sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Estudo das cores


Estudo das cores

De acordo com a percepção, as cores possuem três dimensões: matiz
(croma), saturação (pureza relativa da cor) e brilho (valor tonal). O matiz ou croma é a cor em si. A saturação é a pureza relativa da cor, indo da presença máxima do seu matiz até um cinza neutro. O brilho relativo corresponde ao valor tonal das gradações entre sua luminosidade ou obscuridade.
As cores são divididas em cor luz e cor pigmento.

Cor -Luz – observada através dos raios luminoso originada da luz branca.

Cor-Pigmento – percebida através das substâncias materiais corantes (pigmentos) na presença da luz. Pode ser opaca, como a utilizada na pintura em geral, ou transparente, utilizada principalmente nas artes gráficas.
Pigmento – substância natural ou artificial que dá coloração.

Decomposição da luz branca – O olho humano não pára de medir as ondas luminosas do Sol. Cada uma produz uma sensação de cor através da decomposição da luz branca: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul , anil e violeta.
Quando a luz alcança um objeto, este reflete algumas ondas que acabam determinando a sua cor. O branco é a sensação produzida por coisas que refletem toda a luz; um objeto preto, ao contrário, absorve todas as ondas, sem refletir nada.

Cores primárias – cores puras, não se formam da mistura de outras cores. As cores primárias do pigmento transparente são o magenta (rosa pink), amarelo e ciano (azul).  As cores primárias do pigmento opaco são utilizados o vermelho,
amarelo e azul.

Cores secundárias – resultam da mistura de duas cores primárias.

Cores terciárias – resultam da mistura de uma cor primária com uma secundária.

Cores neutras – não há predominância de tonalidades quentes ou frias (cinzas, bege, marrons, preto e branco). Alguns autores só consideram cores neutras o branco, o preto e o cinza.

Cores quentes – predominam o vermelho, o laranja e o amarelo.

Cores frias – predominam o azul, o roxo e o verde.

Cores análogas – cores vizinhas no círculo cromático e participam da formação uma da outra. Exemplo: amarelo#laranja-amarelado#laranja.

Cores complementares – Formadas por uma dupla de cores, uma primária e outra secundária, que não participam da formação uma da outra e estão diametralmente opostas no círculo cromático. São: o amarelo e o roxo, o azul e o laranja e o verde e o magenta.

Contraste de cores - o contraste é o efeito produzido pela oposição entre as cores, podendo ser: Complementar resulta da aplicação de cores opostas no círculo cromático, ou Simultâneo – obtido pela aplicação de uma mesma cor sobre
fundos diferentes e que provoca aparente mudanças de tonalidade, devido à interferência da cor de fundo sobre a cor aplicada.

Monocromia – pintura feita utilizando apenas uma cor (matiz) com gradações (variações) de tonalidades.

 Policromia – pintura realizada utilizando-se várias cores (matizes).

Fonte:
APOSTILA DE ARTE – ARTES VISUAIS – Garcia Junior
CANTELE, B.R. & LEONARDI, A.C., Arte/Linguagem Visual. São Paulo: IBEP, s.d.
HADDAD, D. A. & MORBIN, D.G., A arte de fazer arte. São Paulo: Saraiva, 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário