terça-feira, 7 de agosto de 2012

DANÇA


DANÇA

                               Dança é cadência de movimentos e passos que acompanham um ritmo musical. Ela está ligada à história da humanidade, desde seus primórdios.
                A dança na Antigüidade: Na Antigüidade ela apresentava certas finalidades como favorecer a agricultura ou espantar doenças.
                A dança na Grécia: Entre os gregos, a dança assumia aspecto de cultura, fazendo parte da educação. Na mitologia grega, dentre as nove musas, Terpíscore era a dança, chamada “a bailarina” e era representada com uma lira e uma varinha de marfim.   
Os gregos tinham danças religiosas, dramáticas, cômicas, funerárias.
                A dança em Roma: Os romanos, em princípio, desprezavam as danças, preferindo lutas. Por volta do ano 40  a.C. iniciam-se as danças aos deuses romanos. Na festa do carrus navalis (da qual se origina o carnaval), o barco a remo levava o primeiro bailarino, que encenava o mito de Baco. Na era cristã, como transição dos costumes pagãos, a palavra passa a significar carna vale (adeus à carne).
                A dança na Idade Média: Na Idade Média, em Bizâncio, as danças eram parecidas com as dos gregos, ou seja, alegres.
                Com o cristianismo as danças passaram a Ter um sentido pagão. Contudo, na Espanha, em determinadas ocasiões, costumava-se dançar dentro das próprias igrejas.
                A dança na Renascença: Na época da Renascença, as danças tomam novo impulso, devido à ampliação dos horizontes geográficos, descoberta de novos continentes. Desenvolveu-se o balé, dança mímica de estilo elevado.

Algumas danças características de diferentes países

                Alemanha: Kegel  - quadrille (da região lüneberg) – versão alemã da quadrilha francesa.
                Áustria – walzer – valsa – foi a primeira dança de salão na qual os pares se abraçam firmemente e , por isso, no início, ela foi considerada vulgar.
                Boêmia – polca – inventada por uma camponesa, Anna Slezar, em 1830.
                Espanha – o fandango – flamenco – dança popular regional, nasceu dos ciganos. Depois passou a ser acompanhada de palmas, sapateados e castanholas.
                França – can-can – dança dos malandros parisienses que depois passou para os palcos do teatro francês.
                Portugal – chula, vira e fado.
                América – Após a Primeira Guerra Mundial o jazz e o boogiewoogie. E, após a Segunda Guerra Mundial, o rock and roll e o twist.

 


A dança no Brasil

                O Brasil possui danças indígenas acompanhadas de chocalhos e flautas de bambu ou ossos. Com a chegada dos escravos africanos, a música e a dança ganharam um ritmo sincopado e sensual.
                Ultimamente os folcloristas explicam que dança folclórica é feita por um grupo de estrutura simplificada, com dançadores e um dirigente, com coreografia própria.
                Folguedo folclórico: é o fato folclórico coletivo e estruturado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário