PLANO DE CURSO DE 2014
Professor(a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
|
|||
Nível de ensino: MÉDIO
|
Ano de ensino: 1º
|
|
|
Referência
bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.
|
1° BIMESTRE
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrados em cada bimestre)
Mês
|
Conteúdo
programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
N°
Aulas
|
Fevereiro
|
. A Arte e os Parâmetros
Curriculares Nacionais
para as séries iniciais
do Ensino
Fundamental.
|
. Compreender a
Arte
como um campo de
conhecimento
presente nos
Parâmetros
Curriculares Nacionais
para as séries iniciais
do Ensino
Fundamental.
|
. Aulas expositivas, análise
textual, estudos e pesquisas.
Contextualização dos conteúdos abordados a partir do cotidiano discente.
Trabalhos iconográficos.
Trabalhos a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Textos
•
Imagens
•
Internet
|
10
|
Março
|
Os elementos visuais que compõem a estrutura
das
artes visuais.
|
Conhecer os elementos visuais que compõem a
estrutura das artes visuais.
Experimentar os elementos visuais através de
exercícios artísticos.
|
Aulas expositivas
Trabalhos iconográficos.
Contextualização dos conteúdos abordados
Debates a partir de textos
Trabalhos iconográficos.
|
•
Textos
•
Imagens
•
Internet
. Celulares, câmeras e tablets.
|
8
|
Abril
|
• A Arte e
as manifestações culturais das diferentes regiões do
País
• A importância musical
nas manifestações
populares.
|
• Reconhecer a
presença da Arte nas
manifestações
culturais das
diferentes regiões do
país.
•Descrever o que se vê
em relação aos
elementos visuais e
ao contexto cultural
estudado
considerando a
importância musical
nas manifestações
populares.
•Utilizar a linguagem
visual na produção de
trabalhos artísticos tendo
as manifestações
populares como
tema.
|
Aulas expositivas,
análise textual, estudos e pesquisas.
Contextualização dos conteúdos abordados
Debates a partir de textos
Trabalhos iconográficos.
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Textos
•
Internet
|
6
|
Avaliação:
Forma
de Avaliação
|
Valor
da Avaliação
|
Prova Bimestral
|
5,0
|
Trabalhos práticos
|
3,0
|
Saerjinho
|
1,0
|
Participação
|
1,0
|
PLANO DE CURSO DE 2014
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
|
||
Nível de ensino: MÉDIO
|
Ano de ensino: 1º
|
|
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.
|
2° BIMESTRE
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
|
Conteúdo
programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
N°
Aulas
|
Maio
|
• Patrimônio.
|
•Conhecer manifestações populares de diferentes regiões do país.
• Compreender que
os objetos culturais fazem parte do patrimônio cultural da humanidade,
conhecer seus aspectos culturais (festejos, rituais etc.) e valorizar a sua
preservação.
|
Aulas
expositivas, análise textual, estudos e pesquisas.
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
|
|
8
|
Junho
|
• Cultura popular e linguagem
visual.
•Manifestações
culturais e as artes visuais desde a pré-história até os dias atuais
|
• Reconhecer na cultura popular a presença da linguagem visual.
•Reconhecer as manifestações culturais como tema nas obras de artistas
visuais desde a pré-história até os dias atuais..
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos em
grupo
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Livro didático
•
Textos
•
Datashow
•
Internet
|
4
|
Julho
|
• Ilustração de histórias da cultura popular.
• Esculturas, bonecos
e objetos das manifestações populares.
|
• Ilustrar
histórias da cultura popular (contos, lendas, cordéis, “causos” etc), a
partir de pesquisa sobre a memória visual
referente a cada história.
• Construção de
esculturas, bonecos e objetos referentes a manifestações populares de
diferentes regiões com
materiais
convencionais e não convencionais.
Habilidades e
Competências
EIXO TEMÁTICO HISTÓRIA E CULTURA
EIXO TEMÁTICO MANIFESTAÇÕES POPULARES
COMO PATRIMÔNIO
a
1 SÉRIE - ENSINO MÉDIO
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
|
|
6
|
Avaliação:
Forma
de Avaliação
|
Valor
da Avaliação
|
Prova Bimestral
|
5,0
|
Trabalhos práticos
|
3,0
|
Saerjinho
|
1,0
|
Participação
|
1,0
|
PLANO DE CURSO DE 2014
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Química
|
||
Nível de ensino: MÉDIO
|
Ano de ensino: 1º
|
|
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.
|
3° BIMESTRE
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
|
Conteúdo
programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
N°
Aulas
|
Agosto
|
• A importância do artista popular e
sua valorização.
• Gravura de
cordel.
|
• Reconhecer a
importância do artista popular para a construção da identidade regional e
nacional, percebendo sua influência na arte contemporânea.
• Valorizar os artistas e as
manifestações populares da sua região.
• Identificar nas
obras e imagens analisadas a presença do traço e das características do
artista popular, como na gravura de cordel.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
Trabalhos a fim de estimular e orientar a pesquisa e o
trabalho em equipe.
|
•
Textos
•
Internet
|
8
|
Setembro
|
• As manifestações populares de nossa
região.
|
• Reconhecer as manifestações
populares da sua região preferencialmente no local em que acontecem.
• Produzir artisticamente utilizando
obras de artistas populares como referência.
• Registrar artisticamente a
experiência com as manifestações populares de sua região
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
. Análise textual, estudos e
pesquisas.
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Textos
•
Imagens
•
Internet
|
10
|
Avaliação:
Forma
de Avaliação
|
Valor
da Avaliação
|
Prova Bimestral
|
5,0
|
Trabalhos práticos
|
3,0
|
Saerjinho
|
1,0
|
Participação
|
1,0
|
PLANO DE CURSO DE 2014
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
|
||
Nível de ensino: MÉDIO
|
Ano de ensino: 1º
|
|
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.
|
4° BIMESTRE
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
|
Conteúdo
programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
N°
Aulas
|
Outubro
|
•
As linguagens artísticas e os festejos populares.
|
• Reconhecer as
manifestações africanas, afro-brasileiras e ameríndias como linguagens
artísticas e a forte presença
visual em seus ritos e festejos.
• Perceber a presença das influências
africana, indígena e europeia nas manifestações artísticas já estudadas.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos em grupo
. Análise textual, estudos e
pesquisas.
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Imagens
•
Textos
•
Internet
|
8
|
Novembro
|
•
Traços culturais nas manifestações artísticas e populares.
|
• Debater com os colegas sobre sua
leitura das imagens apresentadas e também suas produções artísticas.
• Identificar traços culturais
diversos nas manifestações artísticas e populares das diferentes regiões do
país.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
. Análise textual, estudos e
pesquisas.
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Textos
• Imagens
•
Internet
|
8
|
Dezembro
|
• Produções artísticas com
influências africana, indígena e europeia.
• Músicas com influências africana,
indígena e europeia.
|
• Produzir artisticamente a partir
das influências africana, indígena e europeia.
• Experimentar a sonoridade das manifestações africana, indígena e
europeia nas próprias produções artísticas.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Imagens
•
Textos
•
Internet
|
6
|
Avaliação:
Forma
de Avaliação
|
Valor
da Avaliação
|
Prova Bimestral
|
5,0
|
Trabalhos práticos
|
3,0
|
Saerjinho
|
1,0
|
Participação
|
1,0
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário