terça-feira, 7 de agosto de 2012

GRAVURA

GRAVURA


A gravura é  impressão de imagens por meio de chapa gravada (matriz ou molde). Gravar é imprimir, estampar, marcar ou assinalar.
O termo gravura é utilizado por vários processos nos quais um desenho é talhado num placa (madeira, metal, pedra) e em seguida é aplicado num base.   A gravura permite  multiplicação de tiragens e  divulgação de idéias.
Existem várias modalidades de impressão. A impressão é a arte de registrar textos com diferentes materiais. Dependendo da matriz, a impressão recebe diferentes nomenclaturas:
                Monotipia: Reprodução única sobre uma placa de vidro. A reprodução pode ser feita em papel, couro e outros materiais, por meio da impressão imediata com tinta ainda fresca.
                Xilogravura: A imagem é esculpida sobre uma placa de madeira. O artista cobre as partes em relevo com tinta e coloca  uma folha de papel ou outro material sobre uma prancha, comprimindo-a com a mão ou uma prensa. A reprodução é múltipla (várias tiragens).
                Litogravura: Essa técnica baseia-se no princípio de que a água não se mistura com óleo. O desenho é feito com lápis de graxa, ou gorduroso, sobre uma superfície porosa, pedra calcária, por exemplo. O desenho é umedecido com ácido nítrico e goma-arábica. Em seguida, o artista umedece a superfície do desenho com água, que é absorvida apenas pela área não desenhada e rejeitada pela área gordurosa. Depois, a tinta a óleo é aplicada com um rolo. A tinta fixa-se apenas nas áreas gordurosas e não nas umedecidas. A reprodução é realizada com auxílio de uma prensa.
                Metal: a) Ponta-seca: reprodução múltipla na qual o desenho é realizado com ponta aguçada sobre uma placa de metal.
 b) Água-forte: reprodução múltipla feita sobre um metal previamente coberto por verniz e depois desenhado com estilete. Para reprodução, coloca-se ácido sobre a chapa, a corrosão da parte sem verniz associada à tinta aplicada imprimirá a imagem sobre a base escolhida.         
  c) Água-tinta: técnica parecida com a da água-forte. Porém, no momento da impressão, o gravador controla a corrosão nas áreas mais amplas ou altera a quantidade de verniz que, associado à tinta, dará o efeito de aguada. 
                Aqui estão mais algumas formas comuns de gravura:
                Silk-screen:  No silk-screen o processo consiste em fazer passar a tinta por uma tela (de seda, náilon, etc) para a superfície a ser impressa. A tela é preparada de maneira a só deixar atravessar a tinta nos lugares que devem ser impressos.
                Tipografia: a tipografia é muito utilizada para imprimir jornais, livros, revistas, etc. É um rocesso de impressão pelo contato direto, sob pressão, de matrizes em relevo sobre papel ou outra superfície. Os tipos, como são chamados os caracteres, são reunidos em pacotinhos que formam palavras. As imagens (ilustrações, fotos, etc) são transformadas em fotogravuras em relevo. Esse material é reunido e levado à máquina com um só pacote, a fôrma tipográfica.






Atividades

1) Complete:
a)       A gravura é  impressão de ___________ por meio de chapa gravada (_________ou molde).
b)       Gravar é _________, estampar, marcar ou __________.
c) O termo _____________ é utilizado por vários processos nos quais um desenho é talhado num __________ (madeira, metal, pedra) e em seguida é aplicado num ________.

1)       Responda:
a)       O que é impressão?
b)       Em que consiste o processo de silk-screen?

3) Marque a resposta certa:            
a)       Reprodução única sobre uma placa de vidro:
(   ) monotipia.       (   ) tipografia.     (   ) litogravura.  
b)       A imagem é esculpida sobre uma placa de madeira.
(   ) ponta-seca.       (   ) xilogravura.     (   ) litogravura.
c)       Técnica que baseia-se no princípio de que a água não se mistura com óleo, e que utiliza a pedra como matriz:
(   ) tipografia.     (   ) litogravura. (  ) água-forte.

4) Assinale as modalidades de impressão onde o metal é usado como matriz:
(    ) monotipia.           (   ) litogravura.     (   ) ponta-seca.       (    ) xilogravura.       (    ) água-forte.    (   ) Água-tinta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário