terça-feira, 15 de outubro de 2013
Produto audiovisual
Produto audiovisual
Produto audiovisual é qualquer produto de comunicação (artístico, cultural, educativo, técnico, informativo, publicitário, etc.) formado por imagens acompanhadas de som sincronizado.
A definição de produto audiovisual inclui, portanto, filmes exibidos em cinema, programas de televisão, vídeos distribuídos em VHS ou DVD, programas transmitidos por telefonia móvel, vídeos disponibilizados na internet.
Os produtos audiovisuais podem ser classificados de acordo com sua tecnologia, veículo, estrutura, duração, gênero, etc.
Quanto à tecnologia: Tradicionalmente, considera-se que produto audiovisual cinematográfico (ou simplesmente filme) é aquele cujas imagens são produzidas a partir de tecnologia fotoquímica, ou seja, em suportefilme, a partir do fenômeno da fotossensibilidade dos sais de prata. Em contraposição, produto audiovisual videográfico (ou videofonográfico), ou simplesmente vídeo, seria aquele cujas imagens são produzidas em tecnologia eletromagnética.
O desenvolvimento da tecnologia digital, a partir dos anos 1990, veio a confundir esta classificação. Em primeiro lugar, o tratamento digital dos sinais de vídeo criou uma nova tecnologia para geração de imagens. Além disso, tanto na indústria cinematográfica quanto na televisão, processos tradicionais foram sendo substituídos por processos digitais, de tal forma que, já ao final da primeira década do século XXI, há mais semelhanças do que diferenças nas tecnologias utilizadas por estas duas indústrias.
Quanto ao veículo: Considerando veículo no sentido de canal de comunicação, ou "meio físico pelo qual a comunicação audiovisual chega até o espectador", os produtos audiovisuais tradicionalmente se destinavam a dois principais veículos: produtos realizados para sala de cinema, produtos realizados para televisão, simplificadamente agrupados sob o título de programas de televisão, com todos os seus gêneros e subgêneros. Mas, desde os anos 1940, filmes "de cinema" são exibidos também na televisão.
Quanto à duração: No cinema, existe desde a década de 1920 a distinção entre o longa-metragem, ou filme que se sustenta sozinho como espetáculo, com algo em torno de duas horas de duração; e o curta-metragem, ou filme que se presta para complementar um espetáculo formado principalmente por um longa, ou compor um espetáculo múltiplo de vários curtas, geralmente não ultrapassando os 15 minutos de duração.
Na televisão, as grades de programação geraram programas unitários de uma hora, geralmente com 52 ou 54 minutos efetivos, sendo o tempo restante reservado para os comerciais; e de meia hora, com 24 ou 26 minutos de conteúdo; além dos programas mais longos (para a exibição de filmes, transmissões esportivas, eventos ao vivo, entrevistas, debates, "programas de auditório", etc.) com duas ou mais horas de duração.
A publicidade na televisão universalizou o formato do comercial de 30 segundos, para ser inserido nos intervalos da programação, bem como os formatos derivados, mais curtos (15 segundos) ou mais longos (1 minuto).
Quanto à estrutura: Programas de televisão podem ser unitários (emissão única) ou em série (emissões múltiplas). As séries podem ser transmitidas em periodicidade diária ou semanal, e podem ser divididas em capítulos .
Quanto à geração das imagens e do movimento: Quanto à forma como são geradas as imagens e a impressão de movimento, a classificação tradicional divide os produtos audiovisuais em dois tipos: aqueles em que o movimento real dos objetos em frente à câmara é registrado pela tomada de fotografias fixas em série, a uma cadência constante e suficiente para, na projeção, provocar a impressão de movimento - é o processo usado para a grande maioria dos produtos audiovisuais, chamado em inglês de "live-action" (ação ao vivo) e aqueles em que objetos estáticos são fotografados em posições fixas, ligeiramente diferentes uma da outra, de forma a, na projeção a uma cadência constante, simular um movimento - é o processo chamado de animação, que pode ser realizado com desenhos (desenho animado), recortes (animação de recortes), bonecos (animação de bonecos) ou mesmo com atores (pixilation) .
Atividades
1) O que é produto audiovisual?
2) Cite dois exemplos de produto audiovisual.
3) Qual é a diferença entre produto audiovisual cinematográfico e produto audiovisual videográfico?
4) O que e veículo de comunicação?
5) Qual é a diferença entre longa-metragem e curta-metragem?
6) Como é feita a geração de movimento das imagens através da animação?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário