segunda-feira, 17 de junho de 2013

Construção de esculturas, bonecos e objetos referentes a manifestações populares de diferentes regiões com materiais convencionais e não convencionais.

CIEP Brizolão 341
Aula de Artes
Professora Rose Amaral
1° ano
* Construção de esculturas, bonecos e objetos referentes a manifestações populares de diferentes regiões com materiais convencionais e não convencionais.

MESTRE VITALINO


Mestre Vitalino

Vitalino (1090-1963) foi um artista popular brasileiro. Seu estilo é copiado por muitos artesãos no Brasil. Vitalino Pereira dos Santos nasceu em Caruaru. Filho de lavrador e de uma artesã que fazia panelas de barro. Aprendeu o ofício com a mãe e usou os restos do barro para fazer pequenos animais e vendê-los na feira.
Obra do Mestre Vitalino

Em 1930, começou a trabalhar com modelos humanos. Ofereceu seus trabalhos na feira de Caruaru, o que tornou maior a movimentação no lugar. Deve-se à Vitalino o aumento de turistas e visitantes na cidade de Caruaru, além da cidade levar o nome de “capital dos ceramistas”.
Obra do MestreVitalino

Em 1947, o pintor Augusto Rodrigues tomou conhecimento da arte de Vitalino e organizou no Rio de Janeiro a 1º Exposição de Cerâmica Pernambucana, evento que deu fama à Vitalino. Das obras catalogadas de Vitalino, destacam-se as peças: “Casa de Farinha”, “Zabumba”, “Lampião e Vaquejada”.
Morreu em Caruaru, 1963. É considerado um dos maiores artistas da história do Brasil.



Atividade: Modelar figuras em argila ou massa de modelar de acordocom as obras do Mestre Vitalino.























































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário