quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Apostila de Artes do 3° Bimestre, 1° Ano, 2018

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES

PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  100­­__

Apostila do 3° Bimestre
1° Ano

Conteúdo Programático:

• A importância do artista popular e sua valorização.

• Gravura de cordel.

• As manifestações populares de nossa região.

Competências do Currículo Mínimo:

• Reconhecer a importância do artista popular para a construção da identidade regional e nacional, percebendo sua influência na arte contemporânea.
• Valorizar os artistas e as manifestações populares da sua região.
• Identificar nas obras e imagens analisadas a presença do traço e das características do artista popular, como na gravura de cordel.
• Reconhecer as manifestações populares da sua região preferencialmente no local em que acontecem.
• Produzir artisticamente utilizando obras de artistas populares como referência.
• Registrar artisticamente a experiência com as manifestações populares de sua região.





Texto I:


Tema: A importância do artista popular e sua valorização.


O artista popular e sua valorização

No Brasil, costuma-se chamar de “arte popular” a produção de esculturas e modelagens feitas por homens e mulheres que, sem jamais terem freqüentado escolas de arte, criam obras de reconhecido valor estético e artístico. Seus autores são gente do povo, o que, em geral, quer dizer pessoas com poucos recursos econômicos, que vivem no interior do país ou na periferia dos grandes centros urbanos e para quem “arte” significa, antes de mais nada, trabalho. 
            O artista popular apresenta os principais temas da vida social e do imaginário, seja por meio da criação de seres fantásticos ou de simples cenas do cotidiano, numa linguagem em que o bom humor, a perspicácia e a determinação têm lugar de destaque. Talvez venha daí seu forte poder de comunicação, que ultrapassa as fronteiras de estilos de vida, situação sócio-econômica e visão de mundo, interessando a todos de maneira indistinta.
            O mundo da arte popular brasileira é o mundo dos costumes, das religiões e festas que se revelam por seu intermédio e lhe servem habitualmente de tema. Sendo bastante complexo e dinâmico. As obras são feitas em todas as regiões do Brasil, e seus autores utilizam os materiais que têm à mão, como barro ou madeira, e ainda outros, como areia, palha, contas, tecidos e penas de aves.
No nordeste brasileiro é marcante a produção de cordéis com ilustrações de xilogravura. As matrizes para impressão das ilustrações são talhadas, quase sempre, na madeira da cajazeira, matéria-prima mole, fácil de ser trabalhada e abundante na região Nordeste do Brasil.
Nas décadas de 1960 e 1970 alguns intelectuais e pesquisadores passaram a publicar uma série de álbuns com gravuras feitas por artistas populares nordestinos. Com isso a xilogravura ganhou o status de arte, além de projeção nacional e internacional. Entre esses álbuns podem ser citados: 20 xilogravuras do Nordeste, organizado por Evandro Rabello, em 1970, com apresentação de Ariano Suassuna.

Para muitas pessoas, prestar atenção nos diversos estilos, cores e materiais que compõem as obras dos artistas populares pode descortinar um mundo de arte desconhecido. Conhecer essa produção também é conhecer melhor o Brasil e os brasileiros.




Texto II:

Tema: Gravura de cordel.


Gravura de Cordel


gravura é uma linguagem visual que é obtida a partir da impressão em um papel de uma imagem proveniente de uma matriz que pode ser de madeira, metal ou pedra.
No Brasil a gravura é usada principalmente como ilustração dos textos da literatura de cordel.  Que recebeu este nome porque eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.
No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas.
Xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão.








Texto III:

Tema: As manifestações populares de nossa região.




Manifestações Populares da Baixada Fluminense

            A Baixada Fluminense, periferia da região metropolitana do Rio de Janeiro, vem, aos poucos, reescrevendo a própria história. Sua cultura tem a forte influência dos negros e nordestinos. Portanto, as manifestações populares estão ligadas aos mesmos. São comuns as rodas de samba, o pagode e a capoeira. Outras tradições como Folia de Reis  e Festas Juninas ainda são conservadas. Na culinária há um forte traço afro e nordestino.
Vêm ocorrendo excelentes iniciativas na tentativa de minimizar as desigualdades nas oportunidades de acesso à produção cultural, ora para atender ao crescente interesse da população em apreciar as mais diversas manifestações artísticas.  Dentre estas iniciativas, há os grupos de dança, as mostras de teatro (dos amadores aos profissionais), as coletâneas literárias e mostras de música (dos grupos de pagode aos de especialidade erudita), revelando o inquestionável talento desses cidadãos.

            Os artistas da Baixada Fluminense, em suas diferentes segmentações, têm buscado incessantemente conquistar um espaço de convivência sem preocupação partidária ou qualquer bandeira; eles compartilham a condição de viverem numa região periférica e a determinação de que algo extraordinário aconteça. E assim também continuam as ONGs com seus cursos de música, de circo, de dança, de teatro, motivando, empreendendo, oportunizando novos cidadãos, afirmando a beleza de seus cantos, seus gestos, sua arte. A emoção faz parte desse povo que, ao ter a chance de se expressar, deixa transparecer a explosão da alegria e a certeza de seu valor cultural.



Fonte:

http://www.editoradegravura.com.br/oqueegravura.htm
http://www.forumculturalbfluminense.org.br/aarteeaculturadabaixada.html
http://www.significados.com.br/xilogravura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário