CIEP BRIZOLÃO
341- VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA: ROSE
AMARAL.
DISCIPLINA: ARTES
ALUNO (A):____________________________________________. Nº ___ T: _____
ALUNO (A):____________________________________________. Nº ___ T: _____
Adaptação de Artes
1° Ano
4°
Bimestre
As manifestações africanas, afro-brasileiras e
ameríndias
na diversidade cultural brasileira
A diversidade cultural
refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos
citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros
aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças
climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões. Nessa
diversidade cultural podemos reconhecer as manifestações africanas,
afro-brasileiras e ameríndias como linguagens artísticas e a forte presença
visual em seus ritos e festejos.
Região Nordeste: Entre as manifestações culturais da
região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos,
carnaval, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A literatura de Cordel é
outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos
trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do
mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, feijão-verde, canjica, bolo
de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha,
cocada, tapioca, pé de moleque, etc.
Região Norte: As duas maiores festas populares do
Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais
conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros
elementos culturais da região Norte são: o congo ou congada, a folia de reis
e a festa do divino. A influência indígena é fortíssima na culinária
do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo
nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie
de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e
pimenta-de-cheiro.
Região Centro-Oeste: A cultura do Centro-Oeste brasileiro é
bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas,
paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações
culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás;
e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é
composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz
boliviano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu,
dourado, entre outros.
Região Sudeste: Os principais elementos da cultura
regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros,
congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, batuque, samba
de lenço, folia de reis, caiapó. A culinária do Sudeste é bem
diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos
imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca
capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim
frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista,
farofa, pizza, etc.
Região Sul: O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes
portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas
típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram
a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de
origem espanhola, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na
culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco
assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
Atividades
1) Cite uma dança nordestina.
2) A literatura de
_____________ é um elemento forte da cultura nordestina.
3) Cite dois pratos típicos
do Nordeste.
4) Quais são as duas maiores
festas populares do Norte?
5) Cite uma comida típica do
Norte.
6) Cite duas manifestações
culturais típicas da região Centro-Oeste.
As influências africanas, indígenas e
europeias nas
manifestações artísticas brasileiras
A influência europeia na cultura brasileira
É evidente a
influência da cultura europeia no Brasil, isso se deve, principalmente, pelas
colonizações ocorridas aqui no passado. Com a chegada dos portugueses ao Brasil
em 1500, iniciou-se a influência europeia na arte brasileira, até então
dominada pela cultura indígena como expressão artística. Os jesuítas ensinaram
aos índios e posteriormente aos negros como trabalhar com o barro, a madeira e
a pedra.
Os indígenas denotavam
habilidades bem artísticas na execução dos trabalhos, já os negros tinham muita
facilidade para o desenho e o talhe. Na arquitetura, as construções de taipa
eram feitas de varas, galhos, cipós entrelaçados e cobertos com barro. Podemos
dizer que índios e negros, sob orientação dos jesuítas, foram
determinantes na base da arte barroca brasileira.
Mesmo sendo um país de
colonização portuguesa, outros povos deixaram e deixam até hoje influências
profundas em nossa cultura.
Com o passar do
tempo, os brasileiros foram anexando essas influências em seu cotidiano sem nem
mesmo perceber, um exemplo disso é a culinária. Consumimos comidas de origem
europeia frequentemente, como pizzas que tem sua origem na Itália, como
croissant que se originou em Viena, mas posteriormente foi introduzido e
popularizado na França, bacalhau de origem portuguesa entre outras.
Há também a música
europeia, que é constituída de vários artistas que são bastante reconhecidos
aqui no Brasil como U2, banda irlandesa, The Beatles, banda inglesa, Enrique
Iglesias, cantor espanhol e etc.
Outra influência muito
importante são os modelos artísticos que foram introduzidos aqui no Brasil,
como por exemplo: as primeiras igrejas construídas em nosso litoral, a arte
barroca, as peças teatrais, entre outras formas artísticas.
A influência também
vem da parte dos cosméticos, brasileiros na hora das compras sempre dão preferência
a produtos importados, principalmente os de origem francesa à medida que é
sabido que os franceses estão bastante avançados em relação a cosméticos e os
próprios dermatologistas que nos orientam a consumirmos esses produtos. Há
também as roupas, carros, vinhos e entre outros produtos que obtemos, sempre
com a ideia de serem os melhores.
Com tudo isso,
concluímos que a cultura brasileira é um grande conjunto de culturas,
que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro.
Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico
de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil.
Arte indígena brasileira
Arte indígena
brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois
da colonização portuguesa. Considerando a grande diversidade de tribos
indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte
da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo.
A arte indígena é mais
representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da
personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura
corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para
outra.
Eles usam elementos
naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palhas, cipós,
sementes, cocos, couros, ossos, dentes, conchas e plumas.
As peças de
cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos
indígenas.
Na fase antes da
chegada dos colonizadores destacam-se os marajoaras e os santarenos. Nas peças
de Santarém, apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já nas peças
Marajoaras, apresentam tamanho grande e normalmente contém pinturas de deuses
ou animais, sempre contendo cores avermelhadas.
As máscaras indígenas
são feitas com troncos de árvores, cabaças e palhas. São usadas geralmente em
danças cerimoniais.
As cores mais usadas
pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho do urucum, o negro
esverdeado do jenipapo e o branco da tabatinga.
A influência indígena em nossos hábitos e
costumes cotidianos
Os povos indígenas nos
deixaram diversas práticas culturais. A vontade de andar descalço foi
outro hábito que herdamos dos indígenas. Geralmente, quando chegamos em casa
após um dia inteiro de trabalho ou estudo, a primeira coisa que fazemos é
retirar o calçado e ficar certo tempo descalços. Muitas pessoas têm o hábito de
sempre andar descalças quando estão em suas casas.
O costume de descansar
em redes é outra herança dos povos indígenas. Quase sempre os índios dormem em
redes de palha que se encontram dentro de suas ocas (suas habitações nas
aldeias). Também o costume de tomar banho todos os dias é uma herança indígena.
A culinária brasileira
herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da
mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de
se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como
paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi),
além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola,
caju, açaí e o buriti).
Além da influência
indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas
populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de
guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre
outros, para curar alguma enfermidade.
A influência cultural
indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua portuguesa
brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias palavras de
origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras
ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que
são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo,
que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e
“puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo também é um
nome indígena que significa “rio verdadeiro”).
Os povos indígenas
deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi
importante para a formação da população brasileira.
Atividades
1) Em que se destaca a arte
indígena brasileira?
2) Quais dois grupos se destacaram antes da chegada dos
colonizadores?
3) Cite as cores mais usadas pelos índios para pintar seus
corpos.
4) Qual é a influência
indígena sobre a cura?
Arte Africana
A arte africana
representa usos e costumes das tribos africanas. Nas pinturas e esculturas, a
presença da figura humana identifica preocupação com valores étnicos, morais e
religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos africanos,
usando-se o ouro, o bronze e o marfim. As máscaras são usadas em rituais, sendo
feitas em barro, marfim, metais e principalmente madeira.
O valor simbólico e
sociocultural da arte africana: O continente africano deu origem a povos e sociedades muito
variados, com expressões culturais ricas e diversificadas. As representações
que elaboraram dão conta de temas ligados as suas cosmologias, rituais, a seus
sistemas de valores e formas de interação social. Revestida de alto valor
simbólico, impregnada pelo sagrado e marcada pela força do costume, a arte
tradicional africana é um poderoso testemunho da identidade e originalidade dos
que a criaram e a apreciaram ao longo de sua história. São exemplos a arte
pré-histórica saariana, a arte afro-cristã etíope, a arte afro-muçulmana do
Mali e a estatuária em marfim e em bronze do antigo Benin.
Com a implantação da
escravidão no Brasil, foram trazidos escravos africanos, que influenciaram a
formação dos usos e costumes. Veja algumas influências:
CAPOEIRA: A capoeira que é vista nas ruas, tem a sua
história relacionada à opressão. Um misto de dança e arte marcial, foi uma
forma de defesa, logo depois das primeiras fugas de escravos. Com movimentos de
ginga, saltos e chutes a antes dança comemorativa ganha caráter de luta.
O nome
"capoeira" tem origem nos terrenos que tiveram o mato queimado e
apresentam a sua vegetação crescente. E eram nesses espaços que os escravos
tinham condições favoráveis na hora de lutar em prol da liberdade e da vida.
SAMBA: O nome samba é, provavelmente, originário do nome angolano
semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como
era dançada.
O Samba é a principal
forma de música de raízes africanas surgidas no Brasil. O samba carioca
provavelmente recebeu muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência
de grande quantidade de escravos para as plantações de café no Estado do Rio,
onde ganharam novos contornos, instrumentos e histórico próprio.
Muitos pesquisadores apontam para os ritmos do
maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram
origem ao samba moderno. O termo "escola de samba" é originário deste
período de formação do gênero.
Atividades
1) Que preocupação revela
presença da figura humana na arte africana?
2) Quais são os materiais
mais usados como matéria prima na escultura africana?
3) Qual é o material mais
usado para confeccionar máscaras africanas?
4) Para que a capoeira era
usada pelos escravos?
5) Qual é a origem do nome
capoeira?
6) Qual é a principal forma
de música de raízes africanas surgidas no Brasil?
A importância musical nas manifestações
populares
Ao longo de nossa história muitas formas de compor melodias, harmonias e ritmos
foram inventadas. É possível afirmar que a música brasileira surgiu do encontro
entre índios e portugueses. Mais tarde, africanos e outros povos ajudaram a
transformar essa música.
A música está presente em muitas das manifestações populares como:
a) Maracatu: grupo carnavalesco
pernambucano.
b) Reisado: grupos que cantam e dançam
na véspera do Dia de Reis.
c) Batuque: denominação genérica para as
danças dos negros africanos.
d) Boi-bumbá: folguedo acompanhado por rabecas
e cavaquinhos.
e) Carimbó: dança acompanhada de palmas e
sapateados.
f) Samba: várias danças caracterizadas
pelo acompanhamento de instrumentos de percussão.
g) Moda de viola: caracterizada pela
constância do canto.
h) Fandango: Dança do Sul, caracterizada
por palmas e sapateados.
i) Autos: enredos populares que
tratam de temas religiosos ou profanos.
Atividades
1) De que encontro surgiu a música
brasileira?
2) O que caracteriza a moda de viola?
3) O que é batuque?
4) Cite duas danças acompanhadas de
sapateados e palmas.
5) O que são autos?
Atenção!!!
Fazer três desenhos de acordo com a matéria estudada (um em cada folha A4) e anexar à apostila com as respostas. Exemplos: Desenho de um instrumento indígena, desenho de uma dança indígena ou africana, desenho de um folguedo africano, etc.
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