domingo, 10 de julho de 2016

Adaptação de Artes, 1° Ano, 1° Bimestre, 2016

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES          
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  _____

 


Adaptação de Artes
1° Ano
1° Bimestre

O PONTO 

 

Um simples contato da ponta do lápis no papel é um ponto. Ele é o elemento mais simples da linguagem visual.

PONTO GEOMÉTRICO: Usado no desenho geométrico. ele não possui dimensão e geralmente é caracterizado por um cruzamento de linhas, com uma letra maiúscula do alfabeto.

PONTO GRÁFICO: É o ponto usado no desenho expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações, dando-lhes dimensões.  o ponto gráfico é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume. dando contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos. 


Atividades
1)      Qual é o elemento mais simples da linguagem visual?

2)      Como é caracterizado um ponto geométrico?

3)      O ponto ____________________ é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume.



A LINHA
A linha é uma sequência de pontos. Desde os tempos pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens. A linha pode ser: reta, curva, ondulada, quebrada, tracejada, mista, etc. As linhas podem formar desenhos figurativos ou abstratos.

 Atividades
1)      O que é uma linha?


2) Circule a linha tracejada.


______________          _ _ _ _ _ _ _ _ _ _        ................................

3) Faça uma linha ondulada.





ESTUDO DAS CORES
De acordo com a percepção, as cores possuem três dimensões: matiz (croma), saturação (pureza relativa da cor) e brilho (valor tonal). O matiz ou croma é a cor em si. A saturação é a pureza relativa da cor, indo da presença máxima do seu matiz até um cinza neutro. O brilho relativo corresponde ao valor tonal das gradações entre sua luminosidade ou obscuridade.
As cores são divididas em cor luz e cor pigmento.
Cor -Luz – Observada através dos raios luminoso originada da luz branca.

Cor-Pigmento – percebida através das substâncias materiais corantes (pigmentos) na presença da luz. Pode ser opaca, como a utilizada na pintura em geral, ou transparente, utilizada principalmente nas artes gráficas.

Pigmento – substância natural ou artificial que dá coloração.

Decomposição da luz branca – O olho humano não pára de medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma sensação de cor através da decomposição da luz branca: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul , anil e violeta.
Quando a luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que acabam determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as ondas, sem refletir nada.

Cores primárias – cores puras, não se formam da mistura de outras cores. As cores primárias do pigmento transparente são o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul).  As cores primárias do pigmento opaco são o vermelho, amarelo e azul. Alguns estudiosos desconsideram o vermelho como cor primária, já que pode ser obtido através da mistura do magenta com o amarelo, não podendo ser considerado uma cor pura.
Cores secundárias – resultam da mistura de duas cores primárias. Amarelo + azul = verde, magenta + azul = laranja e  magenta + azul = roxo.
Cores terciárias – resultam da mistura de uma cor primária com uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.
Cores neutras – não há predominância de tonalidades quentes ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram cores neutras o branco, o preto e o cinza.
Cores quentes – predominam o vermelho, o laranja e o amarelo.
Cores frias – predominam o azul, o roxo e o verde.
Cores análogas – cores vizinhas no círculo cromático e participam da formação uma da outra. Exemplo: amarelo#laranja-amarelado#laranja.
Cores complementares – Formadas por uma dupla de cores, uma primária e outra secundária, que não participam da formação uma da outra e estão diametralmente opostas no círculo cromático. São: o amarelo e o roxo, o azul e o laranja e o verde e o magenta.

Contraste de cores - o contraste é o efeito produzido pela oposição entre as cores, podendo ser: Complementar – resulta da aplicação de cores opostas no círculo cromático, ou Simultâneo – obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre fundos diferentes e que provoca aparente mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de fundo sobre a cor aplicada.
Monocromia – pintura feita utilizando apenas uma cor (matiz) com gradações (variações) de tonalidades.
Policromia – pintura realizada utilizando-se várias cores (matizes).

Atividades
1) Quais são as três dimensões da cor?


2) Pureza relativa da cor:
(   ) matiz .   (  ) saturação.

3) O que é pigmento?


4)      Relacione:
a)      Cores primárias.                        (   ) Verde, roxo e azul.
b)      Cores secundárias.                    (   ) Verde, roxo e laranja.
c)      Cores terciárias.                        (   ) Laranja-amarelado e verde-azulado.
d)     Cores neutras.                           (   ) Amarelo, vermelho e laranja.  
e) Cores quentes.                               (   ) Preto, branco e cinza.   
f) Cores frias.                                    (   ) Amarelo, azul e magenta.
     

 

LUZ E SOMBRA


            Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e profundidade. Entretanto, os contrastes de sombra servem para determinar efeitos de volume nos objetos e nas formas.
            A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência. Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.
Luz lateral: A imagem da luz aparece diagonalmente, do alto para baixo. Ela cria efeitos de contraste e realça o volume da forma.
      A iluminação  pode ser natural ou artificial.
            Natural – É quando o objeto recebe a luz do sol.

            Artificial – É quando o objeto recebe a luz de maneira artificial (lâmpada, vela, etc.).

            Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            Assim, podemos dizer que temos três zonas:
            Zona iluminada – Parte clara onde existe luz.
            Zona sombreada – Parte privada de luz.
            Sombra projetada –  Sombra, do objeto iluminado, que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            Iluminação difusa – A luz é mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela. Havendo pouco contraste.
            Iluminação radiante – Com esse tipo de iluminação, temos um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência sobretudo as características da superfície iluminada. 
            Contra-luz – Quando a fonte de luz está atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na sombra; o realce fica para os contornos, as silhuetas.
            Iluminação frontal – A fonte de luz está diretamente sobre o objeto. São nítidas a forma, a cor, as particularidades dos objetos.

  

Atividades
1)       Para que servem os contrastes de sombra?

2)      Como a imagem da luz aparece com a Luz lateral e que efeitos cria?



3)      Iluminação ______________ é quando o objeto recebe a luz do sol.

4)      Parte clara onde existe luz:
(   ) Zona sombreada.    (   ) Zona iluminada.

 5) Parte privada de luz:
(   ) Zona sombreada.   (   ) Zona iluminada.

6)      O que é sombra projetada?



Atenção!!!


               Escolher três dos temas estudados para compor três trabalhos práticos. Fazer um em cada folha A4 e anexar à apostila com as respostas. Exemplos: Desenho com a Técnica Pontilhista, desenho com as cores secundárias, desenho com as cores neutras, desenho com linhas, desenho com jogo de luz e sombra, etc.



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