CIEP BRIZOLÃO 341-
VEREADOR SEBASTIÃO PEREIRA PORTES
DATA: _____/
_____/ _______
PROFESSORA: ROSE AMARAL.
ALUNO (A):________________________________________________________. Nº ___
T: 300___
TRABALHO DE
ARTES
A partir
do texto Desenvolvimento Gráfico, de Viktor Lowenfeld, faça, com suas próprias palavras, uma relação
entre os estágios de desenvolvimento gráfico infantil com o próprio
desenvolvimento humano.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolvimento gráfico
1)Estágio Sensório-motor - rabiscação - 0 a 2 anos: Não tem habilidade adquirida, percebe o meio com simplicidade e subjetividade, imitação crescente, pesquisa de movimentos, curiosidade e exploração de materiais diversos, reflexo de sucção (leva tudo à boca). Os movimentos são desordenados e incontrolados, mas proporcionam prazer à criança.
2)Estágio da Garatuja - 2 a 4
anos: a)Desordenada: Ausência de controle dos
movimentos. Uso da cor pelo simples prazer de experimentá-la, sem intenções. A
figura humana não aparece e o espaço não é totalmente utilizado. Ainda muito
próxima da rabiscação, seus desenho variam muito: ora fracos e concentrados,
ora fortes e dispersos pelo papel. b)Longitudinal:Movimentos repetidos em várias direções,
principalmente na vertical e horizontal, estabelecimento da coordenação entre a
atividade visual e a motora. Controle dos movimentos. A cor ainda é usada
inconscientemente. O espaço é utilizado somente de base sinestésica, muitas
vezes não saem de um mesmo lugar, outras vezes riscam uma folha inteira,
misturando tudo que já experimentaram. c)Circular: Auto afirmação do controle através de desvios do
tipo de movimento, com o treino aparecem ensaios repetidos de pequenas células
ou pequenos círculos ainda sem intenção, significado ou expressão. É a
exploração do movimento circular feito com todo o braço, que varia do tamanho
de um pequeno ponto até o círculo que ocupa a folha toda. A cor ainda é
utilizada com base emocional d) Controlada:Pensamento imaginativo. Mistura de movimentos com
frequentes interrupções. Figura humana de modo imaginativo através do ato de
comentar, os pequenos círculos se transformam em pessoas e animais, dando-lhes
cabelos, olhos e membros (em geral braços). Espaço puramente imaginativo. Cor
usada para distinguir diferentes significados da garatuja. O desenho deixa de
ser simples expressão motora e começa a representar coisas de sua realidade, em
geral figuras humanas. e)Intencional: Aparece nos desenhos outros
elementos além da figura humana, quase compondo uma cena, ainda rudimentar.
Enquanto desenha, a criança fala e conta histórias, explicando seus rabiscos de
diversas maneiras. a figura humana é mais completa com cabeça, tronco e membros
definidos com pés e mãos. No final desta fase a criança começará a misturar aos
seus desenhos uma escrita fictícia, traçada e forma de serras ou pequenos
elementos parecidos com os nossos signos.
3)Estágio
pré-esquemático - 4 a 6 anos: Descoberta
da relação entre desenho, pensamento e realidade. A criança começa a
representar coisas de sua realidade e a exprimir sua fantasia, desenhando
vários objetos ou o que imagina deles. A ação é voltada para resultados
concretos, maior poder de concentração e intensa formação de conceitos. Mudança
dos símbolos da forma em virtude da constante procura dos mesmos.4)Estágio esquemático - 6 a 9 anos: Descoberta de um conceito definitivo de homem e meio, dependendo do conhecimento ativo e da personalidade através da repetição, "esquema". Primeiro conceito definido do espaço, "linha de base" e "linha do horizonte". A linha de base exprime: base, terreno, os objetos são desenhados perpendiculares a esta linha. A linha do horizonte exprime o céu. Afastamento do esquema da cor (mesma cor para o mesmo objeto), mostra experiência emocional. Em continuação à fase esquemática na evolução do grafismo infantil, ocorre um período estacionário, durante o qual o desenho se mantém sem tantos progressos como os que ocorreram até esta fase. ele melhora em acabamento e detalhes mas não evolui. A grande evolução agora é na escrita e é comum aparecer balões.representando conversas entre personagens de seus desenhos ou pequenos textos, que parecem explicar melhor a situação ou ação deles. Mais do que nunca o professor deve estimular a expressão do aluno, desencorajando a cópia e o desenho estereotipado. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário