terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões do mundo






Objetivo: Compreender a arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões de mundo.


A arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões do mundo

O homem é um ser social e está inserido em uma cultura, seja ela qual for.  A Arte é uma forma do homem interpretar o mundo em que vive. Ela é uma das primeiras manifestações da humanidade, pois serve como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas que representam sua vivência no mundo, expressar suas ideias, sensações e sentimentos. Sendo uma forma de comunicação.
A Arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções, por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte (AZEVEDO JÚNIOR, p. 7, 2007).
Partindo deste princípio, a arte existe para decorar o mundo, para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para expressar ideias, desejos e sentimentos(FONTE).
Quando o homem faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa ser uma representação fiel das coisas no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão, ou seu desejo. Baseado nisto, a função da arte e o seu valor estão na representação simbólica do mundo humano.

Atividades

1)      O homem é um ser _____________ e está inserido em uma cultura.

2)      A Arte é uma forma de comunicação.
(   ) Falso.    (  ) Verdadeiro.

3)      Segundo Azevedo Júnior, o que é necessário para a apreciação da Arte?

4)      O que é arte utilitária?

Nenhum comentário:

Postar um comentário