terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Atividades para Alunos de Licença Médica, 4° Bimestre, 3° Ano, 2017

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES

PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  300­­__



Atividades para Alunos de Licença Médica
4° Bimestre, 3° Ano



 Ler com  ATENÇÃO!

          Em caso de licença médica o aluno deverá entregar as atividades no setor responsável por licença médica com a devida documentação. Não é necessário anexar cópia do atestado, basta o apresentado à secretaria. 
          
          Atenção: Este trabalho só é válido para:
          a) Alunas de licença maternidade.

          b) Alunos licenciados por um bimestre inteiro.
          c) Alunos com nota insuficiente que ficaram licenciados na época da recuperação bimestral (neste caso a nota vale como recuperação).

          Em caso de afastamento curto, fora da data de recuperação bimestral, não é necessário apresentar estas atividades. Basta apresentar cópia do atestado ou trazer um aviso da secretaria e solicitar recuperação da atividade perdida.
   
          Estas atividades não são válidas como recuperação comum, nem cobrem trabalhos perdidos no tempo em que o aluno não se encontrava afastado. 


      
          Favor responder os todos os exercícios e anexar os dois trabalhos práticos (em folha A4):

Trabalho I: Em uma folha A4, reproduza e pinte a figura do texto VI.
Trabalho II: Em uma folha A4, faça um cartaz sobre o Meio Ambiente.


Texto I:

.

A Arte Através do Tempo

 

Pré-História: As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento. As figuras neolíticas eram mais estilizadas, representação de vida coletiva e com movimento.

Egito: A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil (Lei da Frontalidade). A arquitetura era monumental.

Grécia: A arte grega valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.

Roma: Foi inicialmente influenciada pela arte grega. Mas, junto com a expressão da beleza, os romanos preocupavam-se com a expressão da realidade vivida. Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo histórico. As construções romanas eram monumentais.

No Período Românico as figuras eram estilizadas {simplificadas} e as cores chapadas. A escultura tinha a finalidade de inspirar devoção e temor, para evitar o pecado.
No Período Gótico a pintura era realista e detalhista, com muito azul, ocre e dourado. A arquitetura era dinâmica e graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu.
Renascimento: Usavam cores próximas da realidade, com figuras humanas perfeitas. A pintura do Renascimento confirma três conquistas importantes, já prenunciadas no Gótico: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo.
Barroco: A arte barroca era definida pela oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimentos.

Rococó: Na pintura do Período Rococó os temas eram mundanos, ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos. Predominam as tonalidades claras e luminosas.
Neoclassicismo: Retomou os princípios da arte clássica: valorização das ações humanas e expressão da beleza ideal.

Romantismo: A pintura romântica é dinâmica, realista, dramática, com forte contraste de claro-escuro.

Realismo: Considerava que o artista não devia “melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é.

Impressionismo: Buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza.
 Expressionismo: Usavam cores fortes que rejeitavam a realidade, com formas distorcidas.

Cubismo: A pintura cubista baseia-se na destruição da harmonia clássica e na decomposição da realidade.

Abstracionismo: Não representa a realidade que nos cerca. Através de formas e cores, a pintura abstrata procura expressar determinado estado de espírito e sentimentos.

Surrealismo: Para os surrealistas, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do consciente, mas sim de manifestações aparentemente absurdas e ilógicas do subconsciente, como as imagens dos sonhos e das alucinações.
Op-Art: As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas, combinadas de tal forma que provocam no espectador sensações de movimento. As esculturas ops movimentavam-se impulsionadas pelo vento ou através de motores.

Pop-Art: A proposta deste movimento é romper a barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltam o popular e a vida cotidiana.

Atividades

1) Complete

a) As pinturas paleolíticas eram realistas e sem ____________________.

b) Para os _________________________, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do consciente.

c)  A proposta da Pop-Art é romper a barreira entre a arte e a vida __________.

d) Na pintura __________________  predominam as tonalidades claras e luminosas.

e) Na pintura  realista a beleza está na  ______________como ela é.



Texto II:





                                              
Os instrumentos contemporâneos de comunicação

A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação no cotidiano Algumas manifestações artísticas durante a história da arte possuíram e possuem alcance muito grande, ou seja, atingem a uma quantidade maior de pessoas, de diferentes classes sociais e culturais por isso são consideradas como arte de massa.
O termo arte de massa - significando “ao alcance de todos e para todos” - é recente, surgido no século XX com o advento da fotografia, cinema e televisão, mas o seu conceito remonta à Antiguidade quando os faraós egípcios representavam sua autoridade política e religiosa ao povo na forma de pirâmides, templos e outras obras monumentais para serem observadas e entendidas por todos de uma só vez.
Nos tempos modernos, com a evolução tecnológica dos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, jornais, revistas e cinema) a arte pôde ser explorada no sentido de ampliar o público que pretende conhecê-la, entendê-la e apreciá-la.
A modernidade nos trouxe vários elementos que tornaram a arte muito mais acessível, podemos identificar a presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação (cartazes, placas etc) e sua utilização no cotidiano.
 O cartaz é um meio de comunicação mista: palavras e imagens que em conjunto pretendem comunicar uma mensagem.
outdoor foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, serviços e ideias. De leitura rápida e de fixação objetiva, o outdoor não precisa ser comprado, ligado ou escolhido. Conhecido como a mais pública das mídias, atinge todas as pessoas que andam pela cidade, sem distinção.
cinema, como uma forma de arte, acabou transformando a sociedade. Logo depois veio a televisão, que revolucionou a forma de se fazer arte e veiculá-la para as massas.
Atualmente a internet representa um grande avanço na forma de se produzir e veicular a arte, tornando-se muito mais interativa, já que artista e observador conseguem uma comunicação imediata.

Atividades

1) O que significa o termo arte de massa?



2) Por que o cartaz é considerado um meio de comunicação mista?



3) Qual foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, serviços e idéias?



4) Qual é a grande vantagem da internet em relação ao artista e observador?










Texto III:

Tema: A arte dentro de conceitos históricos.

A ARTE DENTRO DE CONCEITOS HISTÓRICOS

A Arte é considerada como uma atividade humana que acontece por meio de manifestação estética. Quem produz arte é chamado de artista e tem o objetivo de afetar a percepção, as emoções e as ideias daqueles que entram em contato com sua arte.
A arte é considerada como manifestação estética porque é o trabalho realizado com matéria, imagem ou som, visando despertar no homem o sentido do belo. Mesmo quando a arte tem a intenção de repugnar, sempre há um apelo estético, pois qualquer arte é cuidadosamente pensada por seu artista.
Cada época e cada estética artística tiveram sua definição de arte e seus padrões artísticos. A definição de arte está diretamente correlacionada ao contexto histórico e à cultura nos quais está inserida.
A História da Arte é uma ciência que envolve várias disciplinas com o objetivo de estudar a arte através do tempo, classificando-as dentro de sua cultura e período histórico, ressaltando as características e peculiaridades de cada estilo.
Embora a arte tenha uma origem antiga, seu estudo foi algo que surgiu apenas no Renascimento e limitado às civilizações ocidentais. Com o passar do tempo, o ramo se alargou e passou a abranger todas as civilizações humanas.
Os primeiros artefatos considerados como artísticos datam do período da Idade da Pedra. A arte deste período pode, até hoje, ser encontrada em paredes de cavernas.
A chamada Arte Antiga diz respeito às manifestações artísticas posteriores à escrita. A própria origem da escrita tem ligações artísticas.
A Arte Antiga engloba tudo o que foi produzido desde a invenção da escrita até o início da Idade Média, ou seja, são classificadas como Arte Antiga todas as obras produzidas no Egito e nos períodos clássicos romano e grego.
A arte medieval, de forma geral, resume-se a arte sacra cristã. Na arquitetura, basílicas. Na pintura, representações bíblicas. Na escultura, imagens sacras. Na música, canto gregoriano e músicas de louvor. A Arte da Idade Média tem a intenção de mostrar a pequenez humana perto da grandeza divina e de inspirar o temor religioso no expectador, incitando-o a buscar a religião e Deus.
A Arte Moderna tem início com o período do Renascimento e busca retomar a chamada Arte Antiga, os períodos de esplendor da Grécia e de Roma. A arte deste período foi mais universalizada, devido à maior comunicação entre diferentes áreas do planeta e às grandes navegações e descobertas.
A partir do século XX inicia-se o período contemporâneo, marcado por um profundo questionamento dos modelos e estéticas passados, buscando criar uma nova forma de sociedade e um novo conceito de arte, muitas vezes buscando o choque como recurso.
A Arte Contemporânea costuma, ao contrário de suas precursoras,  não representar a realidade e sim buscar criar algo novo, afetar o espectador através do inesperado, muitas vezes através do mais simples ou do mais grotesco.

Atividades



1) O que engloba a Arte Antiga?



2) Em que resume-se, de forma geral, a Arte Medieval?




3) Quando tem início a Arte Moderna?




4) O que costuma representar a Arte Contemporânea?





Texto IV:

Tema: Produtos audiovisuais.



Produtos audiovisuais

Produto audiovisual é qualquer produto de comunicação (artístico, cultural, educativo, técnico, informativo, publicitário, etc.) formado por imagens acompanhadas de som sincronizado.
A definição de produto audiovisual inclui, portanto, filmes exibidos em cinema, programas de televisão, vídeos distribuídos em VHS ou DVD, programas transmitidos por telefonia móvel, vídeos disponibilizados na internet.
Os produtos audiovisuais podem ser classificados de acordo com sua tecnologia, veículo, estrutura, duração, gênero, etc.
Tradicionalmente, considera-se que produto audiovisual cinematográfico (ou simplesmente filme) é aquele cujas imagens são produzidas a partir de tecnologia fotoquímica.
O produto audiovisual videográfico (vídeo), seria aquele cujas imagens são produzidas em tecnologia eletromagnética.
Considerando veículo no sentido de canal de comunicação, ou "meio físico pelo qual a comunicação audiovisual chega até o espectador", os produtos audiovisuais tradicionalmente se destinavam a dois principais veículos: o cinema e a televisão.
O desenvolvimento da tecnologia digital, a partir dos anos 1990, veio a confundir esta classificação, pois o tratamento digital dos sinais de vídeo criou uma nova tecnologia para geração de imagens.



Atividades

1) o que define um produto como audiovisual?


2) Imagens produzidas em tecnologia eletromagnética:

 (   ) cinema.                   (   ) vídeo.

3) Os produtos audiovisuais tradicionalmente se destinavam a quais principais veículos?



Texto V:

Tema: Releituras de obras de arte.


Marco Pece

Releitura

Releitura de uma obra, é ler novamente uma obra, é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito do tema original. Não é uma cópia, é uma nova criação, uma reconstrução de algo já existente.
          Ao recriar uma obra não é preciso empregar a técnica usada pelo artista, pode-se utilizar técnicas diferentes. O que vale é exercitar a criatividade criando algo novo tendo um elo com a fonte inspiradora.
Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos.

Atividades

1) Coloque F para falso e V para verdadeiro.

a- (   ) Releitura é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito do tema original.
b- (   ) Releitura é uma cópia fiel de uma obra de arte famosa.
c- (   ) Ao recriar uma obra é preciso empregar a mesma técnica usada pelo artista.
d- (   ) Pode-se utilizar técnicas diferentes para fazer uma releitura.
e- (   ) Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial.


Texto VI:




A Arte como forma de reflexão e questionamento da sociedade

O ato de fazer Arte nem sempre é um ato individual. Em várias épocas da História da Arte, vemos o questionamento dos artistas refletindo sobre a época em que viviam. É a Arte que revela o seu tempo, a Arte como meio de conhecimento.
O artista posiciona-se concretamente perante a realidade que o cerca e questiona a sociedade em que vive.
Para muitos artistas, se a Arte não questionar o momento da realidade que a originou, perde o significado e o propósito. Será também, e tão somente, uma coisa. Para eles, uma criação artística não pode ser apenas uma forma de diversão ou de prazer. Ela deve ter comprometimento e engajamento. Através da Arte ele questiona a realidade que o cerca e faz da sua arte um meio de conhecimento, conscientização e  transformação.
Vários artistas, de várias épocas, usaram estratégias para questionar e refletir sobre a época em que viviam.
Os egípcios representavam o poder dos faraós através de uma arte monumental. A arte grega valorizava as ações humanas, expressando um ideal de beleza que tinha o homem como centro do universo. Os artistas da Idade Média usavam a Arte para inspirar devoção e temor.
Os temas da Arte Romântica eram os fatos reais da história nacional e contemporânea dos artistas.
Os realistas consideravam que o artista não devia “melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é. Essa tendência politizou o artista e daí surgiu a pintura social, denunciando as desigualdades entre trabalhadores e burguesia.
Os expressionistas deformam a realidade, para expressarem com força seu pessimismo em relação ao mundo. Representando o drama interior do homem do início do século XX.
Pop-Art rompeu a barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltavam o popular e a vida cotidiana.
Vemos que através dos tempos, o homem usou a Arte como forma de representação e questionamento da sociedade em que estava inserido.

Atividades




1) O ato de fazer Arte nem sempre é um ato individual.  (   )  Falso.  (   ) Verdadeiro.

2)  A criação artística é apenas uma forma de diversão ou de prazer.  (   )  Falso.  (   ) Verdadeiro.


3) Os temas da Arte Romântica eram os fatos reais da ____________________ nacional e contemporânea dos _______________________.

4) Os realistas “melhoravam”  a natureza em suas obras. (   )  Falso.  (   ) Verdadeiro.

5) Os expressionistas deformavam a __________________, para expressarem com força seu pessimismo em relação ao mundo.




Referências:

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_cartaz.htm http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1572-1.pdf http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/01/apostila-de-artes-visuais.pdf

http://www.tanto.com.br/cunhadeleiradella-arte.htm

Atividades para Alunos de Licença Médica, 1° Bimestre, 1° Ano, 2017

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES

PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     

DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  100­­__



Atividades para Alunos de Licença Médica
1° Bimestre, 1° Ano


 Ler com  ATENÇÃO!

          Em caso de licença médica o aluno deverá entregar as atividades no setor responsável por licença médica com a devida documentação. Não é necessário anexar cópia do atestado, basta o apresentado à secretaria. 
          
          Atenção: Este trabalho só é válido para:
          a) Alunas de licença maternidade.

          b) Alunos licenciados por um bimestre inteiro.
          c) Alunos com nota insuficiente que ficaram licenciados na época da recuperação bimestral (neste caso a nota vale como recuperação).

          Em caso de afastamento curto, fora da data de recuperação bimestral, não é necessário apresentar estas atividades. Basta apresentar cópia do atestado ou trazer um aviso da secretaria e solicitar recuperação da atividade perdida.
   
          Estas atividades não são válidas como recuperação comum, nem cobrem trabalhos perdidos no tempo em que o aluno não se encontrava afastado. 


      
          Favor responder os todos os exercícios e anexar os dois trabalhos práticos (em folha A4):
Trabalho I: Em uma folha  A4, reproduza a figura abaixo e pinte-a com um dos grupos de cores estudadas . Exemplos:  cores primárias (magenta, amarelo e azul) ou cores secundárias (roxo, verde e laranja).

Trabalho II:  Em uma folha  A4, reproduza a figura abaixo, usando lápis (grafite) para sombrear.


Texto I:

A Arte e os Parâmetros Curriculares Nacionais

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
           O ensino das Artes nas séries iniciais está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais como um esforço de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
            A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas. Por meio dela o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve também conhecer, apreciar e refletir sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
            A arte na educação engloba tanto ao que se refere ao ensino e a aprendizagem quanto ao que se refere à arte como manifestação humana. Ela está dividida em quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.


Atividades
1) O que significa a sigla PCN?


2) Qual é o objetivo dos PCN?



3) Quais são as quatro linguagens em que está dividida a arte na educação?


4) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) O ensino das Artes nas séries iniciais não está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(   ) A arte na educação engloba tanto ao que se refere ao ensino e a aprendizagem quanto ao que se refere à arte como manifestação humana.
 (   ) A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas.

Texto II:

Os elementos visuais que compõem a estrutura das artes visuais

            a) O elemento mais simples da linguagem visual é o ponto.

        A.1) Ponto GeométricoUsado no desenho geométrico. Ele não possui dimensão e geralmente é caracterizado por um cruzamento de linhas, com uma letra maiúscula do alfabeto.


         A.2) Ponto Gráfico: É o ponto usado no desenho expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações, dando-lhes dimensões.  O ponto gráfico é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume. Dando contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos. 

        

c) As linhas dão origem às formas geométricas. As formas básicas são o círculo, o triângulo e o quadrado. Sempre formadas por uma linha fechada. Uma linha curva fechada forma uma circunferência ou forma oval. Já a linha poligonal fechada forma polígonos. As principais formas poligonais são:  triângulo, quadrado retângulo, losango, paralelogramo e trapézio.
d) Um elemento muito importante de uma obra artística é a cor. As cores primárias são puras, elas não se formam da mistura de outras cores. As cores primárias são o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul).   As cores secundárias resultam da mistura de duas cores primárias. Amarelo + azul = verde, magenta + azul = laranja e  magenta + azul = roxo.  Ascores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.
Nas Cores neutras não há predominância de tonalidades quentes ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram cores neutras o branco, o pretoe o cinza.
e) É importante observar numa abra se arte e textura. A textura é o elemento visual que com freqüência substitui o tato. Somos capazes de reconhecer uma textura tanto pelo tato quanto pela visão, ou pela combinação das duas.
            Algumas texturas não apresentam qualidades táteis, mas apenas óticas, como no caso das linhas de uma página impressa. A textura real, através de suas qualidades táteis e óticas, permite à mão e ao olho sensações individuais.
f) Outras características importantes de uma obra de arte são a superfície e o volume.
f.1) A superfície é o que chamamos de forma. Quando fechamos uma linha, delimitamos um espaço. Percebemos duas dimensões na superfície: a altura e a largura. As características das superfícies em uma comunicação visual são: a cor, a luminosidade e a textura.
Basicamente temos três formas na linguagem das artes visuais: o quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.
f.2) O volume é um elemento dinâmico. Ele é obtido quando adicionamos elementos visuais aos elementos já existentes, ultrapassando, assim, o limite bidimensional. Podemos obter volume com pontos e linhas.
g) Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e profundidade.
Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência. Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.

Atividades
1) Relacione:
a) Leitura Interpretativa              (   ) Observa os elementos que formam a obra de Arte.

b) Leitura Formal                        (   )  Depende de cada observador individualmente.
c) Contextualização Histórica     (   ) Localiza a obra no tempo histórico e no espaço.

 2) Complete:
a) O elemento mais simples da linguagem visual é o  ____________________.
b) As cores ______________ são puras, elas não se formam da mistura de outras cores.
c) O _________________ é obtido quando adicionamos elementos visuais aos elementos já existentes, ultrapassando, assim, o limite bidimensional.
d) Com luz e ________________, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e profundidade.

3) Responda:
a) O que é linha?

b) Quais são as formas básicas?

c) O que é textura real?

4) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) A linha poligonal fechada forma polígonos.
(   ) Só somos capazes de reconhecer uma textura tanto pelo tato.
(   ) As cores secundárias resultam da mistura de duas cores primárias.
(   ) O preto, o branco e o cinza são cores neutras.

5) Cite:
a) As três cores primárias: ______________________________________________.
b) Duas cores terciárias: ________________________________________________.
c) Duas formas poligonais: ______________________________________________.


Texto III:





 Manifestações populares de diferentes regiões do país
A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães.  Conheça algumas das manifestações populares do Brasil:

Boi-Bumbá (Boi-Bumbá, Bumba-meu-Boi, Boi-de-Reis, Boi-de-Mamão): De influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade). Este auto relata a história de um casal de negros retirantes que roubou uma novilha de predileção de uma fazenda e  a matou . O fazendeiro, dono do boi, ficou tão desolado que mandou chamar um índio feiticeiro para que, na sua presença, com algumas palavras sagradas, o fizesse ressuscitar. Essa manifestação que tem na figura do boi o personagem central, representado por uma cabeça de boi empalhada, ou modelada, e de corpo feito de papel ou de pano colorido e muito enfeitado.

Carnaval: A origem do carnaval é incerta; parece ligada remotamente a alguma comemoração pagã pela passagem do ano ou a chegada da primavera; é possível que se origine também das festas da Roma antiga.. A mais popular festa brasileira é uma mistura de tradições europeias adaptadas a um país tropical e uma sociedade com uma grande presença de descendentes africanos. O carnaval de clubes reflete os bailes de máscaras de muitos séculos atrás; as escolas de samba, os desfiles de carros alegóricos da Europa e a música de rua mostram a influência africana; e finalmente o entrudo, que é uma festa portuguesa onde pessoas lançavam água, pó e outras substâncias em seus amigos.

Cavalhada: Festa popular típica do estado de Alagoas, mas que acontece também em outros estados brasileiros, como Goiás e São Paulo, em diferentes versões. Este folguedo teve origem nos torneios medievais realizados na Europa, em praças próximas às igrejas, como num grande campo de batalha, onde cristãos e mouros se enfrentavam. No Brasil, esta representação foi introduzida pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os índios e os escravos africanos, mostrando o poder da fé cristã.

Festa do Divino: Tradicional festa popular nas diversas regiões brasileiras, foi trazida ao Brasil pelos Jesuítas do Reino de Portugal. É realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa. Nos festejos temos novenas, procissões, quermesses, muita música e apresentações de grupos de danças folclóricas.
Enquanto grupos de cantadores visitam as casas dos fiéis para pedir donativos para a grande festa, personagens que simbolizam os membros da Corte, divertem o público que segue em procissão pelas ruas. Encerrando a festa, temos a famosa cavalhada e depois  é servido um cozido de carne com arroz e farinha de mandioca.

Festa Junina: Uma das festas católicas mais concorridas em todo o país nos meses de junho e julho. Realizada em homenagem a São Pedro, Santo Antônio e São João, caracteriza-se como uma festa em que os aspectos profanos e sagrados apresentam-se totalmente interligados. Em seu ritual há danças em volta da fogueira, brinca-se com balões coloridos e ainda ocorre a encenação de um casamento forçado, cujo enredo inclui uma tentativa de fuga por parte do noivo e a sua perseguição pelos familiares da noiva, que o alcançam e o obrigam a casar. O gênero musical tocado na festa é o forró, a moda de viola e aqueles nos quais a sanfona é o principal instrumento.

Folia de Reis: Festa popular de caráter religioso e de origem portuguesa. Acontece entre o Natal e o dia 6 de janeiro, onde grupos de cantadores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas de pequenas cidades brasileiras, entoando cânticos bíblicos. Eles batem nas portas dos fiéis, de manhãzinha, para tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, oferecendo uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos. Do lado de fora, os palhaços vestidos a caráter e cobertos por máscaras, dançam ao som do violão, do pandeiro e do cavaquinho, recitando versos. No dia de Reis, 6 de janeiro, o dinheiro arrecadado é gasto em comes e bebes para todos.
Festival Folclórico de Parintins:  é uma festa popular realizada anualmente no último final de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. uma ópera à céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. Em Parintins, um torcedor jamais fala o nome do outro Boi, e usa apenas a palavra "contrário" quando quer se referir ao opositor. São proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão quando o "contrário" se apresenta.

Atividades
1) Que tradições mistura o Carnaval do Brasil?

2) Que comida é servida no encerramento da Festa do Divino?

3) Que santos católicos são homenageados na Festa Junina?

4) Qual é a origem da Folia de Reis?

Texto IV:




Os elementos visuais e a música nas manifestações populares


As manifestações culturais brasileiras possuem uma riqueza de elementos visuais e uma infinidade de ritmos. A maior parte das tradições populares é acompanhada de músicas e ritmos que variam de região para região. O samba é representante do carnaval do Sudeste brasileiro. O brega, a toada do Boi de Parintins e o carimbó formam o tripé musical da Amazônia cultural e artística. O axé-music, a música sertaneja, o forró, também fazem parte de nossa cultura.
Cada região tem o seu modo de representar seus elementos visuais. Os folguedos, considerados pelos estudiosos como a principal característica das festas tradicionais, religiosas ou não, englobam brincadeiras, diversões, artes e artesanato, danças e bailes, músicas e cantorias, jogos e sortes, o comércio de artigos regionais, os autos e as representações teatrais, etc.
Cada região tem o seu modo de representar seus elementos visuais, tão diversos e ricos, como a cultura do nosso país.

Atividades

1)      Que ritmo representa o carnaval do Sudeste brasileiro?


2)      Que ritmos formam o tripé musical da Amazônia cultural e artística?


3)      Segundo estudiosos, qual é a principal característica das festas tradicionais?





Fonte: 
http://www.educacional.com.br/legislacao/leg_vi.asp