Objetivo:Reconhecer
os elementos que compõem uma obra artística como forma, superfície, espaço,
volume, linhas, texturas, cores e luz.
Os elementos que compõem uma obra artística
O PONTO
Um simples contato da ponta do
lápis no papel é um ponto. Ele é o elemento mais simples da linguagem visual.
Ponto Geométrico: Usado no desenho geométrico. Ele não possui dimensão e geralmente é
caracterizado por um cruzamento de linhas, com uma letra maiúscula do alfabeto.
Ponto Gráfico:
É o ponto usado no desenho
expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações,
dando-lhes dimensões. O ponto
gráfico é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume.
Dando contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos.
Atividades
1)
Qual
é o elemento mais simples da linguagem visual?
2)
Como
é caracterizado um ponto geométrico?
3)
O ponto ____________________ é um elemento plástico que serve
também para caracterizar o volume.
A LINHA
A linha é uma sequência de
pontos. Desde os tempos
pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para
transmitir as suas mensagens. A linha pode ser: reta, curva, ondulada,
quebrada, tracejada, mista, etc. As linhas podem formar desenhos figurativos ou
abstratos.
Atividades
1)
O
que é uma linha?
2)
Classifique
as linhas:
______________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
3) Faça uma linha ondulada.
FORMAS GEOMÉTRICAS
As formas básicas
são o círculo, o triângulo e o quadrado. Sempre formadas por uma linha fechada.
Uma linha curva fechada forma uma circunferência ou forma oval. Já a linha
poligonal fechada forma polígonos. As principais formas poligonais são:
triângulo, quadrado retângulo, losango, paralelogramo e trapézio.
Atividades
1) Quais
são as formas básicas?
2) O
que forma uma linha curva fechada?
3) O
que forma uma linha poligonal fechada?
4) Quais
são as principais formas poligonais?
ESTUDO DAS CORES
De acordo com a percepção, as cores possuem três dimensões:
matiz
(croma), saturação
(pureza relativa da cor) e brilho (valor tonal). O matiz ou croma é a cor em
si. A saturação é a pureza relativa da cor, indo da presença máxima do seu
matiz até um cinza neutro. O brilho relativo corresponde ao valor tonal das
gradações entre sua luminosidade ou obscuridade.
As cores são divididas em cor luz e cor pigmento.
Cor -Luz – observada através dos raios luminoso
originada da luz branca.
Cor-Pigmento – percebida através das substâncias materiais
corantes (pigmentos) na presença da luz. Pode ser opaca, como
a utilizada na pintura em geral, ou transparente, utilizada
principalmente nas artes gráficas.
Pigmento – substância natural ou artificial que dá
coloração.
Decomposição da luz
branca – O olho humano não
pára de medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma sensação de cor
através da decomposição da luz branca: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul
, anil e violeta.
Quando a luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que
acabam determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que
refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as ondas, sem
refletir nada.
Cores primárias – cores puras, não se formam da mistura de
outras cores. As cores primárias do pigmento transparente são
o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul). As cores
primárias do pigmento opaco são o vermelho,
amarelo e azul. Alguns
estudiosos desconsideram o vermelho como cor primária, já que pode ser obtido
através da mistura do magenta com o amarelo, não podendo ser considerado uma
cor pura.
Cores
secundárias – resultam da mistura
de duas cores primárias. Amarelo + azul = verde,
magenta + azul = laranja e magenta + azul = roxo.
Cores terciárias – resultam da mistura de uma cor primária com
uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.
Cores neutras – não há predominância de tonalidades quentes
ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram
cores neutras o branco, o preto e o cinza.
Cores quentes – predominam o vermelho, o laranja e o
amarelo.
Cores frias – predominam o azul, o roxo e o verde.
Cores análogas – cores vizinhas no círculo cromático e
participam da formação uma da outra. Exemplo: amarelo#laranja-amarelado#laranja.
Cores
complementares – Formadas por uma
dupla de cores, uma primária e outra secundária, que não participam da formação
uma da outra e estão diametralmente opostas no círculo cromático. São: o
amarelo e o roxo, o azul e o laranja e o verde e o magenta.
Contraste de
cores - o contraste é o
efeito produzido pela oposição entre as cores, podendo ser: Complementar – resulta
da aplicação de cores opostas no círculo cromático, ou Simultâneo –
obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre
fundos diferentes e
que provoca aparente mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de
fundo sobre a cor aplicada.
Monocromia – pintura feita utilizando apenas uma cor
(matiz) com gradações (variações) de tonalidades.
Policromia – pintura realizada utilizando-se várias cores
(matizes).
Atividades
1)
Quais são as três
dimensões da cor?
2)
Pureza relativa da cor:
( )
matiz . ( ) saturação.
3)
A cor
-luz é observada através dos raios luminoso originada da luz
__________.
4)
O que é pigmento?
5)
Cite as cores que são
percebidas através da decomposição da luz branca.
6)
O que são primárias?
7)
Relacione:
a)
Cores primárias. ( ) Verde, roxo e azul.
b)
Cores
secundárias. ( ) Verde, roxo e laranja.
c)
Cores terciárias. ( ) Laranja-amarelado e verde-azulado.
d)
Cores neutras. ( ) Amarelo, vermelho e laranja.
e)
Cores quentes. ( ) Preto, branco e cinza.
f)
Cores frias. ( )
Amarelo, azul e magenta.
8)
O que é monocromia?
Textura
A textura é o elemento visual que com
freqüência substitui o tato. Somos capazes de reconhecer uma textura tanto pelo tato quanto pela visão, ou pela combinação das duas.
Algumas
texturas não apresentam qualidades táteis, mas apenas óticas, como no caso das
linhas de uma página impressa. A textura real, através de suas qualidades
táteis e óticas, permite à mão e ao olho sensações individuais.
Atividades
1) O
que é textura?
2) Que
sentidos reconhecem a textura?
3) Todas
as texturas apresentam qualidades táteis.
(
) FALSO. ( )
VERDADEIRO.
4) O
que é uma textura real?
SUPERFÍCIE E VOLUME
São as áreas visíveis das formas, sua epiderme. Correspondem,
principalmente, ao aspecto afetivo das mensagens visuais. São as qualidades
mais emotivas de uma imagem, responsáveis pelo caráter sensual ou climático de
uma comunicação visual.
Embora não sejam independentes umas das outras, há obras que
ampliam mais a expressão de uma ou de outra destas características.
A superfície é o que
chamamos de forma. Quando fechamos uma linha, delimitamos um espaço. Percebemos
duas dimensões na superfície: a altura e a largura. As características das
superfícies em uma comunicação visual são: a cor, a luminosidade e
a textura.
Basicamente temos três formas na linguagem das artes visuais: o
quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.
O volume é um
elemento dinâmico. Ele é obtido quando adicionamos elementos visuais aos
elementos já existentes, ultrapassando, assim, o limite bidimensional.
Ao
introduzirmos quatro retas diagonais, unindo dois quadrados, obtemos um efeito
espacial chamado volume.
Podemos
obter volume com pontos elinhas.
Atividades
1) Quais são as duas dimensões da superfície?
2) Desenhe as três formas básicas da linguagem
das artes visuais.
3) Como obtemos volume em um desenho?
LUZ E SOMBRA
Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e
profundidade. Entretanto, os contrastes de sombra servem para determinar
efeitos
de volume nos
objetos e nas formas.
A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência.
Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.
Luz lateral: A imagem da
luz aparece diagonalmente, do alto para baixo. Ela cria efeitos de contraste e
realça o volume da forma.
A iluminação pode ser natural ou artificial.
Natural – É quando o objeto recebe a luz do
sol.
Artificial – É quando o objeto recebe a luz de maneira artificial
{lâmpada, vela, etc.}.
Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma
zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma
sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
Assim, podemos dizer que temos três zonas:
Zona iluminada – Parte clara
onde existe luz.
Zona
sombreada – Parte privada
de luz.
Sombra
projetada – Sombra,
do objeto iluminado, que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
Iluminação
difusa – A luz é
mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela.
Havendo pouco contraste.
Iluminação
radiante – Com esse tipo
de iluminação, temos um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência
sobretudo as características da superfície iluminada.
Contra-luz – Quando a fonte de luz está
atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na sombra; o realce
fica para os contornos, as silhuetas.
Iluminação
frontal – A fonte de luz
está diretamente sobre o objeto. São nítidas a forma, a cor, as
particularidades dos objetos.
Atividades
1)
Para que servem os contrastes de sombra?
2)
Como
a imagem da luz aparece com a Luz lateral e que efeitos cria?
3)
Iluminação
______________ é quando o objeto recebe a luz do sol.
4)
Parte
clara onde existe luz:
( ) Zona
sombreada. ( ) Zona
iluminada.
5) Parte
privada de luz:
( ) Zona
sombreada. ( ) Zona iluminada.
6) O
que é sombra projetada?
7)Faça a sombra
projetada do desenho abaixo.
8) A Iluminação ____________ acontece
quando a luz é mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou
mesmo uma tela. Havendo pouco contraste.
9)Tipo de
iluminação em que há um destaque dos objetos, das formas. Aparecem
em evidência sobretudo as características da superfície iluminada:
( )
radiante. ( ) difusa.
10) Há
________________ quando a fonte de luz está atrás do objeto. Parece que o
objeto está completamente na _________; o realce fica para os _______________,
as silhuetas.
11)
O que acontece quando um objeto está com uma Iluminação
frontal?
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