Objetivo:Relacionar os estágios de
desenvolvimento gráfico infantil: rabiscação, garatuja, fase pré-esquemática e
fase esquemática com o próprio desenvolvimento humano.
Os
estágios de desenvolvimento gráfico infantil
e
o próprio desenvolvimento humano
0 a 2 anos:
Estágio do
desenvolvimento gráfico infantil:
Rabiscação: Os movimentos são desordenados e incontrolados, mas
proporcionam prazer à criança. Pesquisa de movimentos, curiosidade e exploração
de materiais diversos.
Estágio
do desenvolvimento humano:
Sensório-motor: Nessa fase a
inteligência trabalha por meio das percepções (simbólico) e das ações
(motor)através do deslocamento do próprio corpo. A linguagem está
sendo formada e vai da repetição de sílabas à formação de palavras frase, já
que a criança não representa mentalmente o objeto e as ações.
2 a 4 anos:
Estágio do
desenvolvimento gráfico infantil:
Garatuja: simples riscos
ainda desprovidos de controle motor, a criança ignora os limites do papel e
mexe o corpo para desenhar, avançando os traçados pelas paredes e chão. As
primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando
circulares e, por fim, se fecham em formas independentes, que ficam soltas na
página. No final dessa fase, é possível que surjam os primeiros indícios de figuras
humanas, como cabeças com olhos.
Pode
ser dividida em: Desordenada (movimentos amplos e desordenados) e
Ordenada (movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. A
figura humana pode aparecer de maneira imaginária, pois aqui existe a exploração
do traçado).
Estágio do
desenvolvimento humano:
Simbólico:
Surge a função semiótica, fase em que a criança pode criar imagens
mentais na ausência do objeto ou da ação; é o período da fantasia, do faz de
conta e do jogo de símbolos.
4 a 6 anos:
Estágio do
desenvolvimento gráfico infantil:
Pré-esquemático: Dentro da fase
pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e
realidade. Quanto ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente. Então
aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido a vínculos
emocionais. A figura humana, torna-se uma procura de um conceito que depende do
seu conhecimento ativo, inicia a mudança de símbolos. Quanto a utilização das
cores, pode usar, mas não há relação ainda com a realidade, dependerá do
interesse emocional.
Estágio do
desenvolvimento humano:
Intuitivo: Instala-se o desejo de explicação
dos fenômenos, a fase dos porquês. A criança começa a distinguir a
fantasia do real, e o pensamento continua centrado no próprio ponto de vista.
7 a 10 anos:
Estágio do
desenvolvimento gráfico infantil:
Esquemático: Esquemas
representativos, afirmação de si mediante repetição flexível do esquema. Quanto
ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base. Já tem um
conceito definido quanto à figura humana, porém aparecem desvios do esquema
como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo. Aqui existe a
descoberta das relações quanto à cor; podendo haver um desvio do esquema de cor
expressa por experiência emocional.
Estágio do
desenvolvimento humano:
Operatório concreto: O indivíduo já é capaz de ordenar o
mundo de forma lógica ou operatória. Sua organização social é feita em
grupos, e ele já pode compreender regras.
Atividades
.
1)
O
que é rabiscação?
2)
Em
que fase do desenvolvimento humano a linguagem está sendo formada?
3)
A
garatuja ocorre em qual estágio do desenvolvimento humano?
4)
Que
relações são descobertas dentro da fase pré-operatória?
5)
Em
que fase do desenvolvimento humano ocorre a fase dos porquês?
6)
Que
tipo de desvios ocorrem no período esquemático?
Nenhum comentário:
Postar um comentário