terça-feira, 13 de maio de 2014

Os estágios de desenvolvimento gráfico infantil e o próprio desenvolvimento humano


Objetivo:Relacionar os estágios de desenvolvimento gráfico infantil: rabiscação, garatuja, fase pré-esquemática e fase esquemática com o próprio desenvolvimento humano.


Os estágios de desenvolvimento gráfico infantil
e o próprio desenvolvimento humano

0 a 2 anos:
Estágio do desenvolvimento gráfico infantil: 
Rabiscação: Os movimentos são desordenados e incontrolados, mas proporcionam prazer à criança. Pesquisa de movimentos, curiosidade e exploração de materiais diversos.
 
Estágio do desenvolvimento humano:
Sensório-motor: Nessa fase a inteligência trabalha por meio das percepções (simbólico) e das ações (motor)através do deslocamento do próprio corpo.   A linguagem está sendo formada e vai da repetição de sílabas à formação de palavras frase, já que a criança não representa mentalmente o objeto e as ações.
2 a 4 anos:
Estágio do desenvolvimento gráfico infantil: 
Garatuja: simples riscos ainda desprovidos de controle motor, a criança ignora os limites do papel e mexe o corpo para desenhar, avançando os traçados pelas paredes e chão. As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes, que ficam soltas na página. No final dessa fase, é possível que surjam os primeiros indícios de figuras humanas, como cabeças com olhos.
Pode ser dividida em:  Desordenada (movimentos amplos e desordenados) e Ordenada (movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, pois aqui existe a exploração do traçado).


Estágio do desenvolvimento humano:
Simbólico:  Surge a função semiótica, fase em que a criança pode criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação; é o período da fantasia, do faz de conta e do jogo de símbolos.

4 a 6 anos:
Estágio do desenvolvimento gráfico infantil: 
Pré-esquemático: Dentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente. Então aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido a vínculos emocionais. A figura humana, torna-se uma procura de um conceito que depende do seu conhecimento ativo, inicia a mudança de símbolos. Quanto a utilização das cores, pode usar, mas não há relação ainda com a realidade, dependerá do interesse emocional.


Estágio do desenvolvimento humano:
Intuitivo: Instala-se o desejo de explicação dos fenômenos, a fase dos porquês.   A criança começa a distinguir a fantasia do real, e o pensamento continua centrado no próprio ponto de vista.


7 a 10 anos:
Estágio do desenvolvimento gráfico infantil: 
Esquemático: Esquemas representativos, afirmação de si mediante repetição flexível do esquema. Quanto ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base. Já tem um conceito definido quanto à figura humana, porém aparecem desvios do esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo. Aqui existe a descoberta das relações quanto à cor; podendo haver um desvio do esquema de cor expressa por experiência emocional.

Estágio do desenvolvimento humano:
Operatório concreto: O indivíduo já é capaz de ordenar o mundo de forma lógica ou operatória.  Sua organização social é feita em grupos, e ele já pode compreender regras.

Atividades
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1)    O que é rabiscação?

2)    Em que fase do desenvolvimento humano a linguagem está sendo formada?


3)    A garatuja ocorre em qual estágio do desenvolvimento humano?

4)    Que relações são descobertas dentro da fase pré-operatória?


5)    Em que fase do desenvolvimento humano ocorre a fase dos porquês?

6)    Que tipo de desvios ocorrem no período esquemático?




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