PLANO DE CURSO DE 2014
  
 
Professor(a): Rose Amaral 
Disciplina: Artes 
 | 
 |||
| 
   
Nível de ensino: MÉDIO 
 | 
  
   
Ano de ensino: 1º 
 | 
  
   | 
 |
| 
   
Referência
  bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013. 
 | 
 |||
| 
   
1° BIMESTRE 
 | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
 
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrados em cada bimestre)
| 
   
Mês 
 | 
  
   
Conteúdo
  programático 
 | 
  
   
Competências
  do Currículo  Mínimo 
 | 
  
   
Procedimento
  didático (Técnica) 
 | 
  
   
Recursos
  Didáticos 
 | 
  
   
N°
  Aulas 
 | 
 
| 
   
Fevereiro 
 | 
  
   
. A  Arte e os Parâmetros 
Curriculares Nacionais 
para as séries iniciais 
do Ensino 
Fundamental. 
 | 
  
   
. Compreender a
  Arte 
como um campo de 
conhecimento 
presente nos 
Parâmetros 
Curriculares Nacionais 
para as séries iniciais 
do Ensino 
Fundamental. 
 | 
  
   
. Aulas expositivas, análise
  textual, estudos e pesquisas. 
 
  Contextualização dos conteúdos abordados a partir do cotidiano discente. 
 
  Trabalhos iconográficos. 
 
  Trabalhos a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe. 
 | 
  
   
•
  Textos 
•
  Imagens 
•
  Internet 
 | 
  
   
10 
 | 
 
| 
   
Março 
 | 
  
   
   Os elementos visuais que compõem a estrutura 
das
  artes visuais. 
 | 
  
   
  Conhecer os elementos visuais que compõem a
  estrutura das artes visuais. 
  Experimentar os elementos visuais através de
  exercícios artísticos. 
 | 
  
   
  Aulas expositivas  
  Trabalhos iconográficos. 
  Contextualização dos conteúdos abordados  
  Debates a partir de textos  
  Trabalhos iconográficos. 
 | 
  
   
•
  Textos 
•
  Imagens 
•
  Internet 
. Celulares, câmeras e tablets.
   
 | 
  
   
8 
 | 
 
| 
   
Abril 
 | 
  
   
• A  Arte e
  as manifestações culturais das diferentes regiões do 
País 
• A importância musical 
nas manifestações 
populares. 
 | 
  
   
• Reconhecer a 
presença da Arte nas 
manifestações 
culturais das 
diferentes regiões do 
país. 
•Descrever o que se vê 
em relação aos 
elementos visuais e 
ao contexto cultural 
estudado 
considerando a 
importância musical 
nas manifestações 
populares. 
•Utilizar a linguagem 
visual na produção de 
trabalhos artísticos tendo 
as manifestações 
populares como
  tema. 
 | 
  
   
 Aulas expositivas,
  análise textual, estudos e pesquisas. 
 
  Contextualização dos conteúdos abordados  
 
  Debates a partir de textos  
 
  Trabalhos iconográficos. 
 
  Trabalhos  a fim de estimular e
  orientar a pesquisa e o trabalho em equipe. 
 | 
  
   
•
  Textos 
•
  Internet 
 | 
  
   
6 
 | 
 
Avaliação:
| 
   
Forma
  de Avaliação 
 | 
  
   
Valor
  da Avaliação 
 | 
 
| 
   
Prova Bimestral 
 | 
  
   
5,0 
 | 
 
| 
   
Trabalhos práticos 
 | 
  
   
3,0 
 | 
 
| 
   
Saerjinho 
 | 
  
   
1,0 
 | 
 
| 
   
Participação 
 | 
  
   
1,0 
 | 
 
PLANO DE CURSO DE 2014
  
 
Professor (a): Rose Amaral 
Disciplina: Artes 
 | 
 ||
| 
   
Nível de ensino: MÉDIO 
 | 
  
   
Ano de ensino: 1º 
 | 
 |
| 
   
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL -
  FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013. 
 | 
 ||
| 
   
2° BIMESTRE 
 | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
 
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
| 
   
Mês 
 | 
  
   
Conteúdo
  programático 
 | 
  
   
Competências
  do Currículo  Mínimo 
 | 
  
   
Procedimento
  didático (Técnica) 
 | 
  
   
Recursos
  Didáticos 
 | 
  
   
N°
  Aulas 
 | 
 
| 
   
Maio 
 | 
  
   
• Patrimônio. 
 | 
  
   
•Conhecer manifestações populares de diferentes regiões do país.  
• Compreender que
  os objetos culturais fazem parte do patrimônio cultural da humanidade,
  conhecer seus aspectos culturais (festejos, rituais etc.) e valorizar a sua
  preservação. 
 | 
  
   
  Aulas
  expositivas, análise textual, estudos e pesquisas. 
 
  Contextualização dos conteúdos  
 
  Debates a partir de textos  
 
  Trabalhos práticos 
 | 
  
   | 
  
   
8 
 | 
 
| 
   
Junho 
 | 
  
   
• Cultura popular e  linguagem
  visual. 
•Manifestações
  culturais e as artes visuais desde a pré-história até os dias atuais 
 | 
  
   
• Reconhecer na cultura popular a presença da linguagem visual. 
•Reconhecer as manifestações culturais como tema nas obras de artistas
  visuais desde a pré-história até os dias atuais.. 
 | 
  
   
 
  Aulas expositivas  
 
  Contextualização dos conteúdos  
 
  Debates a partir de textos  
  Trabalhos em
  grupo 
 
  Trabalhos  a fim de estimular e
  orientar a pesquisa e o trabalho em equipe. 
 | 
  
   
•
  Livro didático 
•
  Textos 
•
  Datashow 
•
  Internet 
 | 
  
   
4 
 | 
 
| 
   
Julho 
 | 
  
   
• Ilustração de  histórias da cultura popular. 
• Esculturas, bonecos
  e objetos das manifestações populares. 
 | 
  
   
• Ilustrar
  histórias da cultura popular (contos, lendas, cordéis, “causos” etc), a
  partir de pesquisa sobre a memória visual 
referente a cada história. 
• Construção de
  esculturas, bonecos e objetos referentes a manifestações populares de
  diferentes regiões com 
materiais
  convencionais e não convencionais. 
Habilidades e 
Competências 
EIXO TEMÁTICO HISTÓRIA E CULTURA 
EIXO TEMÁTICO MANIFESTAÇÕES POPULARES
  COMO PATRIMÔNIO 
a
  1 SÉRIE - ENSINO MÉDIO 
 | 
  
   
 
  Aulas expositivas  
 
  Contextualização dos conteúdos  
 
  Debates a partir de textos  
  Trabalhos práticos 
 | 
  
   | 
  
   
6 
 | 
 
Avaliação:
| 
   
Forma
  de Avaliação 
 | 
  
   
Valor
  da Avaliação 
 | 
 
| 
   
Prova Bimestral 
 | 
  
   
5,0 
 | 
 
| 
   
Trabalhos práticos 
 | 
  
   
3,0 
 | 
 
| 
   
Saerjinho 
 | 
  
   
1,0 
 | 
 
| 
   
Participação 
 | 
  
   
1,0 
 | 
 
PLANO DE CURSO DE 2014
  
 
Professor (a): Rose Amaral 
Disciplina: Química 
 | 
 ||
| 
   
Nível de ensino: MÉDIO 
 | 
  
   
Ano de ensino: 1º 
 | 
 |
| 
   
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013. 
 | 
 ||
| 
   
3° BIMESTRE 
 | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
 
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
| 
   
Mês 
 | 
  
   
Conteúdo
  programático 
 | 
  
   
Competências
  do Currículo  Mínimo 
 | 
  
   
Procedimento
  didático (Técnica) 
 | 
  
   
Recursos
  Didáticos 
 | 
  
   
N°
  Aulas 
 | 
 
| 
   
Agosto 
 | 
  
   
• A importância do artista popular e
  sua valorização. 
• Gravura de
  cordel. 
 | 
  
   
• Reconhecer a
  importância do artista popular para a construção da identidade regional e
  nacional, percebendo sua influência na arte contemporânea. 
• Valorizar os artistas e as
  manifestações populares da sua região. 
• Identificar nas
  obras e imagens analisadas a presença do traço e das características do
  artista popular, como na gravura de cordel. 
 | 
  
   
  Aulas expositivas  
  Contextualização dos conteúdos  
  Debates a partir de textos  
  Trabalhos práticos 
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o
  trabalho em equipe. 
 | 
  
   
•
  Textos 
•
  Internet 
 | 
  
   
8 
 | 
 
| 
   
Setembro 
 | 
  
   
• As manifestações populares de nossa
  região. 
 | 
  
   
• Reconhecer as manifestações
  populares da sua região preferencialmente no local em que acontecem. 
• Produzir artisticamente utilizando
  obras de artistas populares como referência. 
• Registrar artisticamente a
  experiência com as manifestações populares de sua região 
 | 
  
   
 
  Aulas expositivas  
 
  Contextualização dos conteúdos  
 
  Debates a partir de textos  
 
  Trabalhos práticos 
. Análise textual, estudos e
  pesquisas. 
 
  Trabalhos  a fim de estimular e
  orientar a pesquisa e o trabalho em equipe. 
 | 
  
   
•
  Textos 
•
  Imagens 
•
  Internet 
 | 
  
   
10 
 | 
 
Avaliação:
| 
   
Forma
  de Avaliação 
 | 
  
   
Valor
  da Avaliação 
 | 
 
| 
   
Prova Bimestral 
 | 
  
   
5,0 
 | 
 
| 
   
Trabalhos práticos 
 | 
  
   
3,0 
 | 
 
| 
   
Saerjinho 
 | 
  
   
1,0 
 | 
 
| 
   
Participação 
 | 
  
   
1,0 
 | 
 
PLANO DE CURSO DE 2014
  
 
Professor (a): Rose Amaral 
Disciplina: Artes 
 | 
 ||
| 
   
Nível de ensino: MÉDIO 
 | 
  
   
Ano de ensino: 1º 
 | 
 |
| 
   
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013. 
 | 
 ||
| 
   
4° BIMESTRE 
 | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
  
   | 
 
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
| 
   
Mês 
 | 
  
   
Conteúdo
  programático 
 | 
  
   
Competências
  do Currículo  Mínimo 
 | 
  
   
Procedimento
  didático (Técnica) 
 | 
  
   
Recursos
  Didáticos 
 | 
  
   
N°
  Aulas 
 | 
 
| 
   
Outubro 
 | 
  
   
•
  As linguagens artísticas e os festejos populares. 
 | 
  
   
• Reconhecer as
  manifestações africanas, afro-brasileiras e ameríndias como linguagens
  artísticas e a forte presença 
visual em seus ritos e festejos. 
• Perceber a presença das influências
  africana, indígena e europeia nas manifestações artísticas já estudadas. 
 | 
  
   
 
  Aulas expositivas  
 
  Contextualização dos conteúdos  
 
  Debates a partir de textos  
 
  Trabalhos em grupo 
. Análise textual, estudos e
  pesquisas. 
 
  Trabalhos  a fim de estimular e
  orientar a pesquisa e o trabalho em equipe. 
 | 
  
   
•
  Imagens 
•
  Textos 
•
  Internet 
 | 
  
   
8 
 | 
 
| 
   
Novembro 
 | 
  
   
•
  Traços culturais nas manifestações artísticas e populares. 
 | 
  
   
• Debater com os colegas sobre sua
  leitura das imagens apresentadas e também suas produções artísticas. 
• Identificar traços culturais
  diversos nas manifestações artísticas e populares das diferentes regiões do
  país. 
 | 
  
   
 
  Aulas expositivas  
 
  Contextualização dos conteúdos  
 
  Debates a partir de textos  
 
  Trabalhos práticos 
. Análise textual, estudos e
  pesquisas. 
 
  Trabalhos  a fim de estimular e
  orientar a pesquisa e o trabalho em equipe. 
 | 
  
   
•
  Textos 
• Imagens 
•
  Internet 
 | 
  
   
8 
 | 
 
| 
   
Dezembro 
 | 
  
   
• Produções artísticas com
  influências africana, indígena e europeia. 
• Músicas com influências africana,
  indígena e europeia. 
 | 
  
   
• Produzir artisticamente a partir
  das influências africana, indígena e europeia. 
 • Experimentar a sonoridade das manifestações africana, indígena e
  europeia nas próprias produções artísticas. 
 | 
  
   
 
  Aulas expositivas  
 
  Contextualização dos conteúdos  
 
  Debates a partir de textos  
 
  Trabalhos práticos 
 
  Trabalhos  a fim de estimular e
  orientar a pesquisa e o trabalho em equipe. 
 | 
  
   
•
  Imagens 
•
  Textos 
•
  Internet 
 | 
  
   
6 
 | 
 
Avaliação:
| 
   
Forma
  de Avaliação 
 | 
  
   
Valor
  da Avaliação 
 | 
 
| 
   
Prova Bimestral 
 | 
  
   
5,0 
 | 
 
| 
   
Trabalhos práticos 
 | 
  
   
3,0 
 | 
 
| 
   
Saerjinho 
 | 
  
   
1,0 
 | 
 
| 
   
Participação 
 | 
  
   
1,0 
 | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário