domingo, 10 de julho de 2016

Adaptação de Artes, 1° Ano, 3° Bimestre., 2016

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES          
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  _____


Adaptação de Artes
1° Ano
3° Bimestre

Artistas populares do Brasil


No Brasil, o termo “arte popular” tem sido atribuído à produção artística de pessoas que nunca frequentaram escolas especializadas, mas criam obras (escultura, gravura, pintura, literatura, etc) com um relevante valor estético e artístico.


Mestre Saúba


Mestre Saúba nasceu Antonio Elias da Silva, mas no mundo da arte, este pernambucano nascido em Carpina em 1953 é conhecido pelo apelido que ganhou ainda jovem, o qual faz referência ao fato dele ter conseguido retirar um relógio de dentro de um grande formigueiro de saúbas.
O artista soma mais de 40 anos dedicados à confecção de bonecos de mamulengo, arte que aprendeu com outro mestre de Carpina, Pedro Rosa, e que o fez ser reconhecido como um dos melhores do Brasil. Cada bonequeiro tem que ter um mestre. Eu tive esse. Fiquei com as malas dos bonecos dele, que agora estão no Museu do Mamulengo de Olinda, conta Mestre Saúba referindo-se ao Mestre Pedro Rosa.

Mestre Vitalino

Vitalino (1090-1963) foi um artista popular brasileiro. Seu estilo é copiado por muitos artesãos no Brasil. Vitalino Pereira dos Santos nasceu em Caruaru. Filho de lavrador e de uma artesã que fazia panelas de barro. Aprendeu o ofício com a mãe e usou os restos do barro para fazer pequenos animais e vendê-los na feira.
Em 1930, começou a trabalhar com modelos humanos. Ofereceu seus trabalhos na feira de Caruaru, o que tornou maior a movimentação no lugar. Deve-se à Vitalino o aumento de turistas e visitantes na cidade de Caruaru, além da cidade levar o nome de “capital dos ceramistas”.
Em 1947, o pintor Augusto Rodrigues tomou conhecimento da arte de Vitalino e organizou no Rio de Janeiro a 1º Exposição de Cerâmica Pernambucana, evento que deu fama à Vitalino. Das obras catalogadas de Vitalino, destacam-se as peças: “Casa de Farinha”, “Zabumba”, “Lampião e Vaquejada”.
Morreu em Caruaru, 1963. É considerado um dos maiores artistas da história do Brasil.



Noemisa Batista
Noemisa Batista dos Santos é uma das mais conhecidas ceramistas do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.  Alguns autores chegam a considerá-la uma espécie de Mestre Vitalino de Minas Gerais. Noemisa nasceu em 1947 em Ribeirão do Capivara, Município de Caraí, Minas Gerais. Filha de um lavrador e de uma respeitada ceramista, Joana Gomes dos Santos.
 Noemisa aprendeu sua arte com a mãe, quando tinha apenas sete anos. Apesar de sua mãe trabalhar com cerâmica utilitária, Noemisa nunca gostou de fazer panelas, potes ou jarras; desde muito pequena gostava de criar pequenos animais de barro para suas brincadeiras. Noemisa se tornou um dos mais requisitados nomes da arte figurativa do Vale do Jequitinhonha; ainda na década de 70 seu trabalho já era exposto no Brasil e no exterior e fazia parte do acervo de museus e de importantes coleções particulares.

Atividades

1)      Onde nasceu o Mestre Saúba?



2)      Como é a obra do Mestre Saúba?


3)      Onde nasceu o Mestre Vitalino?


4)      Como é a obra do Mestre Vitalino?

5)      Onde nasceu Noemisa?


6)      Noemisa representa um importante núcleo de ceramistas brasileiros. Que núcleo é este?

7)      A que importante artista popular Noemisa é comparada?



Fonte: Arte Popular do Brasil




Atenção!!!




               Fazer três desenhos de acordo com a matéria estudada (um em cada folha A4) e anexar à apostila com as respostas. Exemplos: Desenho de um mamulengo do Mestre Saúva, desenho de uma obra do Mestre Vitalino, desenho de uma obra de Noemisa , etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário