PLANO DE CURSO DE 2014
Professor(a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
|
|||
Nível de ensino: MÉDIO
|
Ano de ensino: 3º
|
|
|
Referência
bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.
|
1° BIMESTRE
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrados em cada bimestre)
Mês
|
Conteúdo
programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
N°
Aulas
|
Fevereiro
|
. A arte e suas diferentes linguagens.
. A arte como forma de interpretar e
expressar pensamentos e visões de mundo.
|
. Perceber a arte
em suas diferentes linguagens e possibilidades como meio de expressão
cultural e social.
. Compreender a arte como forma de interpretar e expressar pensamentos
e visões de mundo.
|
. Aulas expositivas, análise
textual, estudos e pesquisas.
Contextualização dos conteúdos abordados a partir do cotidiano discente.
Trabalhos iconográficos.
Trabalhos a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Textos
•
Imagens
•
Internet
|
8
|
Março
|
Conceitos críticos em diferentes ambientes
artísticos.
Elementos que
compõem uma obra artística
|
Conhecer e
construir conceitos críticos em diferentes ambientes artísticos, como
pintura, desenho, gravura, escultura, arquitetura, artes gráficas,
publicidade, história em quadrinhos, fotografia, vídeo, teatro, cinema,
música,
dança e
literatura.
Reconhecer os
elementos que compõem uma obra artística como forma, superfície, espaço,
volume, linhas, texturas, cores e luz.
|
Aulas expositivas
Trabalhos iconográficos.
Contextualização dos conteúdos abordados
Debates a partir de textos
Trabalhos iconográficos.
|
•
Textos
•
Imagens
•
Internet
. Celulares, câmeras e tablets.
|
8
|
Abril
|
• Conceitos
críticos de Arte.
|
• Observar uma
atividade artística ou um espaço cultural, interpretando e estabelecendo
conceitos críticos a respeito
do conteúdo
analisado.
•Elaborar
atividades verbais, visuais, musicais ou audiovisuais experimentando os
elementos gráficos e materiais
diversificados na
sua composição.
|
Aulas expositivas,
análise textual, estudos e pesquisas.
Contextualização dos conteúdos abordados
Debates a partir de textos
Trabalhos iconográficos.
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Textos
•
Internet
|
10
|
Avaliação:
Forma
de Avaliação
|
Valor
da Avaliação
|
Prova Bimestral
|
5,0
|
Trabalhos práticos
|
3,0
|
Saerjinho
|
1,0
|
Participação
|
1,0
|
PLANO DE CURSO DE 2014
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
|
||
Nível de ensino: MÉDIO
|
Ano de ensino: 3º
|
|
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.
|
2° BIMESTRE
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
|
Conteúdo
programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
N°
Aulas
|
Maio
|
• A importância do processo artístico no desenvolvimento social e
intelectual infantil.
• Evolução
gráfico-escultórica
infantil.
|
• Compreender a importância do processo artístico no desenvolvimento
social e intelectual infantil.
• Reconhecer a
evolução gráfico-escultórica no processo de expressão infantil.
|
Aulas
expositivas, análise textual, estudos e pesquisas.
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
|
|
8
|
Junho
|
• Principais conceitos de arte-educação.
• Estágios de
desenvolvimento gráfico infantil.
|
• Identificar os principais conceitos de arte-educação e sua aplicação
na prática educacional.
• Relacionar os
estágios de desenvolvimento gráfico infantil: rabiscação, garatuja, fase
pré-esquemática e fase esquemática com o próprio desenvolvimento humano.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos em
grupo
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Livro didático
• Textos
•
Datashow
•
Internet
|
4
|
Julho
|
•. Atividades culturais conhecidas e
realizadas em educação infantil.
•. Desenvolvimento de expressão visual e motora na atividade gráfica.
|
•Relacionar e
registrar atividades culturais conhecidas e realizadas em educação infantil,
tais como: contação de histórias, cantigas de roda e expressão visual.
• Descrever,
através de atividades práticas com crianças, o desenvolvimento de expressão
visual e motora, além da
integração
mente/corpo na atividade gráfica.
Habilidades e
Competências
EIXO TEMÁTICO HISTÓRIA E CULTURA
EIXO TEMÁTICO MANIFESTAÇÕES POPULARES
COMO PATRIMÔNIO
a
1 SÉRIE - ENSINO MÉDIO
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
|
|
6
|
Avaliação:
Forma
de Avaliação
|
Valor
da Avaliação
|
Prova Bimestral
|
5,0
|
Trabalhos práticos
|
3,0
|
Saerjinho
|
1,0
|
Participação
|
1,0
|
PLANO DE CURSO DE 2014
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Química
|
||
Nível de ensino: MÉDIO
|
Ano de ensino: 3º
|
|
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.
|
3° BIMESTRE
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
|
Conteúdo
programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
N°
Aulas
|
Agosto
|
• A arte como forma de identidade
cultural brasileira.
•A importância da contribuição de nossa matriz
cultural nas expressões artísticas.
|
• Reconhecer a arte
como forma de identidade cultural brasileira, e perceber a contribuição das
culturas africana, indígena e europeia, na constituição cultural do nosso
país.
• Reconhecer o valor estético e
artístico na arte popular brasileira.
• Analisar e
perceber a importância da contribuição de nossa matriz cultural nas artes
visuais, culinária, festejos,
danças, músicas e vestuário
presentes em nossa sociedade.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
Trabalhos a fim de estimular e orientar a pesquisa e o
trabalho em equipe.
|
•
Textos
•
Internet
|
8
|
Setembro
|
• O artista popular brasileiro.
• Ritmos musicais brasileiros.
|
• Valorizar o artista popular
brasileiro e identificar atividades artísticas produzidas em distintas regiões
do país.
• Criar uma
experiência musical com ritmos brasileiros, aproveitando materiais
diversificados para a confecção de
instrumentos de
percussão.
• Desenvolver atividades artísticas
relacionadas à arte popular e ao folclore brasileiro.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
. Análise textual, estudos e
pesquisas.
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Textos
•
Imagens
•
Internet
|
8
|
Avaliação:
Forma
de Avaliação
|
Valor
da Avaliação
|
Prova Bimestral
|
5,0
|
Trabalhos práticos
|
3,0
|
Saerjinho
|
1,0
|
Participação
|
1,0
|
PLANO DE CURSO DE 2014
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
|
||
Nível de ensino: MÉDIO
|
Ano de ensino: 3º
|
|
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.
|
4° BIMESTRE
|
|
|
|
|
|
|
Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos
correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
|
Conteúdo
programático
|
Competências
do Currículo Mínimo
|
Procedimento
didático (Técnica)
|
Recursos
Didáticos
|
N°
Aulas
|
Outubro
|
• Estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo.
• A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de
comunicação.
|
• Conhecer estilos
e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo, desde a Pré-História até
a Arte Contemporânea.
• Identificar a
presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação
(cartazes, placas etc) e sua utilização no cotidiano.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos em grupo
. Análise textual, estudos e
pesquisas.
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Imagens
•
Textos
•
Internet
|
8
|
Novembro
|
• A arte dentro de conceitos históricos.
• Produtos audiovisuais.
|
• Contextualizar a
arte dentro de conceitos históricos e perceber as influências históricas,
culturais, sociais e econômicas trazidas por cada movimento artístico
estudado.
• Valorizar produtos audiovisuais
(vídeo, cinema, etc) como fenômeno artístico cultural.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
. Análise textual, estudos e
pesquisas.
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Textos
• Imagens
•
Internet
|
8
|
Dezembro
|
• Releituras de obras de arte.
• Estratégias adotadas pelos artistas para questionar e refletir sobre
a época em que vivem.
|
• Fazer releituras
de obras de arte experimentando diferentes materiais na criação artística e a
variedade de possibilidades que os mesmos oferecem.
•Perceber, através
de observação e análise, as estratégias adotadas pelos artistas para
questionar e refletir sobre a época em que vivem.
|
Aulas expositivas
Contextualização dos conteúdos
Debates a partir de textos
Trabalhos práticos
Trabalhos a fim de estimular e
orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
|
•
Imagens
•
Textos
•
Internet
|
6
|
Avaliação:
Forma
de Avaliação
|
Valor
da Avaliação
|
Prova Bimestral
|
5,0
|
Trabalhos práticos
|
3,0
|
Saerjinho
|
1,0
|
Participação
|
1,0
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário