terça-feira, 15 de outubro de 2013

A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação no cotidiano

A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação no cotidiano Algumas manifestações artísticas durante a história da arte possuíram e possuem alcance muito grande, ou seja, atingem a uma quantidade maior de pessoas, de diferentes classes sociais e culturais por isso são consideradas como arte de massa. O termo arte de massa - significando “ao alcance de todos e para todos” - é recente, surgido no século XX com o advento da fotografia, cinema e televisão, mas o seu conceito remonta à Antiguidade quando os faraós egípcios representavam sua autoridade política e religiosa ao povo na forma de pirâmides, templos e outras obras monumentais para serem observadas e entendidas por todos de uma só vez. Nos tempos modernos, com a evolução tecnológica dos meios de comunicação de massa – rádio, televisão, jornais, revistas e cinema – a arte pôde ser explorada no sentido de ampliar o público que pretende conhecê-la, entendê-la e apreciá-la. A arte só é percebida e compreendida pela massa enquanto se mantém figurativa e guarda referências ao cotidiano e experiências mais imediatas e concretas das pessoas tornando difícil o acesso ao entendimento de manifestações artísticas mais complexas e sofisticadas como a arte abstrata. Por isso os filmes de cinema ou telenovelas com pouco conteúdo conceitual e argumentos simples são mais consumidos pela massa, salvas exceções que extrapolam o mercado comum e lançam propostas inovadoras em termos de roteiro, narrativa e visual. A modernidade nos trouxe vários elementos que tornaram a arte muito mais acessível, podemos Identificar a presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação (cartazes, placas etc) e sua utilização no cotidiano. O cartaz é um meio de comunicação mista: palavras e imagens que em conjunto pretendem comunicar uma mensagem. Ele deve ter um tema: deve-se escolher um só assunto por cada cartaz . Um slogan: a mensagem do cartaz deve ser curta e sugestiva. E a imagem: é o mais importante na transmissão da mensagem. Deve ser sugestiva e de cores contrastantes. O outdoor foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, serviços e ideias. De leitura rápida e de fixação objetiva, o outdoor não precisa ser comprado, ligado ou escolhido. Conhecido como a mais pública das mídias, atinge todas as pessoas que andam pela cidade, sem distinção. A presença da imagem em movimento no cotidiano de milhares de pessoas é tão natural que frequentemente não refletimos sobre o fato de que o invento técnico que possibilitou essa ‘mágica’, sintetizando os esforços e desejos de muitas e muitas gerações, faz diferença nas vivências de homens e mulheres de diversas camadas e sociedades ao interferir nas formas de ver e conhecer o mundo no instante em que põe em circulação tantos e tão variados conteúdos e formas de experimentá-los. O cinema, como uma forma de arte, acabou transformando a sociedade. Logo depois veio a televisão, que revolucionou a forma de se fazer arte e veiculá-la para as massas. Atualmente a internet representa um grande avanço na forma de se produzir e veicular a arte, tornando-se muito mais interativa, já que artista e observador conseguem uma comunicação imediata. Referências: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_cartaz.htm http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1572-1.pdf http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/01/apostila-de-artes-visuais.pdf

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