sábado, 26 de abril de 2014

Plano de Curso de Artes, 3° ano, 2014

PLANO DE CURSO DE 2014
Escola: CIEP 341 – VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
Professor(a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
Nível de ensino: MÉDIO
Ano de ensino: 3º

Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.

1° BIMESTRE







Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrados em cada bimestre)
Mês
Conteúdo programático
Competências do Currículo  Mínimo
Procedimento didático (Técnica)
Recursos Didáticos
N° Aulas
Fevereiro
. A arte  e suas diferentes linguagens.

.  A arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões de mundo.
. Perceber a arte em suas diferentes linguagens e possibilidades como meio de expressão cultural e social.

. Compreender a arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões de mundo.
. Aulas expositivas, análise textual, estudos e pesquisas.
  Contextualização dos conteúdos abordados a partir do cotidiano discente.
  Trabalhos iconográficos.
  Trabalhos a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.

• Textos
• Imagens
• Internet

8
Março
   Conceitos críticos em diferentes ambientes artísticos.
  Elementos que compõem uma obra artística
  Conhecer e construir conceitos críticos em diferentes ambientes artísticos, como pintura, desenho, gravura, escultura, arquitetura, artes gráficas, publicidade, história em quadrinhos, fotografia, vídeo, teatro, cinema, música,
dança e literatura.
  Reconhecer os elementos que compõem uma obra artística como forma, superfície, espaço, volume, linhas, texturas, cores e luz.
  Aulas expositivas
  Trabalhos iconográficos.

  Contextualização dos conteúdos abordados
  Debates a partir de textos
  Trabalhos iconográficos.

• Textos
• Imagens

• Internet
. Celulares, câmeras e tablets.
8
Abril
• Conceitos críticos de Arte.



Observar uma atividade artística ou um espaço cultural, interpretando e estabelecendo conceitos críticos a respeito
do conteúdo analisado.

Elaborar atividades verbais, visuais, musicais ou audiovisuais experimentando os elementos gráficos e materiais
diversificados na sua composição.


 Aulas expositivas, análise textual, estudos e pesquisas.
  Contextualização dos conteúdos abordados
  Debates a partir de textos
  Trabalhos iconográficos.
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
• Textos
• Internet

10

Avaliação:
Forma de Avaliação
Valor da Avaliação
Prova Bimestral
5,0
Trabalhos práticos
3,0
Saerjinho
1,0
Participação
1,0



PLANO DE CURSO DE 2014
Escola: CIEP 341 – VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
Nível de ensino: MÉDIO
Ano de ensino: 3º
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.

2° BIMESTRE







Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
Conteúdo programático
Competências do Currículo  Mínimo
Procedimento didático (Técnica)
Recursos Didáticos
N° Aulas
Maio
A importância do processo artístico no desenvolvimento social e intelectual infantil.
Evolução gráfico-escultórica infantil.
Compreender a importância do processo artístico no desenvolvimento social e intelectual infantil.
Reconhecer a evolução gráfico-escultórica no processo de expressão infantil.
  Aulas expositivas, análise textual, estudos e pesquisas.

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos

8
Junho
Principais conceitos de arte-educação.
Estágios de desenvolvimento gráfico infantil.
Identificar os principais conceitos de arte-educação e sua aplicação na prática educacional.
Relacionar os estágios de desenvolvimento gráfico infantil: rabiscação, garatuja, fase pré-esquemática e fase esquemática com o próprio desenvolvimento humano.
  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos em grupo
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
• Livro didático
• Textos
• Datashow
• Internet

4
Julho
. Atividades culturais conhecidas e realizadas em educação infantil.
. Desenvolvimento de expressão visual e motora na atividade gráfica.
Relacionar e registrar atividades culturais conhecidas e realizadas em educação infantil, tais como: contação de histórias, cantigas de roda e expressão visual.
Descrever, através de atividades práticas com crianças, o desenvolvimento de expressão visual e motora, além da
integração mente/corpo na atividade gráfica.
Habilidades e
Competências
EIXO TEMÁTICO HISTÓRIA E CULTURA
EIXO TEMÁTICO MANIFESTAÇÕES POPULARES COMO PATRIMÔNIO
a 1 SÉRIE - ENSINO MÉDIO
  Aulas expositivas
  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos

6

Avaliação:
Forma de Avaliação
Valor da Avaliação
Prova Bimestral
5,0
Trabalhos práticos
3,0
Saerjinho
1,0
Participação
1,0



PLANO DE CURSO DE 2014
Escola: CIEP 341 – VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Química
Nível de ensino: MÉDIO
Ano de ensino: 3º
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.

3° BIMESTRE







Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
Conteúdo programático
Competências do Currículo  Mínimo
Procedimento didático (Técnica)
Recursos Didáticos
N° Aulas
Agosto
• A arte como forma de identidade cultural brasileira.

•A  importância da contribuição de nossa matriz cultural nas expressões artísticas.
Reconhecer a arte como forma de identidade cultural brasileira, e perceber a contribuição das culturas africana, indígena e europeia, na constituição cultural do nosso país.
Reconhecer o valor estético e artístico na arte popular brasileira.
Analisar e perceber a importância da contribuição de nossa matriz cultural nas artes visuais, culinária, festejos,
danças, músicas e vestuário presentes em nossa sociedade.


  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.

• Textos
• Internet

8
Setembro
O artista popular brasileiro.

• Ritmos musicais brasileiros.
Valorizar o artista popular brasileiro e identificar atividades artísticas produzidas em distintas regiões do país.
Criar uma experiência musical com ritmos brasileiros, aproveitando materiais diversificados para a confecção de
instrumentos de percussão.

Desenvolver atividades artísticas relacionadas à arte popular e ao folclore brasileiro.
  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos
. Análise textual, estudos e pesquisas.
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.


• Textos
• Imagens
• Internet

8


Avaliação:
Forma de Avaliação
Valor da Avaliação
Prova Bimestral
5,0
Trabalhos práticos
3,0
Saerjinho
1,0
Participação
1,0



PLANO DE CURSO DE 2014
Escola: CIEP 341 – VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
Professor (a): Rose Amaral
Disciplina: Artes
Nível de ensino: MÉDIO
Ano de ensino: 3º
Referência bibliográfica: CURRÍCULO MÍNIMO 2013- CURSO NORMAL - FORMAÇÃO DE PROFESSORES- ARTE, SEEDUC, 2013.

4° BIMESTRE







Conteúdo Programático (Cite todos os conteúdos programáticos correlacionando-os ao Currículo Mínimo a serem ministrado em cada bimestre)
Mês
Conteúdo programático
Competências do Currículo  Mínimo
Procedimento didático (Técnica)
Recursos Didáticos
N° Aulas
Outubro
Estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo.
A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação.
Conhecer estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo, desde a Pré-História até a Arte Contemporânea.

Identificar a presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação (cartazes, placas etc) e sua utilização no cotidiano.

  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos em grupo
. Análise textual, estudos e pesquisas.
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.

• Imagens
• Textos
• Internet


8
Novembro
A arte dentro de conceitos históricos.
Produtos audiovisuais.
Contextualizar a arte dentro de conceitos históricos e perceber as influências históricas, culturais, sociais e econômicas trazidas por cada movimento artístico estudado.

Valorizar produtos audiovisuais (vídeo, cinema, etc) como fenômeno artístico cultural.

  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos
. Análise textual, estudos e pesquisas.
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
• Textos
• Imagens
• Internet


8
Dezembro
Releituras de obras de arte.
  Estratégias adotadas pelos artistas para questionar e refletir sobre a época em que vivem.
Fazer releituras de obras de arte experimentando diferentes materiais na criação artística e a variedade de possibilidades que os mesmos oferecem.

Perceber, através de observação e análise, as estratégias adotadas pelos artistas para questionar e refletir sobre a época em que vivem.
  Aulas expositivas

  Contextualização dos conteúdos
  Debates a partir de textos
  Trabalhos práticos
  Trabalhos  a fim de estimular e orientar a pesquisa e o trabalho em equipe.
• Imagens
• Textos

• Internet


6

Avaliação:

Forma de Avaliação
Valor da Avaliação
Prova Bimestral
5,0
Trabalhos práticos
3,0
Saerjinho
1,0
Participação
1,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário