Objetivo:
Identificar os principais conceitos de arte-educação e sua aplicação na prática
educacional.
Arte-educação e sua aplicação na prática educacional
Arte/Educação
é a ciência do ensino de arte. Seu campo
de conhecimento é a formação do professor para o ensino de arte; o ensino da
arte na educação escolar; o ensino da arte na educação não escolar; os
fundamentos da Arte/Educação; os processos
de aprendizagem da arte; o ensino das artes visuais; Dança/Educação; Educação
Musical; Teatro/Educação; entre outros.
Sobre o
ensino da arte na educação escolar, diferentes estudos vêm sendo realizados
para diagnosticar essa prática educativa. A partir desses estudos e de uma
simples observação analítica sobre a prática de ensino da arte na escola vamos
encontrar a presença de diferentes tratamentos conceituais, didáticos e
metodológicos, tais, como: (1) produção de desenho, pintura e atividades artísticas
livres; (2) realização de dramatizações, (3) cantar músicas da rotina escolar
e/ou o canto pelo canto; (4) assistir a apresentações artísticas; (5)
realização de jogos teatrais e jogos dramáticos; (6) ensino do desenho e dos
elementos da linguagem visual (7) preparação de apresentações artísticas e
objeto para comemoração de datas comemorativas e festivas; (8) leitura e
releitura de obras de grandes artistas; (9) pesquisa sobre a vida e obra de
artistas famosos; entre outros.
Teóricos buscaram estabelecer quais as
concepções de ensino de arte estão presentes nas práticas
pedagógicas na contemporaneidade.
O Ensino de Arte na Educação Escolar: as Diferentes
Tendências e Concepções de Ensino: Os
resultados apontaram que o ensino de arte no Brasil possui três grandes
tendências conceituais, que, didaticamente, classificamos em: (1) Ensino de
Arte Pré-Modernista; (2) Ensino de Arte Modernista; e (3) Ensino de Arte Pós
Modernista ou Pós-Moderno. Na Tendência Pré-Modernista, encontraremos a
concepção de Ensino da Arte como Técnica; já na Tendência Modernista, vamos
encontra a concepção de Ensino da Arte como Expressão e também como Atividade;
e finalmente na Tendência Pós Modernista, a concepção de ensino da Arte como
Conhecimento.
O Ensino de Arte como técnica: A
ideia de ensino de arte como técnica está ligada à origem do ensino de arte no
Brasil. Com a presença dos Jesuítas, em 1549, iniciou-se o ensino de arte na
Educação
Brasileira através de processos
informais, caracterizados pelo ensino da arte em oficinas de artesões. O
objetivo era catequizar os povos da terra nova, utilizando-se, como um dos
instrumentos, o ensino de técnicas artísticas.
Na educação formal, o ensino de arte tem a sua gênese marcada pela criação
da
Academia Imperial de Belas Artes, em
1816, com a chega da Missão Artística Francesa, formada por grandes nomes da
arte da Europa. Todos os membros da Missão Francesa possuíam uma orientação
neoclássica, que marcou o seu modo de ensinar arte. Predominava o exercício
formal da produção de figuras, do desenho do modelo vivo, do retrato, da cópia
de estamparias, obedecendo a um conjunto de regras rígidas.
O Ensino de Arte como expressão: A
concepção de ensino de arte como o desenvolvimento da expressão e da criatividade tem as suas bases
conceituais e metodológicas ligadas ao Movimento
Escolinhas de Arte (MEA). O MEA
foi o primeiro importante movimento que
possibilitou o processo de transformação filosófica e metodológica de nossa
Arte/Educação (AZEVEDO, 2000). Um outro fator foi que o MEA, sendo o
responsável pela formação inicial e continuada dos arte/educadores de
diferentes regiões brasileiras, conforme apresentado nos estudos de Varela.
O Ensino de Arte como atividade:
A concepção de ensino da arte baseada na simples realização de atividades
artísticas é resultado do esvaziamento dos conteúdos específicos da área de
arte na educação escolar. Essa concepção de ensino foi legitimada através da
Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN), de n° 5.692,
promulgada em 11 de agosto de 1971, que instituiu a obrigatoriedade do ensino
de arte nos currículos das escolas de Ensino Fundamental e Médio.
O Ensino de Arte como conhecimento
: A concepção de ensino de arte como conhecimento, ao contrário das teses
liberais, positivistas e modernistas, defende a ideia da arte na educação com
ênfase na própria arte. Segundo Rizzi, “a Arte importante por si mesma e não
por ser instrumento para fins de outra natureza.” Compreende a arte como uma área de
conhecimento, como uma construção social, histórica e cultural é trazer a arte
para o domínio da cognição, como um dos
elementos de manifestação da razão.
Atividades
1) O
que é Arte-Educação?
2) Cite
um campo de conhecimento da Arte-Educação.
3) Quais
são as três tendências de Arte-Educação no Brasil?
4) Qual
é o conceito de arte da tendência Pré-modernista?
5) Qual
é a gênese da educação formal de arte no Brasil?
6) Que
ideia é defendida no ensino de arte como conhecimento?
7) Em
que está baseado o ensino de arte como atividade?
Fonte: SILVA, Everson Melquiades Araújo
TENDÊNCIAS E CONCEPÇÕES DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA: UM
ESTUDO A PARTIR DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E SÓCIO-EPISTEMOLÓGICA DA ARTE/EDUCAÇÃO
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