CIEP BRIZOLÃO 341-
VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA: ROSE AMARAL.
DISCIPLINA:
ARTES
ALUNO
(A):____________________________________________. Nº ___
T: 100__
Apostila do 3° Bimestre
1° Ano
Conteúdo
Programático:
• A importância
do artista popular e sua valorização.
• Gravura de cordel.
• As manifestações populares
de nossa região.
Competências
do Currículo Mínimo:
• Reconhecer a importância do artista popular
para a construção da identidade regional e nacional, percebendo sua influência
na arte contemporânea.
• Valorizar os artistas e as manifestações populares da sua região.
• Identificar nas obras e imagens analisadas a
presença do traço e das características do artista popular, como na gravura de
cordel.
• Reconhecer as manifestações populares da sua região
preferencialmente no local em que acontecem.
• Produzir artisticamente utilizando obras de artistas populares
como referência.
• Registrar artisticamente a experiência com as manifestações
populares de sua região.
Texto I:
Tema: A
importância do artista popular e sua valorização.
O artista
popular e sua valorização
No Brasil, costuma-se chamar de
“arte popular” a produção de esculturas e modelagens feitas por homens e
mulheres que, sem jamais terem freqüentado escolas de arte, criam obras de
reconhecido valor estético e artístico. Seus autores são gente do povo, o que,
em geral, quer dizer pessoas com poucos recursos econômicos, que vivem no
interior do país ou na periferia dos grandes centros urbanos e para quem “arte”
significa, antes de mais nada, trabalho.
O artista popular apresenta os principais temas da vida social e do imaginário, seja por meio da criação de seres fantásticos ou de simples cenas do cotidiano, numa linguagem em que o bom humor, a perspicácia e a determinação têm lugar de destaque. Talvez venha daí seu forte poder de comunicação, que ultrapassa as fronteiras de estilos de vida, situação sócio-econômica e visão de mundo, interessando a todos de maneira indistinta.
O mundo da arte popular brasileira é o mundo dos costumes, das religiões e festas que se revelam por seu intermédio e lhe servem habitualmente de tema. Sendo bastante complexo e dinâmico. As obras são feitas em todas as regiões do Brasil, e seus autores utilizam os materiais que têm à mão, como barro ou madeira, e ainda outros, como areia, palha, contas, tecidos e penas de aves.
O artista popular apresenta os principais temas da vida social e do imaginário, seja por meio da criação de seres fantásticos ou de simples cenas do cotidiano, numa linguagem em que o bom humor, a perspicácia e a determinação têm lugar de destaque. Talvez venha daí seu forte poder de comunicação, que ultrapassa as fronteiras de estilos de vida, situação sócio-econômica e visão de mundo, interessando a todos de maneira indistinta.
O mundo da arte popular brasileira é o mundo dos costumes, das religiões e festas que se revelam por seu intermédio e lhe servem habitualmente de tema. Sendo bastante complexo e dinâmico. As obras são feitas em todas as regiões do Brasil, e seus autores utilizam os materiais que têm à mão, como barro ou madeira, e ainda outros, como areia, palha, contas, tecidos e penas de aves.
No nordeste brasileiro é marcante a
produção de cordéis com ilustrações de xilogravura. As matrizes para impressão
das ilustrações são talhadas, quase sempre, na madeira da cajazeira,
matéria-prima mole, fácil de ser trabalhada e abundante na região Nordeste do
Brasil.
Nas décadas de 1960 e 1970 alguns
intelectuais e pesquisadores passaram a publicar uma série de álbuns com
gravuras feitas por artistas populares nordestinos. Com isso a xilogravura
ganhou o status de arte, além de projeção nacional e internacional. Entre esses
álbuns podem ser citados: 20 xilogravuras do Nordeste, organizado por Evandro
Rabello, em 1970, com apresentação de Ariano Suassuna.
Para muitas pessoas,
prestar atenção nos diversos estilos, cores e materiais que compõem as obras
dos artistas populares pode descortinar um mundo de arte desconhecido. Conhecer
essa produção também é conhecer melhor o Brasil e os brasileiros.
Atividades
1)
O que se costuma chamar de “arte popular” no Brasil?
2)
Qual é a temática do artista popular?
3)
Que produção artística é marcante no nordeste brasileiro?
4)
Como são feitas as matrizes das xilogravuras nordestinas?
Texto II:
Tema: Gravura de cordel.
Gravura de Cordel
A
gravura é uma linguagem visual que é
obtida a partir da impressão em um papel de uma imagem proveniente de uma
matriz que pode ser de madeira, metal ou pedra.
No
Brasil a gravura é usada principalmente como ilustração dos textos da
literatura de cordel. Que recebeu este
nome porque eram
expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.
No Nordeste
do Brasil o nome foi herdado, mas a
tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar
exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas
nas capas.
Xilogravura significa gravura em madeira. É
uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de
madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer
a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do
desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e
revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o
desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao
artesão.
Atividades
1)
O que é gravura?
2)
Por que a literatura de cordel recebeu este nome?
3)
O que significa xilogravura?
4)
Por que a xilogravura exige um maior trabalho ao artesão?
Texto
III:
Tema:
As manifestações populares de nossa região.
Manifestações
Populares da Baixada Fluminense
A Baixada
Fluminense, periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro, vem, aos
poucos, reescrevendo a própria história. Sua cultura tem a forte influência dos
negros e nordestinos. Portanto, as manifestações populares estão ligadas aos
mesmos. São comuns as rodas de samba, o pagode e a capoeira. Outras tradições
como Folia de Reis e Festas Juninas
ainda são conservadas. Na culinária há um forte traço afro e nordestino.
Vêm ocorrendo
excelentes iniciativas na tentativa de minimizar as desigualdades nas
oportunidades de acesso à produção cultural, ora para atender ao crescente
interesse da população em apreciar as mais diversas manifestações artísticas.
Dentre estas iniciativas, há os grupos de dança, as mostras de teatro
(dos amadores aos profissionais), as coletâneas literárias e mostras de música
(dos grupos de pagode aos de especialidade erudita), revelando o inquestionável
talento desses cidadãos.
Os artistas da Baixada Fluminense, em suas diferentes segmentações, têm buscado incessantemente conquistar um espaço de convivência sem preocupação partidária ou qualquer bandeira; eles compartilham a condição de viverem numa região periférica e a determinação de que algo extraordinário aconteça. E assim também continuam as ONGs com seus cursos de música, de circo, de dança, de teatro, motivando, empreendendo, oportunizando novos cidadãos, afirmando a beleza de seus cantos, seus gestos, sua arte. A emoção faz parte desse povo que, ao ter a chance de se expressar, deixa transparecer a explosão da alegria e a certeza de seu valor cultural.
Os artistas da Baixada Fluminense, em suas diferentes segmentações, têm buscado incessantemente conquistar um espaço de convivência sem preocupação partidária ou qualquer bandeira; eles compartilham a condição de viverem numa região periférica e a determinação de que algo extraordinário aconteça. E assim também continuam as ONGs com seus cursos de música, de circo, de dança, de teatro, motivando, empreendendo, oportunizando novos cidadãos, afirmando a beleza de seus cantos, seus gestos, sua arte. A emoção faz parte desse povo que, ao ter a chance de se expressar, deixa transparecer a explosão da alegria e a certeza de seu valor cultural.
Atividades
1) Que culturas influenciaram a cultura da Baixada Fluminense?
2) Cite algumas das tradições populares conservadas na Baixada
Fluminense.
3) Os moradores da Baixada tem grande acesso à produção
cultural.
( ) Falso.
( ) Verdadeiro.
4) Cite alguns cursos oferecidos por ONGs da Baixada Fluminense.
Fonte:
http://www.editoradegravura.com.br/oqueegravura.htm
http://www.forumculturalbfluminense.org.br/aarteeaculturadabaixada.html
http://www.significados.com.br/xilogravura/
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