Objetivo: Compreender a importância do
processo artístico no desenvolvimento social e intelectual infantil.
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE CRIADORA NA EDUCAÇÃO
A Arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, ela já está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo.
A Arte se apresenta no cotidiano infantil na forma de expressão da sua visão de mundo, sua representação da realidade surge quando a criança rabisca ou desenha no papel, ela já está utilizando a linguagem da arte para expressar-se. Esses trabalhos de expressão não são apenas impressões que a criança deixa sobre o suporte, mas explicitam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e perceptivo.
A ARTE COMO MEIO DE COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO
a) Desenvolvimento emocional: o desenho pode proporcionar a oportunidade do desenvolvimento emocional, com a inclusão direta do eu. Quando cria, acriança pode aparecer diretamente em sua obra criadora ou representar alguém com quem se identifique. Uma criança emocionalmente livre, na expressão criadora, sente-se segura e confiante ao abordar qualquer problema que derive de suas experiências.
a) Desenvolvimento emocional: o desenho pode proporcionar a oportunidade do desenvolvimento emocional, com a inclusão direta do eu. Quando cria, acriança pode aparecer diretamente em sua obra criadora ou representar alguém com quem se identifique. Uma criança emocionalmente livre, na expressão criadora, sente-se segura e confiante ao abordar qualquer problema que derive de suas experiências.
b) Desenvolvimento Intelectual: a compreensão gradativa que a criança
tem de si própria e do seu meio, ou seja, o conhecimento está ativamente à
disposição da criança, quando desenha, demonstra seu nível intelectual. Os
desenhos como meios utilizados para demonstrar o indicio da capacidade mental
da criança, principalmente quando os meios verbais de comunicação não são
adequados.
c) Desenvolvimento Físico : o desenvolvimento físico manifesta-se
em sua capacidade de coordenação visual, na maneira como controla seu corpo,
orienta seu traço e dá expressão as suas aptidões.
d) Desenvolvimento Perceptual: a fruição da existência e a capacidade de
aprendizagem talvez dependam do significado e da qualidade das experiências
sensoriais. A observação visual é, normalmente, aquela a que se atribui maior
ênfase na experiência artística. O desenvolvimento perceptual revela-se na
crescente sensibilidade às sensações do tato e dá pressão, desde o simples
amassar do barro de moldagem e a exploração tátil de contexturas até as reações
sensitivas ao barro até as diferentes qualidades da superfície e do contexto,
numa variedade de formas artísticas.
e) Desenvolvimento Social: o desenvolvimento social das crianças pode
ser facilmente apreciado em seus esforços criadores. Uma criança muito pequena já
começa a incluir algumas pessoas em seus desenhos, à medida que a criança
cresce, sua arte vai refletindo sua crescente conscientização das pessoas e da
influencia destas em sua vida. A arte proporciona a oportunidade de interação
social com as crianças da mesma idade, através dos trabalhos em grupos podem
cooperar tendo a maior consciência da contribuição de cada individuo.
f) Desenvolvimentos Estético: está relacionado a capacidade sensitiva para integrar experiências num todo coeso. Cada material artístico possui exigências diferentes, em função do seu uso estético, isto é a estética está intimamente vinculada à personalidade.
g) Desenvolvimento Criador: está relacionado à liberdade emocional, para explorar e experimentar, envolver-se emocionalmente na criação. A capacidade criadora é essencial em nossa sociedade, e o trabalho da criança reflete no seu desenvolvimento criador, tanto no próprio desenho como no processo de realizar a forma artística.
BIBLIOGRAFIA
LOWENFELD.W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora
f) Desenvolvimentos Estético: está relacionado a capacidade sensitiva para integrar experiências num todo coeso. Cada material artístico possui exigências diferentes, em função do seu uso estético, isto é a estética está intimamente vinculada à personalidade.
g) Desenvolvimento Criador: está relacionado à liberdade emocional, para explorar e experimentar, envolver-se emocionalmente na criação. A capacidade criadora é essencial em nossa sociedade, e o trabalho da criança reflete no seu desenvolvimento criador, tanto no próprio desenho como no processo de realizar a forma artística.
BIBLIOGRAFIA
LOWENFELD.W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora
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