Abstracionismo _ O Abstracionismo não representa a realidade que nos
cerca. Através de formas e cores, a pintura abstrata procura expressar
determinado estado de espírito e sentimentos. Mondrian
apresentava um abstracionismo geométrico, enquanto o abstracionismo de
Kandisnky é considerado informal.
Academismo _ Movimento que substituiu o Rococó, retomando os
princípios da arte clássica: valorização das ações humanas e expressão da
beleza ideal. É, por isso, conhecido também por Neoclassicismo. Predominou nas
duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XX.
Acromáticas, cores_ O branco e o preto são chamados cores acromáticas. O branco corresponde à soma de todas as cores do espectro solar, e o preto, à falta de reflexão de luz, das r
Análogas, cores _ São cores que participam na formação uma da outra. Observando o círculo cromático, veremos que as cores análogas estão colocadas uma após a outra. Uma composição com tais cores apresenta harmonia por analogia.
Aquarela _ Técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. O suportes utilizados na aquarela são variados, sendo o papel o principal.
Barroco _ A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, na Itália, mas não tardou a espalhar-se pela Europa e até países da América. No entanto, assumiu caráter diferente de um lugar para outro. Caracteriza-se pelo predomínio da emoção, rompendo com o equilíbrio Na arte barroca predominam as emoções.
Bizantina _ A denominação bizantina deriva de Bizâncio, grande cidade grega que foi capital do Império Romano do Oriente, com o nome de Constantinopla.
Cubismo _ A pintura cubista representa todas as partes do objeto
num mesmo plano, como se o objeto estivesse aberto e apresentasse todos os seus
lados no plano frontal. O Cubismo baseia-se na destruição da harmonia clássica
e na decomposição da realidade.
Fauvismo _ O termo Fauvismo vem do francês e significa fera,
selvageria. Dois princípios regem a pintura fauvista: a
simplificação das formas da figura e o
emprego de cores puras. Principais pintores: Henry Matisse, Henrique Carlos
Manguin e Raul Dufy.
Futurismo _ O Futurismo surgiu na Itália, estendendo-se a diversos
setores, como a literatura, a política e a arte. O
Fututismo celebrava a máquina, rejeitando a arte do passado. As pinturas
futuristas representavam figuras e objetos em movimento. Para refletir a
velocidade na pintura, os artistas recorrem à repetição de traços nas figuras.
Adotaram e adaptaram técnicas do Cubismo. Principais
artistas: Umberto Boccioni, Carlo Carra, Giacomo Balla e Gino Severini.
Gótico _ O nome gótico veio com os bárbaros (godos). Essa arte se distinguiu pela leveza das formas, vitrais coloridos, figuras mitológicas e de heróis. Suas raízes estão na França.As formas góticas são, na sua maioria, rígidas e majestosas. O estilo gótico é essencialmente urbano, pois, a partir do século XII, o centro de cultura deixou de ser somente o mosteiro e se expandiu para as cidades.
Gravura_ A
gravura é impressão de imagens por meio
de chapa gravada (matriz ou molde). Gravar é imprimir, estampar, marcar ou
assinalar.
Impressionismo _ Estilo
que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século
XX. Os impressionistas procuram registrar em suas telas
as constantes alterações que a luz solar provoca na naturaza. Principais
pintores: Claude Monet, Renoir, Degas.
Lei da Frontalidade _ A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil.
Litogravura_ Essa técnica baseia-se no princípio de que a água não se mistura com óleo. O
desenho é feito com lápis de graxa, ou gorduroso, sobre uma superfície porosa,
pedra calcária, por exemplo. O desenho é umedecido com ácido nítrico e
goma-arábica. Em seguida, o artista umedece a superfície do desenho com água,
que é absorvida apenas pela área não desenhada e rejeitada pela área gordurosa.
Depois, a tinta a óleo é aplicada com um rolo. A tinta fixa-se apenas nas áreas
gordurosas e não nas umedecidas. A reprodução é realizada com auxílio de uma
prensa.
Maneirismo _ Surgido na Itália em torno de 1520, entre o Alto Renascimento e o Barroco, esse estilo se espalhou pela Europa em formas diversas, até o século XVII. Sofisticação e refinamento são os traços dominantes: o corpo se alonga e os temas confinam com o fantástico.
Matizes_ Matizes
ou nuances são as diferentes tonalidades de uma mesma cor. As
cores mescladas com branco tendem a clarear e as cores mescladas com preto,
escurecer. Uma cor possui infinitas nuances.
Mesopotâmia _ A Mesopotâmia (terra entre dois rios) é uma região da Ásia que foi progressivamente povoada na época neolítica e proto-histórica. Um dos mais antigos habitantes da Mesopotâmia foram os sumerianos (a partir do IV milênio a.C.), que construíram uma grande civilização, e criaram uma linguagem escrita em caracteres cuneiformes.
Op-Art _ Significa “arte óptica”. Esse termo vem da década de
60, para denominar um estilo de pintura abstrata que se apóia em efeitos
visuais. As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas,
combinadas de tal forma que provocam no espectador sensações de movimento; se o
observador muda de posição, tem a impressão de que a obra se modifica,
parecendo movimentar-se.
Policromia _ Vem do grego polychromos: ploy = muitas; chromos = cores) : É o uso várias cores num mesmo desenho.
Pop-Art _ Significa “arte popular”. Essa corrente cresceu nos
Estados Unidos e tem como principais representantes Andy Warhol, Lichtenstein,
Rauschenberg e outros.
A
proposta deste movimento é romper a barreira entre a arte e a vida comum. Seus
trabalhos artísticos exaltam o popular e a vida cotidiana.
Pré-colombiana _ A arte que se desenvolveu na
América antes da chegada dos conquistadores espanhóis é comumente chamada de
pré-colombiana. Trata-se de manifestações culturais de civilizações que se
localizaram no México, na América Central e no norte da América do Sul,
principalmente o Peru.
Renascimento _ O
Renascimento surgiu na Itália, por volta
dos séculos XV e XVI, sendo um reviver dos ideais da cultura greco-romana.
Neste período, que teve o homem como centro do universo, ocorreram muitos
progressos e incontáveis realizações no campo das artes, literatura e ciência,
que superaram a herança clássica. Nas artes, o ideal humanista e a
preocupação com o rigor científico expressaram os maiores valores da época: a
racionalidade e a dignidade do ser humano.
Rococó _ O Rococó teve início na França, no século XVIII, difundindo-se a seguir por toda a Europa. O termo “rococó” vem da palavra francesa rocaille que significa concha. A arte rococó pode ser caracterizada como requintada, aristocrática e convencional, preocupando-se em expressar apenas sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica da execução perfeita. O Rococó refletia os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais.
Românico _ O termo românico significa que
essa arquitetura deriva de Roma antiga. É uma arte séria, maciça, que
predominou em muitos edifícios romanos.
A arte românica sofreu
influências de culturas muito importantes como romanos, bizantinos, bárbaros e
árabes. A refinada arte bizantina e a violência dos bárbaros deixaram como
sinal a arte românica, marcada pela fé característica que se pode observar na
construção de igrejas, torres, batistérios, etc. Esta arte era essencialmente
sacra e desenvolve-se nos mosteiros, com muita paz e trabalho.
Silk-screen _ No silk-screen o processo consiste em fazer
passar a tinta por uma tela (de seda, náilon, etc) para a superfície a ser
impressa. A tela é preparada de maneira a só deixar atravessar a tinta nos
lugares que devem ser impressos.
Surrealismo _ Para os
surrealistas, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do
consciente, mas sim de manifestações aparentemente absurdas e ilógicas do
subconsciente, como as imagens dos sonhos e das alucinações. O Surrealismo apresentou duas tendências: O
Surrealismo figurativo de Salvador Dalí e o Surrealimo abstrato de Juan Miró.
Textura_ É a qualidade impressa em uma superfície, enriquecendo as impressões e sentidos que teremos determinada forma. A palavra textura indica o ato de tecer. Em arte, significa a íntima união das partes de um corpo, que formam como um todo. Na atividade gráfica, indica uma trama de sinais, pontos, traços, manchas, que servem para realizar as mais variadas atividades gráficas e artísticas. Os artistas recorrem à textura para representar graficamente o claro e o escuro, a luz e a sombra e traduzir visivelmente o sentido de volume e os efeitos de superfície.
Textura geométrica _ Acontece pelo agrupamento de figuras geométricas que dão ao espaço uma aparência de textura.
Textura orgânica _ É quando uma superfície reproduz a aparência de algo natural.
Textura ótica _ Existe apenas na ilusão criada pelo olho humano. Exemplo: Uma ilustração de livro que reproduza uma parede rebocada.
Textura tátil _ É aquela que podemos tocar e sentir fisicamente. Exemplo: Uma parede rebocada.
Tipografia_ A tipografia é muito utilizada para imprimir
jornais, livros, revistas, etc. É um rocesso de impressão pelo contato direto,
sob pressão, de matrizes em relevo sobre papel ou outra superfície. Os tipos, como são chamados os caracteres,
são reunidos em pacotinhos que formam
palavras. As imagens (ilustrações, fotos, etc) são transformadas em
fotogravuras em relevo. Esse material é reunido e levado à máquina com um só pacote, a fôrma tipográfica.
Várzea Grande: Estilo de pintura pré-histórica brasileira em que predomina a cor vermelha
e os motivos naturalistas, a representação de figuras zoomorfas e
antropomorfas, cenas de numerosos personagens, com temas variados e dinâmicos.
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