sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Adaptação de Artes 1° Ano 1° Bimestre,2017

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES          
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  _____

 


Adaptação de Artes
1° Ano
1° Bimestre
 Ler com  ATENÇÃO!

          Estas atividades são direcionadas apenas para os alunos que vieram de escolas que não possuíam Artes na grade curricular do 1° Ano.  São para os alunos que já estão nas séries seguintes e não nos que ainda estão no 1° Ano. 

Favor responder os todos os exercícios e anexar os três  trabalhos práticos (em folha A4):

Trabalho I: Em uma folha  A4, reproduza a figura abaixo e pinte-a com um dos grupos de cores estudadas . Exemplos:  cores primárias (magenta, amarelo e azul) ou cores secundárias (roxo, verde e laranja).

Trabalho II:  Em uma folha  A4, reproduza a figura abaixo, usando linhas pretas ou coloridas.

Trabalho III:  Em uma folha  A4, reproduza a figura do texto VI, usando lápis (grafite) para sombrear.




Texto I:




A Arte e os Parâmetros Curriculares Nacionais

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
           O ensino das Artes nas séries iniciais está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais como um esforço de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade.
            A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas. Por meio dela o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve também conhecer, apreciar e refletir sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
            A arte na educação engloba tanto ao que se refere ao ensino e a aprendizagem quanto ao que se refere à arte como manifestação humana. Ela está dividida em quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.


Atividades

1) O que significa a sigla CPN?



2) Qual é o objetivo dos PCN?



3) Quais são as quatro linguagens em que está dividida a arte na educação?




Texto II:



O PONTO 

 

Um simples contato da ponta do lápis no papel é um ponto. Ele é o elemento mais simples da linguagem visual.

Ponto Geométrico: Usado no desenho geométrico. Ele não possui dimensão e geralmente é caracterizado por um cruzamento de linhas, com uma letra maiúscula do alfabeto.


Ponto Gráfico: É o ponto usado no desenho expressivo, que foge à representação convencional e podem-se dar variações, dando-lhes dimensões.  O ponto gráfico é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume. Dando contrastes de claro-escuro com concentrações e espaçamentos de pontos. 


Atividades


1)      Qual é o elemento mais simples da linguagem visual?


2)      Como é caracterizado um ponto geométrico?


3)      O ponto ____________________ é um elemento plástico que serve também para caracterizar o volume.



Texto III:

A LINHA

A linha é uma sequência de pontos. Desde os tempos pré-históricos que o homem tem observado a linha e se serviu dela para transmitir as suas mensagens. A linha pode ser: reta, curva, ondulada, quebrada, tracejada, mista, etc. As linhas podem formar desenhos figurativos ou abstratos.


 Atividades

1)      O que é uma linha?


2) Circule a linha tracejada.


______________          _ _ _ _ _ _ _ _ _ _        ................................

3) Faça uma linha ondulada.




Texto IV:


FORMAS GEOMÉTRICAS

                As formas básicas são o círculo, o triângulo e o quadrado. Sempre formadas por uma linha fechada. Uma linha curva fechada forma uma circunferência ou forma oval. Já a linha poligonal fechada forma polígonos. As principais formas poligonais são:  triângulo, quadrado retângulo, losango, paralelogramo e trapézio.

Atividades
1)      Quais são as formas básicas?


2)      O que forma uma linha curva fechada?



3)      O que forma uma linha poligonal fechada?


4)      Quais são as principais formas poligonais?




Texto V:





ESTUDO DAS CORES
De acordo com a percepção, as cores possuem três dimensões: matiz (croma), saturação (pureza relativa da cor) e brilho (valor tonal). O matiz ou croma é a cor em si. A saturação é a pureza relativa da cor, indo da presença máxima do seu matiz até um cinza neutro. O brilho relativo corresponde ao valor tonal das gradações entre sua luminosidade ou obscuridade.
As cores são divididas em cor luz e cor pigmento.
Cor -Luz – Observada através dos raios luminoso originada da luz branca.

Cor-Pigmento – percebida através das substâncias materiais corantes (pigmentos) na presença da luz. Pode ser opaca, como a utilizada na pintura em geral, ou transparente, utilizada principalmente nas artes gráficas.

Pigmento – substância natural ou artificial que dá coloração.

Decomposição da luz branca – O olho humano não pára de medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma sensação de cor através da decomposição da luz branca: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul , anil e violeta.
Quando a luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que acabam determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as ondas, sem refletir nada.

Cores primárias – cores puras, não se formam da mistura de outras cores. As cores primárias do pigmento transparente são o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul).  As cores primárias do pigmento opaco são o vermelho, amarelo e azul. Alguns estudiosos desconsideram o vermelho como cor primária, já que pode ser obtido através da mistura do magenta com o amarelo, não podendo ser considerado uma cor pura.
Cores secundárias – resultam da mistura de duas cores primárias. Amarelo + azul = verde, magenta + azul = laranja e  magenta + azul = roxo.
Cores terciárias – resultam da mistura de uma cor primária com uma secundária. Exemplos: verde + amarelo = verde-amarelado e azul + roxo = roxo-azulado.
Cores neutras – não há predominância de tonalidades quentes ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram cores neutras o branco, o preto e o cinza.
Cores quentes – predominam o vermelho, o laranja e o amarelo.
Cores frias – predominam o azul, o roxo e o verde.
Cores análogas – cores vizinhas no círculo cromático e participam da formação uma da outra. Exemplo: amarelo#laranja-amarelado#laranja.
Cores complementares – Formadas por uma dupla de cores, uma primária e outra secundária, que não participam da formação uma da outra e estão diametralmente opostas no círculo cromático. São: o amarelo e o roxo, o azul e o laranja e o verde e o magenta.

Contraste de cores - o contraste é o efeito produzido pela oposição entre as cores, podendo ser: Complementar – resulta da aplicação de cores opostas no círculo cromático, ou Simultâneo – obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre fundos diferentes e que provoca aparente mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de fundo sobre a cor aplicada.
Monocromia – pintura feita utilizando apenas uma cor (matiz) com gradações (variações) de tonalidades.
Policromia – pintura realizada utilizando-se várias cores (matizes).

Atividades

1) Quais são as três dimensões da cor?


2) Pureza relativa da cor:
(   ) matiz .   (  ) saturação.

3) O que é pigmento?


4)      Cite:
a)      2 cores primárias: ______________________________________________________.                       
b)      2 cores secundárias: ____________________________________________________.                    
c)      1 terciária: ___________________________________________________________.                       
d)     2 ores neutras: _________________________________________________________.                           
e) 1 core quente: ___________________________________________________________.                                
f) 1 Cor fria: ______________________________________________________________.                                   


Texto VI:

     

 

LUZ E SOMBRA


            Com luz e sombra, podemos criar nos desenhos efeitos de dilatação do espaço e profundidade. Entretanto, os contrastes de sombra servem para determinar efeitos de volume nos objetos e nas formas.
            A iluminação pode ser classificada segundo diversas fontes de procedência. Assim, temos as luzes lateral, frontal, difusa, radiante e a contra luz.
Luz lateral: A imagem da luz aparece diagonalmente, do alto para baixo. Ela cria efeitos de contraste e realça o volume da forma.
      A iluminação  pode ser natural ou artificial.
            Natural – É quando o objeto recebe a luz do sol.
            Artificial – É quando o objeto recebe a luz de maneira artificial (lâmpada, vela, etc.).

           

           Quando um foco luminoso emite seus raios sobre um objeto, este fica com uma zona iluminada e outra sombreada. Este mesmo objeto produz ao seu redor uma sombra que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            Assim, podemos dizer que temos três zonas:
            Zona iluminada – Parte clara onde existe luz.
            Zona sombreada – Parte privada de luz.
            Sombra projetada –  Sombra, do objeto iluminado, que se projeta sobre o chão e outros objetos próximos.
            Iluminação difusa – A luz é mascarada por um filtro, que pode ser uma nuvem, uma fumaça ou mesmo uma tela. Havendo pouco contraste.
            Iluminação radiante – Com esse tipo de iluminação, temos um destaque dos objetos, das formas. Aparecem em evidência sobretudo as características da superfície iluminada. 
            Contra-luz – Quando a fonte de luz está atrás do objeto. Parece que o objeto está completamente na sombra; o realce fica para os contornos, as silhuetas.
            Iluminação frontal – A fonte de luz está diretamente sobre o objeto. São nítidas a forma, a cor, as particularidades dos objetos.

  

Atividades

1)       Para que servem os contrastes de sombra?

2)      Como a imagem da luz aparece com a Luz lateral e que efeitos cria?



3)      Iluminação ______________ é quando o objeto recebe a luz do sol.

4)      Parte clara onde existe luz:
(   ) Zona sombreada.    (   ) Zona iluminada.

 5) Parte privada de luz:
(   ) Zona sombreada.   (   ) Zona iluminada.

6)      O que é sombra projetada?





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