quarta-feira, 31 de julho de 2013

Questões de interesse social nas Artes Visuais do Brasil e América Latina

Objetivo: Identificar nas Artes Visuais do Brasil e América Latina, diferentes atividades ligadas a questões de interesse social.

Questões de interesse social nas Artes Visuais do Brasil e América Latina
Café, de Portinari

A ideia de solidariedade e união latino-americana é tão antiga quanto às lutas no séc. XIX de Simón Bolívar, José Martí e San Martín por um continente livre e fraterno. A “Pátria Grande” vislumbrada por eles também foi almejada por artistas brasileiros e hispano-americanos, que precisavam lembrar quem somos a nós mesmos.
O modernismo preocupou-se muito com a parte social do Brasil. Tarsila do Amaral representou os operários. Portinari costumava mostrar sua preocupação com os trabalhadores rurais e retirantes nordestinos em suas obras.
O artista plástico argentino Leon Ferrari sempre incluiu conotações políticas e sociais nos seus trabalhos.
O movimento muralista mexicano, ocorrido logo após a Revolução Mexicana de 1910, até hoje considerada a primeira grande mobilização social na América Latina no século XX. A proposta era pintar para o povo. Para Rivera, Orozco e Siqueiros, os três grandes pintores da Revolução, o mural possibilitou uma arte pública e coletiva, que rompia com o individualismo da pintura de cavalete. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário