CIEP BRIZOLÃO 341- VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA
PORTES
PROFESSORA:
ROSE AMARAL.
DISCIPLINA:
ARTES
ALUNO (A):____________________________________________. Nº ___ T: _____
ALUNO (A):____________________________________________. Nº ___ T: _____
Adaptação
de Artes
1°
Ano
1°
Bimestre
O PONTO
Um simples contato da ponta do
lápis no papel é um ponto. Ele é o elemento mais simples da linguagem visual.
PONTO GEOMÉTRICO: Usado no desenho geométrico. ele não possui dimensão e geralmente é
caracterizado por um cruzamento de linhas, com uma letra maiúscula do alfabeto.
PONTO GRÁFICO: É o ponto usado no desenho expressivo, que foge à
representação convencional e podem-se dar variações, dando-lhes
dimensões. o ponto gráfico
é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume. dando
contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos.
Atividades
1) Qual é o elemento mais simples da
linguagem visual?
2) Como é caracterizado um ponto
geométrico?
3) O ponto ____________________ é um
elemento plástico que serve também para caracterizar o volume.
A
LINHA
A linha é uma sequência de
pontos. Desde os tempos
pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para
transmitir as suas mensagens. A linha pode ser: reta, curva, ondulada,
quebrada, tracejada, mista, etc. As linhas podem formar desenhos figurativos ou
abstratos.
Atividades
1) O que é uma linha?
2) Circule a
linha tracejada.
______________
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _
................................
3) Faça uma
linha ondulada.
ESTUDO DAS CORES
De acordo com a percepção, as cores possuem três dimensões:
matiz
(croma), saturação (pureza relativa da cor) e
brilho (valor tonal). O matiz ou croma é a cor em si. A saturação é a pureza
relativa da cor, indo da presença máxima do seu matiz até um cinza neutro. O
brilho relativo corresponde ao valor tonal das gradações entre sua luminosidade
ou obscuridade.
As cores são divididas em cor luz e cor pigmento.
Cor -Luz –
Observada através dos raios luminoso originada da luz branca.
Cor-Pigmento – percebida através das
substâncias materiais corantes (pigmentos) na presença da luz. Pode ser opaca, como
a utilizada na pintura em geral, ou transparente, utilizada
principalmente nas artes gráficas.
Pigmento – substância natural ou
artificial que dá coloração.
Decomposição da luz branca –
O olho humano não pára de medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma
sensação de cor através da decomposição da luz branca: vermelho, laranja,
amarelo, verde, azul , anil e violeta.
Quando a luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que
acabam determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que
refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as ondas, sem
refletir nada.
Cores primárias – cores puras, não se
formam da mistura de outras cores. As cores primárias do pigmento
transparente são o magenta (rosa pink), amarelo e ciano
(azul). As cores primárias do pigmento opaco são o
vermelho,
amarelo e azul. Alguns estudiosos desconsideram o
vermelho como cor primária, já que pode ser obtido através da mistura do
magenta com o amarelo, não podendo ser considerado uma cor pura.
Cores secundárias – resultam da mistura de
duas cores primárias. Amarelo + azul = verde,
magenta + azul = laranja e magenta + azul = roxo.
Cores terciárias – resultam da mistura de
uma cor primária com uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.
Cores neutras – não há predominância de
tonalidades quentes ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns
autores só consideram cores neutras o branco, o preto e o cinza.
Cores quentes – predominam o vermelho, o
laranja e o amarelo.
Cores frias – predominam o azul, o
roxo e o verde.
Cores análogas – cores vizinhas no círculo
cromático e participam da formação uma da outra. Exemplo:
amarelo#laranja-amarelado#laranja.
Cores complementares – Formadas por uma
dupla de cores, uma primária e outra secundária, que não participam da formação
uma da outra e estão diametralmente opostas no círculo cromático. São: o
amarelo e o roxo, o azul e o laranja e o verde e o magenta.
Contraste de cores - o contraste é o efeito
produzido pela oposição entre as cores, podendo ser: Complementar – resulta
da aplicação de cores opostas no círculo cromático, ou Simultâneo –
obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre fundos
diferentes e que provoca aparente mudanças de tonalidade, devido à
interferência da cor de fundo sobre a cor aplicada.
Monocromia – pintura feita utilizando
apenas uma cor (matiz) com gradações (variações) de tonalidades.
Policromia – pintura realizada
utilizando-se várias cores (matizes).
Atividades
1) Quais são as três dimensões da cor?
2) Pureza relativa da cor:
( ) matiz . ( ) saturação.
3) O que é pigmento?
4) Relacione:
a) Cores
primárias.
( ) Verde, roxo e azul.
b) Cores
secundárias.
( ) Verde, roxo e laranja.
c) Cores
terciárias.
( ) Laranja-amarelado e verde-azulado.
d) Cores
neutras. (
) Amarelo, vermelho e laranja.
e) Cores quentes.
( ) Preto, branco e cinza.
f) Cores frias.
( ) Amarelo, azul e magenta.
LUZ E SOMBRA
Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e
profundidade. Entretanto, os contrastes de sombra servem para determinar
efeitos de volume nos objetos e nas formas.
A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência.
Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.
Luz lateral: A imagem da luz
aparece diagonalmente, do alto para baixo. Ela cria efeitos de contraste e
realça o volume da forma.
A iluminação pode ser natural ou artificial.
Natural – É quando o objeto recebe a luz do
sol.
Artificial – É quando o objeto recebe a luz de maneira artificial
(lâmpada, vela, etc.).
Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma
zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma
sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
Assim, podemos dizer que temos três zonas:
Zona iluminada – Parte clara onde existe luz.
Zona sombreada – Parte privada de luz.
Sombra projetada – Sombra, do objeto iluminado,
que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
Iluminação difusa – A luz é mascarada por um filtro, que
pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela. Havendo pouco contraste.
Iluminação radiante – Com esse tipo de iluminação, temos
um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência sobretudo as
características da superfície iluminada.
Contra-luz – Quando a fonte de luz está
atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na sombra; o realce
fica para os contornos, as silhuetas.
Iluminação frontal – A fonte de luz está diretamente
sobre o objeto. São nítidas a forma, a cor, as particularidades dos objetos.
Atividades
1) Para que servem os contrastes de
sombra?
2) Como a imagem da luz aparece com
a Luz lateral e que efeitos cria?
3) Iluminação ______________ é quando o
objeto recebe a luz do sol.
4) Parte clara onde existe luz:
( ) Zona
sombreada. ( ) Zona
iluminada.
5) Parte privada de luz:
( ) Zona sombreada. ( ) Zona
iluminada.
6) O que é sombra
projetada?
Atenção!!!
Escolher três dos temas
estudados para compor três trabalhos práticos. Fazer um em cada folha A4 e
anexar à apostila com as respostas. Exemplos: Desenho com a Técnica
Pontilhista, desenho com as cores secundárias, desenho com as cores neutras,
desenho com linhas, desenho com jogo de luz e sombra, etc.
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