sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mesopotâmia



Mesopotâmia


                A Mesopotâmia (terra entre dois rios) é uma região da Ásia que foi progressivamente povoada na época neolítica e proto-histórica.
Um dos mais antigos habitantes da Mesopotâmia foram  os sumerianos (a partir do IV milênio a.C.), que construíram uma grande civilização, e criaram uma linguagem escrita em caracteres cuneiformes.
As cidades sumérias que se estacam são Uruk, Ur e Nipur.
Os sumérios empregavam, em suas construções, o tijolo cru (adobe) ou cozido, em vez de pedra. Também usavam mosaicos coloridos na decoração de templos e palácios. Produziram um grande número de estátuas, como a célebre Dama de Uruk.
Os sumérios foram absorvidos, em sua cultura, pelos babilônios, que produziram uma arte que era a fusão das artes arcadinas e neo-sumerianas. Destacam-se o  cudurrus (marcos) ornamentados com baixos relevos minuciosos.
Também destacam-se os assírios (Império mesopotâmico que nos séc. XIV-XIII e IX-VII a.C. , dominou o Oriente antigo. Sua arte teve plena expansão entre os séc. XIII-VII a.C.
Na arquitetura eram limitados a materiais frágeis como o adobe, mas tiveram um gigantismo arquitetural, destacando-se os Zigurates (torres de andares). Para adornar as enormes fachadas, o assírios recorriam a tijolos esmaltados, relevos e enormes estátuas verticais.
A narração mitológica e façanhas dos soberanos são as fortes inspirações dos escultores.
Vale lembrar os hebreus, vindos dos contornos do deserto árabe e Mesopotâmia, cuja história é retratada na Bíblia. Surgiu  com o patriarcado de Abraão, proveniente de Ur, dos caldeus.  
                Devida a sua política conturbada (como se vê até hoje nos conflitos de Israel), palácios e templos foram destruídos. Esculturas e pinturas também são resumidas, devido a proibição religiosa do uso de imagens para culto, comuns nos povos a sua volta. No entanto, na produção literária, os hebreus deixaram um grande legado à humanidade, através da Bíblia.


  






A arte paleocristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário