domingo, 4 de maio de 2014

As manifestações culturais nas obras de artistas visuais desde a pré-história até os dias atuais. 2014


Objetivo: Reconhecer as manifestações culturais como tema nas obras de artistas visuais desde a pré-história até os dias atuais.

As manifestações culturais nas obras de artistas visuais desde a pré-história até os dias atuais

As manifestações culturais nas obras de artistas visuais desde a pré-história até os dias atuais.

 Pré-História: As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento. As figuras neolíticas eram mais estilizadas, representação de vida coletiva e com movimento.

Egito: A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil (Lei da Frontalidade).
As figuras masculinas eram pintadas de vermelho e as femininas de ocre.
Os monumentos e a maioria das esculturas tinham grande dimensão, dando sensação de grandiosidade.
A arquitetura era monumental.

Grécia: A história da arte grega se divide nos seguintes períodos: Pré-helenístico (fase da aprendizagem);Arcaico ( fase da definição da arte); Clássico ( fase da perfeição) e Helenístico (fase da expansão da arte para outros povos).
A arte grega valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.

Roma: Foi inicialmente influenciada pela arte grega. Mas, junto com a expressão da beleza, os romanos preocupavam-se com a expressão da realidade vivida.
A pintura teve uma importância muito grande no Período Augusto. Na decoração das casas de Herculana e Pompéia, as cores mais utilizadas foram o amarelo e o vermelho.
Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo histórico. As construções romanas eram monumentais.

Idade Média: Na Idade Média havia uma crença de que as cores puras, brilhantes e claras expressavam a beleza de Deus. Já as cores misturas eram impuras e corruptas.
No Período Românico as figuras eram estilizadas {simplificadas} e as cores chapadas. A escultura tinha a finalidade de inspirar devoção e temor, para evitar o pecado. Portanto, visava transmitir mensagens bíblicas.
A arquitetura apresentava um aspecto forte e pesado devido à abundância de pedras.
No Período Gótico a pintura era realista e detalhista, com muito azul, ocre e dourado. A arquitetura era dinâmica e graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu. Os elementos que mais a caracterizam são os vitrais.

Renascimento: Usavam cores próximas da realidade, com figuras humanas perfeitas. A pintura do Renascimento confirma três conquistas importantes, já prenunciadas no Gótico: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo. A combinação da perspectiva e do claro-escuro contribuiu para o maior realismo das pinturas.

Barroco: A arte barroca era definida pela oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimentos.
Os arquitetos deixaram de lado a simplicidade e racionalidade e insistiram nos efeitos decorativos.

Rococó: Na pintura do Período Rococó os temas eram mundanos, ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos. Predominam as tonalidades claras e luminosas.
Na arquitetura, o estilo rococó manifestou-se principalmente na decoração dos espaços interiores, que se revestiam de abundante e delicada ornamentação.

Neoclassicismo: Retomou os princípios da arte clássica: valorização das ações humanas e expressão da beleza ideal.
A pintura neoclássica foi inspirada, principalmente, na escultura grega e na pintura renascentista italiana, procurando o equilíbrio da composição e a harmonia do equilíbrio.
A arquitetura seguiu os modelos dos templos greco-romanos ou das edificações do Renascimento italiano.

Romantismo: A pintura romântica aproxima-se das formas barrocas. É dinâmica, realista, dramática, com forte contraste de claro-escuro. Os temas são fatos reais da história nacional e contemporânea dos artistas.

Realismo: Considerava que o artista não devia “melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é. Essa tendência politizou o artista e daí surgiu a pintura social, denunciando as desigualdades entre trabalhadores e burguesia.

Impressionismo: Buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. A ênfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente.

Expressionismo: Usavam cores fortes que rejeitavam a realidade, com formas distorcidas.

Cubismo: A pintura cubista representa todas as partes do objeto num mesmo plano, como se o objeto estivesse aberto e apresentasse todos os seus lados no plano frontal. Baseia-se na destruição da harmonia clássica e na decomposição da realidade.

Abstracionismo: Não representa a realidade que nos cerca. Através de formas e cores, a pintura abstrata procura expressar determinado estado de espírito e sentimentos.

Surrealismo: Para os surrealistas, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do consciente, mas sim de manifestações aparentemente absurdas e ilógicas do subconsciente, como as imagens dos sonhos e das alucinações.
Op-Art: As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas, combinadas de tal forma que provocam no espectador sensações de movimento; se o observador muda de posição, tem a impressão de que a obra se modifica, parecendo movimentar-se. As esculturas ops movimentavam-se impulsionadas pelo vento ou através de motores.

Pop-Art: A proposta deste movimento é romper a barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltam o popular e a vida cotidiana.
Os recursos são os mesmos dos meios de comunicação de massas: cinema, televisão, publicidade. Os temas são os símbolos e os produtos industriais dirigidos às massas urbanas: lâmpadas, automóveis, tampinhas de garrafas, rótulos, etc.

Arte contemporânea: A cor tem um valor muito significativo. Muitos artistas usam cores fortes, e muitas pinturas são bastante coloridas. Os materiais não são convencionais e procuram a participação do observador.


Atividades

1)    Coloque F para falso e V para verdadeiro.

a)    (   ) As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento.
b)    (   ) Para os surrealistas, a obra de arte resulta de manifestações lógicas do consciente.
c)    (   ) As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas, combinadas de tal forma que ficam estáticas.
d)    (   ) A proposta da Pop-Art é romper a barreira entre a arte e a vida comum.
e)    (  ) A Arte Contemporânea só usa materiais convencionais.



2)    Responda:

a)    Como era a representação da figura humana de acordo com a Lei da Frontalidade egípcia?




b)     A história da arte grega se divide em quais períodos?



c)    Como era a pintura do Período Gótico?




d)    Quais foram os princípios da arte clássica, retomados pelo Neoclassicismo?



e)    O que os impressionistas procuravam retratar em suas obras?



3)    Complete:

a)    As grandes inovações dos romanos foram o _________________e o relevo _______________.

b)    As figuras românicas eram ________________e as cores ___________________.


c)    A pintura romântica aproxima-se das formas ____________________.


d)    A pintura ____________________________representa todas as partes do objeto num mesmo ___________________, como se o objeto estivesse aberto e apresentasse todos os seus lados no plano ____________________.



4)    Relacione:

a)    Renascimento:
b)    Barroco:
c)    Rococó:
d)    Realismo:
e)    Expressionismo:
f)     Abstracionismo:

(   ) Não representa a realidade que nos cerca.
(   ) Predominam as tonalidades claras e luminosas.
(   ) A beleza está na realidade como ela é.
(   ) Era definida pela oposição do claro-escuro.
(   ) Usavam cores próximas da realidade, com figuras humanas perfeitas.
(   ) Usavam cores fortes que rejeitavam a realidade, com formas distorcidas.



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