Objetivo: Reconhecer as manifestações culturais como
tema nas obras de artistas visuais desde a pré-história até os dias atuais.
As manifestações culturais nas obras de
artistas visuais desde a pré-história até os dias atuais
As manifestações culturais nas obras de artistas visuais desde a
pré-história até os dias atuais.
Pré-História: As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento. As
figuras neolíticas eram mais estilizadas, representação de vida coletiva e com
movimento.
Egito: A arte egípcia caracteriza-se pela
representação da figura humana sempre com o tronco de desenhado de frente,
enquanto a cabeça, as pernas e os pés são colocados de perfil (Lei da
Frontalidade).
As figuras masculinas eram pintadas de vermelho e as femininas
de ocre.
Os monumentos e a maioria das esculturas tinham grande dimensão,
dando sensação de grandiosidade.
A arquitetura era monumental.
Grécia: A história da arte grega se divide nos
seguintes períodos: Pré-helenístico (fase da aprendizagem);Arcaico ( fase da
definição da arte); Clássico ( fase da perfeição) e Helenístico (fase da
expansão da arte para outros povos).
A arte grega valorizava especialmente as ações humanas,
expressava um ideal de beleza e tinha o homem como centro do universo.
Roma: Foi inicialmente influenciada pela arte
grega. Mas, junto com a expressão da beleza, os romanos preocupavam-se com a
expressão da realidade vivida.
A pintura teve uma importância muito grande no Período Augusto.
Na decoração das casas de Herculana e Pompéia, as cores mais utilizadas foram o
amarelo e o vermelho.
Duas grandes inovações dos romanos foram o retrato e o relevo
histórico. As construções romanas eram monumentais.
Idade Média: Na Idade Média havia uma crença de que as
cores puras, brilhantes e claras expressavam a beleza de Deus. Já as cores
misturas eram impuras e corruptas.
No Período Românico
as figuras eram estilizadas {simplificadas} e as cores chapadas. A escultura
tinha a finalidade de inspirar devoção e temor, para evitar o pecado. Portanto,
visava transmitir mensagens bíblicas.
A arquitetura apresentava um aspecto forte e pesado devido à
abundância de pedras.
No Período Gótico a
pintura era realista e detalhista, com muito azul, ocre e dourado. A
arquitetura era dinâmica e graciosa, com linhas verticais voltadas para o céu.
Os elementos que mais a caracterizam são os vitrais.
Renascimento: Usavam cores próximas da realidade, com
figuras humanas perfeitas. A pintura do Renascimento confirma três conquistas
importantes, já prenunciadas no Gótico: a perspectiva, o uso do claro-escuro e
o realismo. A combinação da perspectiva e do claro-escuro contribuiu para o
maior realismo das pinturas.
Barroco: A arte barroca era definida pela oposição do
claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade,
todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimentos.
Os arquitetos deixaram de lado a simplicidade e racionalidade e
insistiram nos efeitos decorativos.
Rococó: Na pintura do Período Rococó os temas eram
mundanos, ambientados em parques e jardins ou em interiores luxuosos.
Predominam as tonalidades claras e luminosas.
Na arquitetura, o estilo rococó manifestou-se principalmente na
decoração dos espaços interiores, que se revestiam de abundante e delicada
ornamentação.
Neoclassicismo: Retomou os princípios da arte clássica:
valorização das ações humanas e expressão da beleza ideal.
A pintura neoclássica foi inspirada, principalmente, na
escultura grega e na pintura renascentista italiana, procurando o equilíbrio da
composição e a harmonia do equilíbrio.
A arquitetura seguiu os modelos dos templos greco-romanos ou das
edificações do Renascimento italiano.
Romantismo: A pintura romântica aproxima-se das formas
barrocas. É dinâmica, realista, dramática, com forte contraste de claro-escuro.
Os temas são fatos reais da história nacional e contemporânea dos artistas.
Realismo: Considerava que o artista não devia
“melhorar” a natureza em suas obras, pois a beleza está na realidade como ela
é. Essa tendência politizou o artista e daí surgiu a pintura social,
denunciando as desigualdades entre trabalhadores e burguesia.
Impressionismo: Buscavam retratar em suas obras os efeitos
da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. A
ênfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as
cores de um ambiente.
Expressionismo: Usavam cores fortes que rejeitavam a
realidade, com formas distorcidas.
Cubismo: A pintura cubista representa todas as partes
do objeto num mesmo plano, como se o objeto estivesse aberto e apresentasse
todos os seus lados no plano frontal. Baseia-se na destruição da harmonia
clássica e na decomposição da realidade.
Abstracionismo: Não representa a realidade que nos cerca.
Através de formas e cores, a pintura abstrata procura expressar determinado
estado de espírito e sentimentos.
Surrealismo: Para os surrealistas, a obra de arte não
resulta de manifestações lógicas do consciente, mas sim de manifestações
aparentemente absurdas e ilógicas do subconsciente, como as imagens dos sonhos
e das alucinações.
Op-Art: As pinturas da Op-Art apresentam diferentes
figuras geométricas, combinadas de tal forma que provocam no espectador
sensações de movimento; se o observador muda de posição, tem a impressão de que
a obra se modifica, parecendo movimentar-se. As esculturas ops movimentavam-se
impulsionadas pelo vento ou através de motores.
Pop-Art: A proposta deste movimento é romper a
barreira entre a arte e a vida comum. Seus trabalhos artísticos exaltam o
popular e a vida cotidiana.
Os recursos são os mesmos dos meios de comunicação de massas:
cinema, televisão, publicidade. Os temas são os símbolos e os produtos
industriais dirigidos às massas urbanas: lâmpadas, automóveis, tampinhas de
garrafas, rótulos, etc.
Arte contemporânea: A cor tem um valor muito significativo.
Muitos artistas usam cores fortes, e muitas pinturas são bastante coloridas. Os
materiais não são convencionais e procuram a participação do observador.
Atividades
1)
Coloque F para falso e V para verdadeiro.
a)
( ) As pinturas paleolíticas eram realistas e sem movimento.
b)
( ) Para os surrealistas, a obra de arte resulta
de manifestações lógicas do consciente.
c)
( ) As pinturas da Op-Art apresentam diferentes figuras geométricas, combinadas de tal
forma que ficam estáticas.
d)
( ) A proposta da Pop-Art é romper a barreira entre a arte e a vida comum.
e)
( ) A Arte Contemporânea só usa materiais convencionais.
2)
Responda:
a)
Como era a representação
da figura humana de acordo com a Lei da Frontalidade egípcia?
b)
A história da arte grega se divide em quais
períodos?
c)
Como era a pintura do Período
Gótico?
d)
Quais foram os princípios
da arte clássica, retomados pelo Neoclassicismo?
e)
O que os impressionistas
procuravam retratar em suas obras?
3) Complete:
a)
As grandes inovações
dos romanos foram o _________________e o relevo _______________.
b)
As figuras românicas eram
________________e as cores ___________________.
c)
A pintura romântica
aproxima-se das formas ____________________.
d)
A pintura
____________________________representa todas as partes do objeto num mesmo
___________________, como se o objeto estivesse aberto e apresentasse todos os
seus lados no plano ____________________.
4)
Relacione:
a)
Renascimento:
b)
Barroco:
c)
Rococó:
d)
Realismo:
e)
Expressionismo:
f)
Abstracionismo:
( ) Não
representa a realidade que nos cerca.
( ) Predominam as tonalidades claras e
luminosas.
( ) A
beleza está na realidade como ela é.
( ) Era definida pela oposição do
claro-escuro.
( ) Usavam
cores próximas da realidade, com figuras humanas perfeitas.
( ) Usavam cores fortes que rejeitavam a
realidade, com formas distorcidas.
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