terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Atividades para Alunos de Licença Médica, 1° Bimestre, 1° Ano, 2017

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES

PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     

DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  100­­__



Atividades para Alunos de Licença Médica
1° Bimestre, 1° Ano


 Ler com  ATENÇÃO!

          Em caso de licença médica o aluno deverá entregar as atividades no setor responsável por licença médica com a devida documentação. Não é necessário anexar cópia do atestado, basta o apresentado à secretaria. 
          
          Atenção: Este trabalho só é válido para:
          a) Alunas de licença maternidade.

          b) Alunos licenciados por um bimestre inteiro.
          c) Alunos com nota insuficiente que ficaram licenciados na época da recuperação bimestral (neste caso a nota vale como recuperação).

          Em caso de afastamento curto, fora da data de recuperação bimestral, não é necessário apresentar estas atividades. Basta apresentar cópia do atestado ou trazer um aviso da secretaria e solicitar recuperação da atividade perdida.
   
          Estas atividades não são válidas como recuperação comum, nem cobrem trabalhos perdidos no tempo em que o aluno não se encontrava afastado. 


      
          Favor responder os todos os exercícios e anexar os dois trabalhos práticos (em folha A4):
Trabalho I: Em uma folha  A4, reproduza a figura abaixo e pinte-a com um dos grupos de cores estudadas . Exemplos:  cores primárias (magenta, amarelo e azul) ou cores secundárias (roxo, verde e laranja).

Trabalho II:  Em uma folha  A4, reproduza a figura abaixo, usando lápis (grafite) para sombrear.


Texto I:

A Arte e os Parâmetros Curriculares Nacionais

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
           O ensino das Artes nas séries iniciais está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais como um esforço de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
            A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas. Por meio dela o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve também conhecer, apreciar e refletir sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
            A arte na educação engloba tanto ao que se refere ao ensino e a aprendizagem quanto ao que se refere à arte como manifestação humana. Ela está dividida em quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.


Atividades
1) O que significa a sigla PCN?


2) Qual é o objetivo dos PCN?



3) Quais são as quatro linguagens em que está dividida a arte na educação?


4) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) O ensino das Artes nas séries iniciais não está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(   ) A arte na educação engloba tanto ao que se refere ao ensino e a aprendizagem quanto ao que se refere à arte como manifestação humana.
 (   ) A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas.

Texto II:

Os elementos visuais que compõem a estrutura das artes visuais

            a) O elemento mais simples da linguagem visual é o ponto.

        A.1) Ponto GeométricoUsado no desenho geométrico. Ele não possui dimensão e geralmente é caracterizado por um cruzamento de linhas, com uma letra maiúscula do alfabeto.


         A.2) Ponto Gráfico: É o ponto usado no desenho expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações, dando-lhes dimensões.  O ponto gráfico é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume. Dando contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos. 

        

c) As linhas dão origem às formas geométricas. As formas básicas são o círculo, o triângulo e o quadrado. Sempre formadas por uma linha fechada. Uma linha curva fechada forma uma circunferência ou forma oval. Já a linha poligonal fechada forma polígonos. As principais formas poligonais são:  triângulo, quadrado retângulo, losango, paralelogramo e trapézio.
d) Um elemento muito importante de uma obra artística é a cor. As cores primárias são puras, elas não se formam da mistura de outras cores. As cores primárias são o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul).   As cores secundárias resultam da mistura de duas cores primárias. Amarelo + azul = verde, magenta + azul = laranja e  magenta + azul = roxo.  Ascores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.
Nas Cores neutras não há predominância de tonalidades quentes ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram cores neutras o branco, o pretoe o cinza.
e) É importante observar numa abra se arte e textura. A textura é o elemento visual que com freqüência substitui o tato. Somos capazes de reconhecer uma textura tanto pelo tato quanto pela visão, ou pela combinação das duas.
            Algumas texturas não apresentam qualidades táteis, mas apenas óticas, como no caso das linhas de uma página impressa. A textura real, através de suas qualidades táteis e óticas, permite à mão e ao olho sensações individuais.
f) Outras características importantes de uma obra de arte são a superfície e o volume.
f.1) A superfície é o que chamamos de forma. Quando fechamos uma linha, delimitamos um espaço. Percebemos duas dimensões na superfície: a altura e a largura. As características das superfícies em uma comunicação visual são: a cor, a luminosidade e a textura.
Basicamente temos três formas na linguagem das artes visuais: o quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.
f.2) O volume é um elemento dinâmico. Ele é obtido quando adicionamos elementos visuais aos elementos já existentes, ultrapassando, assim, o limite bidimensional. Podemos obter volume com pontos e linhas.
g) Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e profundidade.
Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência. Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.

Atividades
1) Relacione:
a) Leitura Interpretativa              (   ) Observa os elementos que formam a obra de Arte.

b) Leitura Formal                        (   )  Depende de cada observador individualmente.
c) Contextualização Histórica     (   ) Localiza a obra no tempo histórico e no espaço.

 2) Complete:
a) O elemento mais simples da linguagem visual é o  ____________________.
b) As cores ______________ são puras, elas não se formam da mistura de outras cores.
c) O _________________ é obtido quando adicionamos elementos visuais aos elementos já existentes, ultrapassando, assim, o limite bidimensional.
d) Com luz e ________________, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e profundidade.

3) Responda:
a) O que é linha?

b) Quais são as formas básicas?

c) O que é textura real?

4) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) A linha poligonal fechada forma polígonos.
(   ) Só somos capazes de reconhecer uma textura tanto pelo tato.
(   ) As cores secundárias resultam da mistura de duas cores primárias.
(   ) O preto, o branco e o cinza são cores neutras.

5) Cite:
a) As três cores primárias: ______________________________________________.
b) Duas cores terciárias: ________________________________________________.
c) Duas formas poligonais: ______________________________________________.


Texto III:





 Manifestações populares de diferentes regiões do país
A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães.  Conheça algumas das manifestações populares do Brasil:

Boi-Bumbá (Boi-Bumbá, Bumba-meu-Boi, Boi-de-Reis, Boi-de-Mamão): De influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade). Este auto relata a história de um casal de negros retirantes que roubou uma novilha de predileção de uma fazenda e  a matou . O fazendeiro, dono do boi, ficou tão desolado que mandou chamar um índio feiticeiro para que, na sua presença, com algumas palavras sagradas, o fizesse ressuscitar. Essa manifestação que tem na figura do boi o personagem central, representado por uma cabeça de boi empalhada, ou modelada, e de corpo feito de papel ou de pano colorido e muito enfeitado.

Carnaval: A origem do carnaval é incerta; parece ligada remotamente a alguma comemoração pagã pela passagem do ano ou a chegada da primavera; é possível que se origine também das festas da Roma antiga.. A mais popular festa brasileira é uma mistura de tradições europeias adaptadas a um país tropical e uma sociedade com uma grande presença de descendentes africanos. O carnaval de clubes reflete os bailes de máscaras de muitos séculos atrás; as escolas de samba, os desfiles de carros alegóricos da Europa e a música de rua mostram a influência africana; e finalmente o entrudo, que é uma festa portuguesa onde pessoas lançavam água, pó e outras substâncias em seus amigos.

Cavalhada: Festa popular típica do estado de Alagoas, mas que acontece também em outros estados brasileiros, como Goiás e São Paulo, em diferentes versões. Este folguedo teve origem nos torneios medievais realizados na Europa, em praças próximas às igrejas, como num grande campo de batalha, onde cristãos e mouros se enfrentavam. No Brasil, esta representação foi introduzida pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os índios e os escravos africanos, mostrando o poder da fé cristã.

Festa do Divino: Tradicional festa popular nas diversas regiões brasileiras, foi trazida ao Brasil pelos Jesuítas do Reino de Portugal. É realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa. Nos festejos temos novenas, procissões, quermesses, muita música e apresentações de grupos de danças folclóricas.
Enquanto grupos de cantadores visitam as casas dos fiéis para pedir donativos para a grande festa, personagens que simbolizam os membros da Corte, divertem o público que segue em procissão pelas ruas. Encerrando a festa, temos a famosa cavalhada e depois  é servido um cozido de carne com arroz e farinha de mandioca.

Festa Junina: Uma das festas católicas mais concorridas em todo o país nos meses de junho e julho. Realizada em homenagem a São Pedro, Santo Antônio e São João, caracteriza-se como uma festa em que os aspectos profanos e sagrados apresentam-se totalmente interligados. Em seu ritual há danças em volta da fogueira, brinca-se com balões coloridos e ainda ocorre a encenação de um casamento forçado, cujo enredo inclui uma tentativa de fuga por parte do noivo e a sua perseguição pelos familiares da noiva, que o alcançam e o obrigam a casar. O gênero musical tocado na festa é o forró, a moda de viola e aqueles nos quais a sanfona é o principal instrumento.

Folia de Reis: Festa popular de caráter religioso e de origem portuguesa. Acontece entre o Natal e o dia 6 de janeiro, onde grupos de cantadores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas de pequenas cidades brasileiras, entoando cânticos bíblicos. Eles batem nas portas dos fiéis, de manhãzinha, para tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, oferecendo uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos. Do lado de fora, os palhaços vestidos a caráter e cobertos por máscaras, dançam ao som do violão, do pandeiro e do cavaquinho, recitando versos. No dia de Reis, 6 de janeiro, o dinheiro arrecadado é gasto em comes e bebes para todos.
Festival Folclórico de Parintins:  é uma festa popular realizada anualmente no último final de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. uma ópera à céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. Em Parintins, um torcedor jamais fala o nome do outro Boi, e usa apenas a palavra "contrário" quando quer se referir ao opositor. São proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão quando o "contrário" se apresenta.

Atividades
1) Que tradições mistura o Carnaval do Brasil?

2) Que comida é servida no encerramento da Festa do Divino?

3) Que santos católicos são homenageados na Festa Junina?

4) Qual é a origem da Folia de Reis?

Texto IV:




Os elementos visuais e a música nas manifestações populares


As manifestações culturais brasileiras possuem uma riqueza de elementos visuais e uma infinidade de ritmos. A maior parte das tradições populares é acompanhada de músicas e ritmos que variam de região para região. O samba é representante do carnaval do Sudeste brasileiro. O brega, a toada do Boi de Parintins e o carimbó formam o tripé musical da Amazônia cultural e artística. O axé-music, a música sertaneja, o forró, também fazem parte de nossa cultura.
Cada região tem o seu modo de representar seus elementos visuais. Os folguedos, considerados pelos estudiosos como a principal característica das festas tradicionais, religiosas ou não, englobam brincadeiras, diversões, artes e artesanato, danças e bailes, músicas e cantorias, jogos e sortes, o comércio de artigos regionais, os autos e as representações teatrais, etc.
Cada região tem o seu modo de representar seus elementos visuais, tão diversos e ricos, como a cultura do nosso país.

Atividades

1)      Que ritmo representa o carnaval do Sudeste brasileiro?


2)      Que ritmos formam o tripé musical da Amazônia cultural e artística?


3)      Segundo estudiosos, qual é a principal característica das festas tradicionais?





Fonte: 
http://www.educacional.com.br/legislacao/leg_vi.asp

 


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