quarta-feira, 31 de julho de 2013

Globalização, cultura de massa e tecnologia

Objetivo: Discutir cultura de massa, consumo, globalização e as tecnologias atuais na produção artística.

Globalização, cultura de massa e tecnologia

O atual processo de globalização diz respeito a profundas mudanças no campo econômico, político, sociocultural, tecnológico e artístico, caracterizando, assim, o contexto histórico em que vivemos. Tal processo levou a uma nova maneira de consumir a arte. Entra em cena a cultura de massa, às vezes chamada arte de massa, que é constituída por aqueles produtos da indústria cultural que se destinam à sociedade de consumo e que visam responder ao "gosto médio” da população de um país ou, em termos de multinacionais da produção, do mundo.
A cultura de massa caracteriza-se por ser produzida por um grupo de profissionais que pertence a uma classe social diferente do público a que se destina; ser dirigida pela demanda, passando, portanto, por modismos; ser feita para um público semiculto e passivo; o “povo”, nesse caso, é só o alvo da produção, não sua origem; ela pode também visar o divertimento como meio de passar o tempo.
Para discutir a arte contemporânea, nada melhor do que utilizar tecnologias e recursos nascidos na própria época. A velocidade com que nascem dispositivos, códigos e linguagens eletrônicos  e digitais faz com que a arte que se apoia nestas plataformas possa, com propriedade, abordar as emergentes questões vividas por nós em cada esquina ou site.
Do mesmo modo que tratam o humano na sua expressão mais recente, abrem possibilidade para o desenvolvimento e experimentação de novas tecnologias. Trata-se de um terreno amplo a ser percorrido não apenas por artistas que militam na área, como por empresas cujos significados associam-se a tais linguagens.

Rapidamente, a relação entre arte e tecnologia criou um mercado relevante, atraindo a atenção de marcas de grande porte que desejam associar-se a manifestações vinculadas a atributos como vanguarda e inovação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário