CIEP BRIZOLÃO 341-
VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA: ROSE AMARAL.
DISCIPLINA:
ARTES
ALUNO
(A):____________________________________________. Nº ___
T: 100__
Apostila de Manifestações Populares
2° Bimestre
Eixo Temático: Manifestações populares como
patrimônio
Objetivo: Conhecer
manifestações populares de diferentes regiões do país.
Manifestações populares de diferentes
regiões do país
A cultura
brasileira é uma síntese da influência dos vários povo e etnias que formaram o povo
brasileiro. Não existe uma
cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais
que formam, juntas, a cultura do Brasil. Embora seja um país de colonização
portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura
nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. Conheça algumas das manifestações
populares do Brasil:
Boi-Bumbá (Boi-Bumbá, Bumba-meu-Boi, Boi-de-Reis,
Boi-de-Mamão): De influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores
do Boi Ápis, deus da Fertilidade). Este auto relata a história de um casal de
negros retirantes que roubou uma novilha de predileção de uma fazenda e a matou
. O fazendeiro, dono do boi, ficou tão desolado que mandou chamar um índio
feiticeiro para que, na sua presença, com algumas palavras sagradas, o fizesse
ressuscitar. Essa manifestação que tem na figura do boi o personagem central,
representado por uma cabeça de boi empalhada, ou modelada, e de corpo feito de
papel ou de pano colorido e muito enfeitado.
Carnaval: A origem do carnaval é incerta; parece
ligada remotamente a alguma comemoração pagã pela passagem do ano ou a chegada
da primavera; é possível que se origine também das festas da Roma antiga. A
mais popular festa brasileira é uma mistura de tradições europeias adaptadas a
um país tropical e uma sociedade com uma grande presença de descendentes
africanos. O carnaval de clubes reflete os bailes de máscaras de muitos séculos
atrás; as escolas de samba, os desfiles de carros alegóricos da Europa e a
música de rua mostram a influência africana; e finalmente o entrudo, que é uma
festa portuguesa onde pessoas lançavam água, pó e outras substâncias em seus
amigos.
Cavalhada: Festa popular típica do estado de Alagoas,
mas que acontece também em outros estados brasileiros, como Goiás e São Paulo,
em diferentes versões. Este folguedo teve origem nos torneios medievais
realizados na Europa, em praças próximas às igrejas, como num grande campo de
batalha, onde cristãos e mouros se enfrentavam. No Brasil, esta representação
foi introduzida pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os índios e os
escravos africanos, mostrando o poder da fé cristã.
Festa do Divino: Tradicional festa popular nas diversas
regiões brasileiras, foi trazida ao Brasil pelos Jesuítas do Reino de Portugal.
É realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa. Nos festejos temos
novenas, procissões, quermesses, muita música e apresentações de grupos de
danças folclóricas.
Enquanto grupos de cantadores visitam as casas dos fiéis para pedir donativos para a grande festa, personagens que simbolizam os membros da Corte, divertem o público que segue em procissão pelas ruas. Encerrando a festa, temos a famosa cavalhada e depois é servido um cozido de carne com arroz e farinha de mandioca.
Enquanto grupos de cantadores visitam as casas dos fiéis para pedir donativos para a grande festa, personagens que simbolizam os membros da Corte, divertem o público que segue em procissão pelas ruas. Encerrando a festa, temos a famosa cavalhada e depois é servido um cozido de carne com arroz e farinha de mandioca.
Festa Junina: Uma das festas católicas mais concorridas em
todo o país nos meses de junho e julho. Realizada em homenagem a São Pedro,
Santo Antônio e São João, caracteriza-se como uma festa em que os aspectos
profanos e sagrados apresentam-se totalmente interligados. Em seu ritual há
danças em volta da fogueira, brinca-se com balões coloridos e ainda ocorre a
encenação de um casamento forçado, cujo enredo inclui uma tentativa de fuga por
parte do noivo e a sua perseguição pelos familiares da noiva, que o alcançam e
o obrigam a casar. O gênero musical tocado na festa é o forró, a moda de viola
e aqueles nos quais a sanfona é o principal instrumento.
Folia de Reis: Festa popular de caráter religioso e de
origem portuguesa. Acontece entre o Natal e o dia 6 de janeiro, onde grupos de
cantadores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas de pequenas
cidades brasileiras, entoando cânticos bíblicos. Eles batem nas portas dos
fiéis, de manhãzinha, para tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis,
oferecendo uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos. Do lado de
fora, os palhaços vestidos a caráter e cobertos por máscaras, dançam ao som do
violão, do pandeiro e do cavaquinho, recitando versos. No dia de Reis, 6 de
janeiro, o dinheiro arrecadado é gasto em comes e bebes para todos.
Festival Folclórico de Parintins: é uma festa popular realizada anualmente
no último final de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. uma ópera à céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi
Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Durante as três
noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como
lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e
encenações. Em Parintins, um torcedor jamais fala o nome do outro Boi, e usa
apenas a palavra "contrário" quando quer se referir ao opositor. São
proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão
quando o "contrário" se apresenta.
Atividades
1)
O que relata o auto do
Boi- Bumbá?
2)
O Carnaval brasileiro
mistura quais tradições?
3)
Qual é a origem da
Cavalhada?
4)
Que comida é servida
no encerramento da Festa do Divino?
5)
Que santos católicos
são homenageados na Festa Junina?
6)
Como é a Folia de
Reis?
7)
Na Festa de Parintins
o Boi Garantido usa a cor ______________________ e o Boi Caprichoso usa a cor
_________________________.
Objetivo: Compreender que os objetos culturais
fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, conhecer seus aspectos
culturais (festejos, rituais etc.) e valorizar a sua preservação.
O patrimônio cultural da humanidade
Os
objetos culturais fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. É
necessário conhecer seus aspectos culturais (festejos, rituais etc.) e
valorizar a sua preservação, porque eles fazem parte do nosso patrimônio
cultural, da memória coletiva.
O que é memória? É a imagem viva de tempos passados ou
presentes.Os bens, que constituem os elementos formadores do patrimônio, são
ícones repositórios da memória, permitindo que o passado interaja
com o presente, transmitindo conhecimento e formando a identidade de um povo.
O que é patrimônio?São todos os bens, materiais e imateriais,
naturais ou construídos, que uma pessoa ou um povo possui ou consegue acumular.
O que é significado
cultural?São os valores
atribuídos por grupos sociais a bens e lugares, em detrimento de
outros.
O que é patrimônio cultural?É o conjunto de bens, de natureza material
e/ou imaterial, que guarda em si referências à identidade,a ação e
a memória dos diferentes grupos sociais.
Divide-se em: a)
Formas de expressão: literatura, música, danças, rituais, teatro,
vestuário, pinturas corporais, etc. b) Os modos de criar, fazer e
viver: a culinária,o artesanato, etc. c) Criações científicas (o
mapeamento do DNA, a criação de variedades de café brasileiro, etc);,
artísticas (obras de Aleijadinho, Anita Malfatti, Villa Lobos, o baião,
etc), tecnológicas (o biodiesel, o 14 Bis de Santos Dumont, etc)
e documentais (legislação, teses, tratados, etc).
O que são bens
culturais?É o registro (físico
ou não) de elementos da realidade (cultural ou natural), passada ou
presente.É todo elemento, material ou imaterial, capaz de traduzir o momento
cultural ou natural de grupos sociais ou de ecossistemas.Ex.: as obras de
Portinari, Niemeyer, Villa Lobos, Pixinguinha, a receita da pamonha, da
cachaça.
O que é patrimônio
cultural tangível e intangível?Tangível: é aquele constituído por bens
materiais.Divide-se em: bens imóveis (edifícios, monumentos, sítios arqueológicos,
etc), bens móveis (mobiliários, utensílios, obras de arte,
documentos, vestuários, etc) e intangível( constituído por bens
imateriais,como lendas, rituais, costumes, etc)
Qual o significado de
preservação? É a manutenção de um
bem no estado físico em que se encontra e a desaceleração de sua
degradação, visando prolongar e salvaguardar o patrimônio cultural.p
O que é tombamento? É um conjunto de ações, realizadas pelo poder
público e alicerçado por legislação específica, que visa preservar os
bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo,
impedindo a sua destruição e/ou descaracterização.r
Atividades
1)
O que é memória?
2)
O que é patrimônio?
3)
O que é patrimônio
cultural?
4)
Patrimônio cultural de
forma de expressão:
( )
biodiesel. ( ) literatura.
5)
O que são bens
culturais?
6)
Cite um patrimônio
cultural intangível.
7)
Qual e o significado
de preservação?
8)
O que é tombamento?
Objetivo: Reconhecer na cultura popular a presença da linguagem visual.
A
linguagem visual e as manifestações populares
Linguagem visual é qualquer meio em
que são criados símbolos percebidos, na sua maioria, pela visão.
As manifestações populares
brasileiras são ricas e variadas, com um grande repertório de símbolos visuais.
Podemos ver essas representações nos adereços, no vestuário e nos ornamentos
das festas e folguedos populares.
Atividades
1) O
que é linguagem visual?
2) Onde
podemos ver as representações visuais nas manifestações populares?
Objetivo: Reconhecer as manifestações culturais como tema nas obras de
artistas visuais desde a pré-história até os dias atuais.
As
manifestações culturais nas obras de artistas visuais desde a pré-história até
os dias atuais
As manifestações culturais nas obras de artistas visuais desde a
pré-história até os dias atuais.
Pré-História: As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento. As
figuras neolíticas eram mais estilizadas, representação de vida coletiva e com
movimento.
Egito: A arte egípcia caracteriza-se pela
representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente,
enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil (Lei da
Frontalidade).
As figuras masculinas eram pintadas de vermelho e as femininas
de ocre.
Os monumentos e a maioria das esculturas tinham grande dimensão,
dando sensação de grandiosidade.
A arquitetura era monumental.
Grécia: A história da arte grega se divide nos
seguintes períodos: Pré-helenístico (fase da aprendizagem);Arcaico ( fase da
definição da arte); Clássico ( fase da perfeição) e Helenístico (fase da
expansão da arte para outros povos).
A arte grega valorizava especialmente as ações humanas,
expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.
Roma: Foi inicialmente influenciada pela arte
grega. Mas, junto com a expressão da beleza, os romanos preocupavam-se com a
expressão da realidade vivida.
A pintura teve uma importância muito grande no Período Augusto.
Na decoração das casas de Herculana e Pompéia, as cores mais utilizadas foram o
amarelo e o vermelho.
Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo
histórico. As construções romanas eram monumentais.
Idade Média: Na Idade Média havia uma crença de que as
cores puras, brilhantes e claras expressavam a beleza de Deus. Já as cores
misturas eram impuras e corruptas.
No Período Românico
as figuras eram estilizadas {simplificadas} e as cores chapadas. A escultura
tinha a finalidade de inspirar devoção e temor, para evitar o pecado. Portanto,
visava transmitir mensagens bíblicas.
A arquitetura apresentava um aspecto forte e pesado devido à
abundância de pedras.
No Período Gótico a
pintura era realista e detalhista, com muito azul, ocre e dourado. A
arquitetura era dinâmica e graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu.
Os elementos que mais a caracterizam são os vitrais.
Renascimento: Usavam cores próximas da realidade, com
figuras humanas perfeitas. A pintura do Renascimento confirma três conquistas
importantes, já prenunciadas no Gótico: a perspectiva, o uso do claro-escuro e
o realismo. A combinação da perspectiva e do claro-escuro contribuiu para o
maior realismo das pinturas.
Barroco: A arte barroca era definida pela oposição do
claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade,
todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimentos.
Os arquitetos deixaram de lado a simplicidade e racionalidade e
insistiram nos efeitos decorativos.
Rococó: Na pintura do Período Rococó os temas eram
mundanos, ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos.
Predominam as tonalidades claras e luminosas.
Na arquitetura, o estilo rococó manifestou-se principalmente na
decoração dos espaços interiores, que se revestiam de abundante e delicada
ornamentação.
Neoclassicismo: Retomou os princípios da arte clássica:
valorização das ações humanas e expressão da beleza ideal.
A pintura neoclássica foi inspirada, principalmente, na
escultura grega e na pintura renascentista italiana, procurando o equilíbrio da
composição e a harmonia do equilíbrio.
A arquitetura seguiu os modelos dos templos greco-romanos ou das
edificações do Renascimento italiano.
Romantismo: A pintura romântica aproxima-se das formas
barrocas. É dinâmica, realista, dramática, com forte contraste de claro-escuro.
Os temas são fatos reais da história nacional e contemporânea dos artistas.
Realismo: Considerava que o artista não devia
“melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela
é. Essa tendência politizou o artista e daí surgiu a pintura social,
denunciando as desigualdades entre trabalhadores e burguesia.
Impressionismo: Buscavam retratar em suas obras os efeitos
da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. A
ênfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as
cores de um ambiente.
Expressionismo: Usavam cores fortes que rejeitavam a
realidade, com formas distorcidas.
Cubismo: A pintura cubista representa todas as partes
do objeto num mesmo plano, como se o objeto estivesse aberto e apresentasse
todos os seus lados no plano frontal. Baseia-se na destruição da harmonia
clássica e na decomposição da realidade.
Abstracionismo: Não representa a realidade que nos cerca.
Através de formas e cores, a pintura abstrata procura expressar determinado
estado de espírito e sentimentos.
Surrealismo: Para os surrealistas, a obra de arte não
resulta de manifestações lógicas do consciente, mas sim de manifestações
aparentemente absurdas e ilógicas do subconsciente, como as imagens dos sonhos
e das alucinações.
Op-Art: As pinturas da Op-Art apresentam diferentes
figuras geométricas, combinadas de tal forma que provocam no espectador
sensações de movimento; se o observador muda de posição, tem a impressão de que
a obra se modifica, parecendo movimentar-se. As esculturas ops movimentavam-se
impulsionadas pelo vento ou através de motores.
Pop-Art: A proposta deste movimento é romper a
barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltam o
popular e a vida cotidiana.
Os recursos são os mesmos dos meios de comunicação de massas:
cinema, televisão, publicidade. Os temas são os símbolos e os produtos
industriais dirigidos às massas urbanas: lâmpadas, automóveis, tampinhas de
garrafas, rótulos, etc.
Arte contemporânea: A cor tem um valor muito significativo.
Muitos artistas usam cores fortes, e muitas pinturas são bastante coloridas. Os
materiais não são convencionais e procuram a participação do observador.
Atividades
1) Coloque
F para falso e V para verdadeiro.
a)
( ) As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento.
b)
( ) Para os surrealistas, a obra de arte
resulta de manifestações lógicas do consciente.
c)
( ) As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas, combinadas de tal
forma que ficam estáticas.
d)
( ) A proposta da Pop-Art é romper a barreira entre a arte e a vida comum.
e)
( ) A Arte Contemporânea só usa materiais
convencionais.
2) Responda:
a) Como era a representação da figura humana de
acordo com a Lei da Frontalidade egípcia?
b) A história da arte grega se divide em quais períodos?
c) Como era a pintura do Período Gótico?
d) Quais foram os princípios da arte clássica,
retomados pelo Neoclassicismo?
e) O que os impressionistas procuravam retratar
em suas obras?
3)
Complete:
a) As grandes inovações dos romanos foram o
_________________e o relevo _______________.
b) As figuras românicas eram ________________e as
cores ___________________.
c) A pintura romântica aproxima-se das formas
____________________.
d) A pintura ____________________________representa
todas as partes do objeto num mesmo ___________________, como se o objeto
estivesse aberto e apresentasse todos os seus lados no plano
____________________.
4)
Relacione:
a) Renascimento:
b) Barroco:
c) Rococó:
d) Realismo:
e) Expressionismo:
f) Abstracionismo:
( ) Não representa a realidade que nos cerca.
( ) Predominam as tonalidades claras e
luminosas.
( ) A beleza está na realidade como ela é.
( ) Era definida pela oposição do
claro-escuro.
( ) Usavam cores próximas da realidade, com
figuras humanas perfeitas.
( ) Usavam
cores fortes que rejeitavam a realidade, com formas distorcidas.
Objetivo: Ilustrar histórias da cultura popular
(contos, lendas, cordéis, “causos” etc), a partir de pesquisa sobre a memória
visual referente a cada história.
.
A cultura
popular: contos, lendas, cordéis e “causos”
A
cultura popular brasileira está recheada de contos, lendas, cordéis, “causos”
etc), e você certamente já entrou em contato com vários deles, basta buscar em
sua memória coisas referentes a cada história. Primeiro é preciso que você
entenda o que são algumas dessas coisas que fazem parte de nossa cultura.
O conto é uma obra de ficção que cria um
universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os
textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e
enredo.
O conto se define
pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem
uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax.
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter
fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e
históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventureira humana. Uma lenda pode ser
também verdadeira, o que é muito importante.
Com exemplos bem
definidos em todos os países do mundo,
as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto
aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como
acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. As lendas, pelo fato de serem
repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão
sendo recontadas.
Literatura
de cordel: Também conhecida
no Brasil como folheto, é
um gênero literário popular
escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois
impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou
a impressão de relatos
orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem
origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda,
pendurados em cordas, cordéis
ou barbantes em Portugal.
No Nordeste do Brasil o
nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto
brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados
com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes
mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses
versos de forma melodiosa e cadenciada,
acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito
empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.
“Causo”
é uma história (representando fatos verídicos ou não), contada de forma
engraçada, com objetivo lúdico.Muitas vezes apresentam-se com rimas,trabalhando
assim a sonoridade das palavras.São conhecidos também como causos
populares e já fazem parte do folclore brasileiro. Exemplos de causos
populares: o causo do burro, a história de Zebedeu.
Atividades
1) O
que é conto?
2) O conto
é uma obra de grande extensão.
( ) Falso. ( )
Verdadeiro.
3) O que é lenda?
4) Por que as lendas
sofrem alterações?
5)O que é literatura
de cordel?
6)Por que a literatura
de cordel ganhou este nome?
7) Processo mais usado para
ilustração dos cordéis brasileiros:
( ) xilogravura. (
) tipografia. ( ) pintura.
8)O que é “causo”?
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