CIEP BRIZOLÃO 341-
VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA: ROSE AMARAL.
DISCIPLINA:
ARTES
ALUNO
(A):____________________________________________. Nº ___
T: 300__
Apostila do 3° Bimestre
3° Ano
Conteúdo
Programático:
• A
arte como forma de identidade cultural brasileira.
•A importância da
contribuição de nossa matriz cultural nas expressões artísticas.
•
O artista popular brasileiro.
• Ritmos musicais
brasileiros.
Competências
do Currículo Mínimo:
•
Reconhecer a arte como forma de identidade cultural brasileira, e perceber a
contribuição das culturas africana, indígena e europeia, na constituição
cultural do nosso país.
•
Reconhecer o valor estético e artístico na arte popular brasileira.
•
Analisar e perceber a importância da contribuição de nossa matriz cultural nas
artes visuais, culinária, festejos, danças, músicas e vestuário presentes em
nossa sociedade.
•
Valorizar o artista popular brasileiro e identificar atividades artísticas
produzidas em distintas regiões do país.
•
Criar uma experiência musical com ritmos brasileiros, aproveitando materiais
diversificados para a confecção de instrumentos de percussão.
•
Desenvolver atividades artísticas relacionadas à arte popular e ao folclore
brasileiro.
Texto
I:
Tema:
A arte como forma de identidade cultural brasileira.
A identidade
cultural brasileira
A
arte é uma forma de identidade cultural. Através dela, o artista imprime não
somente a sua individualidade, mas também as tradições do seu povo. A
diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre
os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas,
tradições, entre outros aspectos.
O
Brasil foi formado pela junção de vários povos. O primeiro encontro foi dos
índios com os portugueses, seguido da vinda dos escravos africanos.
A
influência europeia na cultura brasileira: É evidente a
influência da cultura europeia no Brasil, isso se deve, principalmente, pelas
colonizações ocorridas aqui no passado. Com a chegada dos portugueses ao Brasil
em 1500, iniciou-se a influência europeia na arte brasileira, até então
dominada pela cultura indígena como expressão artística. Os jesuítas ensinaram
aos índios e posteriormente aos negros como trabalhar com o barro, a madeira e
a pedra.
Os indígenas
denotavam habilidades bem artísticas na execução dos trabalhos, já os negros
tinham muita facilidade para o desenho e o talhe. Na arquitetura, as
construções de taipa eram feitas de varas, galhos, cipós entrelaçados e
cobertos com barro. Podemos dizer que índios e negros, sob orientação dos
jesuítas, foram determinantes na base da arte barroca brasileira.
Mesmo sendo um país
de colonização portuguesa, outros povos deixaram e deixam até hoje influências
profundas em nossa cultura. Com o passar do tempo, os brasileiros
foram anexando essas influências em seu cotidiano sem nem mesmo perceber, um
exemplo disso é a culinária. Consumimos comidas de origem europeia
frequentemente, como pizzas que tem sua origem na Itália, como croissant que se
originou em Viena, mas posteriormente foi introduzido e popularizado na França,
bacalhau de origem portuguesa entre outras.
Há também a música
europeia, que é constituída de vários artistas que são bastante reconhecidos
aqui no Brasil como U2, banda irlandesa, The Beatles, banda inglesa, Enrique
Iglesias, cantor espanhol e etc.
Outra influência
muito importante são os modelos artísticos que foram introduzidos aqui no
Brasil, como por exemplo: as primeiras igrejas construídas em nosso litoral, a
arte barroca, as peças teatrais, entre outras formas artísticas.
Arte indígena brasileira:
Arte indígena brasileira é a arte
produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização
portuguesa. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil,
pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do
trançado e de enfeites no corpo.
A arte indígena é
mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da
personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura
corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para
outra. Eles usam elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras,
caroços, fibras, palhas, cipós, sementes, cocos, couros, ossos, dentes,
conchas e plumas. As peças de cerâmica que se conservaram testemunham
muitos costumes dos diferentes povos indígenas.
Na fase antes da
chegada dos colonizadores destacam-se os marajoaras e os santarenos. Nas peças
de Santarém, apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já nas peças
Marajoaras, apresentam tamanho grande e normalmente contém pinturas de deuses
ou animais, sempre contendo cores avermelhadas.
As máscaras
indígenas são feitas com troncos de árvores, cabaças e palhas. São usadas
geralmente em danças cerimoniais.
As cores mais
usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho do urucum, o negro
esverdeado do jenipapo e o branco da tabatinga.
Os povos indígenas nos
deixaram diversas práticas culturais. A vontade de andar descalço foi
outro hábito que herdamos dos indígenas. O costume de descansar em redes e de
tomar banho todos os dias é uma herança indígena.
A culinária
brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a
utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho),
o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira
(conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e
pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu,
bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).
Herdamos também a
crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se
recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de
sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.
Várias palavras de
origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras
ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que
são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo,
que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e
“puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo também é um
nome indígena que significa “rio verdadeiro”).
A
influência africana: A arte africana representa usos e costumes das tribos africanas.
Nas pinturas e esculturas, a presença da figura humana identifica preocupação
com valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte
muito utilizada pelos africanos, usando-se o ouro, o bronze e o marfim. As
máscaras são usadas em rituais, sendo feitas em barro, marfim, metais e
principalmente madeira.
Com a implantação
da escravidão no Brasil, foram trazidos escravos africanos, que influenciaram a
formação dos usos e costumes. Veja algumas influências:
CAPOEIRA: A capoeira que é vista nas ruas, tem a sua história relacionada à opressão. Um misto de dança e arte marcial, foi uma forma de defesa, logo depois das primeiras fugas de escravos. Com movimentos de ginga, saltos e chutes a antes dança comemorativa ganha caráter de luta.
CAPOEIRA: A capoeira que é vista nas ruas, tem a sua história relacionada à opressão. Um misto de dança e arte marcial, foi uma forma de defesa, logo depois das primeiras fugas de escravos. Com movimentos de ginga, saltos e chutes a antes dança comemorativa ganha caráter de luta.
SAMBA: O nome samba é, provavelmente,
originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa
umbigada, devido à forma como era dançada.
O Samba é a
principal forma de música de raízes africanas surgidas no Brasil. O samba carioca provavelmente recebeu
muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande quantidade
de escravos para as plantações de café no Estado do Rio, onde ganharam novos
contornos, instrumentos e histórico próprio.
Muitos
pesquisadores apontam para os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como
fontes que, quando sintetizadas, deram origem ao samba moderno. O termo
"escola de samba" é originário deste período de formação do gênero.
Atividades
1) Em
que se destaca a arte indígena brasileira?
2) Quais
dois grupos se destacaram antes da chegada dos colonizadores?
3) Cite as cores mais usadas pelos índios
para pintar seus corpos.
4) Cite um hábito de higiene de herança
indígena que faz parte da nossa cultura.
5) Cite os hábitos alimentares herdado
dos indígenas.
6) Para que a capoeira era usada pelos
escravos?
7) Qual é a origem do nome capoeira?
8) Qual é a principal forma de música de
raízes africanas surgidas no Brasil?
Texto
II:
Tema:
A importância da contribuição de nossa matriz cultural nas expressões
artísticas.
A contribuição de nossa matriz cultural
nas artes,
tradições e costumes da nossa sociedade
A cultura brasileira é um grande conjunto de
culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por
essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de
diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil.
As influências indígenas e africanas deixaram marcas
no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres
emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos
à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior
contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das
culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura
bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma
intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor
participação africana.
Cavalhadas de Pirenópolis (Pirenópolis, Goiás) de
origem portuguesa - Mascarados durante a execução do Hino do Divino.
Dentre os diversos povos que formaram o Brasil,
foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura
brasileira, principalmente os de origem portuguesa.
A mais evidente herança portuguesa
para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por
virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da
maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo,
profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário
religioso, com suas festas e procissões.
As duas festas mais importantes do Brasil, o
carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além
destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o
fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa. No folclore
brasileiro, são de origem portuguesa a crença em seres fantásticos como a cuca,
o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as
cantigas de roda.
Na culinária, muitos dos pratos típicos brasileiros
são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia. Um
exemplo é a feijoada brasileira, resultado da adaptação dos cozidos
portugueses. Também a cachaça foi criada nos engenhos como substituto para a
bagaceira portuguesa, aguardente derivada do bagaço da uva. Alguns pratos
portugueses também se incorporaram aos hábitos brasileiros, como as bacalhoadas
e outros pratos baseados no bacalhau. Os portugueses introduziram muitas
espécies novas de plantas na colônia, atualmente muito identificadas com o
Brasil, como a jaca e a manga.
De maneira geral, as vagas de imigração européia e
de outras regiões do mundo influenciaram todos os aspectos da cultura
brasileira. Na culinária, por exemplo, foi notável a influência italiana, que
transformou os pratos de massas e a pizza em comida popular em quase todo o
Brasil.
A culinária brasileira é fruto de uma mistura de
ingredientes europeus, indígenas e africanos. A refeição básica do brasileiro
médio consiste em arroz, feijão e carne. O prato internacionalmente mais
representativo do país é a feijoada. Os hábitos alimentares variam de região
para região. No Nordeste há grande influência africana na culinária, com
destaque para o acarajé, vatapá e molho de pimenta.
No Norte há a influência indígena, no uso da
mandioca e de peixes de água doce. No Sudeste há pratos diversos como o feijão
tropeiro e angu, em Minas Gerais, e a pizza em São Paulo. No Sul do país há
forte influência da culinária italiana, em pratos como a polenta, e também da
culinária alemã. O churrasco é típico do Rio Grande do Sul, que também é uma
característica muito forte na cultura brasileira.
O Brasil tem uma grande herança no
campo das artes visuais. Na pintura, desde o barroco se desenvolveu uma
riquíssima tradição de decoração de igrejas que deixou exemplos na maior parte
dos templos coloniais, com destaque para os localizados nos centros da Bahia,
Pernambuco e sobretudo em Minas Gerais, onde a atuação de Mestre Ataíde foi um
dos marcos deste período.
No campo da escultura, igualmente o
barroco foi o momento fundador, deixando uma imensa produção de trabalhos de
talha dourada nas igrejas e estatuária sacra, cujo coroamento é o ciclo de
esculturas das Estações da Via Sacra e dos 12 profetas no Santuário de Bom
Jesus de Matosinhos, obra de Aleijadinho.
Da metade do século XX em diante outras modalidades
de artes visuais têm merecido a atenção dos artistas brasileiros, e nota-se um
rápido e grande desenvolvimento na gravura, no desenho, na cerâmica artística,
e nos processos mistos como instalações e performances, com resultados que se
equiparam à melhor produção internacional.
A música do Brasil se formou, principalmente, a
partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por
colonizadores portugueses e escravos. Até o século XIX Portugal foi a porta de
entrada para a maior parte das influências que construíram a música brasileira,
clássica e popular. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade
rítmica e algumas danças e instrumentos, que tiveram um papel maior no
desenvolvimento da música popular e folclórica. Com grande participação negra,
a música popular desde fins do século XVIII começou a dar sinais de formação de
uma sonoridade caracteristicamente brasileira.
Atividades
1) Cavalhadas
de Pirenópolis é de origem ___________________.
2) Qual
é a mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira?
3) Quais
são as duas festas mais importantes do Brasil?
4) A
feijoada brasileira é resultado da
adaptação dos ___________ portugueses.
5) No
_____________________ há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu.
6) Cite
os dois artistas mais do Barroco brasileiro.
7) Com
grande participação _______________, a música popular desde fins do século
XVIII começou a dar sinais de formação de uma ______________
caracteristicamente brasileira.
Texto
III
Tema:
O artista popular brasileiro.
A
arte popular brasileira
|
||||
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Atividades
1)
O
que se costuma chamar de arte popular no Brasil?
2)
Quais
são principais temas da arte popular?
3)
Quais
são principais materiais utilizados na produção de obras de arte populares?
Texto
IV:
Tema:
Ritmos
musicais brasileiros.
A
importância musical nas manifestações populares
Ao longo de nossa história muitas
formas de compor melodias, harmonias e ritmos foram inventados. É possível
afirmar que a música brasileira surgiu do encontro entre índios e portugueses.
Mais tarde, africanos e outros povos ajudaram a transformar essa música.
A
música está presente em muitas das manifestações populares como:
a) Maracatu:
grupo carnavalesco pernambucano.
b) Reisado:
grupos que cantam e dançam na véspera do Dia de Reis.
c) Batuque:
denominação genérica para as danças dos negros africanos.
d) Boi-bumbá:
folguedo acompanhado por rabecas e cavaquinhos.
e) Carimbó:
dança acompanhada de palmas e sapateados.
f)
Samba:
várias danças caracterizadas pelo acompanhamento de instrumentos de percussão.
g) Moda de viola:
caracterizada pela constância do canto.
h) Fandango:
Dança do Sul, caracterizada por palmas e sapateados.
i)
Autos:
enredos populares que tratam de temas religiosos ou profanos.
Atividades
1) De
que encontro surgiu a música brasileira?
2) Grupo
carnavalesco pernambucano:
(
) fandango. ( ) auto. ( )
maracatu. ( ) boi-bumbá.
3) O
que é batuque?
4) Cite
duas danças acompanhadas de sapateados e palmas.
5) O
que caracteriza a moda de viola?
Fonte:
CALIXTO, Carolina
Fernandes: O Brasil regional de Freyre
e Amado:
elos entre identidade nacional, história e literatura.
elos entre identidade nacional, história e literatura.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25438
Fonte:
http://www.popular.art.br/htdocs/defTexto.asp?artigo=286
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