terça-feira, 13 de setembro de 2016

Apostila do 4° Bimestre do 3° Ano, 2016

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  300­­__





Apostila do 4° Bimestre
3° Ano
Conteúdo Programático:
• Estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo.
• A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação.
• A arte dentro de conceitos históricos.
• Produtos audiovisuais.
• Releituras de obras de arte.
 • Estratégias adotadas pelos artistas para questionar e refletir sobre a época em que vivem.


Competências do Currículo Mínimo:
• Conhecer estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo, desde a Pré-História até a Arte Contemporânea.

• Identificar a presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação (cartazes, placas etc) e sua utilização no cotidiano.
• Contextualizar a arte dentro de conceitos históricos e perceber as influências históricas, culturais, sociais e econômicas trazidas por cada movimento artístico estudado.

• Valorizar produtos audiovisuais (vídeo, cinema, etc) como fenômeno artístico cultural.
Fazer releituras de obras de arte experimentando diferentes materiais na criação artística e a variedade de possibilidades que os mesmos oferecem.

•Perceber, através de observação e análise, as estratégias adotadas pelos artistas para questionar e refletir sobre a época em que vivem.


Texto I:

Tema: Estilos e técnicas artísticas existentes ao longo do tempo.

A Arte Através do Tempo

 
Pré-História: As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento. As figuras neolíticas eram mais estilizadas, representação de vida coletiva e com movimento.

Egito: A arte egípcia caracteriza-se pela representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil (Lei da Frontalidade). A arquitetura era monumental.

Grécia: A arte grega valorizava especialmente as ações humanas, expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.

Roma: Foi inicialmente influenciada pela arte grega. Mas, junto com a expressão da beleza, os romanos preocupavam-se com a expressão da realidade vivida. Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo histórico. As construções romanas eram monumentais.

No Período Românico as figuras eram estilizadas {simplificadas} e as cores chapadas. A escultura tinha a finalidade de inspirar devoção e temor, para evitar o pecado.
No Período Gótico a pintura era realista e detalhista, com muito azul, ocre e dourado. A arquitetura era dinâmica e graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu.
Renascimento: Usavam cores próximas da realidade, com figuras humanas perfeitas. A pintura do Renascimento confirma três conquistas importantes, já prenunciadas no Gótico: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo.
Barroco: A arte barroca era definida pela oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimentos.

Rococó: Na pintura do Período Rococó os temas eram mundanos, ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos. Predominam as tonalidades claras e luminosas.
Neoclassicismo: Retomou os princípios da arte clássica: valorização das ações humanas e expressão da beleza ideal.

Romantismo: A pintura romântica é dinâmica, realista, dramática, com forte contraste de claro-escuro.

Realismo: Considerava que o artista não devia “melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é.

Impressionismo: Buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza.
 Expressionismo: Usavam cores fortes que rejeitavam a realidade, com formas distorcidas.

Cubismo: A pintura cubista baseia-se na destruição da harmonia clássica e na decomposição da realidade.

Abstracionismo: Não representa a realidade que nos cerca. Através de formas e cores, a pintura abstrata procura expressar determinado estado de espírito e sentimentos.

Surrealismo: Para os surrealistas, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do consciente, mas sim de manifestações aparentemente absurdas e ilógicas do subconsciente, como as imagens dos sonhos e das alucinações.
Op-Art: As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas, combinadas de tal forma que provocam no espectador sensações de movimento. As esculturas ops movimentavam-se impulsionadas pelo vento ou através de motores.

Pop-Art: A proposta deste movimento é romper a barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltam o popular e a vida cotidiana.

Atividades

1) Complete

a) As pinturas paleolíticas eram realistas e sem ____________________.

b) Para os _________________________, a obra de arte não resulta de manifestações lógicas do consciente.

c)  A proposta da Pop-Art é romper a barreira entre a arte e a vida __________.


d) Através de formas e cores, a pintura _____________ procura expressar determinado estado de espírito e sentimentos.

e) Na pintura __________________  predominam as tonalidades claras e luminosa
f) Na pintura  realista a beleza está na  ______________como ela é.

g) Os ___________________ usavam cores fortes que rejeitavam a realidade, com formas distorcidas.



Texto II:

Tema: A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação.



                                              
Os instrumentos contemporâneos de comunicação

A presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação no cotidiano Algumas manifestações artísticas durante a história da arte possuíram e possuem alcance muito grande, ou seja, atingem a uma quantidade maior de pessoas, de diferentes classes sociais e culturais por isso são consideradas como arte de massa.
O termo arte de massa - significando “ao alcance de todos e para todos” - é recente, surgido no século XX com o advento da fotografia, cinema e televisão, mas o seu conceito remonta à Antiguidade quando os faraós egípcios representavam sua autoridade política e religiosa ao povo na forma de pirâmides, templos e outras obras monumentais para serem observadas e entendidas por todos de uma só vez.
Nos tempos modernos, com a evolução tecnológica dos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, jornais, revistas e cinema) a arte pôde ser explorada no sentido de ampliar o público que pretende conhecê-la, entendê-la e apreciá-la.
A modernidade nos trouxe vários elementos que tornaram a arte muito mais acessível, podemos identificar a presença artística em diversos instrumentos contemporâneos de comunicação (cartazes, placas etc) e sua utilização no cotidiano.
 O cartaz é um meio de comunicação mista: palavras e imagens que em conjunto pretendem comunicar uma mensagem.
O outdoor foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, serviços e ideias. De leitura rápida e de fixação objetiva, o outdoor não precisa ser comprado, ligado ou escolhido. Conhecido como a mais pública das mídias, atinge todas as pessoas que andam pela cidade, sem distinção.
O cinema, como uma forma de arte, acabou transformando a sociedade. Logo depois veio a televisão, que revolucionou a forma de se fazer arte e veiculá-la para as massas.
Atualmente a internet representa um grande avanço na forma de se produzir e veicular a arte, tornando-se muito mais interativa, já que artista e observador conseguem uma comunicação imediata.

Atividades

1) O que significa o termo arte de massa?



2) Por que o cartaz é considerado um meio de comunicação mista?



3) Qual foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, serviços e idéias?



4) Qual é a grande vantagem da internet em relação ao artista e observador?










Texto III:

Tema: A arte dentro de conceitos históricos.

A arte dentro de conceitos históricos

A Arte é considerada como uma atividade humana que acontece por meio de manifestação estética. Quem produz arte é chamado de artista e tem o objetivo de afetar a percepção, as emoções e as ideias daqueles que entram em contato com sua arte.
A arte é considerada como manifestação estética porque é o trabalho realizado com matéria, imagem ou som, visando despertar no homem o sentido do belo. Mesmo quando a arte tem a intenção de repugnar, sempre há um apelo estético, pois qualquer arte é cuidadosamente pensada por seu artista.
Cada época e cada estética artística tiveram sua definição de arte e seus padrões artísticos. A definição de arte está diretamente correlacionada ao contexto histórico e à cultura nos quais está inserida.
A História da Arte é uma ciência que envolve várias disciplinas com o objetivo de estudar a arte através do tempo, classificando-as dentro de sua cultura e período histórico, ressaltando as características e peculiaridades de cada estilo.
Embora a arte tenha uma origem antiga, seu estudo foi algo que surgiu apenas no Renascimento e limitado às civilizações ocidentais. Com o passar do tempo, o ramo se alargou e passou a abranger todas as civilizações humanas.
Os primeiros artefatos considerados como artísticos datam do período da Idade da Pedra. A arte deste período pode, até hoje, ser encontrada em paredes de cavernas.
A chamada Arte Antiga diz respeito às manifestações artísticas posteriores à escrita. A própria origem da escrita tem ligações artísticas.
A Arte Antiga engloba tudo o que foi produzido desde a invenção da escrita até o início da Idade Média, ou seja, são classificadas como Arte Antiga todas as obras produzidas no Egito e nos períodos clássicos romano e grego.
A arte medieval, de forma geral, resume-se a arte sacra cristã. Na arquitetura, basílicas. Na pintura, representações bíblicas. Na escultura, imagens sacras. Na música, canto gregoriano e músicas de louvor. A Arte da Idade Média tem a intenção de mostrar a pequenez humana perto da grandeza divina e de inspirar o temor religioso no expectador, incitando-o a buscar a religião e Deus.
A Arte Moderna tem início com o período do Renascimento e busca retomar a chamada Arte Antiga, os períodos de esplendor da Grécia e de Roma. A arte deste período foi mais universalizada, devido à maior comunicação entre diferentes áreas do planeta e às grandes navegações e descobertas.
A partir do século XX inicia-se o período contemporâneo, marcado por um profundo questionamento dos modelos e estéticas passados, buscando criar uma nova forma de sociedade e um novo conceito de arte, muitas vezes buscando o choque como recurso.
A Arte Contemporânea costuma, ao contrário de suas precursoras,  não representar a realidade e sim buscar criar algo novo, afetar o espectador através do inesperado, muitas vezes através do mais simples ou do mais grotesco.

Atividades



1) O que engloba a Arte Antiga?



2) Em que resume-se, de forma geral, a Arte Medieval?




3) Quando tem início a Arte Moderna?




4) O que costuma representar a Arte Contemporânea?





Texto IV:

Tema: Produtos audiovisuais.



Produtos audiovisuais

Produto audiovisual é qualquer produto de comunicação (artístico, cultural, educativo, técnico, informativo, publicitário, etc.) formado por imagens acompanhadas de som sincronizado.
A definição de produto audiovisual inclui, portanto, filmes exibidos em cinema, programas de televisão, vídeos distribuídos em VHS ou DVD, programas transmitidos por telefonia móvel, vídeos disponibilizados na internet.
Os produtos audiovisuais podem ser classificados de acordo com sua tecnologia, veículo, estrutura, duração, gênero, etc.
Tradicionalmente, considera-se que produto audiovisual cinematográfico (ou simplesmente filme) é aquele cujas imagens são produzidas a partir de tecnologia fotoquímica.
O produto audiovisual videográfico (vídeo), seria aquele cujas imagens são produzidas em tecnologia eletromagnética.
Considerando veículo no sentido de canal de comunicação, ou "meio físico pelo qual a comunicação audiovisual chega até o espectador", os produtos audiovisuais tradicionalmente se destinavam a dois principais veículos: o cinema e a televisão.
O desenvolvimento da tecnologia digital, a partir dos anos 1990, veio a confundir esta classificação, pois o tratamento digital dos sinais de vídeo criou uma nova tecnologia para geração de imagens.



Atividades

1) o que define um produto como audiovisual?


2) Imagens produzidas em tecnologia eletromagnética:

 (   ) cinema.                   (   ) vídeo.

3) Os produtos audiovisuais tradicionalmente se destinavam a quais principais veículos?



Texto V:

Tema: Releituras de obras de arte.


Marco Pece

Releitura

Releitura de uma obra, é ler novamente uma obra, é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito do tema original. Não é uma cópia, é uma nova criação, uma reconstrução de algo já existente.
          Ao recriar uma obra não é preciso empregar a técnica usada pelo artista, pode-se utilizar técnicas diferentes. O que vale é exercitar a criatividade criando algo novo tendo um elo com a fonte inspiradora.
Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos.

Atividades

1) Coloque F para falso e V para verdadeiro.

a- (   ) Releitura é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito do tema original.
b- (   ) Releitura é uma cópia fiel de uma obra de arte famosa.
c- (   ) Ao recriar uma obra é preciso empregar a mesma técnica usada pelo artista.
d- (   ) Pode-se utilizar técnicas diferentes para fazer uma releitura.
e- (   ) Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial.


Texto VI:

Tema: Estratégias adotadas pelos artistas para questionar e refletir sobre a época em que vivem.


A Arte como forma de reflexão e questionamento da sociedade
O ato de fazer Arte nem sempre é um ato individual. Em várias épocas da História da Arte, vemos o questionamento dos artistas refletindo sobre a época em que viviam. É a Arte que revela o seu tempo, a Arte como meio de conhecimento.
O artista posiciona-se concretamente perante a realidade que o cerca e questiona a sociedade em que vive.
Para muitos artistas, se a Arte não questionar o momento da realidade que a originou, perde o significado e o propósito. Será também, e tão somente, uma coisa. Para eles, uma criação artística não pode ser apenas uma forma de diversão ou de prazer. Ela deve ter comprometimento e engajamento. Através da Arte ele questiona a realidade que o cerca e faz da sua arte um meio de conhecimento, conscientização e  transformação.
Vários artistas, de várias épocas, usaram estratégias para questionar e refletir sobre a época em que viviam.
Os egípcios representavam o poder dos faraós através de uma arte monumental. A arte grega valorizava as ações humanas, expressando um ideal de beleza que tinha o homem como centro do universo. Os artistas da Idade Média usavam a Arte para inspirar devoção e temor.
Os temas da Arte Romântica eram os fatos reais da história nacional e contemporânea dos artistas.
Os realistas consideravam que o artista não devia “melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela é. Essa tendência politizou o artista e daí surgiu a pintura social, denunciando as desigualdades entre trabalhadores e burguesia.
Os expressionistas deformam a realidade, para expressarem com força seu pessimismo em relação ao mundo. Representando o drama interior do homem do início do século XX.
A Pop-Art rompeu a barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltavam o popular e a vida cotidiana.
Vemos que através dos tempos, o homem usou a Arte como forma de representação e questionamento da sociedade em que estava inserido.

Atividades

1) Coloque F para FALSO e V para VERDADEIRO.

a - (   ) O artista posiciona-se concretamente perante a realidade que o cerca e questiona a sociedade em que vive.
b - (    ) O ato de fazer Arte nem sempre é um ato individual.
c- (   ) A criação artística é apenas uma forma de diversão ou de prazer.
d - (  ) Os temas da Arte Romântica eram os fatos reais da história nacional e contemporânea dos artistas.

e- (   ) Os realistas “melhoravam”  a natureza em suas obras.

f - (   ) Os expressionistas deformavam a realidade, para expressarem com força seu pessimismo em relação ao mundo.

­ g - (   ) A Pop-Art rompeu a barreira entre a arte e a vida comum.


Referências:

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_cartaz.htm http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1572-1.pdf http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/01/apostila-de-artes-visuais.pdf

http://www.tanto.com.br/cunhadeleiradella-arte.htm

domingo, 11 de setembro de 2016

Apostila do 4° Bimestre 1° Ano, 2016

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  100­­__

Apostila do 4° Bimestre
1° Ano

Conteúdo Programático:
• As linguagens artísticas e os festejos populares.
• Traços culturais nas manifestações artísticas e populares.
• Produções artísticas com influências africana, indígena e europeia.
• Músicas com influências africana, indígena e europeia.


Competências do Currículo Mínimo:

• Reconhecer as manifestações africanas, afro-brasileiras e ameríndias como linguagens artísticas e a forte presença visual em seus ritos e festejos.

• Perceber a presença das influências africana, indígena e europeia nas manifestações artísticas já estudadas.
• Debater com os colegas sobre sua leitura das imagens apresentadas e também suas produções artísticas.
• Identificar traços culturais diversos nas manifestações artísticas e populares das diferentes regiões do país.
• Produzir artisticamente a partir das influências africana, indígena e europeia.
 • Experimentar a sonoridade das manifestações africana, indígena e europeia nas próprias produções artísticas.


Texto I:

Tema: As linguagens artísticas e os festejos populares.


As linguagens artísticas e os festejos populares

          As linguagens artísticas dividem-se em: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.
Artes Visuais: Lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, arquitetura , gravura, fotografia e cinema, escultura, a instalação, o web design, a moda, a decoração, etc.
Teatro: É uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.
Música: É a arte dos sons combinados de maneira harmônica.
Dança: É uma forma de arte onde se utiliza os movimentos do corpo para expressar-se, acompanhados por música.
            As linguagens artísticas são utilizadas de maneira diversa na cultura popular, elas se entrelaçam nas manifestações populares, principalmente nos festejos, que englobam, quase sempre, todas elas.
                Os festejos populares, também conhecidos como manifestações populares ou festas típicas, são baseados em costumes e na tradição cultural de um povo. No Brasil, esses festejos acontecem de janeiro a janeiro, de norte a sul do país, com muitas atrações culturais, pessoas trajando roupas típicas, muitos quitutes, danças folclóricas e música regional.

Janeiro

Folia de Reis: Representa a visita que o menino Jesus recebe dos três reis magos Melchior, Baltasar e Gaspar, um dia após seu nascimento.

Fevereiro e Março

Carnaval: De acordo com a história do Carnaval, suas raízes não são brasileiras e remontam períodos da antiguidade na Grécia.

Junho e Julho

Festa do Divino: Promovida pela Igreja Católica, tem suas origens em Portugal, no séc. XIV. Acontece em diversos estados brasileiros, onde se celebra e representa a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

Festa Junina: De origem portuguesa, essa é a festividade mais característica do mês de junho, indo do dia 12 (véspera do dia de Santo Antônio), se concentrando entre os dias 23 e 24 (dia de São João) e terminando lá pelo dia 29 (dia de São Pedro).


Boi-Bumbá ou Bumba-meu-boi: Celebrada no Maranhão, a festa popular do Bumba Meu Boi, também conhecida como Boi-Bumbá. Conta a lenda da ressurreição do boi mais bonito de uma fazenda, morto para satisfazer o desejo de uma grávida em comer sua língua.

Festa de Paritins: Mesma celebração da festa do bumba-meu-boi, só que na cidade de Paritins, no Amazonas. Entretanto, esta possui mais destaque e repercussão.

 Cavalhadas: Festa de origem portuguesa, introduzida no Brasil pelos padres jesuítas na época da catequização dos índios. Reproduz os torneios medievais do séc. VI. Acontecem desfiles de cavalos e corridas de cavaleiros.

Agosto

Festa de Congado: A Festa de Congado (do congo ou congada), de origem africana e tradicionalmente mineira, é uma manifestação cultural e religiosa, que representa a lenda do Chico-Rei - rei de uma tribo no congo, trazido para o Brasil na época da escravidão.

Outubro

Círio de Nazaré: Procissão católica que ocorre na cidade de Belém do Pará, com a presença de milhares de devotos e romeiros vindos de diversas regiões brasileiras.

Oktoberfest: A Oktoberfest é uma festa de origem alemã, conhecida também como a festa a cerveja, que ocorre na cidade Blumenau, em Santa Catarina. A Oktoberfest é uma reprodução da original, que acontece na Alemanha.


Atividades
1) Quais são as quatro linguagens artísticas?


2) Qual é o meio principal de apreciação das artes visuais?


3) O que é música?


4) Qual é a origem da Festa do Congado?


5) Onde ocorre o Círio de Nazaré?


6) Qual é a origem da Oktoberfest?


Texto II:

Tema:Traços culturais nas manifestações artísticas e populares.


Traços culturais nas manifestações artísticas e populares

Manifestação cultural é toda forma de expressão humana, seja através de celebrações e rituais ou através de outros suportes. Elas são veiculadas através linguagens escritas ou verbais e expressam uma forma de sentir e pensar um acontecimento, um tempo, uma dada forma de ver as coisas do mundo.
Fazer arte é uma forma de expressão do ser humano e de sua cultura. As manifestações artísticas estão ligadas à cultura na qual o artista está inserido. Podemos notar traços culturais nas manifestações artísticas e populares, pois elas definem um grupo social e a sua identidade.
Através de suas manifestações artísticas, um povo vai montando o seu patrimônio cultural, representado não só pelas edificações e objetos de arte, mas também por manifestações culturais intangíveis, como as tradições orais, a música, idiomas e festas, além dos bens artísticos. Neste sentido, as festas populares expressam as formas de identidade de grupos locais, onde o motivo de encontro, de fé ou simplesmente de celebrar atrai e identifica  indivíduos de mesma identidade.
As manifestações populares possuem um caráter ideológico uma vez que comemorar é, antes de mais nada, conservar algo que ficou na memória coletiva  e forma de manifestação cultural.
O patrimônio histórico-cultural não é apenas o acervo de obras raras ou da cultura de um passado distante; é a valorização e o conhecimento dos bens culturais que podem contar a história ou a vida de uma sociedade, de um povo, de uma comunidade. Será através do contato com tais bens que conheceremos a memória ou até mesmo a identidade de um povo.


Atividades

1) Coloque V para verdadeiro e F para Falso.


a- (   ) Manifestação cultural é toda forma de expressão humana.

b- (   ) As manifestações artísticas e populares definem um grupo social e a sua identidade.
c- (   ) O patrimônio cultural só é representado pelas edificações e objetos de arte.
d- (   ) As festas populares expressam as formas de identidade de grupos locais.
e- (   ) As manifestações populares não possuem caráter ideológico.
f- (   ) O patrimônio histórico-cultural é apenas um acervo de obras raras ou da cultura de um passado distante.

Texto III:

Tema: Produções artísticas com influências africana, indígena e europeia.


As influências africana, indígena e européia

nas manifestações artísticas brasileiras



É evidente a influência da cultura europeia no Brasil, isso se deve, principalmente, pelas colonizações ocorridas aqui no passado. Com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, iniciou-se a influência europeia na arte brasileira, até então dominada pela cultura indígena como expressão artística. Os jesuítas ensinaram aos índios e posteriormente aos negros como trabalhar com o barro, a madeira e a pedra.
Os indígenas denotavam habilidades bem artísticas na execução dos trabalhos, já os negros tinham muita facilidade para o desenho e o talhe. Na arquitetura, as construções de taipa eram feitas de varas, galhos, cipós entrelaçados e cobertos com barro. Podemos dizer que índios e negros, sob orientação dos jesuítas, foram determinantes na base da arte barroca brasileira.
Mesmo sendo um país de colonização portuguesa, outros povos deixaram e deixam até hoje influências profundas em nossa cultura. 
 Com o passar do tempo, os brasileiros foram anexando essas influências em seu cotidiano sem nem mesmo perceber, um exemplo disso é a culinária. Consumimos comidas de origem europeia frequentemente, como pizzas que tem sua origem na Itália, como croissant que se originou em Viena, mas posteriormente foi introduzido e popularizado na França, bacalhau de origem portuguesa entre outras. 
Há também a música europeia, que é constituída de vários artistas que são bastante reconhecidos aqui no Brasil como U2, banda irlandesa, The Beatles, banda inglesa, Enrique Iglesias, cantor espanhol e etc. 
Outra influência muito importante são os modelos artísticos que foram introduzidos aqui no Brasil, como por exemplo: as primeiras igrejas construídas em nosso litoral, a arte barroca, as peças teatrais, entre outras  formas artísticas.  
A Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Eles usam elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palhas, cipós, sementes, cocos, couros, ossos, dentes, conchas  e plumas.
 As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos indígenas.
As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho do urucum, o negro esverdeado do jenipapo e o branco da tabatinga..
Os povos indígenas nos deixaram diversas práticas culturais. A vontade de andar descalço foi outro hábito que herdamos dos indígenas. Muitas pessoas têm o hábito de sempre andar descalças quando estão em suas casas. O costume de descansar em redes é outra herança dos povos indígenas. Também o costume de tomar banho todos os dias é uma herança indígena.
A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça, além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).
Herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.
A influência cultural indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua portuguesa brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios. Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira.
A arte africana representa usos e costumes das tribos africanas. Nas pinturas e esculturas, a presença da figura humana identifica preocupação com valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos africanos, usando-se o ouro, o bronze e o marfim. As máscaras são usadas em rituais, sendo feitas em barro, marfim, metais e principalmente madeira.

Com a implantação da escravidão no Brasil, foram trazidos escravos africanos, que influenciaram a formação dos usos e costumes. Veja algumas influências:


           A capoeira que é vista nas ruas, tem a sua história relacionada à opressão. Um misto de dança e arte marcial, foi uma forma de defesa, logo depois das primeiras fugas de escravos. Com movimentos de ginga, saltos e chutes a antes dança comemorativa ganha caráter de luta.
O samba é a principal forma de música de raízes africanas surgidas no Brasil. É originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançada.
O samba carioca provavelmente recebeu muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande quantidade de escravos para as plantações de café no Estado do Rio, onde ganharam novos contornos, instrumentos e histórico próprio.
Muitos pesquisadores apontam para os ritmos do maxixe, do lundu e da modinha como fontes que, quando sintetizadas, deram origem ao samba moderno.
Com tudo isso, concluímos que a cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil.

Atividades

1) Qual é a causa da forte influência europeia na cultura brasileira?



2)  Os _________________ ensinaram aos índios e posteriormente aos ______________como trabalhar com o barro, a madeira e a pedra.




3) O Brasil é um país de colonização __________________________.

4) Cite um alimento de origem europeia que consumimos.


     5) Em que se destaca a arte indígena brasileira?



     6)      Cite as cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos.


    7)      Cite um hábito de higiene de herança indígena que faz parte da nossa cultura.


   8)      Qual é a influência indígena sobre a cura?



  9)      Para que a capoeira era usada pelos escravos?   



  10)      Qual é a principal forma de música de raízes africanas surgidas no Brasil?





Texto IV:

Tema: Músicas com influências africana, indígena e europeia.

As influências africana, indígena e européia na música brasileira

            As músicas do folclore brasileiro são canções populares, muitas de autores desconhecidos do interior do Brasil, que são transmitidas de geração para geração através dos tempos. Parte importante da cultura popular, são usadas como o objetivo lúdico (envolvendo jogos e brincadeiras) ou para pura diversão. Possuem letras simples e com muita repetição, características que facilitam a memorização. Estas músicas são mais populares nas regiões do interior do Brasil e costumam apresentar como temas principais situações do cotidiano (amor, namoro, casamento, relacionamentos, etc.). Algumas letras também envolvem personagens do folclore brasileiro.
Desde os primórdios anos do descobrimento do Brasil, a tríplice influência das nações africanas, européia e indígena local, nos traz traços marcantes da nossa música.
            No imenso território brasileiro as manifestações populares se caracterizam como trágicas no norte, no nordeste dolente e lânguido mais africano, no litoral central um toque de cosmopolitismo e no sul tal como o tango e a rancheira, há um tom mais soberbo e sensual. Porém um ritmo sincopado é constante e característico na música
    O samba com seus ritmos e coreografias diversas criou-se subdivisões específicas com características intrínsecas e muito diversificadas. 
       O carimbó, da Ilha de Marajó é uma dança solista também oriundo do lundu, mas sem acompanhamento de canto.
A dança de São Gonçalo é uma influência típica lusitana, é feita em geral para se pagar uma promessa ao santo protetor das solteironas
Os reisados, também de forte influência lusitana, chamados de ranchos, ternos ou folias de reis usam de trajes coloridos e originais.
            Os chamados caboclinhos é uma das danças mais interessante dessa região centro-sul brasileira, são grupos fantasiados de indígenas que aparecem durante o carnaval.
O maracatu é mais um préstito que uma dança, sendo a única dançarina propriamente dita a “Dama do Paço” que conduz um boneco denominado calunga.
             O nordeste brasileiro é a região mais farta em manifestações populares do país. Sua variedade de danças, músicas e tipos humanos é imensa. Uma das danças mais populares e mais rica em coreografia e performance é o frevo.
            Na década de 50 ainda, também iniciava a influência do rock no Brasil, com o aparecimento de várias versões de grandes sucessos regravados em português por grandes cantores brasileiros.
            No final dos anos 60 surge então a tropicália, ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético.
            Por volta dos anos 70, descobre-se nas festas do norte brasileiro, grande influência danças folclóricas jamaicanas, mais conhecidas como: o ska e o calipso.      O mambo, rumba,bomba, merengue, adentra nossa música influenciando a criação dos ritmos rap e techno.
    Nos anos 80, os grupos de sucesso de músicas ciganas trazem para o cenário brasileiro um ritmo romântico.
    Nos anos 90, com a abertura política dos países árabes e uma maior troca de informações culturais nos deparamos com as danças e músicas orientais.
            Nos dias de hoje, o ritmo brasileiro e suas danças foram invadidas pela globalização.
  
Atividades

1) Como são as letras das músicas populares?


2) Qual é a influência da dança de São Gonçalo ?


3) O frevo é uma das danças mais populares do:
(  ) Sudeste.   (  ) Nordeste.   (  )  Norte.   (   ) Sul.


4) Quando surgiu o calipso?


5) Nos dias de hoje, o ritmo brasileiro e suas danças foram invadidas pela ___________________.


Fonte:
http://www.efdeportes.com/efd142/influencias-do-mundo-na-musica-brasileira.htm
http://judyartes.blogspot.com.br/2009/08/quais-sao-as-linguagens-artisticas.html
http://queconceito.com.br/danca