segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dicionário de Artes


Abstracionismo _ O Abstracionismo não representa a realidade que nos cerca. Através de formas e cores, a pintura abstrata procura expressar determinado estado de espírito e sentimentos. Mondrian apresentava um abstracionismo geométrico, enquanto o abstracionismo de Kandisnky é considerado informal. 



Academismo _ Movimento que substituiu o Rococó, retomando os princípios da arte clássica: valorização das ações humanas e expressão da beleza ideal. É, por isso, conhecido também por Neoclassicismo. Predominou nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XX.

Acromáticas, cores_  O branco e o preto são chamados cores acromáticas. O branco corresponde à soma de todas as cores do espectro solar, e o preto, à falta de reflexão de luz, das r


Análogas, cores São cores que participam na formação uma da outra. Observando o círculo cromático, veremos que as cores análogas estão colocadas uma após a outra. Uma composição com tais cores apresenta harmonia por analogia.


Aquarela _ Técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. O suportes utilizados na aquarela são variados, sendo o papel o principal.


Barroco _ A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, na Itália, mas não tardou a espalhar-se pela Europa e até países da América. No entanto, assumiu caráter diferente de um lugar para outro. Caracteriza-se pelo predomínio da emoção, rompendo com o equilíbrio  Na arte barroca predominam as emoções.

Bizantina _ A denominação bizantina deriva de Bizâncio, grande cidade grega que foi capital do Império Romano do Oriente, com o nome de Constantinopla. 


Cubismo _ A pintura cubista representa todas as partes do objeto num mesmo plano, como se o objeto estivesse aberto e apresentasse todos os seus lados no plano frontal. O Cubismo baseia-se na destruição da harmonia clássica e na decomposição da realidade.



Fauvismo _ O termo Fauvismo vem do francês e significa fera, selvageria. Dois princípios regem a pintura fauvista: a simplificação das formas da figura  e o emprego de cores puras. Principais pintores: Henry Matisse, Henrique Carlos Manguin e Raul Dufy.



Futurismo _ O Futurismo surgiu na Itália, estendendo-se a diversos setores, como a literatura, a política e a arte. O Fututismo celebrava a máquina, rejeitando a arte do passado. As pinturas futuristas representavam figuras e objetos em movimento. Para refletir a velocidade na pintura, os artistas recorrem à repetição de traços nas figuras. Adotaram e adaptaram técnicas do Cubismo. Principais artistas: Umberto Boccioni, Carlo Carra, Giacomo Balla e Gino Severini.


Gótico _ O nome gótico veio com os bárbaros (godos). Essa arte se distinguiu pela leveza das formas, vitrais coloridos, figuras mitológicas  e de heróis. Suas raízes estão na França.As formas góticas são, na sua maioria, rígidas e majestosas. O estilo gótico é essencialmente urbano, pois, a partir do século XII, o centro de cultura deixou de ser somente o mosteiro e se expandiu para as cidades.


GravuraA gravura é  impressão de imagens por meio de chapa gravada (matriz ou molde). Gravar é imprimir, estampar, marcar ou assinalar. 

Ícone _ palavra grega que significa imagem.


Impressionismo _ Estilo que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os impressionistas procuram registrar em suas telas as constantes alterações que a luz solar provoca na naturaza. Principais pintores: Claude Monet, Renoir, Degas.


Lei da Frontalidade _ A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil. 



Litogravura_ Essa técnica baseia-se no princípio de que a água não se mistura com óleo. O desenho é feito com lápis de graxa, ou gorduroso, sobre uma superfície porosa, pedra calcária, por exemplo. O desenho é umedecido com ácido nítrico e goma-arábica. Em seguida, o artista umedece a superfície do desenho com água, que é absorvida apenas pela área não desenhada e rejeitada pela área gordurosa. Depois, a tinta a óleo é aplicada com um rolo. A tinta fixa-se apenas nas áreas gordurosas e não nas umedecidas. A reprodução é realizada com auxílio de uma prensa.
                
Maneirismo _ Surgido na Itália em torno de 1520,  entre o Alto Renascimento e o Barroco, esse estilo se espalhou pela Europa em formas diversas, até o século XVII. Sofisticação e refinamento são os traços dominantes: o corpo se alonga e os temas confinam com o fantástico.


Matizes_ Matizes ou nuances são as diferentes tonalidades de uma mesma cor. As cores mescladas com branco tendem a clarear e as cores mescladas com preto, escurecer. Uma cor possui infinitas nuances.

MesopotâmiaA Mesopotâmia (terra entre dois rios) é uma região da Ásia que foi progressivamente povoada na época neolítica e proto-histórica. Um dos mais antigos habitantes da Mesopotâmia foram  os sumerianos (a partir do IV milênio a.C.), que construíram uma grande civilização, e criaram uma linguagem escrita em caracteres cuneiformes.


Op-Art _ Significa “arte óptica”. Esse termo vem da década de 60, para denominar um estilo de pintura abstrata que se apóia em efeitos visuais. As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas, combinadas de tal forma que provocam no espectador sensações de movimento; se o observador muda de posição, tem a impressão de que a obra se modifica, parecendo movimentar-se.

Policromia _  Vem do grego polychromos: ploy = muitas; chromos = cores) : É o uso várias cores num mesmo desenho.

Pop-Art _ Significa “arte popular”. Essa corrente cresceu nos Estados Unidos e tem como principais representantes Andy Warhol, Lichtenstein, Rauschenberg e outros.
A proposta deste movimento é romper a barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltam o popular e a vida cotidiana.


Pré-colombianaA arte que se desenvolveu na América antes da chegada dos conquistadores espanhóis é comumente chamada de pré-colombiana. Trata-se de manifestações culturais de civilizações que se localizaram no México, na América Central e no norte da América do Sul, principalmente o Peru.

RenascimentoO Renascimento  surgiu na Itália, por volta dos séculos XV e XVI, sendo um reviver dos ideais da cultura greco-romana. Neste período, que teve o homem como centro do universo, ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, literatura e ciência, que superaram a herança clássica. Nas artes, o ideal humanista e a preocupação com o rigor científico expressaram os maiores valores da época: a racionalidade e a dignidade do ser humano.

Rococó _ O Rococó teve início na França, no século XVIII, difundindo-se a seguir por toda a Europa. O termo “rococó” vem da palavra francesa rocaille que significa concha. A arte rococó pode ser caracterizada como requintada, aristocrática e convencional, preocupando-se em expressar apenas sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica da execução perfeita. O Rococó refletia os valores de uma sociedade fútil que buscava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais.



Românico _  O termo românico significa que essa arquitetura deriva de Roma antiga. É uma arte séria, maciça, que predominou em muitos edifícios romanos.
                A arte românica sofreu influências de culturas muito importantes como romanos, bizantinos, bárbaros e árabes. A refinada arte bizantina e a violência dos bárbaros deixaram como sinal a arte românica, marcada pela fé característica que se pode observar na construção de igrejas, torres, batistérios, etc. Esta arte era essencialmente sacra e desenvolve-se nos mosteiros, com muita paz e trabalho. 


Silk-screen _  No silk-screen o processo consiste em fazer passar a tinta por uma tela (de seda, náilon, etc) para a superfície a ser impressa. A tela é preparada de maneira a só deixar atravessar a tinta nos lugares que devem ser impressos.

Surrealismo _  Para  os surrealistas, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do consciente, mas sim de manifestações aparentemente absurdas e ilógicas do subconsciente, como as imagens dos sonhos e das alucinações. O Surrealismo apresentou duas tendências: O Surrealismo figurativo de Salvador Dalí e o Surrealimo abstrato de Juan Miró. 


Textura_  É a qualidade impressa em uma superfície, enriquecendo as impressões e sentidos que teremos determinada forma. 
A palavra textura indica o ato de tecer. Em arte, significa a íntima união das partes de um corpo, que formam como um todo. Na atividade gráfica, indica uma trama de sinais, pontos, traços, manchas, que servem para realizar as mais variadas atividades gráficas e artísticas. Os artistas recorrem à textura para representar graficamente o claro e o escuro, a luz e a sombra e traduzir visivelmente o sentido de volume e os efeitos de superfície. 


Textura  geométrica _ Acontece pelo agrupamento de figuras geométricas que dão ao espaço uma aparência de textura.


Textura orgânica _ É quando uma superfície reproduz a aparência de algo natural.

Textura ótica _  Existe apenas na ilusão criada pelo olho humano. Exemplo: Uma ilustração de livro que reproduza uma parede rebocada.

Textura tátil _ É aquela que podemos tocar e sentir fisicamente.  Exemplo: Uma parede rebocada.
          
Tipografia_ A  tipografia é muito utilizada para imprimir jornais, livros, revistas, etc. É um rocesso de impressão pelo contato direto, sob pressão, de matrizes em relevo sobre papel ou outra superfície. Os tipos, como são chamados os caracteres, são reunidos em pacotinhos que formam palavras. As imagens (ilustrações, fotos, etc) são transformadas em fotogravuras em relevo. Esse material é reunido e levado à máquina com um só pacote, a fôrma tipográfica.

 XilogravuraA imagem é esculpida sobre uma placa de madeira. O artista cobre as partes em relevo com tinta e coloca  uma folha de papel ou outro material sobre uma prancha, comprimindo-a com a mão ou uma prensa. A reprodução é múltipla (várias tiragens).


Várzea Grande: Estilo de pintura pré-histórica brasileira em que  predomina a cor vermelha e os motivos naturalistas, a representação de figuras zoomorfas e antropomorfas, cenas de numerosos personagens, com temas variados e dinâmicos.
                
       
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário