terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Atividades para Alunos de Licença Médica, 1° Bimestre, 3° Ano, 2017

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES

PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  300­­__



Atividades para Alunos de Licença Médica
1° Bimestre, 3° Ano

 Ler com  ATENÇÃO!

          Em caso de licença médica o aluno deverá entregar as atividades no setor responsável por licença médica com a devida documentação. Não é necessário anexar cópia do atestado, basta o apresentado à secretaria. 
          
          Atenção: Este trabalho só é válido para:
          a) Alunas de licença maternidade.

          b) Alunos licenciados por um bimestre inteiro.
          c) Alunos com nota insuficiente que ficaram licenciados na época da recuperação bimestral (neste caso a nota vale como recuperação).

          Em caso de afastamento curto, fora da data de recuperação bimestral, não é necessário apresentar estas atividades. Basta apresentar cópia do atestado ou trazer um aviso da secretaria e solicitar recuperação da atividade perdida.
   
          Estas atividades não são válidas como recuperação comum, nem cobrem trabalhos perdidos no tempo em que o aluno não se encontrava afastado. 


      
          Favor responder os todos os exercícios e anexar os dois trabalhos práticos (em folha A4):

Trabalho I: Em uma folha  A4, represente qualquer um dos conceitos artísticos citados no texto III . Exemplos: um desenho, uma pintura, um cartaz publicitário, etc.
Trabalho II:  Em uma folha  A4, reproduza a figura do texto IV.

Texto I:

A arte e suas diferentes linguagens

            A arte é uma forma de expressão do ser humano. Ela é um meio de expressão cultural e social. Através dela o homem expressa suas vivências e como ele percebe este mundo. Sendo um ser social, através da arte o homem também vai expressar a sua vida em sociedade.
            Através da arte o homem consegue não só imprimir sua visão da sociedade como também transformá-la. Esta visão de mundo pode ser impressa através de várias modalidades.

Linguagem Visual

É qualquer meio em que são criados símbolos percebidos, na sua maioria, pela visão.

Linguagem Cênica

É a linguagem empregada para concepção de espetáculos, criando e apresentando símbolos percebidos ao mesmo tempo pela visão e audição (audiovisual).

Linguagem Musical

            É qualquer meio em que são criados e produzidos símbolos percebidos pela audição, tendo como matéria-prima básica o som.



Atividades

1)    A arte possui várias modalidades de linguagens.

(   )  FALSO.    (   ) VERDADEIRO.

2)    Apresenta símbolos audiovisuais.
(   ) Linguagem visual.
(   ) Linguagem cênica.

3)    Coloque V para visual, C para cênica e M para musical.

(   )  Aquarela, de Toquinho e Vinicius.
(   ) Romeu e Julieta, de Shakespeare.
(   ) Monalisa, de Leonardo da Vinci.
(   ) Davi, de Michelangelo.





Tema: A arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões do mundo

Texto II: 

A arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões do mundo

O homem é um ser social e está inserido em uma cultura, seja ela qual for.  A Arte é uma forma do homem interpretar o mundo em que vive. Ela é uma das primeiras manifestações da humanidade, pois serve como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas que representam sua vivência no mundo, expressar suas ideias, sensações e sentimentos. Sendo uma forma de comunicação.
A Arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções, por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.
Partindo deste princípio, a arte existe para decorar o mundo, para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para expressar ideias, desejos e sentimentos.
Quando o homem faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa ser uma representação fiel das coisas no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão, ou seu desejo. Baseado nisto, a função da arte e o seu valor estão na representação simbólica do mundo humano.


Atividades

1)      O homem é um ser _____________ e está inserido em uma cultura.

2)      A Arte é uma forma de comunicação.
(   ) Falso.    (  ) Verdadeiro.

3)      Segundo Azevedo Júnior, o que é necessário para a apreciação da Arte?


4)      O que é arte utilitária?




Texto III: 


Conceitos em diferentes ambientes Artísticos

Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma.
Pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. A pintura é diferente do desenho por usar pigmentos líquidos. A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.
Gravura: De um modo geral, chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz. Mas trata-se aqui de uma reprodução "numerada e assinada uma a uma", compondo desta forma uma edição restrita, diferente do "poster", que é um produto de processos gráficos automáticos, e reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista.
Escultura é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo. Para tanto se utiliza de materiais como o bronze, o mármore, a argila, a cera, a madeira, e das seguintes técnicas: a cinzelação, a fundição e a moldagem.
Arquitetura significa construção, e refere-se à arte ou a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. A arquitetura é a arte de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.
Música: É a arte dos sons, combinados de acordo com a altura e proporcionados pela duração dos sons. É a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc. A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.
Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Cinema: Chamamos de cinema ou cinematografia à tecnologia que reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando a chamada "ilusão de movimento", ou seja, a percepção visual de assistir imagens que se movem. Também se diz cinema ao prédio ou sala onde são projetados os filmes.
Artes Gráficas se refere à área de conhecimento e prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo de comunicar. É uma forma de se comunicar visualmente um 
conceito, uma ideia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre imagem e texto. No século XXI, a participação do design gráfico expandiu para os meios digitais, sendo utilizado na criação de sites, portais eletrônicos, softwares e diversas outras áreas relacionadas ao Design Digital.
Publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade precípua é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais. É, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa, com o propósito de condicioná-la para o ato da compra.
História em Quadrinhos : Os quadrinhos são histórias feitas com imagens quase sempre acompanhadas da palavra escrita.
         A linguagem das personagens é simples, objetiva e quase sempre aparece escrita em balões.
         A história em quadrinhos é criada a partir da reunião de vários elementos: o texto, as personagens, os letreiros, as vinhetas, os balões e as onomatopéias.
Fotografia é o processo e a arte que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura.
Vídeo: Um vídeo é um sistema  de gravação e reprodução de imagens, as quais podem estar acompanhadas de sons, e que se realiza através de uma banda magnética.

Atividades
1) Relacione:
a) Literatura                 
b) Quadrinhos                      
c) Cinema    
d) Desenho      
(   ) São histórias feitas com imagens quase sempre acompanhadas da palavra escrita.
(   ) Reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando a chamada "ilusão de movimento".
(   ) Arte de criar e compor textos.
(   ) Composição bidimensional, constituída por linhas, pontos e forma.

 2) Complete:
a) O  ________________  é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças.
 
b) A______________  é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
c) As Artes ____________________estruturaram e dão forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre imagem e texto.
d) _______________ é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo.

3) Responda:
a) O que é gravura?



b) O que é publicidade?



c) O que é fotografia?







Texto IV: 




Conceitos críticos de Arte

A produção artística não pode ser definida como uma ciência, uma vez que seus resultados não são absolutos e nem sequer conclusivos. A arte é subjetiva, deixando qualquer tipo de critério objetivo de lado.
            A escolha de uma obra para apreciação vai bem além do "feio ou bonito" ou "gostei ou não gostei". A crítica feita pelo público, em geral, lida com a fruição, ou seja, com aquilo que sentimos diante de um quadro e que pode variar de pessoa para pessoa, conforme o repertório de cada um. Isso não tem necessariamente uma relação com a história da sociedade ou da arte. A crítica do espectador comum é feita a partir de conteúdos afetivos e, portanto, é muito pessoal. Enquanto que o especialista busca um "meio termo" entre a razão e a sensibilidade e procura ser objetivo sem perder a ligação com o delicado universo artístico.
            Os primeiros críticos surgiram na Grécia Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte. Muitos dos princípios que nortearam esses primeiros pensadores da arte foram resgatados na Europa Moderna (Renascimento) e somados a outros princípios da Idade Média, sobretudo religiosos.
Com a organização do mercado de arte ao longo dos séculos, a atividade do crítico tornou-se cada vez mais especializada. No início ele se ocupava principalmente em orientar o mercado, mas no século XIX sua opinião começou a circular na imprensa e seu trabalho passou a contribuir para orientar o público a consumir Arte. A indústria cultural e todas as transformações que vem ocorrendo no universo das manifestações culturais a partir do século XX deram ao crítico e ao curador uma posição de referência.
A arte brasileira é questionadora e discute criticamente a realidade. No século 19 caricaturistas já ironizavam a postura do 2° Império e, posteriormente, a dos próprios republicanos. E no século XX os modernistas refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística nacional. Já nos anos 1960, motivados pelas muitas revoluções da arte internacional, artistas e músicos brasileiros tropicalistas mostraram seu olhar sobre o regime militar, que criava uma série de restrições às possibilidades de expressão. A Pop Art brasileira criticou, de modo muitas vezes bem-humorado e poético, a realidade do momento.
Conhecer e construir conceitos críticos em diferentes ambientes artísticos, como pintura, desenho, gravura, escultura, arquitetura, artes gráficas, publicidade, história em quadrinhos, fotografia, vídeo, teatro, cinema, música, dança e literatura.
 Além de reconhecer os elementos que compõem uma obra artística (forma, superfície, espaço, volume, linhas, texturas, cores e luz), o observador deve interpretá-la, estabelecendo conceitos críticos a respeito do conteúdo analisado. A aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando a possibilidade do artista de perceber-se como agente de transformações.
A Arte visa os aspectos essenciais da criação e percepção estética e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. As oportunidades de aprendizagem de arte, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e intensificam as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.
A realização de trabalhos pessoais, assim como a apreciação das obras de arte em diferentes ambientes artísticos, se dá mediante a elaboração de ideias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai estruturando e transformando, ao interagir com os diversos conteúdos de arte manifestados nesse processo dialógico.
Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno poderá compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade. Trata-se de criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana.
Os alunos tornam-se capazes de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos, movimentos que estão à sua volta. Também deve conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas.
O exercício de uma percepção crítica das transformações que ocorrem na natureza e na cultura pode criar condições para que os alunos percebam o seu comprometimento na manutenção de uma qualidade de vida melhor. A dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
A possibilidade de pensar criticamente sobre as imagens estão presentes nas mídias (televisão, rádio, imprensa, Internet). A Arte torna-se globalizada, considerando os diversos grupos culturais encontram um lugar para arte em suas vidas, entendendo que tais grupos podem ter necessidades e conceitos de arte distintos.
O sentido pluriculturalista amplia a discussão sobre a função da arte e o papel do artista em diferentes culturas, assim como o papel de quem decide o que é arte e o que é arte de boa qualidade. Essas discussões podem contribuir para o desenvolvimento do respeito e reconhecimento de diferenças.
O pluriculturalismo no ensino de arte tem como objetivos: promover o entendimento de cruzamentos culturais pela identificação de similaridades, particularmente nos papéis e funções da arte, dentro e entre grupos culturais; reconhecer e celebrar a diversidade étnica e cultural em arte e em nossa sociedade, enquanto também se potencializa o orgulho pela herança cultural em cada indivíduo, seja ela resultante de processos de erudição ou de vivências do âmbito popular, folclórico ou étnico.
Examinar a dinâmica de diferentes culturas e os processos de transmissão de valores; desenvolver a consciência acerca dos mecanismos de manutenção da cultura dentro de grupos sociais; questionar a cultura dominante também é papel da Arte.
É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

Atividades

1) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) A produção artística não é definida como ciência.
(   ) A crítica feita pelo público, em geral, lida com a fruição, ou seja, com aquilo que sentimos diante de um quadro e que pode variar de pessoa para pessoa, conforme o repertório de cada um.

(    ) Questionar a cultura dominante não é papel da Arte.
(    ) É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

2) Complete:
a) Os primeiros críticos surgiram na _________________ Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte.
b) No século XX os _________________refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística brasileira.
c) A Arte visa os aspectos essenciais da criação e percepção _______________e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo.

Fonte:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf




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