CIEP BRIZOLÃO 341- VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA: ROSE AMARAL.
DISCIPLINA: ARTES
ALUNO (A):____________________________________________. Nº ___ T: _____
ALUNO (A):____________________________________________. Nº ___ T: _____
Adaptação de Artes
1° Ano
1° Bimestre
O PONTO
Um simples contato da ponta do
lápis no papel é um ponto. Ele é o elemento mais simples da linguagem visual.
Ponto Geométrico: Usado no desenho geométrico. Ele não possui dimensão e geralmente é
caracterizado por um cruzamento de linhas, com uma letra maiúscula do alfabeto.
Ponto Gráfico:
É o ponto usado no desenho
expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações,
dando-lhes dimensões. O ponto
gráfico é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume.
Dando contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos.
Atividades
1)
Qual
é o elemento mais simples da linguagem visual?
2)
Como
é caracterizado um ponto geométrico?
3)
O ponto ____________________ é um elemento plástico que serve
também para caracterizar o volume.
A LINHA
A linha é uma sequência de
pontos. Desde os tempos
pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para
transmitir as suas mensagens. A linha pode ser: reta, curva, ondulada,
quebrada, tracejada, mista, etc. As linhas podem formar desenhos figurativos ou
abstratos.
Atividades
1) O
que é uma linha?
2) Circule a linha tracejada.
______________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ ................................
3) Faça uma linha ondulada.
ESTUDO DAS CORES
De acordo com a percepção, as cores possuem três dimensões:
matiz
(croma), saturação
(pureza relativa da cor) e brilho (valor tonal). O matiz ou croma é a cor em
si. A saturação é a pureza relativa da cor, indo da presença máxima do seu
matiz até um cinza neutro. O brilho relativo corresponde ao valor tonal das
gradações entre sua luminosidade ou obscuridade.
As cores são divididas em cor luz e cor pigmento.
Cor -Luz – observada através dos raios luminoso
originada da luz branca.
Cor-Pigmento – percebida através das substâncias materiais
corantes (pigmentos) na presença da luz. Pode ser opaca, como
a utilizada na pintura em geral, ou transparente, utilizada
principalmente nas artes gráficas.
Pigmento – substância natural ou artificial que dá
coloração.
Decomposição da luz
branca – O olho humano não
pára de medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma sensação de cor
através da decomposição da luz branca: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul
, anil e violeta.
Quando a luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que
acabam determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que
refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as ondas, sem
refletir nada.
Cores primárias – cores puras, não se formam da mistura de
outras cores. As cores primárias do pigmento transparente são
o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul). As cores
primárias do pigmento opaco são o vermelho,
amarelo e azul. Alguns
estudiosos desconsideram o vermelho como cor primária, já que pode ser obtido
através da mistura do magenta com o amarelo, não podendo ser considerado uma
cor pura.
Cores
secundárias – resultam da mistura
de duas cores primárias. Amarelo + azul = verde,
magenta + azul = laranja e magenta + azul = roxo.
Cores terciárias – resultam da mistura de uma cor primária com
uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.
Cores neutras – não há predominância de tonalidades quentes
ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram
cores neutras o branco, o preto e o cinza.
Cores quentes – predominam o vermelho, o laranja e o
amarelo.
Cores frias – predominam o azul, o roxo e o verde.
Cores análogas – cores vizinhas no círculo cromático e
participam da formação uma da outra. Exemplo:
amarelo#laranja-amarelado#laranja.
Cores
complementares – Formadas por uma
dupla de cores, uma primária e outra secundária, que não participam da formação
uma da outra e estão diametralmente opostas no círculo cromático. São: o
amarelo e o roxo, o azul e o laranja e o verde e o magenta.
Contraste de
cores - o contraste é o
efeito produzido pela oposição entre as cores, podendo ser: Complementar – resulta
da aplicação de cores opostas no círculo cromático, ou Simultâneo –
obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre
fundos diferentes e
que provoca aparente mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de
fundo sobre a cor aplicada.
Monocromia – pintura feita utilizando apenas uma cor
(matiz) com gradações (variações) de tonalidades.
Policromia – pintura realizada utilizando-se várias cores
(matizes).
Atividades
1) Quais são as três
dimensões da cor?
2) Pureza relativa da cor:
( )
matiz . ( ) saturação.
3) O que é pigmento?
74)
Relacione:
a)
Cores primárias. ( ) Verde, roxo e azul.
b)
Cores
secundárias. ( ) Verde, roxo e laranja.
c)
Cores terciárias. ( ) Laranja-amarelado e verde-azulado.
d)
Cores neutras. ( ) Amarelo, vermelho e laranja.
e) Cores quentes. ( ) Preto, branco e cinza.
f) Cores frias. ( ) Amarelo, azul e magenta.
e) Cores quentes. ( ) Preto, branco e cinza.
f) Cores frias. ( ) Amarelo, azul e magenta.
LUZ E SOMBRA
Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e
profundidade. Entretanto, os contrastes de sombra servem para determinar
efeitos
de volume nos
objetos e nas formas.
A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência.
Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.
Luz lateral: A imagem da
luz aparece diagonalmente, do alto para baixo. Ela cria efeitos de contraste e
realça o volume da forma.
A iluminação pode ser natural ou artificial.
Natural – É quando o objeto recebe a luz do
sol.
Artificial – É quando o objeto recebe a luz de maneira artificial
{lâmpada, vela, etc.}.
Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma
zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma
sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
Assim, podemos dizer que temos três zonas:
Zona iluminada – Parte clara
onde existe luz.
Zona
sombreada – Parte privada
de luz.
Sombra
projetada – Sombra,
do objeto iluminado, que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
Iluminação
difusa – A luz é
mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela.
Havendo pouco contraste.
Iluminação
radiante – Com esse tipo
de iluminação, temos um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência
sobretudo as características da superfície iluminada.
Contra-luz – Quando a fonte de luz está
atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na sombra; o realce
fica para os contornos, as silhuetas.
Iluminação
frontal – A fonte de luz
está diretamente sobre o objeto. São nítidas a forma, a cor, as
particularidades dos objetos.
Atividades
1)
Para que servem os contrastes de sombra?
2)
Como
a imagem da luz aparece com a Luz lateral e que efeitos cria?
3)
Iluminação
______________ é quando o objeto recebe a luz do sol.
4)
Parte
clara onde existe luz:
( ) Zona
sombreada. ( ) Zona
iluminada.
5) Parte
privada de luz:
( ) Zona
sombreada. ( ) Zona iluminada.
6) O
que é sombra projetada?
Atenção!!!
Escolher três dos temas estudados para compor três trabalhos práticos. Fazer um em cada folha A4 e anexar à apostila com as respostas. Exemplos: Desenho com a Técnica Pontilhista, desenho com as cores secundárias, desenho com as cores neutras, desenho com linhas, desenho com jogo de luz e sombra, etc.
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