CIEP BRIZOLÃO 341-
VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA: ROSE AMARAL.
DISCIPLINA:
ARTES
ALUNO
(A):____________________________________________. Nº ___
T: 100__
Apostila do 4° Bimestre
1° Ano
Conteúdo
Programático:
• As linguagens artísticas e os festejos populares.
• Traços culturais nas manifestações artísticas e
populares.
•
Produções artísticas com influências africana, indígena e europeia.
•
Músicas com influências africana, indígena e europeia.
Competências
do Currículo Mínimo:
• Reconhecer as manifestações
africanas, afro-brasileiras e ameríndias como linguagens artísticas e a forte
presença visual em seus ritos e festejos.
•
Perceber a presença das influências africana, indígena e europeia nas
manifestações artísticas já estudadas.
•
Debater com os colegas sobre sua leitura das imagens apresentadas e também suas
produções artísticas.
• Identificar traços culturais diversos nas
manifestações artísticas e populares das diferentes regiões do país.
•
Produzir artisticamente a partir das influências africana, indígena e europeia.
•
Experimentar a sonoridade das manifestações africana, indígena e europeia nas
próprias produções artísticas.
Texto
I:
Tema:
As linguagens artísticas e os festejos populares.
As
linguagens artísticas e os festejos populares
As linguagens artísticas dividem-se em: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.
Artes Visuais: Lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, arquitetura , gravura, fotografia e cinema, escultura, a instalação, o web design, a moda, a decoração, etc.
Teatro:
É uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou
atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como
objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
Música:
É a arte dos sons combinados de maneira harmônica.
Dança:
É uma forma de arte onde se utiliza os movimentos do corpo para expressar-se,
acompanhados por música.
As linguagens
artísticas são utilizadas de maneira diversa na cultura popular, elas se
entrelaçam nas manifestações populares, principalmente nos festejos, que englobam,
quase sempre, todas elas.
Os festejos populares, também conhecidos como manifestações populares ou festas típicas, são baseados em costumes e na tradição cultural de um povo. No Brasil, esses festejos acontecem de janeiro a janeiro, de norte a sul do país, com muitas atrações culturais, pessoas trajando roupas típicas, muitos quitutes, danças folclóricas e música regional.
Os festejos populares, também conhecidos como manifestações populares ou festas típicas, são baseados em costumes e na tradição cultural de um povo. No Brasil, esses festejos acontecem de janeiro a janeiro, de norte a sul do país, com muitas atrações culturais, pessoas trajando roupas típicas, muitos quitutes, danças folclóricas e música regional.
Janeiro
Folia de Reis: Representa
a visita que o menino Jesus recebe dos três reis magos Melchior, Baltasar e
Gaspar, um dia após seu nascimento.
Fevereiro e Março
Carnaval: De acordo com a história do
Carnaval, suas raízes não são brasileiras e remontam períodos da antiguidade na
Grécia.
Junho e Julho
Festa do Divino: Promovida
pela Igreja Católica, tem suas origens em Portugal, no séc. XIV. Acontece em diversos estados
brasileiros, onde se celebra e representa a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.
Festa Junina: De
origem portuguesa, essa é a festividade mais característica do mês de junho,
indo do dia 12 (véspera do dia de Santo Antônio), se concentrando entre os dias
23 e 24 (dia de São João) e terminando lá pelo dia 29 (dia de São Pedro).
Boi-Bumbá ou Bumba-meu-boi: Celebrada
no Maranhão, a festa popular do Bumba Meu Boi, também conhecida como Boi-Bumbá.
Conta a lenda da ressurreição do boi mais bonito de uma fazenda, morto para
satisfazer o desejo de uma grávida em comer sua língua.
Festa de Paritins: Mesma
celebração da festa do bumba-meu-boi, só que na cidade de Paritins, no
Amazonas. Entretanto, esta possui mais destaque e repercussão.
Cavalhadas: Festa de origem portuguesa, introduzida no Brasil pelos padres jesuítas
na época da catequização
dos índios. Reproduz os torneios medievais do séc. VI. Acontecem desfiles de cavalos e corridas de cavaleiros.
Agosto
Festa de Congado: A Festa
de Congado (do congo ou congada), de origem africana e tradicionalmente mineira,
é uma manifestação cultural e religiosa, que representa a lenda do Chico-Rei -
rei de uma tribo no congo, trazido para o Brasil na época da escravidão.
Outubro
Círio de Nazaré: Procissão católica que ocorre na cidade de Belém do Pará, com a
presença de milhares de devotos e romeiros vindos de diversas regiões
brasileiras.
Oktoberfest: A Oktoberfest é uma festa de
origem alemã, conhecida também como a festa a cerveja, que ocorre na cidade
Blumenau, em Santa Catarina. A Oktoberfest é uma reprodução da original, que acontece na Alemanha.
Atividades
1) Quais são as quatro linguagens artísticas?
2) Qual é o meio principal de apreciação das artes
visuais?
3) O que é música?
4) Qual é a origem da Festa do Congado?
5) Onde ocorre o Círio de Nazaré?
6) Qual é a origem da Oktoberfest?
Texto
II:
Tema:Traços culturais nas manifestações artísticas e
populares.
Traços
culturais nas manifestações artísticas e populares
Manifestação cultural é toda forma de expressão humana, seja
através de celebrações e rituais ou através de outros suportes. Elas são
veiculadas através linguagens escritas ou verbais e expressam uma forma de
sentir e pensar um acontecimento, um tempo, uma dada forma de ver as coisas do
mundo.
Fazer arte
é uma forma de expressão do ser humano e de sua cultura. As manifestações
artísticas estão ligadas à cultura na qual o artista está inserido. Podemos
notar traços
culturais nas manifestações artísticas e populares, pois elas definem um grupo social e a sua identidade.
Através de suas manifestações artísticas,
um povo vai montando o seu patrimônio cultural, representado não só pelas edificações
e objetos de arte, mas também por manifestações culturais intangíveis, como as
tradições orais, a música, idiomas e festas, além dos bens artísticos. Neste
sentido, as festas populares expressam as formas de identidade de grupos
locais, onde o motivo de encontro, de fé ou simplesmente de celebrar atrai e
identifica indivíduos de mesma
identidade.
As manifestações populares possuem
um caráter ideológico uma vez que comemorar é, antes de mais nada, conservar
algo que ficou na memória coletiva e
forma de manifestação cultural.
O
patrimônio histórico-cultural não é apenas o acervo de obras raras ou da
cultura de um passado distante; é a valorização e o conhecimento dos bens
culturais que podem contar a história ou a vida de uma sociedade, de um povo,
de uma comunidade. Será através do contato com tais bens que conheceremos a
memória ou até mesmo a identidade de um povo.
Atividades
1) Coloque V para verdadeiro e F para Falso.
a- ( ) Manifestação cultural é toda forma de
expressão humana.
b- ( ) As manifestações
artísticas e populares definem
um grupo social e a sua identidade.
c- ( ) O patrimônio cultural só é representado pelas edificações e objetos de arte.
c- ( ) O patrimônio cultural só é representado pelas edificações e objetos de arte.
d- ( ) As festas populares expressam as formas de
identidade de grupos locais.
e- ( ) As manifestações populares não possuem caráter
ideológico.
f- ( ) O patrimônio histórico-cultural é apenas
um acervo de obras raras ou da cultura de um passado distante.
Texto
III:
Tema:
Produções artísticas com influências africana, indígena e europeia.
As influências africana,
indígena e européia
nas manifestações
artísticas brasileiras
É
evidente a influência da cultura
europeia no Brasil, isso se deve, principalmente, pelas colonizações
ocorridas aqui no passado. Com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500,
iniciou-se a influência europeia na arte
brasileira, até então dominada pela cultura indígena como expressão
artística. Os jesuítas ensinaram aos índios e posteriormente aos negros como
trabalhar com o barro, a madeira e a pedra.
Os
indígenas denotavam habilidades bem artísticas na execução dos trabalhos, já os
negros tinham muita facilidade para o desenho e o talhe. Na arquitetura, as
construções de taipa eram feitas de varas, galhos, cipós entrelaçados e
cobertos com barro. Podemos dizer que índios e negros, sob orientação dos
jesuítas, foram determinantes na base da arte barroca brasileira.
Mesmo
sendo um país de colonização portuguesa, outros povos deixaram e deixam até
hoje influências profundas em nossa cultura.
Com
o passar do tempo, os brasileiros foram anexando essas influências em seu
cotidiano sem nem mesmo perceber, um exemplo disso é a culinária. Consumimos
comidas de origem europeia frequentemente, como pizzas que tem sua origem na
Itália, como croissant que se originou em Viena, mas posteriormente foi
introduzido e popularizado na França, bacalhau de origem portuguesa entre
outras.
Há
também a música europeia, que é constituída de vários artistas que são bastante
reconhecidos aqui no Brasil como U2, banda irlandesa, The Beatles, banda
inglesa, Enrique Iglesias, cantor espanhol e etc.
Outra
influência muito importante são os modelos artísticos que foram introduzidos
aqui no Brasil, como por exemplo: as primeiras igrejas construídas em nosso
litoral, a arte barroca, as peças teatrais, entre outras formas
artísticas.
A Arte indígena brasileira é
a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização
portuguesa. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil,
pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado
e de enfeites no corpo. Eles usam elementos naturais para realizar seus
objetos: madeiras, caroços, fibras, palhas, cipós, sementes, cocos, couros,
ossos, dentes, conchas e plumas.
As peças de cerâmica que se
conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos indígenas.
As cores mais usadas pelos índios
para pintar seus corpos são o vermelho do urucum, o negro esverdeado do
jenipapo e o branco da tabatinga..
Os povos indígenas nos
deixaram diversas práticas culturais. A vontade de andar descalço foi
outro hábito que herdamos dos indígenas. Muitas pessoas têm o hábito de sempre
andar descalças quando estão em suas casas. O costume de descansar em redes é
outra herança dos povos indígenas. Também o costume de tomar banho todos os
dias é uma herança indígena.
A culinária brasileira herdou vários
hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus
derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), peixes, carne socada no pilão
de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça, além do costume
de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o
buriti).
Herdamos
também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso
sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à
semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.
A
influência cultural indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua
portuguesa brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias palavras
de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras
ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que
são utilizadas como nomes próprios. Os povos indígenas deixaram para a
sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a
formação da população brasileira.
A arte africana representa usos e
costumes das tribos africanas. Nas pinturas e esculturas, a presença da figura
humana identifica preocupação com valores étnicos, morais e religiosos. A
escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos africanos, usando-se o
ouro, o bronze e o marfim. As máscaras são usadas em rituais, sendo feitas em
barro, marfim, metais e principalmente madeira.
Com
a implantação da escravidão no Brasil, foram trazidos escravos africanos, que
influenciaram a formação dos usos e costumes. Veja algumas influências:
A capoeira que é vista nas ruas, tem a sua história relacionada à
opressão. Um misto de dança e arte marcial, foi uma forma de defesa, logo
depois das primeiras fugas de escravos. Com movimentos de ginga, saltos e
chutes a antes dança comemorativa ganha caráter de luta.
O samba é a principal forma de música de raízes africanas surgidas no
Brasil. É originário do nome
angolano semba, um ritmo religioso,
cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançada.
O samba carioca provavelmente
recebeu muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande
quantidade de escravos para as plantações de café no Estado do Rio, onde
ganharam novos contornos, instrumentos e histórico próprio.
Muitos pesquisadores apontam para
os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram origem ao samba
moderno.
Com
tudo isso, concluímos que a cultura brasileira é um grande conjunto
de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam
o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira
homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam
juntas, a cultura do Brasil.
Atividades
1) Qual é a causa da forte
influência europeia na cultura brasileira?
2) Os
_________________ ensinaram aos índios e posteriormente aos ______________como
trabalhar com o barro, a madeira e a pedra.
3) O Brasil é um país de colonização
__________________________.
4) Cite um alimento de origem europeia que consumimos.
5)
Em que se destaca a arte indígena brasileira?
6) Cite as cores mais usadas pelos índios
para pintar seus corpos.
7) Cite um hábito de higiene de herança
indígena que faz parte da nossa cultura.
8) Qual é a influência indígena sobre a
cura?
9) Para que a capoeira era usada pelos
escravos?
10) Qual é a principal forma de música de
raízes africanas surgidas no Brasil?
Texto
IV:
Tema:
Músicas
com influências africana, indígena e europeia.
As
influências africana, indígena e européia na música brasileira
As músicas do folclore brasileiro são
canções populares, muitas de autores desconhecidos do interior do Brasil, que
são transmitidas de geração para geração através dos tempos. Parte importante
da cultura popular, são usadas como o objetivo lúdico (envolvendo jogos e
brincadeiras) ou para pura diversão. Possuem letras simples e com muita
repetição, características que facilitam a memorização. Estas músicas são mais
populares nas regiões do interior do Brasil e costumam apresentar como temas
principais situações do cotidiano (amor, namoro, casamento, relacionamentos,
etc.). Algumas letras também envolvem personagens do folclore brasileiro.
Desde
os primórdios anos do descobrimento do Brasil, a tríplice influência das nações
africanas, européia e indígena local, nos traz traços marcantes da nossa
música.
No imenso território brasileiro as
manifestações populares se caracterizam como trágicas no norte, no nordeste
dolente e lânguido mais africano, no litoral central um toque de cosmopolitismo
e no sul tal como o tango e a rancheira, há um tom mais soberbo e sensual.
Porém um ritmo sincopado é constante e característico na música
O samba
com seus ritmos e coreografias diversas criou-se subdivisões específicas com
características intrínsecas e muito diversificadas.
O carimbó, da Ilha de Marajó é uma dança
solista também oriundo do lundu, mas sem acompanhamento de canto.
A dança de São Gonçalo é uma influência típica lusitana,
é feita em geral para se pagar uma promessa ao santo protetor das solteironas
Os reisados, também de forte
influência lusitana, chamados de ranchos,
ternos ou folias de reis usam
de trajes coloridos e originais.
Os chamados caboclinhos é uma das danças
mais interessante dessa região centro-sul brasileira, são grupos fantasiados de
indígenas que aparecem durante o carnaval.
O maracatu é mais um préstito que uma dança,
sendo a única dançarina propriamente dita a “Dama do Paço” que conduz um boneco
denominado calunga.
O nordeste brasileiro é a região mais
farta em manifestações populares do país. Sua variedade de danças, músicas e
tipos humanos é imensa. Uma das danças mais populares e mais rica em
coreografia e performance é o frevo.
Na
década de 50 ainda, também iniciava a influência do rock no Brasil, com o aparecimento de
várias versões de grandes sucessos regravados em português por grandes cantores
brasileiros.
No
final dos anos 60 surge então a tropicália, ao unir o popular, o pop e o
experimentalismo estético.
Por volta dos anos 70, descobre-se nas
festas do norte brasileiro, grande influência danças folclóricas jamaicanas,
mais conhecidas como: o ska e
o calipso. O mambo, rumba,bomba, merengue, adentra nossa música
influenciando a criação dos ritmos rap e techno.
Nos anos
80, os grupos de sucesso de músicas ciganas trazem para o cenário brasileiro um
ritmo romântico.
Nos anos
90, com a abertura política dos países árabes e uma maior troca de informações
culturais nos deparamos com as danças e músicas orientais.
Nos dias de hoje, o ritmo brasileiro
e suas danças foram invadidas pela globalização.
Atividades
1) Como são as letras das músicas
populares?
2) Qual é a influência da dança de São Gonçalo ?
3) O frevo é uma das danças mais
populares do:
( ) Sudeste.
( ) Nordeste. (
) Norte. ( )
Sul.
4) Quando surgiu o calipso?
5) Nos dias de hoje, o
ritmo brasileiro e suas danças foram invadidas pela ___________________.
Fonte:
http://www.efdeportes.com/efd142/influencias-do-mundo-na-musica-brasileira.htm
http://judyartes.blogspot.com.br/2009/08/quais-sao-as-linguagens-artisticas.html
http://queconceito.com.br/danca
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