sexta-feira, 29 de junho de 2012

Egito Antigo


 Egito Antigo


O povo egípcio era muito religioso. Preparavam-se para enfrentar a viagem após a morte, por isto embalsamavam os corpos e os colocavam em locais devidamente preparados. Este povo era grande conhecedor das ciências exatas e da medicina. As obras de arte giravam em torno da religião e da vida após a morte.
                Pintura e escultura: a arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil  (Lei da Frontalidade). O tamanho das pessoas era representado de acordo com sua posição social. As figuras masculinas eram pintadas de vermelho e as femininas de ocre. Os monumentos e a maioria das esculturas tinham grande dimensão, dando sensação de grandiosidade.
A arquitetura egípcia era monumental.  Destacam-se as construções dos grande templos e das tumbas. As pirâmides foram construídas para servirem de tumba real. As principais pirâmides do deserto de Gizé são: Quéops, Quéfrem e Miquerinos.


ATIVIDADES

1)      Como são os monumentos e a maioria das esculturas egípcias?


2)      Desenhe uma figura humana de acordo com a Lei da Frontalidade egípcia.


3)      De que forma é representado o tamanho das figuras humanas egípcias?


4)      As figuras representadas são ____________, em absoluto ___________________.


5)      Como os egípcios pintavam as figuras humanas de acordo com o sexo?


6)      Como se chamam as importantes pirâmides encontradas no deserto de Gizé?

7)      De que serviam as pirâmides egípcias?


Nenhum comentário:

Postar um comentário