ele questiona a realidade que o cerca e faz da sua arte um meio de conhecimento, conscientização e  transformação.
Vários artistas, de várias épocas, usaram estratégias para questionar e refletir sobre a época em que viviam.
Os egípcios representavam o poder dos faraós através de uma arte monumental. A arte grega valorizava as ações humanas, expressando um ideal de beleza que tinha o homem como centro do universo. Os artistas da Idade Média usavam a Arte para inspirar devoção e temor.
Os temas da Arte Romântica eram os fatos reais da história nacional e contemporânea dos artistas.
Os realistas consideravam que o artista não devia “melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é. Essa tendência politizou o artista e daí surgiu a pintura social, denunciando as desigualdades entre trabalhadores e burguesia.
Os expressionistas deformam a realidade, para expressarem com força seu pessimismo em relação ao mundo. Representando o drama interior do homem do início do século XX.
A Pop-Art rompeu a barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltavam o popular e a vida cotidiana.
Vemos que através dos tempos, o homem usou a Arte como forma de representação e questionamento da sociedade em que estava inserido.

Atividades

1) Coloque F para FALSO e V para VERDADEIRO.

a - (   ) O artista posiciona-se concretamente perante a realidade que o cerca e questiona a sociedade em que vive.
b - (    ) O ato de fazer Arte nem sempre é um ato individual.
c- (   ) A criação artística é apenas uma forma de diversão ou de prazer.
d - (  ) Os temas da Arte Romântica eram os fatos reais da história nacional e contemporânea dos artistas.

e- (   ) Os realistas “melhoravam”  a natureza em suas obras.

f - (   ) Os expressionistas deformavam a realidade, para expressarem com força seu pessimismo em relação ao mundo.

­ g - (   ) A Pop-Art rompeu a barreira entre a arte e a vida comum.


Referências:

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_cartaz.htm http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1572-1.pdf http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/01/apostila-de-artes-visuais.pdf

http://www.tanto.com.br/cunhadeleiradella-arte.htm