2°
Bimestre
Objetivo:Compreender a importância do
processo artístico no desenvolvimento social e intelectual infantil.
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE CRIADORA NA EDUCAÇÃO
A Arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, ela já está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo.
A Arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, ela já está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo.
A ARTE COMO MEIO DE COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO
a) Desenvolvimento emocional: o desenho pode proporcionar a oportunidade do desenvolvimento emocional, com a inclusão direta do eu. Quando cria, acriança pode aparecer diretamente em sua obra criadora ou representar alguém com quem se identifique. Uma criança emocionalmente livre, na expressão criadora, sente-se segura e confiante ao abordar qualquer problema que derive de suas experiências.
a) Desenvolvimento emocional: o desenho pode proporcionar a oportunidade do desenvolvimento emocional, com a inclusão direta do eu. Quando cria, acriança pode aparecer diretamente em sua obra criadora ou representar alguém com quem se identifique. Uma criança emocionalmente livre, na expressão criadora, sente-se segura e confiante ao abordar qualquer problema que derive de suas experiências.
b) Desenvolvimento Intelectual: a
compreensão gradativa que a criança tem de si própria e do seu meio, ou seja, o
conhecimento está ativamente à disposição da criança, quando desenha, demonstra
seu nível intelectual. Os desenhos como meios utilizados para demonstrar o indício
da capacidade mental da criança, principalmente quando os meios verbais de
comunicação não são adequados.
c) Desenvolvimento Físico : o
desenvolvimento físico manifesta-se em sua capacidade de coordenação visual, na
maneira como controla seu corpo, orienta seu traço e dá expressão as suas
aptidões.
d) Desenvolvimento Perceptual: a fruição
da existência e a capacidade de aprendizagem talvez dependam do significado e
da qualidade das experiências sensoriais. A observação visual é, normalmente,
aquela a que se atribui maior ênfase na experiência artística. O
desenvolvimento perceptual revela-se na crescente sensibilidade às sensações do
tato e dá pressão, desde o simples amassar do barro de moldagem e a exploração
tátil de contexturas até as reações sensitivas ao barro até as diferentes qualidades
da superfície e do contexto, numa variedade de formas artísticas.
e) Desenvolvimento Social: o
desenvolvimento social das crianças pode ser facilmente apreciado em seus
esforços criadores. Uma criança muito pequena já começa a incluir algumas pessoas
em seus desenhos, à medida que a criança cresce, sua arte vai refletindo sua
crescente conscientização das pessoas e da influencia destas em sua vida. A
arte proporciona a oportunidade de interação social com as crianças da mesma
idade, através dos trabalhos em grupos podem cooperar tendo a maior consciência
da contribuição de cada individuo.
f) Desenvolvimentos Estético: está relacionado a capacidade sensitiva para integrar experiências num todo coeso. Cada material artístico possui exigências diferentes, em função do seu uso estético, isto é a estética está intimamente vinculada à personalidade.
g) Desenvolvimento Criador: está relacionado à liberdade emocional, para explorar e experimentar, envolver-se emocionalmente na criação. A capacidade criadora é essencial em nossa sociedade, e o trabalho da criança reflete no seu desenvolvimento criador, tanto no próprio desenho como no processo de realizar a forma artística.
Atividades
f) Desenvolvimentos Estético: está relacionado a capacidade sensitiva para integrar experiências num todo coeso. Cada material artístico possui exigências diferentes, em função do seu uso estético, isto é a estética está intimamente vinculada à personalidade.
g) Desenvolvimento Criador: está relacionado à liberdade emocional, para explorar e experimentar, envolver-se emocionalmente na criação. A capacidade criadora é essencial em nossa sociedade, e o trabalho da criança reflete no seu desenvolvimento criador, tanto no próprio desenho como no processo de realizar a forma artística.
Atividades
1) Coloque V para
verdadeiro e F para falso.
a) ( ) Uma criança emocionalmente livre, na expressão criadora, sente-se segura e confiante ao abordar qualquer problema que derive de suas experiências.
a) ( ) Uma criança emocionalmente livre, na expressão criadora, sente-se segura e confiante ao abordar qualquer problema que derive de suas experiências.
b) ( ) Os desenhos não
servem para demonstrar o indício da capacidade mental da criança.
c) ( ) O desenvolvimento
social das crianças pode ser facilmente apreciado em seus esforços criadores.
d)
( ) O desenvolvimento
criador está relacionado à liberdade emocional, para explorar e experimentar,
envolver-se emocionalmente na criação.
2) Complete:
a) A observação ________________________ é,
normalmente, aquela a que se atribui maior ênfase na experiência artística.
b) A arte proporciona a oportunidade de
interação _______________________com as crianças da mesma idade.
3) Responda:
a) Onde se manifesta o desenvolvimento físico
da criança?
b) A que está relacionado o desenvolvimento
estético da criança?
BIBLIOGRAFIA
LOWENFELD.W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora
LOWENFELD.W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora
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