sexta-feira, 21 de junho de 2013

Menina para colorir




Gato para colorir


Coração para colorir



Flores para colorir







Joaninha para colorir


Menino para colorir


Rebeca para colorir


Davi para colorir


Borboleta para colorir




quarta-feira, 19 de junho de 2013

Conteúdo programático de artes visuais segundo o currículo mínimo,2013

Artes Visuais

Contextualizar/Apreciar/Experimentar/Fazer

6° ano

1° bimestre
- Reconhecer a arte e suas diversas linguagens como meio de expressão e comunicação.
- Identificar elementos gráficos como espaço, superfície, simetria, assimetria e proporção no contexto visual da arte figurativa e abstrata.
- Perceber a pluralidade do universo artístico e sua relação com a comunicação, desde a pré-história à era tecnológica.
- Conhecer os principais fundamentos da linguagem visual e sua aplicação na criação artística.
- Expressar-se através de linguagens artísticas como música, pintura, escultura, modelagem, gravura, desenho,teatro, poesia, performance, vídeo e fotografia.
- Experimentar atividades artísticas empregando os elementos gráficos apresentados.

2° bimestre
- Perceber a contribuição da cultura indígena, na constituição da cultura brasileira.
- Compreender a utilização da cor luz e cor pigmento ao longo da história da arte.
- Perceber a influência indígena em nossos hábitos e costumes cotidianos.
- Conhecer as misturas cromáticas e sua classificação, além de fundamentos como monocromia e policromia.
- Produzir artisticamente tendo como inspiração a pintura corporal indígena.
- Experimentar a criação de pigmentos a partir de substâncias naturais, e suas misturas.

3° bimestre
- Identificar a presença da arte africana e sua importância na vida cultural de nosso país.
- Compreender a utilização dos elementos visuais: ponto, linha e formas geométricas, na produção artística.
- Analisar o valor simbólico e sociocultural da arte africana.
- Perceber o emprego dos elementos gráficos e das formas geométricas ao longo da história da arte.
- Produzir máscaras utilizando formas geométricas, pontos e linhas em sua pintura.
- Criar artisticamente fazendo releituras de obras de arte a partir dos elementos visuais apreciados.

4° bimestre
- Reconhecer a influência da cultura europeia nas artes visuais, na música e na dança brasileira.
- Apresentar conceitos de volume, profundidade e perspectiva.
- Contextualizar a produção artística europeia no processo de construção da identidade cultural brasileira.
- Analisar obras de arte e identificar os conceitos de plano e luz/sombra.
- Utilizar recursos tecnológicos como Internet, vídeo e fotografia como meios de pesquisa e registro de
manifestações culturais brasileiras.
- Exercitar os conteúdos abordados através de criações artísticas em desenho, pintura e escultura.

8° ano

1° bimestre
- Compreender a Arte Pública como um projeto artístico e político valorizador dos espaços urbanos.
- Apreender valores que difundam a memória, entendendo que a Arte Pública vai além da decoração ou da
contemplação.
- Perceber que a Arte Pública está vinculada às memórias, inclusive a musical.
- Observar a problemática da sociedade contemporânea, como o caos urbano e a depreciação dos espaços públicos.
- Exercitar o fazer criativo a partir da análise da diferença da Arte Pública que se encontra nos locais mais caóticos da
cidade daquela situada em espaços bucólicos.
- Exercitar o fazer criativo a partir da arte local e nacional, inclusive obras e monumentos do patrimônio cultural.

2° bimestre

- Pensar na modificação causada pela globalização e sua repercussão nas Artes Visuais, na Música e também no
comportamento humano e seus valores.
- Compreender as possibilidades de associações imagéticas entre o mundo virtual e a memória pessoal e
comunitária do aluno.
- Perceber o diálogo estabelecido entre a arte e o mundo globalizado.
- Apreciar a convivência de diferentes estilos, materiais, suportes, técnicas e significados na arte.
- Experimentar as diversas concepções artísticas e estéticas na sua dimensão
material e de significação.
- Criar associando diferentes estilos, materiais, suportes, técnicas e significados na arte.

3° bimestre
- Perceber que a arte contemporânea é interdisciplinar e integradora das diversas linguagens (música, dança,
teatro etc).
- Discutir a arte contemporânea como o resultado do pensamento crítico frente à problemática atual.
- Investigar a produção artística da sua comunidade.
- Expressar-se artisticamente articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão.
- Agrupar obras e objetos artísticos de acordo com suas características estéticas e formais.
- Experimentar artisticamente a partir do contato com a arte contemporânea.

4° bimestre
- Entender os materiais utilizados pela arte contemporânea como ferramentas dos processos de criação dessa arte.
- Compreender a diversidade das concepções estéticas presentes nas artes contemporâneas (inclusive música, dança etc) tanto na cultura regional quanto na nacional e internacional.
- Apreciar o processo criativo de artistas contemporâneos.
- Valorizar as diferentes formas artísticas como meio de acesso e compreensão da cultura contemporânea (artes cênicas, cinema, arte digital, fotografia, música etc).
- Criar artisticamente a partir do diálogo da arte contemporânea com materiais diversos.
- Experimentar artisticamente produzindo obras plásticas articuladas a outras linguagens, como cenários,
ilustrações de textos, capas de CDs etc.

9° ano

1° bimestre
- Perceber a importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.
- Identificar artistas como agentes sociais de diferentes épocas e culturas.
- Conhecer e refletir sobre artistas e obras de arte presentes no seu entorno.
- Apreciar imagens, leituras e vídeos sobre artistas, suas biografias e suas formas de criação.
- Criar artisticamente tendo o cotidiano como tema.
- Elaborar registros pessoais de suas experiências com formas visuais por meio de produção audiovisual.

2° bimestre
- Contextualizar histórica e socialmente o movimento modernista brasileiro, fazendo uma análise crítica sobre a Semana de Arte Moderna.
- Perceber que um manifesto artístico pode contribuir para novos rumos da arte.
- Discutir, a partir do estudo da proposta do movimento modernista, a realidade cultural em que se vive.
- Apreciar obras artísticas (pinturas, fotografias, músicas, peças teatrais) que representem um movimento coletivo de artistas.
- Criar artisticamente a partir das principais tendências da estética moderna.
- Experienciar e observar seu próprio processo criativo durante experimentações artísticas.

3° bimestre
- Identificar nas Artes Visuais do Brasil e América Latina, diferentes atividades ligadas a questões de interesse social.
- Identificar artistas contemporâneos nacionais e internacionais que desenvolvem sua arte como veículo de mobilização social.
- Apreciar obras e objetos artísticos da atualidade como forma de resistência e mobilização social.
- Pesquisar sobre o processo criativo de artistas de sua região que tenham como temática a reflexão sobre a sociedade em que vivemos.
- Exercitar o fazer artístico com as técnicas do hip hop e do grafitti, por exemplo, como formas de interferência social e política.
- Desenvolver instalações e intervenções no ambiente escolar como forma de mobilização para questões do cotidiano discente e docente.

4° bimestre
- Entender a relação ente fotografia e representação gráfica, elaborando um estudo de sua evolução técnica para apreender a sua significação no contexto da época.
- Conhecer diferentes técnicas utilizadas para a reprodução gráfica da imagem.
- Comparar fotografias profissionais e amadoras para perceber a interferência técnica.
- Analisar uma fotografia antiga, ver seu processo de elaboração comparando com fotos atuais.
- Criar artisticamente completando imagens a partir de fragmento de fotografias.
- Criar coletivamente composições fotográficas utilizando-se de diferentes processos, como colagem, rabiscos, pintura a dedo e pinceladas.

2° ano

1° bimestre
- Conceituar arte, cultura e sociedade, conectando com a arte compreendida como manifestação social.
- Identificar artistas como agentes sociais de diferentes épocas e culturas.
- Conhecer e refletir sobre artistas e obras de arte que serviram como agentes de mudanças e denúncias da sociedade.
- Apreciar os movimentos de resistência cultural ou de criação comunitária de uma região.
- Produzir artisticamente tendo sua realidade social como tema.
- Elaborar registros pessoais de suas experiências artísticas por meio de produção audiovisual.

2° bimestre
- Contextualizar histórica e socialmente o movimento pós-modernista brasileiro.
- Conhecer os diversos manifestos artísticos que tenham contribuído para novos rumos da arte na atualidade.
- Discutir, a partir do estudo da proposta do movimento pós-modernista, a realidade cultural atual.
- Apreciar obras artísticas (pinturas, músicas, peças de teatro, etc) que representem denúncia e/ou crítica social.
- Fa z e r c r i a çõ e s a r t í s t i c a s e nvo l v e ndo a s di v e r s a s e xpr e s s õ e s do Pó s -mode r n i smo.
- Criar vídeos e músicas com temáticas sociais, tendo as expressões culturais de matrizes indígenas, africanas e latinas.

3° bimestre
- Discutir cultura de massa, consumo, globalização e as tecnologias atuais na produção artística.
- Conhecer as diversas formas de produção de arte de consumo e seus mecanismos.
- Observar obras de arte visual e comunicação, verificando as relações que estabelecem entre filosofia, indústria cultural e mídia.
- Pesquisar sobre o processo criativo de artistas que tenham como temática a reflexão sobre a sociedade em que vivemos.
- Fazer produções artísticas diversas, utilizando diferentes meios tecnológicos.
- Fazer produções visuais utilizando fragmentos de objetos e materiais reutilizáveis.

4° bimestre
- Conhecer a relação entre cinema como arte e seu contexto cultural, social, histórico.
- Perceber que a diversidade da linguagem cinematográfica pode ajudar a constituir diferentes olhares sobre o mesmo tema.
- Apreciar trechos de filmes que exemplifiquem as diversas temáticas desenvolvidas na história do cinema, do seu início aos dias de hoje.
- Assistir filmes que abordem temas de interesse para a comunidade escolar.
- Criar um vídeo, considerando as escolhas dos educandos em relação ao momento de criação no espaço do cotidiano escolar.
- Criar coletivamente composições de trilhas sonoras para um vídeo. 

Fonte: Currículo Mínimo de Artes, SEEDUC
Habilidades e
CFFFonte: Currícompetências
17 abilidades e
Competências
14

Habilidades e
Competências

12

O Pós-modernismo e as obras artísticas que representem denúncia e/ou crítica social

O Pós-modernismo e as obras artísticas que representem
denúncia e/ou crítica social


As obras de arte de denúncia social surgiram com a pintura realista. O Realismo considerava que o artista não devia “melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é. Essa tendência politizou o artista e daí surgiu a  pintura social, denunciando as desigualdades entre trabalhadores e burguesia.
O Pós-modernismo muitas vezes lança mão deste tipo de obra, sendo que não está preso apenas à pintura, como os realistas. Eles também usam outras linguagens artísticas como músicas, peças de teatro, computação gráfica e materiais inusitados para representarem denúncia e/ou crítica social.

Atividades

1)      Como surgiram as obras de denúncia social?

2)      Para os realistas, onde estava a beleza na obra de arte?


3)      O que difere os pós-modernistas dos  realistas ao fazerem denúncia e/ ou crítica social em suas obras?

Trabalho Individual:

- Fazer criações artísticas envolvendo as diversas expressões do Pós -modernismo.

- Criar vídeos e músicas com temáticas sociais, tendo as expressões culturais de matrizes indígenas, africanas e latinas.









segunda-feira, 17 de junho de 2013

Op Art


Construção de esculturas, bonecos e objetos referentes a manifestações populares de diferentes regiões com materiais convencionais e não convencionais.

CIEP Brizolão 341
Aula de Artes
Professora Rose Amaral
1° ano
* Construção de esculturas, bonecos e objetos referentes a manifestações populares de diferentes regiões com materiais convencionais e não convencionais.

MESTRE VITALINO


Mestre Vitalino

Vitalino (1090-1963) foi um artista popular brasileiro. Seu estilo é copiado por muitos artesãos no Brasil. Vitalino Pereira dos Santos nasceu em Caruaru. Filho de lavrador e de uma artesã que fazia panelas de barro. Aprendeu o ofício com a mãe e usou os restos do barro para fazer pequenos animais e vendê-los na feira.
Obra do Mestre Vitalino

Em 1930, começou a trabalhar com modelos humanos. Ofereceu seus trabalhos na feira de Caruaru, o que tornou maior a movimentação no lugar. Deve-se à Vitalino o aumento de turistas e visitantes na cidade de Caruaru, além da cidade levar o nome de “capital dos ceramistas”.
Obra do MestreVitalino

Em 1947, o pintor Augusto Rodrigues tomou conhecimento da arte de Vitalino e organizou no Rio de Janeiro a 1º Exposição de Cerâmica Pernambucana, evento que deu fama à Vitalino. Das obras catalogadas de Vitalino, destacam-se as peças: “Casa de Farinha”, “Zabumba”, “Lampião e Vaquejada”.
Morreu em Caruaru, 1963. É considerado um dos maiores artistas da história do Brasil.



Atividade: Modelar figuras em argila ou massa de modelar de acordocom as obras do Mestre Vitalino.