ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Para Piaget, a construção da inteligência
acontece em etapas sucessivas com complexidades crescentes, encadeadas umas às
outras chamadas por ele de construtivismo sequencial.
SENSÓRIO-MOTOR (do nascimento aos 2 anos) - Nessa fase
a inteligência trabalha por meio das percepções (simbólico) e das ações
(motor)através do deslocamento do próprio corpo. A linguagem está
sendo formada e vai da repetição de sílabas à formação de palavras frase, já
que a criança não representa mentalmente o objeto e as ações.
SIMBÓLICO (dos 2 aos 4 anos) - Surge a função
semiótica, fase em que a criança pode criar imagens mentais na ausência do
objeto ou da ação; é o período da fantasia, do faz de conta e do jogo de
símbolos.
INTUITIVO (dos 4 aos 7 anos) - Instala-se o desejo de
explicação dos fenômenos, a fase dos porquês. A criança começa a
distinguir a fantasia do real, e o pensamento continua centrado no próprio
ponto de vista.
OPERATÓRIO CONCRETO (dos 7 aos 11 anos) - O indivíduo
já é capaz de ordenar o mundo de forma lógica ou operatória. Sua
organização social é feita em grupos, e ele já pode compreender regras.
OPERATÓRIO ABSTRATO (após os 11 anos) - Corresponde ao
nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico-matemático. Nessa fase
o indivíduo está se liberando do concreto em proveito de interesses orientados
para o futuro.
Fonte: http://psicologiaacademica.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário