quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Jogral de Natal, Jogral de Natal Para Crianças, Jesus Nasceu

Jesus Nasceu


TODOS: Jesus nasceu!
1: Lá em Belém.
2: Que bela noite.
3: Pro nosso bem.


TODOS: Anjos cantaram!
1: Que noite especial.
2: Jesus nasceu.

3: No primeiro Natal.


TODOS: Berço não tinha!
1: Jesus menino.
2: Dormiu na palhinha
3: Tão pequenino.


TODOS: Pastores no campo.
1: Com as ovelhinhas.
2: Ouviram as novas
3: Da criancinha.
                                                        
TODOS: Jesus nasceu!
1: Lá em Belém.
2: Os anjos disseram.
3: Pro nosso bem.




domingo, 19 de novembro de 2017

Mulher virtuosa, Provérbios 31. 10-31

 Mulher Virtuosa


Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas.

O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.

Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos.

É como os navios do negociante; de longe traz o seu pão.

E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas.

Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.

Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.

Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.

Estende as mãos ao fuso, e as suas mãos pegam na roca.

Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos.

Não tem medo da neve pela sua família; pois todos os da sua casa estão vestidos de escarlate.

Faz para si cobertas; de linho fino e de púrpura é o seu vestido.

Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta entre os anciãos da terra.

Faz vestidos de linho, e vende-os, e entrega cintas aos mercadores.

A força e a dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro.

Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.

Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça.

Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo:

Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.

Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.
 
Provérbios 31. 10-31

sábado, 12 de agosto de 2017

      
Volpi

      Alfredo Volpi (1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios. 






segunda-feira, 8 de maio de 2017

Tarsila do Amaral, atividades

Tarsila do Amaral

Autorretrato



Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.  Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus. 

Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo. Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.

Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).
Abaporu


No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte europeia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.
Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. 

Principais características de suas obras; Uso de cores vivas; influência do cubismo (uso de formas geométricas); abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil; estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica.

Operários


Principais obras de Tarsila do Amaral:  Retrato de Oswald de Andrade (1923), Natureza-morta com relógios (1923), Caipirinha (1923), Antropofagia (1929), O Pescador (1925) , Abaporu (1928)  e Operários (1933).


Atividades

1) Onde e quando nasceu Tarsila do Amaral?



2) Cite os dois movimentos criados por Tarsila do Amaral.



3) Quais são as principais características de Tarsila do Amaral?



4) Cite uma obra de  Tarsila do Amaral.




Trabalho Prático: 






Fonte: http://www.suapesquisa.com/biografias/tarsila_amaral.htm

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral



Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886. Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha). 

Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus. Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura. Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador). 

Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.

Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.

Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).


No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte europeia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.

No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.  Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).

Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos. 

Principais características de suas obras

- Uso de cores vivas

- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)

- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil

- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)



Principais obras de Tarsila do Amaral

- Autorretrato (1924)
- Retrato de Oswald de Andrade (1923)
- Estudo (Nú) (1923)
- Natureza-morta com relógios (1923)
- O Modelo (1923)
- Caipirinha (1923)
- Rio de Janeiro (1923)
- A Feira I (1924)
- São Paulo – Gazo (1924)
- Carnaval em Madureira (1924)
- Antropofagia (1929)
- A Cuca (1924)
- Pátio com Coração de Jesus (1921)
- Chapéu Azul (1922)
- Auto-retrato (1924)
- O Pescador (1925) 
- Romance (1925)
- Palmeiras (1925)
- Manteau Rouge (1923)
- A Negra (1923)
- São Paulo (1924)
- Morro da Favela (1924)
- A Família (1925)
- Vendedor de Frutas (1925)
- Paisagem com Touro (1925)
- Religião Brasileira (1927)
- O Lago (1928)
- Coração de Jesus (1926)
- O Ovo ou Urutu (1928)
- A Lua (1928) 
- Abaporu (1928) 
- Cartão Postal (1928)
- Operários (1933)



http://www.suapesquisa.com/biografias/tarsila_amaral.htm

Conceitos críticos de Arte, resumo, 2017


Conceitos críticos de Arte

A produção artística não pode ser definida como uma ciência, uma vez que seus resultados não são absolutos e nem sequer conclusivos. A arte é subjetiva, deixando qualquer tipo de critério objetivo de lado.
             A crítica do espectador comum é feita a partir de conteúdos afetivos e, portanto, é muito pessoal. Enquanto que o especialista busca um "meio termo" entre a razão e a sensibilidade e procura ser objetivo sem perder a ligação com o delicado universo artístico.
            Os primeiros críticos surgiram na Grécia Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte. Muitos dos princípios que nortearam esses primeiros pensadores da arte foram resgatados na Europa Moderna (Renascimento) e somados a outros princípios da Idade Média, sobretudo religiosos.
Com a organização do mercado de arte ao longo dos séculos, a atividade do crítico tornou-se cada vez mais especializada. No início ele se ocupava principalmente em orientar o mercado, mas no século XIX sua opinião começou a circular na imprensa e seu trabalho passou a contribuir para orientar o público a consumir Arte. A indústria cultural e todas as transformações que vem ocorrendo no universo das manifestações culturais a partir do século XX deram ao crítico e ao curador uma posição de referência.
A arte brasileira é questionadora e discute criticamente a realidade. No século XIX caricaturistas já ironizavam a postura do II Império e, posteriormente, a dos próprios republicanos. E no século XX os modernistas refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística nacional. Já nos anos 1960, motivados pelas muitas revoluções da arte internacional, artistas e músicos brasileiros tropicalistas mostraram seu olhar sobre o regime militar, que criava uma série de restrições às possibilidades de expressão. A Pop Art brasileira criticou, de modo muitas vezes bem-humorado e poético, a realidade do momento.
Conhecer e construir conceitos críticos em diferentes ambientes artísticos, como pintura, desenho, gravura, escultura, arquitetura, artes gráficas, publicidade, história em quadrinhos, fotografia, vídeo, teatro, cinema, música, dança e literatura.
 Além de reconhecer os elementos que compõem uma obra artística (forma, superfície, espaço, volume, linhas, texturas, cores e luz), o observador deve interpretá-la, estabelecendo conceitos críticos a respeito do conteúdo analisado. A aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando a possibilidade do artista de perceber-se como agente de transformações.

A realização de trabalhos pessoais, assim como a apreciação das obras de arte em diferentes ambientes artísticos, se dá mediante a elaboração de ideias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai estruturando e transformando, ao interagir com os diversos conteúdos de arte manifestados nesse processo dialógico.
Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno poderá compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade. 
Os alunos tornam-se capazes de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos, movimentos que estão à sua volta. Também deve conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas.
O exercício de uma percepção crítica das transformações que ocorrem na natureza e na cultura pode criar condições para que os alunos percebam o seu comprometimento na manutenção de uma qualidade de vida melhor. A dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
A possibilidade de pensar criticamente sobre as imagens estão presentes nas mídias (televisão, rádio, imprensa, Internet). A Arte torna-se globalizada, considerando os diversos grupos culturais encontram um lugar para arte em suas vidas, entendendo que tais grupos podem ter necessidades e conceitos de arte distintos.
O sentido pluriculturalista amplia a discussão sobre a função da arte e o papel do artista em diferentes culturas, contribuindo para o desenvolvimento do respeito e reconhecimento de diferenças.
Examinar a dinâmica de diferentes culturas e os processos de transmissão de valores; desenvolver a consciência acerca dos mecanismos de manutenção da cultura dentro de grupos sociais; questionar a cultura dominante também é papel da Arte.
É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

Atividades

1) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) A produção artística não é definida como ciência.
(    ) Questionar a cultura dominante não é papel da Arte.
(    ) É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

2) Complete:
a) Os primeiros críticos surgiram na _________________ Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte.
b) No século XX os _________________refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística brasileira.
c) A Arte visa os aspectos essenciais da criação e percepção _______________e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo.

Fonte:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf

Conceitos críticos de Arte, 2017




Conceitos críticos de Arte

A produção artística não pode ser definida como uma ciência, uma vez que seus resultados não são absolutos e nem sequer conclusivos. A arte é subjetiva, deixando qualquer tipo de critério objetivo de lado.
            A escolha de uma obra para apreciação vai bem além do "feio ou bonito" ou "gostei ou não gostei". A crítica feita pelo público, em geral, lida com a fruição, ou seja, com aquilo que sentimos diante de um quadro e que pode variar de pessoa para pessoa, conforme o repertório de cada um. Isso não tem necessariamente uma relação com a história da sociedade ou da arte. A crítica do espectador comum é feita a partir de conteúdos afetivos e, portanto, é muito pessoal. Enquanto que o especialista busca um "meio termo" entre a razão e a sensibilidade e procura ser objetivo sem perder a ligação com o delicado universo artístico.
            Os primeiros críticos surgiram na Grécia Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte. Muitos dos princípios que nortearam esses primeiros pensadores da arte foram resgatados na Europa Moderna (Renascimento) e somados a outros princípios da Idade Média, sobretudo religiosos.
Com a organização do mercado de arte ao longo dos séculos, a atividade do crítico tornou-se cada vez mais especializada. No início ele se ocupava principalmente em orientar o mercado, mas no século XIX sua opinião começou a circular na imprensa e seu trabalho passou a contribuir para orientar o público a consumir Arte. A indústria cultural e todas as transformações que vem ocorrendo no universo das manifestações culturais a partir do século XX deram ao crítico e ao curador uma posição de referência.
A arte brasileira é questionadora e discute criticamente a realidade. No século XIX caricaturistas já ironizavam a postura do II Império e, posteriormente, a dos próprios republicanos. E no século XX os modernistas refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística nacional. Já nos anos 1960, motivados pelas muitas revoluções da arte internacional, artistas e músicos brasileiros tropicalistas mostraram seu olhar sobre o regime militar, que criava uma série de restrições às possibilidades de expressão. A Pop Art brasileira criticou, de modo muitas vezes bem-humorado e poético, a realidade do momento.
Conhecer e construir conceitos críticos em diferentes ambientes artísticos, como pintura, desenho, gravura, escultura, arquitetura, artes gráficas, publicidade, história em quadrinhos, fotografia, vídeo, teatro, cinema, música, dança e literatura.
 Além de reconhecer os elementos que compõem uma obra artística (forma, superfície, espaço, volume, linhas, texturas, cores e luz), o observador deve interpretá-la, estabelecendo conceitos críticos a respeito do conteúdo analisado. A aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando a possibilidade do artista de perceber-se como agente de transformações.
A Arte visa os aspectos essenciais da criação e percepção estética e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. As oportunidades de aprendizagem de arte, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e intensificam as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.
A realização de trabalhos pessoais, assim como a apreciação das obras de arte em diferentes ambientes artísticos, se dá mediante a elaboração de ideias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai estruturando e transformando, ao interagir com os diversos conteúdos de arte manifestados nesse processo dialógico.
Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno poderá compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade. Trata-se de criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana.
Os alunos tornam-se capazes de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos, movimentos que estão à sua volta. Também deve conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas.
O exercício de uma percepção crítica das transformações que ocorrem na natureza e na cultura pode criar condições para que os alunos percebam o seu comprometimento na manutenção de uma qualidade de vida melhor. A dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
A possibilidade de pensar criticamente sobre as imagens estão presentes nas mídias (televisão, rádio, imprensa, Internet). A Arte torna-se globalizada, considerando os diversos grupos culturais encontram um lugar para arte em suas vidas, entendendo que tais grupos podem ter necessidades e conceitos de arte distintos.
O sentido pluriculturalista amplia a discussão sobre a função da arte e o papel do artista em diferentes culturas, assim como o papel de quem decide o que é arte e o que é arte de boa qualidade. Essas discussões podem contribuir para o desenvolvimento do respeito e reconhecimento de diferenças.
O pluriculturalismo no ensino de arte tem como objetivos: promover o entendimento de cruzamentos culturais pela identificação de similaridades, particularmente nos papéis e funções da arte, dentro e entre grupos culturais; reconhecer e celebrar a diversidade étnica e cultural em arte e em nossa sociedade, enquanto também se potencializa o orgulho pela herança cultural em cada indivíduo, seja ela resultante de processos de erudição ou de vivências do âmbito popular, folclórico ou étnico.
Examinar a dinâmica de diferentes culturas e os processos de transmissão de valores; desenvolver a consciência acerca dos mecanismos de manutenção da cultura dentro de grupos sociais; questionar a cultura dominante também é papel da Arte.
É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

Atividades

1) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) A produção artística não é definida como ciência.
(   ) A crítica feita pelo público, em geral, lida com a fruição, ou seja, com aquilo que sentimos diante de um quadro e que pode variar de pessoa para pessoa, conforme o repertório de cada um.

(    ) Questionar a cultura dominante não é papel da Arte.
(    ) É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

2) Complete:
a) Os primeiros críticos surgiram na _________________ Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte.
b) No século XX os _________________refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística brasileira.
c) A Arte visa os aspectos essenciais da criação e percepção _______________e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo.

Fonte:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Atividades para Alunos de Licença Médica, 1° Bimestre, 3° Ano, 2017

CIEP BRIZOLÃO 341-  VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES

PROFESSORA:  ROSE AMARAL.     
DISCIPLINA: ARTES           
ALUNO (A):____________________________________________.  Nº ___  T:  300­­__



Atividades para Alunos de Licença Médica
1° Bimestre, 3° Ano

 Ler com  ATENÇÃO!

          Em caso de licença médica o aluno deverá entregar as atividades no setor responsável por licença médica com a devida documentação. Não é necessário anexar cópia do atestado, basta o apresentado à secretaria. 
          
          Atenção: Este trabalho só é válido para:
          a) Alunas de licença maternidade.

          b) Alunos licenciados por um bimestre inteiro.
          c) Alunos com nota insuficiente que ficaram licenciados na época da recuperação bimestral (neste caso a nota vale como recuperação).

          Em caso de afastamento curto, fora da data de recuperação bimestral, não é necessário apresentar estas atividades. Basta apresentar cópia do atestado ou trazer um aviso da secretaria e solicitar recuperação da atividade perdida.
   
          Estas atividades não são válidas como recuperação comum, nem cobrem trabalhos perdidos no tempo em que o aluno não se encontrava afastado. 


      
          Favor responder os todos os exercícios e anexar os dois trabalhos práticos (em folha A4):

Trabalho I: Em uma folha  A4, represente qualquer um dos conceitos artísticos citados no texto III . Exemplos: um desenho, uma pintura, um cartaz publicitário, etc.
Trabalho II:  Em uma folha  A4, reproduza a figura do texto IV.

Texto I:

A arte e suas diferentes linguagens

            A arte é uma forma de expressão do ser humano. Ela é um meio de expressão cultural e social. Através dela o homem expressa suas vivências e como ele percebe este mundo. Sendo um ser social, através da arte o homem também vai expressar a sua vida em sociedade.
            Através da arte o homem consegue não só imprimir sua visão da sociedade como também transformá-la. Esta visão de mundo pode ser impressa através de várias modalidades.

Linguagem Visual

É qualquer meio em que são criados símbolos percebidos, na sua maioria, pela visão.

Linguagem Cênica

É a linguagem empregada para concepção de espetáculos, criando e apresentando símbolos percebidos ao mesmo tempo pela visão e audição (audiovisual).

Linguagem Musical

            É qualquer meio em que são criados e produzidos símbolos percebidos pela audição, tendo como matéria-prima básica o som.



Atividades

1)    A arte possui várias modalidades de linguagens.

(   )  FALSO.    (   ) VERDADEIRO.

2)    Apresenta símbolos audiovisuais.
(   ) Linguagem visual.
(   ) Linguagem cênica.

3)    Coloque V para visual, C para cênica e M para musical.

(   )  Aquarela, de Toquinho e Vinicius.
(   ) Romeu e Julieta, de Shakespeare.
(   ) Monalisa, de Leonardo da Vinci.
(   ) Davi, de Michelangelo.





Tema: A arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões do mundo

Texto II: 

A arte como forma de interpretar e expressar pensamentos e visões do mundo

O homem é um ser social e está inserido em uma cultura, seja ela qual for.  A Arte é uma forma do homem interpretar o mundo em que vive. Ela é uma das primeiras manifestações da humanidade, pois serve como forma do ser humano marcar sua presença criando objetos e formas que representam sua vivência no mundo, expressar suas ideias, sensações e sentimentos. Sendo uma forma de comunicação.
A Arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções, por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte.
Partindo deste princípio, a arte existe para decorar o mundo, para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para expressar ideias, desejos e sentimentos.
Quando o homem faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa ser uma representação fiel das coisas no mundo natural ou vivido e sim, como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão, ou seu desejo. Baseado nisto, a função da arte e o seu valor estão na representação simbólica do mundo humano.


Atividades

1)      O homem é um ser _____________ e está inserido em uma cultura.

2)      A Arte é uma forma de comunicação.
(   ) Falso.    (  ) Verdadeiro.

3)      Segundo Azevedo Júnior, o que é necessário para a apreciação da Arte?


4)      O que é arte utilitária?




Texto III: 


Conceitos em diferentes ambientes Artísticos

Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma.
Pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. A pintura é diferente do desenho por usar pigmentos líquidos. A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.
Gravura: De um modo geral, chama-se "gravura" o múltiplo de uma Obra de Arte, reproduzida a partir de uma matriz. Mas trata-se aqui de uma reprodução "numerada e assinada uma a uma", compondo desta forma uma edição restrita, diferente do "poster", que é um produto de processos gráficos automáticos, e reproduzido em larga escala sem a intervenção do artista.
Escultura é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo. Para tanto se utiliza de materiais como o bronze, o mármore, a argila, a cera, a madeira, e das seguintes técnicas: a cinzelação, a fundição e a moldagem.
Arquitetura significa construção, e refere-se à arte ou a técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. A arquitetura é a arte de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.
Música: É a arte dos sons, combinados de acordo com a altura e proporcionados pela duração dos sons. É a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc. A literatura também pode ser um conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.
Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Cinema: Chamamos de cinema ou cinematografia à tecnologia que reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando a chamada "ilusão de movimento", ou seja, a percepção visual de assistir imagens que se movem. Também se diz cinema ao prédio ou sala onde são projetados os filmes.
Artes Gráficas se refere à área de conhecimento e prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo de comunicar. É uma forma de se comunicar visualmente um 
conceito, uma ideia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre imagem e texto. No século XXI, a participação do design gráfico expandiu para os meios digitais, sendo utilizado na criação de sites, portais eletrônicos, softwares e diversas outras áreas relacionadas ao Design Digital.
Publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade precípua é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais. É, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa, com o propósito de condicioná-la para o ato da compra.
História em Quadrinhos : Os quadrinhos são histórias feitas com imagens quase sempre acompanhadas da palavra escrita.
         A linguagem das personagens é simples, objetiva e quase sempre aparece escrita em balões.
         A história em quadrinhos é criada a partir da reunião de vários elementos: o texto, as personagens, os letreiros, as vinhetas, os balões e as onomatopéias.
Fotografia é o processo e a arte que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura.
Vídeo: Um vídeo é um sistema  de gravação e reprodução de imagens, as quais podem estar acompanhadas de sons, e que se realiza através de uma banda magnética.

Atividades
1) Relacione:
a) Literatura                 
b) Quadrinhos                      
c) Cinema    
d) Desenho      
(   ) São histórias feitas com imagens quase sempre acompanhadas da palavra escrita.
(   ) Reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando a chamada "ilusão de movimento".
(   ) Arte de criar e compor textos.
(   ) Composição bidimensional, constituída por linhas, pontos e forma.

 2) Complete:
a) O  ________________  é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças.
 
b) A______________  é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
c) As Artes ____________________estruturaram e dão forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre imagem e texto.
d) _______________ é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo.

3) Responda:
a) O que é gravura?



b) O que é publicidade?



c) O que é fotografia?







Texto IV: 




Conceitos críticos de Arte

A produção artística não pode ser definida como uma ciência, uma vez que seus resultados não são absolutos e nem sequer conclusivos. A arte é subjetiva, deixando qualquer tipo de critério objetivo de lado.
            A escolha de uma obra para apreciação vai bem além do "feio ou bonito" ou "gostei ou não gostei". A crítica feita pelo público, em geral, lida com a fruição, ou seja, com aquilo que sentimos diante de um quadro e que pode variar de pessoa para pessoa, conforme o repertório de cada um. Isso não tem necessariamente uma relação com a história da sociedade ou da arte. A crítica do espectador comum é feita a partir de conteúdos afetivos e, portanto, é muito pessoal. Enquanto que o especialista busca um "meio termo" entre a razão e a sensibilidade e procura ser objetivo sem perder a ligação com o delicado universo artístico.
            Os primeiros críticos surgiram na Grécia Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte. Muitos dos princípios que nortearam esses primeiros pensadores da arte foram resgatados na Europa Moderna (Renascimento) e somados a outros princípios da Idade Média, sobretudo religiosos.
Com a organização do mercado de arte ao longo dos séculos, a atividade do crítico tornou-se cada vez mais especializada. No início ele se ocupava principalmente em orientar o mercado, mas no século XIX sua opinião começou a circular na imprensa e seu trabalho passou a contribuir para orientar o público a consumir Arte. A indústria cultural e todas as transformações que vem ocorrendo no universo das manifestações culturais a partir do século XX deram ao crítico e ao curador uma posição de referência.
A arte brasileira é questionadora e discute criticamente a realidade. No século 19 caricaturistas já ironizavam a postura do 2° Império e, posteriormente, a dos próprios republicanos. E no século XX os modernistas refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística nacional. Já nos anos 1960, motivados pelas muitas revoluções da arte internacional, artistas e músicos brasileiros tropicalistas mostraram seu olhar sobre o regime militar, que criava uma série de restrições às possibilidades de expressão. A Pop Art brasileira criticou, de modo muitas vezes bem-humorado e poético, a realidade do momento.
Conhecer e construir conceitos críticos em diferentes ambientes artísticos, como pintura, desenho, gravura, escultura, arquitetura, artes gráficas, publicidade, história em quadrinhos, fotografia, vídeo, teatro, cinema, música, dança e literatura.
 Além de reconhecer os elementos que compõem uma obra artística (forma, superfície, espaço, volume, linhas, texturas, cores e luz), o observador deve interpretá-la, estabelecendo conceitos críticos a respeito do conteúdo analisado. A aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando a possibilidade do artista de perceber-se como agente de transformações.
A Arte visa os aspectos essenciais da criação e percepção estética e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo. As oportunidades de aprendizagem de arte, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e intensificam as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.
A realização de trabalhos pessoais, assim como a apreciação das obras de arte em diferentes ambientes artísticos, se dá mediante a elaboração de ideias, sensações, hipóteses e esquemas pessoais que o aluno vai estruturando e transformando, ao interagir com os diversos conteúdos de arte manifestados nesse processo dialógico.
Produzindo trabalhos artísticos e conhecendo essa produção nas outras culturas, o aluno poderá compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade. Trata-se de criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana.
Os alunos tornam-se capazes de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos, movimentos que estão à sua volta. Também deve conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas.
O exercício de uma percepção crítica das transformações que ocorrem na natureza e na cultura pode criar condições para que os alunos percebam o seu comprometimento na manutenção de uma qualidade de vida melhor. A dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.
A possibilidade de pensar criticamente sobre as imagens estão presentes nas mídias (televisão, rádio, imprensa, Internet). A Arte torna-se globalizada, considerando os diversos grupos culturais encontram um lugar para arte em suas vidas, entendendo que tais grupos podem ter necessidades e conceitos de arte distintos.
O sentido pluriculturalista amplia a discussão sobre a função da arte e o papel do artista em diferentes culturas, assim como o papel de quem decide o que é arte e o que é arte de boa qualidade. Essas discussões podem contribuir para o desenvolvimento do respeito e reconhecimento de diferenças.
O pluriculturalismo no ensino de arte tem como objetivos: promover o entendimento de cruzamentos culturais pela identificação de similaridades, particularmente nos papéis e funções da arte, dentro e entre grupos culturais; reconhecer e celebrar a diversidade étnica e cultural em arte e em nossa sociedade, enquanto também se potencializa o orgulho pela herança cultural em cada indivíduo, seja ela resultante de processos de erudição ou de vivências do âmbito popular, folclórico ou étnico.
Examinar a dinâmica de diferentes culturas e os processos de transmissão de valores; desenvolver a consciência acerca dos mecanismos de manutenção da cultura dentro de grupos sociais; questionar a cultura dominante também é papel da Arte.
É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

Atividades

1) Coloque V para verdadeiro e F para falso.
(   ) A produção artística não é definida como ciência.
(   ) A crítica feita pelo público, em geral, lida com a fruição, ou seja, com aquilo que sentimos diante de um quadro e que pode variar de pessoa para pessoa, conforme o repertório de cada um.

(    ) Questionar a cultura dominante não é papel da Arte.
(    ) É responsabilidade da escola incluir as informações sobre a arte produzida e recebida nos âmbitos regional, nacional e internacional, compreendendo criticamente a difusão pelas mídias para democratizar o conhecimento e ampliar as possibilidades de participação social do aluno.

2) Complete:
a) Os primeiros críticos surgiram na _________________ Antiga, com a sistematização dos estudos sobre estética da arte.
b) No século XX os _________________refletiam sobre a necessidade de buscar uma identidade artística brasileira.
c) A Arte visa os aspectos essenciais da criação e percepção _______________e o modo de tratar a apropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo.

Fonte:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf