sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Renascimento


O Renascimento


                O Renascimento  surgiu na Itália, por volta dos séculos XV e XVI, sendo um reviver dos ideais da cultura greco-romana. Neste período, que teve o homem como centro do universo, ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, literatura e ciência, que superaram a herança clássica.
                Nas artes, o ideal humanista e a preocupação com o rigor científico expressaram os maiores valores da época: a racionalidade e a dignidade do ser humano.

Arquitetura renascentista 

          No Renascimento, a preocupação dos construtores era criar espaços compreensíveis de todos os ângulos visuais, que fossem resultantes de uma justa proporção entre todas as partes do edifício, buscando ordem e disciplina. Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações matemáticas, estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o organiza, de qualquer parte que se coloque.  Filippo Brunelleschi foi um dos primeiros a projetar edifícios que expressassem esse ideal do Renascimento.

Pintura  renascentista
Dama com arminho, de Leonardo da Vinci

Monalisa, de Leonardo da Vinci

              A pintura do Renascimento confirma três conquistas importantes, já prenunciadas no Gótico: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo. A combinação da perspectiva e do claro-escuro contribuiu para o maior realismo das pinturas. Principais pintores: Leonardo da Vinci, Masaccio, Michelangelo, Rafael, Fra Angelico, Botticelli e Paollo Ucello.
A escultura renascentista expressa beleza e realismo. Criando volumes e dando à estatuária o jogo de luz e sombra, mostrando, também na escultura, os ideais da época. Dois escultores se destacaram: Verrocchio e Michelangelo, sendo o segundo, quem possui a grandeza heróica de um escultor que detém os olhos e as emoções de quem quer conhecer a escultura desse período.

                A difusão do Renascimento

         As concepções estéticas italianas de valorização da cultura greco-romana começaram a atingir outros países europeus. Nesses países foi comum o conflito entre as tendências nacionais e as novas formas artísticas vindas da Itália. Mas esse conflito acabou se resolvendo com a nacionalização das idéias italianas.
No século XV, ainda eram conservadas, na pintura alemã e na dos Países Baixos, as características do estilo Gótico. No entanto, alguns artista como Dürer, Hans Holbein, Bosch e Bruegel, fizeram uma espécie de conciliação entre o Gótico e a nova pintura italiana, que resultava de uma interpretação científica da realidade.



Atividades


1)Onde e quando surgiu o Renascimento?


2)O Renascimento foi  um reviver dos ideais da cultura ____________________________.

1)      Era considerado o centro do Universo no Renascimento:
(   ) Deus.           (   ) o homem.   (   )  família.

4)Que valores expressavam, nas artes, o ideal humanista e a preocupação com o rigor científico?


5)Na arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em relações ______________________, estabelecidas de tal forma que o observador possa compreender a lei que o_________, de qualquer_______ que se coloque.
 
6)A pintura do Renascimento confirma três conquistas importantes, já prenunciadas no Gótico. Quais são elas?
7)Marque os pintores renascentistas.
(  ) Leonardo da Vinci. (  ) Pablo Picasso. (  )Masaccio.            (  )  Michelangelo.  (   ) Rafael. (   ) Caravaggio.                         
(   ) Fra Angelico.  (   ) Botticelli.  (   )  Miró.   (   )  Paollo Ucello.

8) O que expressa a escultura renascentista?










Nenhum comentário:

Postar um comentário