sábado, 26 de abril de 2014

Plano de Curso de Artes, 2014, 1° ano

PLANO DE CURSO DE 2014
Escola: CIEP 341 – VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
Professor(a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
Nível de ensino: MÉDIO
Ano de ensino: 1º

Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.

1° BIMESTRE







Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrados em cada bimestre)
Mês
Conteúdo programático
Competências do Currículo  Mínimo
Procedimento didático (Técnica)
Recursos Didáticos
N° Aulas
Fevereiro
. A  Arte e os Parâmetros
Curriculares Nacionais
para as séries iniciais
do Ensino
Fundamental.
. Compreender a Arte
como um campo de
conhecimento
presente nos
Parâmetros
Curriculares Nacionais
para as séries iniciais
do Ensino
Fundamental.
. Aulas expositivas, análise textual, estudos e pesquisas.
  Contextualização dos conteúdos abordados a partir do cotidiano discente.
  Trabalhos iconográficos.
  Trabalhos a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.

• Textos
• Imagens
• Internet

10
Março
   Os elementos visuais que compõem a estrutura
das artes visuais.

  Conhecer os elementos visuais que compõem a estrutura das artes visuais.
  Experimentar os elementos visuais através de exercícios artísticos.
  Aulas expositivas
  Trabalhos iconográficos.

  Contextualização dos conteúdos abordados
  Debates a partir de textos
  Trabalhos iconográficos.

• Textos
• Imagens

• Internet
. Celulares, câmeras e tablets.
8
Abril
A  Arte e as manifestações culturais das diferentes regiões do
País

A importância musical
nas manifestações
populares.

Reconhecer a
presença da Arte nas
manifestações
culturais das
diferentes regiões do
país.

Descrever o que se vê
em relação aos
elementos visuais e
ao contexto cultural
estudado
considerando a
importância musical
nas manifestações
populares.

Utilizar a linguagem
visual na produção de
trabalhos artísticos tendo
as manifestações
populares como tema.
 Aulas expositivas, análise textual, estudos e pesquisas.
  Contextualização dos conteúdos abordados
  Debates a partir de textos
  Trabalhos iconográficos.
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
• Textos
• Internet

6

Avaliação:
Forma de Avaliação
Valor da Avaliação
Prova Bimestral
5,0
Trabalhos práticos
3,0
Saerjinho
1,0
Participação
1,0



PLANO DE CURSO DE 2014
Escola: CIEP 341 – VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
Nível de ensino: MÉDIO
Ano de ensino: 1º
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.

2° BIMESTRE







Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
Conteúdo programático
Competências do Currículo  Mínimo
Procedimento didático (Técnica)
Recursos Didáticos
N° Aulas
Maio
• Patrimônio.

Conhecer manifestações populares de diferentes regiões do país.
Compreender que os objetos culturais fazem parte do patrimônio cultural da humanidade, conhecer seus aspectos culturais (festejos, rituais etc.) e valorizar a sua preservação.

  Aulas expositivas, análise textual, estudos e pesquisas.

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos

8
Junho
Cultura popular e  linguagem visual.
Manifestações culturais e as artes visuais desde a pré-história até os dias atuais

Reconhecer na cultura popular a presença da linguagem visual.
Reconhecer as manifestações culturais como tema nas obras de artistas visuais desde a pré-história até os dias atuais..

  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos em grupo
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
• Livro didático
• Textos
• Datashow
• Internet

4
Julho
• Ilustração de  histórias da cultura popular.
Esculturas, bonecos e objetos das manifestações populares.
Ilustrar histórias da cultura popular (contos, lendas, cordéis, “causos” etc), a partir de pesquisa sobre a memória visual
referente a cada história.
Construção de esculturas, bonecos e objetos referentes a manifestações populares de diferentes regiões com
materiais convencionais e não convencionais.
Habilidades e
Competências
EIXO TEMÁTICO HISTÓRIA E CULTURA
EIXO TEMÁTICO MANIFESTAÇÕES POPULARES COMO PATRIMÔNIO
a 1 SÉRIE - ENSINO MÉDIO
  Aulas expositivas
  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos

6

Avaliação:
Forma de Avaliação
Valor da Avaliação
Prova Bimestral
5,0
Trabalhos práticos
3,0
Saerjinho
1,0
Participação
1,0



PLANO DE CURSO DE 2014
Escola: CIEP 341 – VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Química
Nível de ensino: MÉDIO
Ano de ensino: 1º
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.

3° BIMESTRE







Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
Conteúdo programático
Competências do Currículo  Mínimo
Procedimento didático (Técnica)
Recursos Didáticos
N° Aulas
Agosto
• A importância do artista popular e sua valorização.

Gravura de cordel.

Reconhecer a importância do artista popular para a construção da identidade regional e nacional, percebendo sua influência na arte contemporânea.
Valorizar os artistas e as manifestações populares da sua região.
Identificar nas obras e imagens analisadas a presença do traço e das características do artista popular, como na gravura de cordel.

  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.

• Textos
• Internet

8
Setembro
As manifestações populares de nossa região.
Reconhecer as manifestações populares da sua região preferencialmente no local em que acontecem.
Produzir artisticamente utilizando obras de artistas populares como referência.
Registrar artisticamente a experiência com as manifestações populares de sua região
  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos
. Análise textual, estudos e pesquisas.
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.


• Textos
• Imagens
• Internet

10


Avaliação:
Forma de Avaliação
Valor da Avaliação
Prova Bimestral
5,0
Trabalhos práticos
3,0
Saerjinho
1,0
Participação
1,0



PLANO DE CURSO DE 2014
Escola: CIEP 341 – VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
Nível de ensino: MÉDIO
Ano de ensino: 1º
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.

4° BIMESTRE







Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
Conteúdo programático
Competências do Currículo  Mínimo
Procedimento didático (Técnica)
Recursos Didáticos
N° Aulas
Outubro
• As linguagens artísticas e os festejos populares.

Reconhecer as manifestações africanas, afro-brasileiras e ameríndias como linguagens artísticas e a forte presença
visual em seus ritos e festejos.
Perceber a presença das influências africana, indígena e europeia nas manifestações artísticas já estudadas.

  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos em grupo
. Análise textual, estudos e pesquisas.
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.

• Imagens
• Textos
• Internet


8
Novembro
• Traços culturais nas manifestações artísticas e populares.

Debater com os colegas sobre sua leitura das imagens apresentadas e também suas produções artísticas.
Identificar traços culturais diversos nas manifestações artísticas e populares das diferentes regiões do país.
  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos
. Análise textual, estudos e pesquisas.
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
• Textos
• Imagens
• Internet


8
Dezembro
Produções artísticas com influências africana, indígena e europeia.
Músicas com influências africana, indígena e europeia.

Produzir artisticamente a partir das influências africana, indígena e europeia.
 • Experimentar a sonoridade das manifestações africana, indígena e europeia nas próprias produções artísticas.
  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
• Imagens
• Textos

• Internet


6

Avaliação:

Forma de Avaliação
Valor da Avaliação
Prova Bimestral
5,0
Trabalhos práticos
3,0
Saerjinho
1,0
Participação
1,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário