CIEP BRIZOLÃO
341- VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA: ROSE AMARAL.
DISCIPLINA:
ARTES
ALUNO
(A):______________________________________.
Nº ___ T: 100__
Apostila do 1° Bimestre
1° Ano
Conteúdo
Programático:
• A Arte e os Parâmetros
Curriculares Nacionais para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
• Os elementos visuais que
compõem a estrutura das artes visuais.
• A Arte e as manifestações
culturais das diferentes regiões do País
• A importância musical nas
manifestações populares.
Competências
do Currículo Mínimo:
• Compreender a Arte como um
campo de conhecimento presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para as
séries iniciais do Ensino
Fundamental.
• Conhecer os elementos visuais
que compõem a estrutura das artes visuais.
• Experimentar os elementos visuais através de
exercícios artísticos.
• Reconhecer a presença da Arte
nas manifestações culturais das diferentes regiões do país.
•Descrever o que se vê em relação
aos elementos visuais e ao contexto cultural estudado considerando a
importância musical nas manifestações
populares.
•Utilizar a linguagem visual na
produção de trabalhos artísticos tendo as manifestações populares como tema.
Texto
I:
Tema: A Arte e os Parâmetros Curriculares Nacionais para
as séries iniciais do Ensino Fundamental.
A
Arte e os Parâmetros Curriculares Nacionais
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são referências para os Ensinos
Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as
crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas
desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos
como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de
obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades
locais.
O ensino das Artes nas séries iniciais está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais como um esforço de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
O ensino das Artes nas séries iniciais está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais como um esforço de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
A educação em Artes propicia o
desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de
dar sentido às experiências das pessoas. Por meio dela o aluno amplia a
sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve,
basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles.
Envolve também conhecer, apreciar e refletir sobre as produções artísticas
individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
A arte na educação engloba tanto ao
que se refere ao ensino e a aprendizagem quanto ao que se refere à arte como
manifestação humana. Ela está dividida em quatro linguagens: Artes Visuais, Dança,
Música e Teatro.
Atividades
1) O que significa a sigla PCN?
2) Qual é o objetivo dos PCN?
3) Quais são as quatro linguagens em que está
dividida a arte na educação?
4) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O ensino
das Artes nas séries iniciais não está presente nos Parâmetros Curriculares
Nacionais
( ) A arte
na educação engloba tanto ao que se refere ao ensino e a aprendizagem quanto ao
que se refere à arte como manifestação humana.
( ) A educação em Artes propicia o
desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de
dar sentido às experiências das pessoas.
Tema: Os elementos
visuais que compõem a estrutura das artes visuais.
Texto
II:
O PONTO
Um simples contato da ponta do
lápis no papel é um ponto. Ele é o elemento mais simples da linguagem visual.
Ponto Geométrico: Usado no desenho geométrico. Ele não possui dimensão e geralmente é
caracterizado por um cruzamento de linhas, com uma letra maiúscula do alfabeto.
Ponto Gráfico:
É o ponto usado no desenho
expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações,
dando-lhes dimensões. O ponto
gráfico é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume.
Dando contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos.
Atividades
1)
Qual
é o elemento mais simples da linguagem visual?
2)
Como
é caracterizado um ponto geométrico?
3)
O ponto ____________________ é um elemento plástico que serve
também para caracterizar o volume.
Texto
III:
A LINHA
A linha é uma sequência de
pontos. Desde os tempos
pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para
transmitir as suas mensagens. A linha pode ser: reta, curva, ondulada,
quebrada, tracejada, mista, etc. As linhas podem formar desenhos figurativos ou
abstratos.
Atividades
1)
O
que é uma linha?
2)
Classifique
as linhas:
______________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
3) Faça uma linha ondulada.
Texto
IV:
FORMAS GEOMÉTRICAS
As formas básicas
são o círculo, o triângulo e o quadrado. Sempre formadas por uma linha fechada.
Uma linha curva fechada forma uma circunferência ou forma oval. Já a linha
poligonal fechada forma polígonos. As principais formas poligonais são:
triângulo, quadrado retângulo, losango, paralelogramo e trapézio.
Atividades
1) Quais
são as formas básicas?
2) O
que forma uma linha curva fechada?
3) O
que forma uma linha poligonal fechada?
4) Quais
são as principais formas poligonais?
Texto
V:
ESTUDO DAS CORES
De acordo com a percepção, as cores possuem três dimensões:
matiz
(croma), saturação
(pureza relativa da cor) e brilho (valor tonal). O matiz ou croma é a cor em
si. A saturação é a pureza relativa da cor, indo da presença máxima do seu
matiz até um cinza neutro. O brilho relativo corresponde ao valor tonal das
gradações entre sua luminosidade ou obscuridade.
As cores são divididas em cor luz e cor pigmento.
Cor -Luz – observada através dos raios luminoso
originada da luz branca.
Cor-Pigmento – percebida através das substâncias materiais
corantes (pigmentos) na presença da luz. Pode ser opaca, como
a utilizada na pintura em geral, ou transparente, utilizada
principalmente nas artes gráficas.
Pigmento – substância natural ou artificial que dá
coloração.
Decomposição da luz
branca – O olho humano não
pára de medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma sensação de cor
através da decomposição da luz branca: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul
, anil e violeta.
Quando a luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que
acabam determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que
refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as ondas, sem
refletir nada.
Cores primárias – cores puras, não se formam da mistura de
outras cores. As cores primárias do pigmento transparente são
o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul). As cores
primárias do pigmento opaco são o vermelho,
amarelo e azul. Alguns
estudiosos desconsideram o vermelho como cor primária, já que pode ser obtido
através da mistura do magenta com o amarelo, não podendo ser considerado uma
cor pura.
Cores
secundárias – resultam da mistura
de duas cores primárias. Amarelo + azul = verde,
magenta + azul = laranja e magenta + azul = roxo.
Cores terciárias – resultam da mistura de uma cor primária com
uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.
Cores neutras – não há predominância de tonalidades quentes
ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram
cores neutras o branco, o preto e o cinza.
Cores quentes – predominam o vermelho, o laranja e o
amarelo.
Cores frias – predominam o azul, o roxo e o verde.
Cores análogas – cores vizinhas no círculo cromático e
participam da formação uma da outra. Exemplo:
amarelo#laranja-amarelado#laranja.
Cores
complementares – Formadas por uma
dupla de cores, uma primária e outra secundária, que não participam da formação
uma da outra e estão diametralmente opostas no círculo cromático. São: o
amarelo e o roxo, o azul e o laranja e o verde e o magenta.
Contraste de
cores - o contraste é o
efeito produzido pela oposição entre as cores, podendo ser: Complementar – resulta
da aplicação de cores opostas no círculo cromático, ou Simultâneo –
obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre
fundos diferentes e
que provoca aparente mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de
fundo sobre a cor aplicada.
Monocromia – pintura feita utilizando apenas uma cor
(matiz) com gradações (variações) de tonalidades.
Policromia – pintura realizada utilizando-se várias cores
(matizes).
1)
Quais são as três
dimensões da cor?
2)
Pureza relativa da
cor:
( )
matiz . ( ) saturação.
3)
A cor
-luz é observada através dos raios luminoso originada da luz
__________.
4)
O que é pigmento?
5)
Cite as cores que são percebidas
através da decomposição da luz branca.
6)
O que são primárias?
7)
Relacione:
a)
Cores primárias. ( ) Verde, roxo e azul.
b)
Cores
secundárias. ( )
Verde, roxo e laranja.
c)
Cores terciárias. ( )
Laranja-amarelado e verde-azulado.
d)
Cores neutras. ( )
Amarelo, vermelho e laranja.
e)
Cores quentes. ( ) Preto, branco e cinza.
f)
Cores frias. ( ) Amarelo, azul e magenta.
8)
O que é monocromia?
Texto
VI:
Textura
A textura é o elemento visual que com
freqüência substitui o tato. Somos capazes de reconhecer uma textura tanto pelo tato quanto pela visão, ou pela combinação das duas.
Algumas
texturas não apresentam qualidades táteis, mas apenas óticas, como no caso das
linhas de uma página impressa. A textura real, através de suas qualidades
táteis e óticas, permite à mão e ao olho sensações individuais.
Atividades
1) O
que é textura?
2) Que
sentidos reconhecem a textura?
3) Todas
as texturas apresentam qualidades táteis.
(
) FALSO. ( )
VERDADEIRO.
4) O
que é uma textura real?
Texto
VII:
SUPERFÍCIE E VOLUME
São as áreas visíveis das formas, sua epiderme. Correspondem,
principalmente, ao aspecto afetivo das mensagens visuais. São as qualidades
mais emotivas de uma imagem, responsáveis pelo caráter sensual ou climático de
uma comunicação visual.
Embora não sejam independentes umas das outras, há obras que
ampliam mais a expressão de uma ou de outra destas características.
A superfície é o que
chamamos de forma. Quando fechamos uma linha, delimitamos um espaço. Percebemos
duas dimensões na superfície: a altura e a largura. As características das
superfícies em uma comunicação visual são: a cor, a luminosidade e
a textura.
Basicamente temos três formas na linguagem das artes visuais: o
quadrado, o círculo e o triângulo eqüilátero.
O volume é um
elemento dinâmico. Ele é obtido quando adicionamos elementos visuais aos
elementos já existentes, ultrapassando, assim, o limite bidimensional.
Ao
introduzirmos quatro retas diagonais, unindo dois quadrados, obtemos um efeito
espacial chamado volume.
Podemos
obter volume com pontos e linhas.
Atividades
1) Quais são as duas dimensões da superfície?
2) Desenhe as três formas básicas da linguagem
das artes visuais.
3) Como obtemos volume em um desenho?
Texto
VIII:
LUZ E SOMBRA
Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e
profundidade. Os contrastes de sombra servem para determinar
efeitos de volume nos
objetos e nas formas.
A iluminação pode ser natural ou artificial.
Natural – É quando o objeto recebe a luz do sol.
Artificial – É quando o objeto recebe a luz de maneira artificial {lâmpada, vela, etc.}.
Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma
zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma
sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
Assim, podemos dizer que temos três zonas:
Zona iluminada – Parte clara
onde existe luz.
Zona
sombreada – Parte privada
de luz.
Sombra
projetada – Sombra,
do objeto iluminado, que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência. Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.
Luz lateral: A imagem da luz aparece diagonalmente, do alto para baixo. Ela cria efeitos de contraste e realça o volume da forma.
Iluminação
difusa – A luz é
mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela.
Havendo pouco contraste.
Iluminação
radiante – Com esse tipo
de iluminação, temos um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência
sobretudo as características da superfície iluminada.
Contra-luz – Quando a fonte de luz está
atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na sombra; o realce
fica para os contornos, as silhuetas.
Iluminação
frontal – A fonte de luz
está diretamente sobre o objeto. São nítidas a forma, a cor, as
particularidades dos objetos.
Atividades
1)
Para que servem os contrastes de sombra?
2)
Como
a imagem da luz aparece com a Luz lateral e que efeitos cria?
3)
Iluminação
______________ é quando o objeto recebe a luz do sol.
4)
Parte
clara onde existe luz:
( ) Zona
sombreada. ( ) Zona
iluminada.
5) Parte
privada de luz:
( ) Zona
sombreada. ( ) Zona iluminada.
6) O
que é sombra projetada?
7)Faça a sombra
projetada do desenho abaixo.
8) A Iluminação ____________ acontece
quando a luz é mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou
mesmo uma tela. Havendo pouco contraste.
9)Tipo de
iluminação em que há um destaque dos objetos, das formas. Aparecem
em evidência sobretudo as características da superfície iluminada:
( )
radiante. ( ) difusa.
10) Há
________________ quando a fonte de luz está atrás do objeto. Parece que o
objeto está completamente na _________; o realce fica para os _______________,
as silhuetas.
11)
O que acontece quando um objeto está com uma Iluminação
frontal?
Texto IX:
Tema: A Arte e as manifestações culturais das diferentes regiões do País
Manifestações populares de diferentes regiões do país
A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. Conheça algumas das manifestações populares do Brasil:
Boi-Bumbá (Boi-Bumbá, Bumba-meu-Boi, Boi-de-Reis, Boi-de-Mamão): De influência da tradição portuguesa e dos faraós do Egito (adoradores do Boi Ápis, deus da Fertilidade). Este auto relata a história de um casal de negros retirantes que roubou uma novilha de predileção de uma fazenda e a matou . O fazendeiro, dono do boi, ficou tão desolado que mandou chamar um índio feiticeiro para que, na sua presença, com algumas palavras sagradas, o fizesse ressuscitar. Essa manifestação que tem na figura do boi o personagem central, representado por uma cabeça de boi empalhada, ou modelada, e de corpo feito de papel ou de pano colorido e muito enfeitado.
Carnaval: A origem do carnaval é incerta; parece ligada remotamente a alguma comemoração pagã pela passagem do ano ou a chegada da primavera; é possível que se origine também das festas da Roma antiga.. A mais popular festa brasileira é uma mistura de tradições europeias adaptadas a um país tropical e uma sociedade com uma grande presença de descendentes africanos. O carnaval de clubes reflete os bailes de máscaras de muitos séculos atrás; as escolas de samba, os desfiles de carros alegóricos da Europa e a música de rua mostram a influência africana; e finalmente o entrudo, que é uma festa portuguesa onde pessoas lançavam água, pó e outras substâncias em seus amigos.
Cavalhada: Festa popular típica do estado de Alagoas, mas que acontece também em outros estados brasileiros, como Goiás e São Paulo, em diferentes versões. Este folguedo teve origem nos torneios medievais realizados na Europa, em praças próximas às igrejas, como num grande campo de batalha, onde cristãos e mouros se enfrentavam. No Brasil, esta representação foi introduzida pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os índios e os escravos africanos, mostrando o poder da fé cristã.
Festa do Divino: Tradicional festa popular nas diversas regiões brasileiras, foi trazida ao Brasil pelos Jesuítas do Reino de Portugal. É realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa. Nos festejos temos novenas, procissões, quermesses, muita música e apresentações de grupos de danças folclóricas.
Enquanto grupos de cantadores visitam as casas dos fiéis para pedir donativos para a grande festa, personagens que simbolizam os membros da Corte, divertem o público que segue em procissão pelas ruas. Encerrando a festa, temos a famosa cavalhada e depois é servido um cozido de carne com arroz e farinha de mandioca.
Enquanto grupos de cantadores visitam as casas dos fiéis para pedir donativos para a grande festa, personagens que simbolizam os membros da Corte, divertem o público que segue em procissão pelas ruas. Encerrando a festa, temos a famosa cavalhada e depois é servido um cozido de carne com arroz e farinha de mandioca.
Festa Junina: Uma das festas católicas mais concorridas em todo o país nos meses de junho e julho. Realizada em homenagem a São Pedro, Santo Antônio e São João, caracteriza-se como uma festa em que os aspectos profanos e sagrados apresentam-se totalmente interligados. Em seu ritual há danças em volta da fogueira, brinca-se com balões coloridos e ainda ocorre a encenação de um casamento forçado, cujo enredo inclui uma tentativa de fuga por parte do noivo e a sua perseguição pelos familiares da noiva, que o alcançam e o obrigam a casar. O gênero musical tocado na festa é o forró, a moda de viola e aqueles nos quais a sanfona é o principal instrumento.
Folia de Reis: Festa popular de caráter religioso e de origem portuguesa. Acontece entre o Natal e o dia 6 de janeiro, onde grupos de cantadores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas de pequenas cidades brasileiras, entoando cânticos bíblicos. Eles batem nas portas dos fiéis, de manhãzinha, para tomar café e recolher dinheiro para a Folia de Reis, oferecendo uma bandeira colorida, enfeitada com fitas e santinhos. Do lado de fora, os palhaços vestidos a caráter e cobertos por máscaras, dançam ao som do violão, do pandeiro e do cavaquinho, recitando versos. No dia de Reis, 6 de janeiro, o dinheiro arrecadado é gasto em comes e bebes para todos.
Festival Folclórico de Parintins: é uma festa popular realizada anualmente no último final de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. uma ópera à céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. Em Parintins, um torcedor jamais fala o nome do outro Boi, e usa apenas a palavra "contrário" quando quer se referir ao opositor. São proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão quando o "contrário" se apresenta.
Atividades
1) Que tradições mistura o Carnaval do Brasil?
2) Que comida é servida no encerramento da Festa do Divino?
3) Que santos católicos são homenageados na Festa Junina?
4) Qual é a origem da Folia de Reis?
5) Cite as duas agremiações do Festival de Parintins.
Texto X:
Tema: A importância musical nas manifestações populares.
Os elementos visuais e a música nas
manifestações populares
As manifestações culturais
brasileiras possuem uma riqueza de elementos visuais e uma infinidade de
ritmos. A maior parte das tradições populares é acompanhada de músicas e ritmos
que variam de região para região. O samba é representante do carnaval do
Sudeste brasileiro. O brega, a toada do Boi de Parintins e o carimbó formam o
tripé musical da Amazônia cultural e artística. O axé-music, a música
sertaneja, o forró, também fazem parte de nossa cultura.
Cada região tem o seu modo de
representar seus elementos visuais. Os folguedos, considerados
pelos estudiosos como a principal característica das festas tradicionais,
religiosas ou não, englobam brincadeiras, diversões, artes e artesanato, danças
e bailes, músicas e cantorias, jogos e sortes, o comércio de artigos regionais,
os autos e as representações teatrais, etc.
Cada
região tem o seu modo de representar seus elementos visuais, tão diversos e
ricos, como a cultura do nosso país.
Atividades
1)
Que
ritmo representa o carnaval do Sudeste brasileiro?
2)
Que
ritmos formam o tripé musical da Amazônia cultural e artística?
3)
Segundo estudiosos, qual é a principal característica das
festas tradicionais?
Trabalho: Utilize a linguagem
visual na produção de trabalhos artísticos tendo as manifestações populares
como tema.
Fonte:
http://www.educacional.com.br/legislacao/leg_vi.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário