CIEP BRIZOLÃO 341-
VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA: ROSE AMARAL.
DISCIPLINA:
ARTES
ALUNO
(A):____________________________________________. Nº ___
T: 300__
Apostila do 4° Bimestre
3° Ano
Conteúdo
Programático:
• Estilos e técnicas
artísticas existentes ao longo do tempo.
• A presença artística
em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação.
• A arte dentro de
conceitos históricos.
• Produtos
audiovisuais.
• Releituras de obras de arte.
• Estratégias adotadas pelos artistas para
questionar e refletir sobre a época em que vivem.
Competências
do Currículo Mínimo:
• Conhecer estilos e técnicas
artísticas existentes ao longo do tempo, desde a Pré-História até a Arte
Contemporânea.
• Identificar a presença
artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação (cartazes,
placas etc) e sua utilização no cotidiano.
• Contextualizar a arte dentro de
conceitos históricos e perceber as influências históricas, culturais, sociais e
econômicas trazidas por cada movimento artístico estudado.
• Valorizar produtos audiovisuais (vídeo, cinema,
etc) como fenômeno artístico cultural.
• Fazer
releituras de obras de arte experimentando diferentes materiais na criação
artística e a variedade de possibilidades que os mesmos oferecem.
•Perceber, através de
observação e análise, as estratégias adotadas pelos artistas para questionar e
refletir sobre a época em que vivem.
Texto
I:
Tema:
Estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo.
A Arte Através
do Tempo
Pré-História: As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento. As
figuras neolíticas eram mais estilizadas, representação de vida coletiva e com
movimento.
Egito: A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura
humana sempre com o tronco de desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas
e os pés são colocados de perfil (Lei da Frontalidade). A arquitetura era
monumental.
Grécia: A arte grega valorizava especialmente as ações humanas,
expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.
Roma: Foi inicialmente influenciada pela arte grega. Mas, junto com
a expressão da beleza, os romanos preocupavam-se com a expressão da realidade vivida.
Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo histórico. As
construções romanas eram monumentais.
No Período Românico as figuras eram
estilizadas {simplificadas} e as cores chapadas. A escultura tinha a finalidade
de inspirar devoção e temor, para evitar o pecado.
No Período Gótico a pintura era realista e
detalhista, com muito azul, ocre e dourado. A arquitetura era dinâmica e
graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu.
Renascimento: Usavam cores próximas da realidade, com figuras humanas
perfeitas. A pintura do Renascimento confirma três conquistas importantes, já
prenunciadas no Gótico: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo.
Barroco: A arte barroca era definida pela oposição do claro-escuro,
contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses
elementos reforçavam a expressão de sentimentos.
Rococó: Na pintura do Período Rococó os temas eram mundanos,
ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos. Predominam as
tonalidades claras e luminosas.
Neoclassicismo: Retomou os princípios da arte clássica:
valorização das ações humanas e expressão da beleza ideal.
Romantismo: A pintura romântica é dinâmica, realista, dramática, com forte
contraste de claro-escuro.
Realismo: Considerava que o artista não devia “melhorar” a natureza em
suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é.
Impressionismo: Buscavam retratar em suas obras os efeitos
da luz do sol sobre a natureza.
Expressionismo: Usavam cores fortes que rejeitavam a
realidade, com formas distorcidas.
Cubismo: A pintura cubista baseia-se na destruição da harmonia clássica
e na decomposição da realidade.
Abstracionismo: Não representa a realidade que nos cerca.
Através de formas e cores, a pintura abstrata procura expressar determinado
estado de espírito e sentimentos.
Surrealismo: Para os surrealistas, a obra de arte não resulta de
manifestações lógicas do consciente, mas sim de manifestações aparentemente
absurdas e ilógicas do subconsciente, como as imagens dos sonhos e das
alucinações.
Op-Art: As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras
geométricas, combinadas de tal forma que provocam no espectador sensações de
movimento. As esculturas ops movimentavam-se impulsionadas pelo vento ou
através de motores.
Pop-Art: A proposta deste movimento é romper a barreira entre a arte e
a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltam o popular e a vida cotidiana.
Atividades
1) Complete
a) As pinturas paleolíticas eram realistas e sem
____________________.
b) Para os _________________________, a obra de arte não resulta de manifestações
lógicas do consciente.
c) A proposta da Pop-Art é romper a barreira entre a arte
e a vida __________.
d) Através de formas e cores, a pintura
_____________ procura expressar determinado estado de espírito e sentimentos.
e) Na pintura __________________ predominam as tonalidades claras e luminosa
f) Na pintura
realista a beleza está na
______________como ela é.
g) Os
___________________ usavam cores fortes que rejeitavam a realidade, com formas
distorcidas.
Texto II:
Tema:
A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação.
Os
instrumentos contemporâneos de comunicação
A presença artística
em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação no cotidiano Algumas
manifestações artísticas durante a história da arte possuíram e possuem alcance
muito grande, ou seja, atingem a uma quantidade maior de pessoas, de diferentes
classes sociais e culturais por isso são consideradas como arte de massa.
O termo arte de massa
- significando “ao alcance de todos e para todos” - é recente, surgido no
século XX com o advento da fotografia, cinema e televisão, mas o seu conceito
remonta à Antiguidade quando os faraós egípcios representavam sua autoridade
política e religiosa ao povo na forma de pirâmides, templos e outras obras
monumentais para serem observadas e entendidas por todos de uma só vez.
Nos tempos modernos,
com a evolução tecnológica dos meios de
comunicação de massa (rádio, televisão, jornais, revistas e cinema) a arte
pôde ser explorada no sentido de ampliar o público que pretende conhecê-la,
entendê-la e apreciá-la.
A modernidade nos
trouxe vários elementos que tornaram a arte muito mais acessível, podemos identificar
a presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação
(cartazes, placas etc) e sua utilização no cotidiano.
O cartaz
é um meio de comunicação mista: palavras e imagens que em conjunto pretendem
comunicar uma mensagem.
O outdoor foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para
divulgar seus produtos, serviços e ideias. De leitura rápida e de fixação
objetiva, o outdoor não precisa ser comprado, ligado ou escolhido. Conhecido
como a mais pública das mídias, atinge todas as pessoas que andam pela cidade,
sem distinção.
O cinema, como uma forma de arte, acabou transformando a sociedade.
Logo depois veio a televisão, que
revolucionou a forma de se fazer arte e veiculá-la para as massas.
Atualmente a internet representa um grande avanço na
forma de se produzir e veicular a arte, tornando-se muito mais interativa, já
que artista e observador conseguem uma comunicação imediata.
Atividades
1) O que significa o termo
arte de massa?
2) Por que o cartaz é considerado
um meio de comunicação mista?
3) Qual foi o primeiro
meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, serviços e idéias?
4) Qual é a grande
vantagem da internet em relação ao artista e observador?
Texto III:
Tema: A arte dentro de
conceitos históricos.
A
arte dentro de conceitos históricos
A Arte é considerada como uma atividade
humana que
acontece por meio de manifestação estética. Quem produz arte é
chamado de artista e tem o objetivo de
afetar a percepção,
as emoções e as ideias daqueles que entram
em contato com sua arte.
A arte é considerada como manifestação
estética porque é o trabalho realizado com matéria, imagem ou som, visando
despertar no homem o sentido do belo. Mesmo quando a arte tem a intenção de
repugnar, sempre há um apelo estético, pois qualquer arte é cuidadosamente
pensada por seu artista.
Cada época e cada estética artística
tiveram sua definição de arte e seus padrões artísticos. A definição de arte
está diretamente correlacionada ao contexto histórico e à cultura nos quais
está inserida.
A História da Arte é uma ciência que
envolve várias disciplinas com o objetivo de estudar a arte através do tempo,
classificando-as dentro de sua cultura e período histórico, ressaltando as
características e peculiaridades de cada estilo.
Embora a arte tenha uma origem antiga, seu
estudo foi algo que surgiu apenas no Renascimento e limitado às civilizações ocidentais.
Com o passar do tempo, o ramo se alargou e passou a abranger todas as
civilizações humanas.
Os primeiros artefatos considerados como
artísticos datam do período da Idade da Pedra. A arte deste período pode, até
hoje, ser encontrada em paredes de cavernas.
A chamada Arte Antiga diz respeito às
manifestações artísticas posteriores à escrita. A própria origem da escrita tem
ligações artísticas.
A Arte Antiga engloba tudo o que foi
produzido desde a invenção da escrita até o início da Idade Média, ou seja, são
classificadas como Arte Antiga todas as obras produzidas no Egito e nos
períodos clássicos romano e grego.
A arte medieval, de forma geral, resume-se
a arte sacra cristã. Na arquitetura, basílicas. Na pintura, representações
bíblicas. Na escultura, imagens sacras. Na música, canto gregoriano e músicas
de louvor. A Arte da Idade Média tem a intenção de mostrar a pequenez humana
perto da grandeza divina e de inspirar o temor religioso no expectador,
incitando-o a buscar a religião e Deus.
A Arte Moderna tem início com o período do
Renascimento e busca retomar a chamada Arte Antiga, os períodos de esplendor da
Grécia e de Roma. A arte deste período foi mais universalizada, devido à maior
comunicação entre diferentes áreas do planeta e às grandes navegações e
descobertas.
A partir do século XX inicia-se o período
contemporâneo, marcado por um profundo questionamento dos modelos e estéticas
passados, buscando criar uma nova forma de sociedade e um novo conceito de
arte, muitas vezes buscando o choque como recurso.
A Arte Contemporânea costuma, ao contrário
de suas precursoras, não representar a realidade e sim buscar criar algo
novo, afetar o espectador através do inesperado, muitas vezes através do mais
simples ou do mais grotesco.
Atividades
1)
O que engloba a Arte Antiga?
2)
Em que resume-se, de forma geral, a Arte Medieval?
3)
Quando tem início a Arte Moderna?
4)
O que costuma representar a Arte Contemporânea?
Texto IV:
Tema:
Produtos audiovisuais.
Produtos
audiovisuais
Produto audiovisual é qualquer produto de
comunicação (artístico, cultural, educativo, técnico, informativo,
publicitário, etc.) formado por imagens acompanhadas de som sincronizado.
A definição de produto audiovisual inclui,
portanto, filmes exibidos em cinema, programas de televisão, vídeos
distribuídos em VHS ou DVD, programas transmitidos por telefonia móvel, vídeos
disponibilizados na internet.
Os produtos
audiovisuais podem ser classificados de acordo com sua tecnologia, veículo,
estrutura, duração, gênero, etc.
Tradicionalmente, considera-se que produto
audiovisual cinematográfico (ou simplesmente filme) é aquele cujas imagens são
produzidas a partir de tecnologia fotoquímica.
O produto audiovisual videográfico (vídeo), seria aquele cujas imagens são
produzidas em tecnologia eletromagnética.
Considerando veículo no sentido de canal de
comunicação, ou "meio físico pelo qual a comunicação audiovisual chega até
o espectador", os produtos audiovisuais tradicionalmente se destinavam a
dois principais veículos: o cinema e
a televisão.
O desenvolvimento da tecnologia digital, a partir dos anos 1990, veio a confundir esta
classificação, pois o tratamento digital dos sinais de vídeo criou uma nova
tecnologia para geração de imagens.
Atividades
1) o que define um produto como audiovisual?
2) Imagens produzidas em tecnologia
eletromagnética:
( )
cinema. ( ) vídeo.
3) Os produtos audiovisuais tradicionalmente se
destinavam a quais principais veículos?
Texto V:
Tema:
Releituras de obras de arte.
Marco Pece
Releitura
Releitura de uma obra, é ler
novamente uma obra, é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem
fugir muito do tema original. Não é uma cópia, é uma nova criação, uma
reconstrução de algo já existente.
Ao recriar uma obra não é preciso empregar a técnica usada pelo artista, pode-se utilizar técnicas diferentes. O que vale é exercitar a criatividade criando algo novo tendo um elo com a fonte inspiradora.
Ao recriar uma obra não é preciso empregar a técnica usada pelo artista, pode-se utilizar técnicas diferentes. O que vale é exercitar a criatividade criando algo novo tendo um elo com a fonte inspiradora.
Há inúmeros casos de
grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres
ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura
possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se
tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos.
Atividades
1) Coloque F para falso e V para verdadeiro.
a- ( )
Releitura é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito
do tema original.
b- ( )
Releitura é uma cópia fiel de uma obra de arte famosa.
c- ( ) Ao
recriar uma obra é preciso empregar a mesma técnica usada pelo artista.
d- ( ) Pode-se
utilizar técnicas diferentes para fazer uma releitura.
e- ( ) Há inúmeros casos de grandes
artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou
alguma obra em especial.
Texto VI:
Tema: Estratégias adotadas pelos
artistas para questionar e refletir sobre a época em que vivem.
A
Arte como forma de reflexão e questionamento da sociedade
O ato de fazer Arte nem sempre é um
ato individual. Em várias épocas da História da Arte, vemos o questionamento
dos artistas refletindo sobre a época em que viviam. É a Arte que revela o seu
tempo, a Arte como meio de conhecimento.
O artista posiciona-se
concretamente perante a realidade que o cerca e questiona a sociedade em que
vive.
Para muitos artistas, se a Arte não
questionar o momento da realidade que a originou, perde o significado e o
propósito. Será também, e tão somente, uma coisa. Para eles, uma criação artística
não pode ser apenas uma forma de diversão ou de prazer. Ela deve ter
comprometimento e engajamento. Através da Arte ele questiona a realidade que o
cerca e faz da sua arte um meio de conhecimento, conscientização e transformação.
Vários artistas, de várias épocas, usaram estratégias para
questionar e refletir sobre a época em que viviam.
Os egípcios
representavam o poder dos faraós através de uma arte monumental. A arte grega
valorizava as ações humanas, expressando um ideal de beleza que tinha o homem
como centro do universo. Os artistas da Idade Média usavam a Arte para inspirar
devoção e temor.
Os temas da Arte Romântica eram os fatos reais da história
nacional e contemporânea dos artistas.
Os realistas consideravam que o artista não devia “melhorar”
a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é. Essa
tendência politizou o artista e daí surgiu a pintura social, denunciando as
desigualdades entre trabalhadores e burguesia.
Os expressionistas deformam a realidade, para expressarem com
força seu pessimismo em relação ao mundo. Representando o drama interior do
homem do início do século XX.
A Pop-Art rompeu a
barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltavam o
popular e a vida cotidiana.
Vemos que através dos tempos, o homem usou
a Arte como forma de representação e questionamento da sociedade em que estava
inserido.
Atividades
1) Coloque F para FALSO e V para VERDADEIRO.
a - ( ) O artista
posiciona-se concretamente perante a realidade que o cerca e questiona a
sociedade em que vive.
b - ( ) O ato
de fazer Arte nem sempre é um ato individual.
c- ( ) A criação
artística é apenas uma forma de diversão ou de prazer.
d - (
) Os temas da Arte
Romântica eram os fatos reais da história nacional e contemporânea dos
artistas.
e- ( ) Os
realistas “melhoravam” a natureza em
suas obras.
f - ( ) Os
expressionistas deformavam a realidade, para expressarem com força seu
pessimismo em relação ao mundo.
g - ( ) A
Pop-Art rompeu a barreira entre a
arte e a vida comum.
Referências:
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_cartaz.htm
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1572-1.pdf
http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/01/apostila-de-artes-visuais.pdf
http://www.tanto.com.br/cunhadeleiradella-arte.htm
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