As manifestações
africanas, afro-brasileiras e ameríndias
na diversidade
cultural brasileira
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de
uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária,
manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por
conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas,
sociais e culturais entre as suas regiões. Nessa diversidade cultural podemos reconhecer as
manifestações africanas, afro-brasileiras e ameríndias como linguagens
artísticas e a forte presença visual em seus ritos e festejos.
Região
Nordeste: Entre
as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu
boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, coco, reisado, frevo, cavalhada e
capoeira. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina.
O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são:
carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé,
vatapá, feijão-verde, canjica, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca,
broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, etc.
Região
Norte: As
duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e
o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que
ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o
congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino. A
influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e
em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi
(caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi),
jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.
Região
Centro-Oeste: A
cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições
principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e
paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o
fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do
Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz
carreteiro, arroz boliviano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como
o pintado, pacu, dourado, entre outros.
Região
Sudeste: Os
principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da
páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval,
peão de boiadeiro, batuque, samba de lenço, folia de reis, caiapó. A
culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio,
do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos
típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne
de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à
paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.
Região
Sul: O
Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e,
principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva
(italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o
fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a
congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão
presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado,
barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
Atividades
1) Cite uma dança nordestina.
2) A
literatura de _____________ é um elemento forte da cultura nordestina.
3) Cite
dois pratos típicos do Nordeste.
4) Quais são as duas maiores festas
populares do Norte?
5) Cite uma comida típica do Norte.
6) Cite
duas manifestações culturais típicas da região Centro-Oeste.
As
influências africanas, indígenas e europeias nas
manifestações
artísticas brasileiras
A
influência europeia na cultura brasileira
É
evidente a influência da cultura europeia no Brasil, isso se deve,
principalmente, pelas colonizações ocorridas aqui no passado. Com a chegada dos
portugueses ao Brasil em 1500, iniciou-se a influência europeia na arte
brasileira, até então dominada pela cultura indígena como expressão artística.
Os jesuítas ensinaram aos índios e posteriormente aos negros como trabalhar com
o barro, a madeira e a pedra.
Os
indígenas denotavam habilidades bem artísticas na execução dos trabalhos, já os
negros tinham muita facilidade para o desenho e o talhe. Na arquitetura, as
construções de taipa eram feitas de varas, galhos, cipós entrelaçados e
cobertos com barro. Podemos dizer que índios e negros, sob orientação dos
jesuítas, foram determinantes na base da arte barroca brasileira.
Mesmo
sendo um país de colonização portuguesa, outros povos deixaram e deixam até
hoje influências profundas em nossa cultura.
Com
o passar do tempo, os brasileiros foram anexando essas influências em seu
cotidiano sem nem mesmo perceber, um exemplo disso é a culinária. Consumimos comidas
de origem europeia frequentemente, como pizzas que tem sua origem na Itália,
como croissant que se originou em Viena, mas posteriormente foi introduzido e
popularizado na França, bacalhau de origem portuguesa entre outras.
Há
também a música europeia, que é constituída de vários artistas que são bastante
reconhecidos aqui no Brasil como U2, banda irlandesa, The Beatles, banda
inglesa, Enrique Iglesias, cantor espanhol e etc.
Outra
influência muito importante são os modelos artísticos que foram introduzidos
aqui no Brasil, como por exemplo: as primeiras igrejas construídas em nosso
litoral, a arte barroca, as peças teatrais, entre outras formas
artísticas.
A
influência também vem da parte dos cosméticos, brasileiros na hora das compras
sempre dão preferência a produtos importados, principalmente os de origem
francesa à medida que é sabido que os franceses estão bastante avançados em
relação a cosméticos e os próprios dermatologistas que nos orientam a
consumirmos esses produtos. Há também as roupas, carros, vinhos e entre outros
produtos que obtemos, sempre com a ideia de serem os melhores.
Com
tudo isso, concluímos que a cultura brasileira é um grande conjunto
de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam
o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira
homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam
juntas, a cultura do Brasil.
Arte indígena brasileira
Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos
do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa. Considerando a grande
diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas
se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo.
A arte indígena é mais
representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da
personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura
corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para
outra.
Eles usam elementos naturais para
realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palhas, cipós, sementes,
cocos, couros, ossos, dentes, conchas e plumas.
As peças de cerâmica que se
conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos indígenas.
Na fase antes da chegada dos
colonizadores destacam-se os marajoaras e os santarenos. Nas peças de Santarém,
apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já nas peças Marajoaras,
apresentam tamanho grande e normalmente contém pinturas de deuses ou animais,
sempre contendo cores avermelhadas.
As máscaras indígenas são feitas
com troncos de árvores, cabaças e palhas. São usadas geralmente em danças
cerimoniais.
As cores mais usadas pelos índios
para pintar seus corpos são o vermelho do urucum, o negro esverdeado do
jenipapo e o branco da tabatinga.
A influência indígena em nossos hábitos
e costumes cotidianos
Os povos indígenas nos
deixaram diversas práticas culturais. A vontade de andar descalço foi
outro hábito que herdamos dos indígenas. Geralmente, quando chegamos em casa
após um dia inteiro de trabalho ou estudo, a primeira coisa que fazemos é
retirar o calçado e ficar certo tempo descalços. Muitas pessoas têm o hábito de
sempre andar descalças quando estão em suas casas.
O
costume de descansar em redes é outra herança dos povos indígenas. Quase sempre
os índios dormem em redes de palha que se encontram dentro de suas ocas (suas
habitações nas aldeias). Também o costume de tomar banho todos os dias é uma
herança indígena.
A
culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como
a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju,
polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de
madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de
jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o
cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).
Além
da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas
práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao
pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira,
entre outros, para curar alguma enfermidade.
A
influência cultural indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua
portuguesa brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias
palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como
palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e
palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera,
em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer
árvore e “puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo
também é um nome indígena que significa “rio verdadeiro”).
Os
povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural
que foi importante para a formação da população brasileira.
Atividades
1) Em que se destaca a arte indígena
brasileira?
2) Quais dois grupos se destacaram antes
da chegada dos colonizadores?
3) Cite as cores mais usadas pelos índios
para pintar seus corpos.
4) Qual é a influência indígena sobre a
cura?
Arte
Africana
A
arte africana representa usos e costumes das tribos africanas. Nas pinturas e
esculturas, a presença da figura humana identifica preocupação com valores
étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada
pelos africanos, usando-se o ouro, o bronze e o marfim. As máscaras são usadas
em rituais, sendo feitas em barro, marfim, metais e principalmente madeira.
O
valor simbólico e sociocultural da arte africana: O continente
africano deu origem a povos e sociedades muito variados, com expressões culturais
ricas e diversificadas. As representações que elaboraram dão conta de temas
ligados as suas cosmologias, rituais, a seus sistemas de valores e formas de
interação social. Revestida de alto valor simbólico, impregnada pelo sagrado e
marcada pela força do costume, a arte tradicional africana é um poderoso
testemunho da identidade e originalidade dos que a criaram e a apreciaram ao
longo de sua história. São exemplos a arte pré-histórica saariana, a arte
afro-cristã etíope, a arte afro-muçulmana do Mali e a estatuária em marfim e em
bronze do antigo Benin.
Com
a implantação da escravidão no Brasil, foram trazidos escravos africanos, que
influenciaram a formação dos usos e costumes. Veja algumas influências:
CAPOEIRA: A capoeira que é vista nas ruas, tem
a sua história relacionada à opressão. Um misto de dança e arte marcial, foi
uma forma de defesa, logo depois das primeiras fugas de escravos. Com
movimentos de ginga, saltos e chutes a antes dança comemorativa ganha caráter
de luta.
O nome "capoeira" tem
origem nos terrenos que tiveram o mato queimado e apresentam a sua vegetação
crescente. E eram nesses espaços que os escravos tinham condições favoráveis na
hora de lutar em prol da liberdade e da vida.
SAMBA: O nome samba é,
provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome
significa umbigada, devido à forma como era dançada.
O Samba é a principal forma de
música de raízes africanas surgidas no Brasil. O samba carioca provavelmente recebeu
muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande quantidade
de escravos para as plantações de café no Estado do Rio, onde ganharam novos
contornos, instrumentos e histórico próprio.
Muitos pesquisadores apontam para os ritmos do
maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram
origem ao samba moderno. O termo "escola de samba" é originário deste
período de formação do gênero.
Atividades
1) Que preocupação revela presença da
figura humana na arte africana?
2) Quais são os materiais mais usados
como matéria prima na escultura africana?
3) Qual é o material mais usado para
confeccionar máscaras africanas?
4) Para que a capoeira era usada pelos
escravos?
5) Qual é a origem do nome capoeira?
6) Qual é a principal forma de música de
raízes africanas surgidas no Brasil?
A importância musical
nas manifestações populares
Ao longo de nossa história muitas
formas de compor melodias, harmonias e ritmos foram inventadas. É possível
afirmar que a música brasileira surgiu do encontro entre índios e portugueses.
Mais tarde, africanos e outros povos ajudaram a transformar essa música.
A música está presente em muitas das
manifestações populares como:
j)
Maracatu: grupo carnavalesco pernambucano.
k)
Reisado: grupos que cantam e dançam na
véspera do Dia de Reis.
l)
Batuque: denominação genérica para as danças
dos negros africanos.
m) Boi-bumbá: folguedo acompanhado por rabecas e
cavaquinhos.
n)
Carimbó: dança acompanhada de palmas e
sapateados.
o) Samba: várias danças caracterizadas pelo
acompanhamento de instrumentos de percussão.
p)
Moda de viola: caracterizada pela constância do
canto.
q)
Fandango: Dança do Sul, caracterizada por
palmas e sapateados.
r)
Autos: enredos populares que tratam de
temas religiosos ou profanos.
Atividades
1)
De
que encontro surgiu a música brasileira?
2)
O
que caracteriza a moda de viola?
3)
O
que é batuque?
4)
Cite
duas danças acompanhadas de sapateados e palmas.
5)
O
que são autos?
Fazer três desenhos de acordo com a matéria estudada (um em cada folha A4) e anexar à apostila com as respostas. Exemplos: Desenho de um instrumento indígena, desenho de uma dança indígena ou africana, desenho de um folguedo africano, etc.
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